Fernão Capelo Gaivota

Fernão Capelo Gaivota Richard Bach

Resenhas - Fernão Capelo Gaivota

Duda 20/01/2023

Aprendizagem e superação
Um livro simples, quase contado como se fosse para uma criança, mas muito profundo - feito de metáforas do começo ao fim. Nunca achei que ia ler um livro narrado por... Gaivotas!

Sii 17/01/2023

Espere o momento certo
Este livro é simples e não tem pretensão de fazer uma grande mudança na tua vida, mas tem, sim, uma leveza na escrita que vai nos fazendo querer saber aonde tudo vai parar.
É daqueles livros que falam muito mais da trajetória do que do fim.

Na metade do livro eu achei curiosamente parecido com o livro A Revolução dos Bichos mas de una forma menos "conturbada"ou revolucionária. Mas pode ser mera interpretação minha.

O que eu poderia deixar aqui é: leia no momento que vc queira um livro leve e rápido e sem nenhum tipo de sofrimento ou apego a personagens.

Luly 15/01/2023

É um livro que me deixou confusa sobre o que se tratava durante boa parte dele mas no final, o último capítulo me fez ter ctz de tudo que eu tinha imaginado. É um livro muito bom pra época que estamos vivendo! Indico bastante.

Luiza.Gardeazabal 12/01/2023

Esperava mais
Tantos comentários positivos, mas não consegui ficar tão envolvida com a história. É bonitinho, sobre superação de limites, a inadequação, o conceito de liberdade, etc. Mas, no desenrolar, achei pessimamente escrito, é tudo muito curto e sem muita explicação do porquê, ele só vai descrevendo coisas simples (que são confusas, na verdade), e fica por isso. É meio autoajuda, meio espiritismo, meio...meio!

Maria 10/01/2023

Livro emocionante e com várias reflexões
Não sei muito o que falar do livro, pois achei ele incrível demais! Fernão Capelo nos faz pensar e fazer várias reflexões, e me identifiquei muito em partes que interliguei em alcançar nossos sonhos. Recomendo muito o livro!

Rubens.Ricardo 07/01/2023

Excelente
Excelente leitura a todos os debutantes do grande show da vida, recomendo a todos está leitura que na minha opinião deve ser lida mais de uma vez.

Lais.Cristine 30/12/2022

O livro mais poético, cheio de metáforas e lindo que já li!

Daquelas leituras pra ler e refletir, muito! Cada página é uma nova experiência

Carolina.Marzinoti 30/12/2022

minha piscologa me recomendou esse livro. nunca na minha vida achei que me indentificaria com um pássaro.

estela28 24/12/2022

estranho mas legal
é um livro meio bizarro pq o personagem principal é uma gaivota mas passa uma mensagem legal. é um livro bom pra passar o tempo, nada sensacional. bom pra ler de uma vez só.

Rafaela 20/12/2022

O livro da minha vida
Ganhei esse livro da minha mãe e me surpreendi como ele consegue mostrar que precisamos da liberdade, mas não devemos perder nosso equilíbrio! Fazer o que devemos para sobreviver e não perder nossa essência. Perfeito.
Luna.Bard 20/12/2022minha estante
Preciso relerrr

Rafaela 20/12/2022minha estante
Preciso reler também! É um exercício pra alma, pelo menos pra mim ??

Giviloy 20/12/2022

Um voo leve e encantador!
Adorei! A leitura é bem fácil e leve, terminei bem rapidinho.

Esse livro também me trouxe um aprendizado enorme sobre não viver em vão, a vida é insignificante se não possuimos um propósito, um objetivo, uma meta!

10/10 :)

Ana Clara 04/12/2022

Resumo, opinião e informações
--------------------* RESUMO *--------------------

O livro retrata a história de uma gaivota que queria sempre ser a melhor: voar mais alto ou mais rápido ou mais bonito e a compara ao ser humano e suas características ou ações diante de determinadas situações

--------------------* MINHA OPINIÃO *-------------------

Na época em que li, eu não gostei muito. Achei a leitura muito densa e maçante. Eu li esse livro muito nova, então confesso que posso não ter entendido o verdadeiro objetivo e significado da história.

Como gosto de livros com mais emoção, me decepcionei e depois não tive vontade de reler. O objetivo do livro é levar o leitor à refletir, não entreter. Acho que por isso, não gostei, não parei para pensar e não tive motivação para relê-lo.

Dadas as circunstâncias, eu não indico.Porém, eu não gostei porque na época, estava esperando um livro com um enredo de caráter divertido, não reflexivo.

--------------------* IFORMAÇÕES *--------------------

#Gênero: autoajuda, reflexão e vida

#Classificação indicativa: para conseguir somente ler, é livre, qualquer um consegue. Mas, para conseguir refletir e entender o propósito da história, talvez por volta de uns 14 ou 15
anos.

#Leitura: maçante, enrolada, um pouco confusa e meio leve. É rápido de ler.

#Indico: não

Millene.Grandemagne 23/11/2022

Citações e reverberações

Estava encantada com a promessa desse pequeno livro, tendo em vista as recomendações de ser um clássico infantil que permanece ao longo dos anos. Acabei achando ele nos usados da Feira do Livro deste ano e já fui logo ler. Não me surpreendeu: relendo minhas anotações, acho muito bonita e poética a lição que o livro passa, mas a história foi um pouco sem sentido para mim, passando por questões, acredito eu, de espiritualidade etc que deixaram pontas soltas.
A história conta sobre Fernão, uma gaivota que buscava sair da sua zona de conforto: enquanto as outras gaivotas apenas voavam baixo em busca de alimento, ele queria alçar voos altos e longos, com manobras e arte, o que acabava atrapalhando o seus demais e fazia com que ele sofresse preconceitos, mas Fernão não aceitava que a vida fosse resumida àquilo que os outros levavam, ele queria mais e para isso aceitava tudo, até se machucar e passar fome. Até que acabou sendo expulso do bando e ficou sozinho.
Aí começa a parte nonsense pra mim, ele fica sozinho e acaba sendo resgatado por outras gaivotas que dizem ser suas irmãs e que voam da forma que ele sempre quis, acredito que fica claro que aí ele morreu, vai para o céu e aprende mais, mas depois retorna com a chance de ensinar ao seu antigo bando aquilo que ele sempre quis. Quando ele retorna, acreditam que ele está evoluído em milhares de anos ou que é algum deus e alguns acabam se juntando a ele no aprendizado da evolução da espécie.

- Nenhum número é um limite, e a perfeição não tem limites. A velocidade perfeita, meu filho, é estar ali.

- Só a lei que conduz a liberdade é a verdadeira, não há outra.

- É o preço de ser incompreendido: ser classificado como diabo ou como deus.

- O truque é que devemos tentar ultrapassar as nossas limitações progressiva e pacientemente.

- Não compreendo como vc consegue amar um punhado de pássaros que acabam de tentar matá-lo. – Oh, Chico! Não é isso que vc ama! Vc não ama o ódio e o inferno, é claro. Vc tem de treinar até ver a verdadeira gaivota, oq há de bom em cada uma delas, e ajudá-las a ver isso nelas próprias. Para mim, o amor é isso.

Karolina 13/11/2022

Fernão Capelo Gaivota
Muito bom, a história traz várias lições, como que não há limitações, que você precisa se libertar para alcançar a perfeição... Incrível. Parabéns a Richard Bach.

Diego 06/11/2022

Primórdios da autoajuda
Primeiro texto de auto-ajuda que li em minha vida, há uns quarenta anos.
Um livro leve, sobre superar limites, esforço pessoal e até sobre a morte.
Leitura muito rápida.