Fernão Capelo Gaivota

Fernão Capelo Gaivota Richard Bach

Resenhas - Fernão Capelo Gaivota

nobrrelu 24/04/2022

Boa reflexão
O livro traz a trajetória de Fernão, uma gaivota, em um paralelo a própria sociedade num contexto de desconstrução projetada de maneira mais humanizada.
Capelo cresce num bando em que o viver vinha por meio de um sobreviver instintivo e tático, mas contrariando as ideais de seu meio quer entender os mecanismos que envolviam o que seu corpo fazia naturalmente: voar.

Mais que executar uma função prezando pelo seu fim, Fernão queria aprender como aquilo funcionava. Iniciando sua trajetória com crenças limitantes e vergonha de sua natureza controvérsia ao que é tido de natural para a sua espécie, com o tempo e suas experiências na tentativa e erro para APRENDER ele se desprende dos limites de seu corpo e é levado a compreensão de que suas barreiras não eram necessariamente vindas de seu físico como uma espécie, mas sim de suas certezas que não se expandiam para além de seu corpo.

Apesar da história levar a mensagem central da importância do educar e do quanto ensinar também é aprender (dessa forma a relação entre quem educa e quem aprende se torna uma via de mão dupla e de entrega simultanea) são várias as reflexões instigadas pelo livro.
A história é dividida em 3 partes, todas narradas de uma maneira rica e subjetiva, e pessoalmente achei muito agradável.

"Fernão capelo gaivota" não coincidentemente foi indicação de um professor, recomendo para quem goste de escritas menos objetivas, ricas em cenários muito bem ambientados e um enredo com premissa mais poética.

A seguir alguns dos meus trechos favoritados:

"Só quero compartilhar o que descobri, mostrar a todos esses horizontes que estão à nossa frente"

"Quase todos nós percorremos um longo caminho. Fomos de um mundo para o outro, que era praticamente igual ao primeiro, esquecendo logo de onde vieramos, não nos preocupando para onde iamos, vivendo o momento presente"

"Ele nascera para ser instrutor, e sua maneira de demonstrar amor era um pouco da verdade quente próprio descobrira a uma gaivota que apenas pedisse oportunidade para vislumbrar essa verdade"

"Escolheremos nosso próximo mundo através daquilo que aprendermos neste. Não aprender nada significa que o próximo mundo será igual a este, com as mesmas limitações e pesos de chumbo a vencer"

Patricia.Cerutti 23/04/2022

Livro: Fernão Capelo Gaivota
Autor: Richard Bach

Você já fez parte de um grupo sem nunca pertencer a este grupo? Era assim que Fernão se sentia. Ele não pertencia ao grupo de gaivotas que só se importavam em procurar comida e fazer vôos simples. Ele queria mais, muito mais. Ele queria, na verdade, achar seu lugar neste mundo, aprendendo maiores e melhores vôos. Com isso, o grupo o baniu, fazendo com que ele vivesse isolado. E quando ele partiu para o outro plano aprendeu que tudo é possível com força de vontade e persistência.

A história dessa gaivota com alma, é um hino a liberdade, mostrando que é possível se libertar de modelos pré-concebidos.
Uma lição de fé, otimismo e perseverança que nos ensina que a vida pode ser muito mais do que os nossos olhos vêem .

Apesar de ter lido este livro na minha adolescência, ainda me lembro da sensação libertadora desta leitura. E, com isso, a minha avaliação seria de ????????.

E você, já leu? Lembra das sensações ao lê-lo? Conte para a gente o que achou.

Vamos promover um mundo mais leitor!

@afetoliterario @radkeroberta @maniadesebo @richardbach
#amoler #lereviajar
#leituraeconhecimento #livros #gostardeler #incentivoaleitura #incentivaraleitura #leréviver

Cacau 18/04/2022

Fofo!
Eu lembro de uma amiga, na época do ensino fundamental, ler este livro e me indicar toda emocionada. Desde lá tive curiosidade, porém fui passando livros na frente e acabei deixando para trás. Agora, depois de adulta, acho que tirei melhor proveito da leitura. Amei!

Dany 23/03/2022

Basicamente fala da história de Fernão que e espuso do seu bando de gaivotas porque lelê não queria se contentar a adquirir comidas e sim voar por prazer

Keila Dias ð 06/03/2022

Não siga a manada!
Esse livro eh libertador. Te mostra que vc não precisa aceitar aquilo que não te faz sentido. Leitura leve e inspiradora.

Verissimo 20/02/2022

o ignorante que liberta-se e por fim mistura-se novamente
Fernão Capelo Gaivota é um livro sobre ciclos. Sobre "loops", transformados em analogias.

Não consegui ler como se as gaivotas fossem realmente gaivotas. Para mim, eram todas eu, minha família e aqueles que antes de mim tornaram-se também instrutores de voo.

May 19/02/2022

Sobre autoconhecimento e a perfeição
A Gaivota Fernão Capelo Gaivota, queria aprender fazer manobras acrobáticas e voar mais rápido, não ficando limitado somente a buscar comida nos barcos de pescar, junto com seu bando de alimentação, ele queria mais por causa disso era taxado de louco e desordeiros.
Seus pais preocupados tentaram chamar sua atenção mais não conseguiram por isso ele foi banido do bando e obrigado a viver sozinho nos Penhascos Longínquos onde treinou até conseguir a perfeição.
E um livro sobre autoconhecimento e como quebrar a barreira do corpo e da mente.

Allan Vilanova 09/02/2022

Leitura leve e rápida
Bons ensinamentos sobre nunca desistir dos sonhos, mas nada tão relevante! Como a leitura é leve e rápida vale a pena a leitura!

Deda 08/02/2022

Muito massa
Fala dos sonhos de uma gaivota voar mais alto, ser mais livre em relação as outras gaivotas que viviam só a vida costumeira.

Zimmerer 07/02/2022

Bem interessante
Em uma história de uma gaivota que almeja sempre mais, temos uma série de reflexões sobre nossa vida. Ambição, busca por conhecimento, ignorância e, bem, o q chamamos de negacionismo hj em dia. O texto é denso, mas escrito de forma muito boa!

GlaucyA0 04/02/2022

Conteúdo
O livro é ótimo para reflexão sobre nossos limites, aprendizagem e ensinos.
Também é um bom livro para trabalhar na psicologia!

@jaquepoesia 02/02/2022

O livro conta a história de Fernão, uma gaivota que deseja voar da maneira mais sublime e perfeita possível. Fascinado por acrobacias enquanto todo Bando apenas voa de maneira sempre igual afim de buscar alimento, Fernão acaba entrando em desacordo com a gaivota líder e seus demais companheiros. E ao a ser banido  do grupo, passa  a viver só, mais livre das normas
que regiam a maioria, e é então que Fernão percebe que a vida é mais do que obedecer a regras, e nos inspira a buscar por voos mais altos.

Parte I
Onde Fernão ainda é jovem e se encontrada demasiadamente frustrado com o materialismo e o significado da conformidade e da limitação da vida de uma gaivota.
E através de voos ousados ele acaba por perceber que tudo pode ser diferente, e é assim que entra em desacordo com os demais .Se depara com duas radiantes gaivotas que lhe explicam que ele já aprendeu muito e agora elas estão lá para ensinar-lhe mais e então passa a segui-las.
Parte II
Na segunda parte, Fernão descobre um outro grupo, onde todas as gaivotas desfrutam da paixão pelo voo. E lá passa a treinar com afinco considerando sagrado os ensinamentos que lhe passados ( uma espécie de alusão a relação entre homem e Deus).
Parte III
Aqui Fernão entende que o espírito não pode ser verdadeiramente livre sem a capacidade de perdoar e o caminho do progresso passa pela capacidade de tornar-se um professor, repassando tudo que lhe fora ensinado. Ele então retorna ao antigo bando afim de compartilhar suas ideias, mas para isso precisa obter o perdão deles.

Segue aqui algumas das grandes frases inspiradoras do livro :

“Quase todos nós percorremos um longo caminho. Fomos de um mundo para o outro, que era praticamente igual ao primeiro, esquecendo logo de onde viéramos, não nos preocupando para onde íamos, vivendo o momento presente.”

''Talvez o segredo do vôo seja manter as asas imóveis.''

''Amar é doar-se.''

''Estamos sempre partindo. Estamos sempre dizendo adeus.''

''Quebre as correntes de seu pensamento e também irás quebrar as correntes do teu corpo.''

“Escolheremos o nosso próximo mundo através daquilo que aprendermos neste. Não aprender nada significa que o próximo mundo será igual a este, com as mesmas limitações e pesos de chumbo a vencer.”

''Como a página que anseia pela palavra que fala daquilo que é eterno.''

''Aprenderás que a vida é o desconhecido e o que não pode ser conhecido!''

''Viemos ao mundo para sobreviver como pudermos, e enquanto pudermos.''

''Eu sei o que significa falar, sentir, e nunca ser ouvido.''

“Mil vidas, Fernão, dez mil! E depois mais cem vidas [temos que passar] até começarmos a aprender que há uma coisa chamada perfeição, e ainda outras cem para nos convencermos de que o nosso objetivo na vida é encontrar essa perfeição e levá-la ao extremo.”

“O preço de ser incompreendido. Ser classificado de diabo ou de deus.”

''Talvez você encontre algo que fará ainda mais sentido para si do que voar sem limites.''

''Ainda preciso praticar suavidade e paciência.''

''Todos podem aprender, quando quisermos aprender.''

“Não creia no que os seus olhos lhe dizem. Tudo o que mostram é limitação. Olhe com o entendimento.”

“Tem alguma ideia de por quantas vidas tivemos que passar até chegarmos a ter a primeira intuição de que há na vida algo mais do que comer, ou lutar, ou ter uma posição importante dentro do bando?”

''Voar rápido como o pensamento, a qualquer lugar do agora, do que foi ou que será você começa compreendendo que você já chegou.''

''Sou uma perfeita expressão da liberdade, aqui e agora.''

''É importante dar o que encontrou, como um presente, a quem quer que o aceite.''

''A liberdade é a essência de todo ser.''

''A única Lei verdadeira é a que nos liberta!''

''Cada um de nós encontra e segue o que mais amamos fazer, não importa o que outros pensem.''

'' Fazer o que amamos  nos leva automaticamente a descobrir mais sobre quem realmente somos.''

Geovanna.Shibuya 28/01/2022

Não há limites, Fernão?
Não há limites, tudo está no poder da mente e no poder de compreensão de si próprio, saber que você é quem coloca seu próprio limite, entender que você é quem tem a chave da sua mente para conquistar tudo que você quiser, porque você pode e porque você consegue e que não há limites e que somos livres e que temos que lutar pela essa liberdade.
Esse livro é rico em ensinamentos e sobre como as pessoas são ignorantes e conseguimos ver vários paralelos com a vida, não é sobre comer ou voar o mínimo, é sobre apenas trabalhar e só sobreviver, quando devíamos fazer as coisas pelo prazer, pelo sentido da vida, pela liberdade, pelo ideal, por nós mesmos, por puro prazer.
"Vê mais longe a gaivota que voa mais alto".
Sempre terá julgamento, quem faz as leis somos nós.

Nicole 17/01/2022

Fernão Capelo Gaivota
Sensacional. É muito simbólico. A viagem de Fernão do aprendiz ao professor. Para quem gostou desse recomendo O cavaleiro preso na armadura também, é lindo.