Fernão Capelo Gaivota

Fernão Capelo Gaivota Richard Bach

Resenhas - Fernão Capelo Gaivota

Iara Caroline 29/01/2024

?Está tudo engatilhado para estrangular a liberdade?
Primeiro, não consigo imaginar esse livro sem esse final. É cruel lê-lo e ainda mais enxerga-lo na realidade. Mas é o mesmo que diz o próprio Richard Bach, agora conhecemos o ?futuro? como é.

Fernão Capelo Gaivota primeiro me pareceu uma historia sobre ensinamentos, tudo aquilo que já sabemos. Mas ele é uma leitura do que na maioria do tempo nos deixamos ignorar. Como preferimos observar e nos inclinarmos para algo que nos dá a ideia de que estamos fazendo o certo, quando na verdade esquecemos de o fazer. A ideia de algo nunca será de fato o algo. É ousado, mas é impossível não relacionar a religião a esse pensamento. Será que o papel de Cristo, por exemplo, foi a de vir à terra para ser adorado ou nós que nos esquecemos de que ele veio para nos dar o exemplo do que é o caminho de que devemos seguir com os próprios pés para nosso próprio propósito? Bom, por anos essas gaivotas ignoraram o prazer da liberdade, de voarem e, como em um ciclo, voltaram a se libertar apenas para cair no mesmo erro.

?Era o pior símbolo possível para uma ave que tinha retornado para ensinar a alegria de voar; mas ninguém parecia perceber isso; pelo menos ninguém que tivesse importância para o Bando.?

e ainda

?Milhões de cascalhos não poderiam fazer de mim um santo, se eu não merecesse.?

mostram como Richard Bach foi certeiro ao enxergar, quem sabe, toda a história da humanidade.

Passei a tarde lendo esse livro, e como viajei nas encostas de alguns litorais. Como me senti tão próxima de um grupo de aves. Eu amei. Sem contar as fotografias, que são lindas.

claracruz 28/01/2024

Adoro esse livro, diferente dos demais que eu já li. É pra você ler em 2 horas assim, o que é um detalhe que eu gostei também.

João 27/01/2024

Excelente!
Sem dúvidas, um livro extremamente reflexivo e cheio de metáforas, em que mostra um bando de gaivotas comparado com a sociedade atual. Entretanto, mostra-se uma história de superação e aceitação, no qual é ressaltado que todos podem dar o melhor de si a qualquer momento. Esse livro é muito tocante e me surpreendeu de mais, recomendo!

Vanessa Daflon 21/01/2024

É um livro que lerei muitas vezes. Com muitas mensagens e lições de vida. Curti e fácil de ler, leitura de um dia. Vale muito a pena. Recomendo quando se está desmotivado ou descrente de suas capacidades.

Sabrina758 14/01/2024

Sobre a liberdade
Um livro de cabeceira, super fácil e rápido de ler e com uma história poderosa.
Fernão Capelo Gaivota não se contentava em ser uma ave comum e se preocupar apenas com o alimento, queria aprender a voar alto, diferente e descobrir novos voos e foi assim que ele descobriu as potências em si mesmo.

Ele gostaria de levar essa liberdade aos outros e em um ponto até consegue, porém isso muda quando: ?Os poderes dos governantes e dos nossos rituais aos poucos, lentamente, iriam matar nossa liberdade de viver da forma como queremos.?

Brunny Rocha 13/01/2024

Qual o preço da liberdade?
Qual o preço de correr atrás de seus sonhos acima de tudo?
Qual o preço de estar fora de seu bando?
Qual o preço de ser diferente?
Essa pequena fábula abriu várias lacunas na minha cabeça, com certeza a melhor parte é quando fala que a perfeição é ilimitada, somos nossos pensamentos e não temos barreiras. Que ensinamento! Carece de várias releituras para aproveita-lo com sabedoria.

Tiago S. Cruz 13/01/2024

Liberte sua mente !
O livro nos conta a história de Fernão Capelo Gaivota, uma Gaivota diferente das demais de seu bando, que ao invés de querer apenas voar como meio de conseguir alimento, ele busca seu autodesenvolvimento no voo, por gostar mesmo.
Nisso Fernão parte em busca de mais conhecimento, e vemos sua jornada como aluno e enfim, mestre, ensinando sobre a liberdade e fazer o que se gosta, e não apenas viver o comum e o que a manada faz.
Resumindo, é uma história de aprendizado, liberdade e amor !

MissamericaandtheprinceMaxon_1555 11/01/2024

Emocionante
Um pequeno livro um grande significado e uma mensagem emocionante.
Realmente é uma grande leitura sobre o nosso propósito aqui na terra.
Chorei mto

AriannyF 09/01/2024

Tive contato com essa história por meio da escola. Já gostava muito de ler na época e quando iniciei o livro logo me encantei, amei a escrita leve e gostosa. Pretendo ler novamente logo.

Gabryelle2 07/01/2024

Pense num livro perfeito....agora junte todas as suas lágrimas...agora sorria e sinta a verdade desse raio de sol
Nickie Dias 07/01/2024minha estante
O que é perfeito vale a pena! Vou ler!

Gabryelle2 07/01/2024minha estante
Depois me conta oq achou!!!

Lidia100 07/01/2024minha estante
E delicado, não é?
Terminei de ler hoje! :)

Mariiiss 05/01/2024

Uma leitura bem simples e interessante! Durante o livro tive algumas reflexões sobre tentar, persistir e conseguir chegar onde quero?

?O céu não é um lugar e também não é um tempo. O céu é um ser perfeito.
[?]Você começará a tocar o céu, Fernão, no momento que alcançar a velocidade perfeita. E isso não significa voar a mil quilômetros por hora, ou um milhão, ou à velocidade da luz.
Isso porque todo número é um limite, e a perfeição não tem limites. A velocidade perfeita, meu filho, é estar lá.?

yonara12 03/01/2024

"vê mais longe a gaivota que voa mais alto"

tudo que tira nossa liberdade para ser quem somos para moldamos a um padrão como nossas crenças, superstições e limitações tem que ser deixado de lado.

Assim foi como Fernão, que após ser expulso do seu bando por não querer ser igual aos outros, seguiu em busca de liberdade para voar como gostava. Assim, foi sozinho até encontrar outras gaivotas parecidas com ele, que gostavam de voar.

Yasmmmin 29/12/2023

LINDO
Que história mais linda e crua sobre buscar nossa verdade na vida e não seguir o que os outros querem. Fernão Capelo Gaivota é aqueles livros que você começa a ler despretensiosamente e acaba tendo uma lição de vida arrebatadora.

Susi Machado 26/12/2023

Para refletir
Uma leitura rápida, que deixa uma grande reflexão sobre liberdade, em uma alegoria muito interessante. Ao nos limitarmos por meio de rituais, perdemos a liberdade em sua essência.