A Escola do Bem e do Mal

A Escola do Bem e do Mal Soman Chainani

Resenhas - A Escola do Bem e do Mal

lilac 24/05/2020

que livro MARAVILHOSO
Fazia muito tempo que eu queria começar essa série, e CARALHO não tava esperando por nada disso!!! A história eh simplesmente INCRÍVEL, muito original, não tinha como não me apaixonar. Durante os acontecimentos eu peguei um ódio gigantesco pela Sophie (to torcendo que ela mude) e me apaixonei pela Agatha, só queria ver ela feliz. Percebi que o livro não eh muito conhecido, mas se depender de mim agr todo mundo vai conhecer, pq virou um dos meus favoritos!!
Kaylane.Barbosa 14/06/2020minha estante
OBRIGADA, eu achava q só eu tinha pegado ranço da Sophie

lilac 15/06/2020minha estante
kkkkkkkkkkkkk eu NÃO SUPORTO ela

folklophie 05/08/2020minha estante
Como leitora de todos os livros eu digo que isso é só no inicio, Graças a Deus, costumo dizer que a Sophie é como um vinho que apenas melhora com o tempo.

lilac 25/08/2020minha estante
eu to lendo o 3° agr e ainda odeio, mas obrigada por me dar esperanças, já tava pensando em largar os livros por isso

Lui?? 21/10/2020minha estante
Qual a ordem desses livros??

lilac 21/10/2020minha estante
oii luiza, a ordem eh A Escola do Bem e do Mal, Um Mundo Sem Príncipes, Infelizes Para Sempre, Em Busca da Glória e A Crystal of Time

Lui?? 22/10/2020minha estante
Obgg

Beatriz3345 15/11/2020minha estante
Nossa gente, só eu tenho a Sophie como personagem preferida ... ?

lilac 27/11/2020minha estante
por enquanto não vi mais ngm gostando dela kkkkkk

Beatriz3345 27/11/2020minha estante
Kkkkkkkk, eu sei que ela é ruim mas ao mesmo tempo não consigo não gostar sabe

Vicc 24/08/2021minha estante
SIM SIM SIM

Julia 24/12/2021minha estante
Eu acabei o primeiro livro agora kkkkkkkk vale a pena continuar?

Beatriz3345 24/12/2021minha estante
Vale MUITO
Pra ser sincera acho que no segundo você vai desanimar um pouco, mas depois a série só melhora

lilac 24/12/2021minha estante
Olha vou ser bem sincera, eu não gostei muito do segundo, até tenho uma resenha sobre. Cheguei a ler o terceiro, mas parei por aí, pq eu esperava um desenvolvimento maior dos personagens e da história e me decepcionei.

Tina 13/01/2022minha estante
TENHO MTO ODIO DA SOPHIE mas a agatha é perfeita

Silva 14/01/2022minha estante
A história é interessante, mas não senti uma conexão forte com o livro, do tipo que tenha me deixado apaixonada e obcecada pelos personagens. Gostei bastante do final, terminou como eu queria.

Nathallya 22/02/2022minha estante
Mano eu li 5 paginas do livro e to com ranço da sophie kkkkkkkkkkkk

Naty/nana 13/03/2022minha estante
Que garota chataaaaaa mais amo a serie

giogio 10/05/2022minha estante
A SOPHIE É INSUPORTÁVEL PELO AMOR DE DEUS

Quezia 08/06/2022minha estante
Nossa, tbm. Eu não dava muito por essa série, mas nossa superou as expectativas

letisgab 25/08/2022minha estante
ACABEI DE TERMINAR E EU TÔ EXATAMENTE ASSIM JURO

Bianca585 12/10/2022minha estante
Quero muitooo começar a ler, e parece que vai ter uma série desses livros ?

Vicky33 28/10/2022minha estante
Bem clichê, mas o final é feliz?

Vicky33 28/10/2022minha estante
Elas ficam juntas?

Mariana 30/10/2022minha estante
Como faço para ler o livro?

Mariana 30/10/2022minha estante
Como faço pra ler

jhenifer 03/11/2022minha estante
peguei ranço da sophie dps do 2°livro atualmente estou no 3° e continuo com ranço dela

Maissa.Dutra 09/11/2022minha estante
E li o livro por causa do filme, e percebi que o livro é MUITO melhor e que no livro eu peguei um grande ranço da Sophie

Sophia 14/11/2022minha estante
que livro incrível, amei a agatha e achei sophie é insuportável

Elenice.Bianca 26/11/2022minha estante

Sophie me dá muito ranço , não gostei muito dela não

Mirella 12/12/2022minha estante
eu gosto da Sophie KKK

JustMeBeingMyself 12/12/2022minha estante
#Elenice.Bianca, não dá pra ler por aqui, esse aplicativo é só pra ajudar a organizar a sua estante e ver resenhas de outros leitores

JustMeBeingMyself 31/12/2022minha estante
#LetAcia, não dá pra ler por aqui, vc pode comprar o livro físico, ler na internet (ebook), ou no KINDLE

Yully1001 16/02/2023minha estante
A aghata que é chata

Nanomic 28/04/2023minha estante
É um livro muito bom porém é desgastante tudo se juntar pra dar certo no final

danda 09/08/2023minha estante
Eu , adorei a história do livro A escola do bem e do mal, porque mostra os pontos de vista dos dois lados.

Priii Reis 02/12/2023

Achei a escrita interessante,alguns momentos repetitivos mas no geral gostei bastante.

A mensagem do livro é...
Nunca julgue um livro pela capa.
Nem todo mundo está onde deveria,e nem todo mundo que se diz bom,realmente é.
Assim como nem todos eram ruins,e mereciam aquele lugar na escola do mal.

Eles foram jogados em lados e julgados por algum sistema falho,por dentro eles representavam o contrário.

Diria que é sobre amizade mas,a única amiga de verdade aqui foi Agatha e é difícil passar pano para Sophie ela foi muito egoísta e má.
______________________
O foco do livro é a aparência e a forma que você se mostra pro mundo uma se mostrava e era julgada feia,a outra se portava e tinha modos de princesa porque essa era a imagem dela.

As duas eram amigas muito amigas e descobrem que tem uma lenda que diz que a cada 4 anos,2 crianças são raptadas e levadas para a escola do bem e do mal onde nunca mais retornavam mas seus nomes são citados em livros que aparecem na livraria da cidade.

Ágata não queria ir,mas não foi uma escolha já Sophie sonhava com a ida para a escola.
Então elas são jogadas em lugares que não esperavam.
Agthaa que era a mais durona e conhecida como típica bruxa foi para a escola do bem. Onde ela sofreria bullying e não se encaixaria de jeito nenhum.
Sophie foi para a escola do mal onde sabia seus pesadelos se tornariam reais, já que o sonho dela era ser princesa e não vilã. E onde ela teve que aprender duramente a viver em um mundo totalmente sujo,difícil e mal.

Nas escolas temos familiares de outros contos de fadas. Alguns legais,outros insuportáveis o tempo inteiro.
Agatha passa o livro todo buscando a amiga Sophie, que não tá nem aí pra ela,e é sempre muito egoísta e vaidosa.

Elas recebem uma charada,e por um bom tempo até a resposta,acham a torre e se encontraram com o diretor.
Onde descobrem que tem um livro mágico que escreve a história sobre as duas,e elas já sabem a resposta.
A recompensa é voltar para casa,se a Sophie recebesse um beijo de amor verdadeiro.

Sophie está apaixonada pelo chato Tedrus,mas elas precisam manter as notas,e se darem bem nas aulas porque se não serão transformadas em animais.
Agatha descobre que tem o poder de ouvir e conceder desejos. E isso se torna caótico em sua vida porque a intenção era se libertar da escola,ela só não imaginava que tinha tantos outros alunos reprovados presos em corpos de animais ou outras coisas.
Sophie sofre retaliações,e é presa e castigada por espalhar que viu o diretor.
Ela finalmente encontra seu lado mal,e encara a vingança por aqueles que a estão fazendo sofrer.
E acaba encantando o príncipe Tedrus e encarando a todos para ficarem juntos.

Na prova dos contos eles deveriam trabalhar juntos,
Agatha não vai para a prova mas sabia que Sophie precisaria de ajuda.
Sophie não se arrisca e quase Tedrus morre se não fosse a ajuda de Agatha. Então ele acredita que foi usado por elas e ele se afasta dela.

Nesse momento de desespero Sophie usa a magia de sangue do diretor do mal e então começa a se transformar na vilã que sempre existiu dentro dela a pior versão por dentro e por fora feia e acabada.

Mas então a magia mostrou um lado novo que nem todo mundo tem só um lado.
Todos trocaram os mal viraram bons,e os bons viraram maus na magia e por fora,no interior eles eram podres.

Sophie é enganada pelo diretor mais uma vez,foi salva por Agatha. E finalmente se sacrifica pela vida da amiga que fez absolutamente tudo por ela.(tipo no final isso)
Ela salva a amiga com o beijo de amor verdadeiro e voltam pra casa.

Tem profundidade nesse livro mas tem que está aberto e disposto a perceber.

Anne 05/09/2022

Fantástico
Depois que eu finalizei esse livro, meu primeiro pensamento (depois de meu cérebro ter voltado ao normal pós-derretimento) foi: "isso aqui poderia facilmente ter mais de 600 páginas".
Em menos de 400 paginas, Soman Chainani consegue pegar na sua mão, te botar num tapete mágico e te levar numa jornada fabulosa em um mundo (não) ideal.
É mágico, é fantástico, é maravilhoso. É bem construído, os personagens são únicos e profundos, há reviravoltas e muito, muito glamour.
Sem mais, experimentem.
Giovanna1784 05/09/2022minha estante
Estou super ansiosa pra tal adaptação ???

jeslendo 05/09/2022minha estante
Essa série de livros foi uma ótima surpresa. E tudo só vai melhorando!

Purple1 05/09/2022minha estante
Depois dessa resenha quero muito ler.

Eduarda 19/10/2022minha estante
amg,o Hort vai conseguir ficar com a Sophie nos outros livros,eu nunca li,mas acabei de ver o filme e tava torcendo para eles ficarem juntos

Helô Lee 13/02/2021

Era uma vez...
Há alguns anos eu comprei esse livro, no entanto, nunca li por ter achado a história clichê, mas o autor pegou algo clichê e o transformou em algo novo!

Era de se esperar que, ao decorrer do livro, elas são levadas para a Escola do Bem e do Mal e correm contra tudo para achar os seus "Felizes Para Sempre", enquanto descobrem verdadeiramente a si mesmas.

Amo com o autor mostra como o bem e o mal não tem rosto e que as aparências enganam! E que mesmo a mais bela das garotas pode ser a melhor e mais terrível das bruxas e vice-versa.

O final é surpreendente, pois ele faz você se perguntar: "O quão tênue é a linha entre o bem e o mal?" "No fim, qual vale mais a pena o amor ou a amizade?" "A qual escola eu realmente pertenço?". Eu recomendo esse livro para quem adora contos de fadas sem clichês.

"Nossas torres não são beleza e graça! São Coragem e Honra! Isso é que é o Bem..."

MissMel 10/03/2023

Não sei oq pensar...
Achei o livro bem legalzinho, mesmo com as suas falhas, vou ler todos os livros da saga.

Mas um incômodo grande para mim foram as frases discriminatórias que existe e cenas da sophie usando um vestido extremamente curto e salto para uma menina de 12 anos??

Enfim, espero que os próximos livros sejam melhores!!

jeslendo 15/06/2022

Não achei que ia gostar tanto, mas em um piscar de olhos me encontrei totalmente envolvida em todo o drama e a história, muito curiosa para saber mais sobre esse universo.

Me diverti muito com a leitura, mas principalmente com as duas personagens principais que me fizeram dar boas risadas e deixar cair algumas lágrimas também.

Essa série é o meu mais novo vício.

Saori Malfoy 27/04/2023

?Para todo Sempre há somente um verdadeiro amor.?
Leitura do primeiro livro de A Escola Do Bem e Do Mal finalizada com sucesso! No começo, achei que não teria muito o que comentar e este quase foi o primeiro livro que eu iria abandonar, mas como detesto abandonar livros, decidi seguir até o final. O que quase me fez abandonar este livro foi a Sophie. Ela é extremamente chata e preconceituosa, no começo eu via bastante gente falando sobre alguns gatilhos no livro que envolvia preconceito, porém, é somente a Sophie que comete e tem falas preconceituosas, o que me deixou com muita raiva. Senti ódio do Tedros até a metade do livro, mas depois passou. Confesso que até o capítulo vinte e quatro eu não estava gostando muito do livro, estava achando meio entediante, porém meu pensamento mudou assim que dei início ao capítulo vinte e cinco, faltando apenas cinco capítulos para o fim do livro, acabei ficando presa na história e essa reviravolta no final me surpreendeu muito. Para quem gosta de livro de fantasia, aqui vai minha recomendação.

Emilly 08/12/2022

Uma bagunça atraente?
No geral, eu gostei deste livro. A história é muito interessante e gosto da forma como o autor brinca com o conto de fadas. E as ilustrações são lindas.
Mas o que mata para mim é o ritmo. O enredo alterna entre mover-se muito rápido e muito devagar, e quando mudava de narrador eu tinha que voltar do começo se não eu me perdia na historia. Embora Sophie e Agatha devam ser melhores amigas, o desenvolvimento das personagens não diz como isso aconteceu, e eu simplesmente não entendo o porque de Agatha continuar sendo amiga de Sophie mesmo depois de tudo o que ela fez e disse.
Embora o livro comece bem, ele rapidamente se torna uma bagunça, girando sem um tema coerente. O livro tem umas cenas bem doidas de tortura, assassinato, colocar bruxas em baldes cheios de pregos e umas coisas assim.
Algumas coisas me incomodaram demais no livro, mas eu consegui ignorar e seguir em frente, porque achei a construção de mundo fenomenal. Eu acho que esse é aquele livro infantil que vale a pena ler pra gastar tempo. E O FINAL QUE EU NÃO TENHO NEM O QUE COMENTAR...
Pennywise 11/12/2022minha estante
a partir do 2 fica mto repetitivo e não aguentei. larguei kdmds

Emilly 11/12/2022minha estante
NÃO ACREDITO ?? E eu ainda tinha fé nessa saga ?

Duda 10/06/2021

Eu tava MUITO ansiosa para ler esse livro principalmente depois do anuncio do filme. A historia foi facinante, ver como Sophie e Agatha lidavam com os acontecimentos, como achavam seus propios modos de resolver isso. Acho que descobrir mais sobre a Sophie foi muito incrível, ver como ela reagia a tudo foi muito legal, ela é uma personagem interessante, humana e roubou a cena muitas vezes nos matando de orgulho ou de odio. Agatha não fica para trás, ver como ela lida com o mundo novo, onde ela nunca quis estar e no qual ela acha que não pertence depois de tudo que ouviu ao longo da vida é interessante e ver como ela é doce e esforçada também. Amei as personagens, de verdade, mas pecou muito pra mim a viajada que o autor deu no final. Achei muito corrido, muitas coisas "aleatorias acontecendo" e coisas "do nada" também, sem falar na descrição de tudo, não sei se foi falta de imaginação minha ou falta de organização do autor para descrever as cenas. No mais, o livro me prendeu muito e quero ver como essas situações vão se desenrolar no 2° livro da saga.

Ps; o livro é LINDO. Em todo capítulo eu me apaixonava ainda mais pelas ilustrações. Lindo lindo lindo.
Aline 10/06/2021minha estante
O segundo é muito melhor que o primeiro, confia

lari 19/11/2022

muito bom o livro de verdade chorei no final n sei se é pq vou menstruar ou se o livro é bom msm mas eu gostei muito, bem melhor q o filme
tava necessitada de um livro com bastante fantasia assim
aurora ð¹ 19/11/2022minha estante
o livro é bom tbm amgg

iampablo 19/09/2022

"uma princesa e uma bruxa... amigas."
a cada quatro anos, duas crianças da aldeia são raptadas, uma boa e outra má, para se tornarem estudantes da lendária escola do bem e do mal, onde irão se tornar heróis, princesas ou vilões de contos de fadas.
sophie está convencida de que será escolhida para a escola do bem, e todos pensam que agatha se tornará uma bruxa, a primeira, por usar vestidos cor-de-rosa e cabelos louros brilhantes, e a segunda por suas vestes pretas deformadas e seu mau humor.

no entanto, quando ambas são transportadas para a floresta infinita, seus destinos são interrompidos e sophie cai na escola do mal, para receber aulas de enfeiamenfo e maldições, enquanto agatha aparece na escola do bem, para aprender comunicação com animais e receber aulas de etiqueta para princesas.
foi tudo um erro, ou isso realmente as ajudará a descobrir quem realmente são?

caramba! que livro bom. eu ainda tô pensando em como demorei pra começar este, porque olha, eu tô surpreso com o tanto que eu gostei. a escrita do soman é maravilhosa, eu já havia lido um livro de recontos dele e tinha amado mas este aqui, meu Deus é uma imersão totalmente diferente nos contos de fada que já conhecemos.
o enredo é muito muito bom, desde a construção de cenários até aos personagens que são tanto interessantes como intrigantes.

esta aqui é uma aventura repleta de magia. a história se passa em uma escola, que abriga alunos que são treinados para o bem e outros para o mal, com a função de capacitá-los para futuros contos de fadas. ou seja, quando se formam, estarão em um livro de histórias, seja como uma princesa, um vilão, um gremlin ou até mesmo uma árvore, seus futuros serão determinados pelo desempenho durante as aulas e em como todo sistema de notas, os melhores recebem os melhores contos de fadas escritos pelo storian que é a caneta que escreve essas histórias. e assim, achei uma ideia surpreendente, por ser tanto original como incrivelmente divertida.
além das duas protagonistas, o enredo apresenta outros diversos personagens que enchem a narrativa de travessuras, risadas, magia e personalidades únicas.
um dos vários pontos interessantes é que aquilo que acreditamos ser o bem e mal é totalmente distorcido aqui, mas acredito que esse seja o ponto central do livro. e é incrível poder ver os alunos lutando contra aquilo que foram ensinados a odiar, além de que o saman criou um mundo onde princesas não precisem depender de príncipes para serem salvas e que onde a beleza significativa viesse de dentro. incrível né!

com relação aos personagens como já falei acima são vários e eu queria poder falar de todos, mas me estenderia demasiadamente. mas quanto as protagonistas a agatha é minha favorita aqui, tanto por ela se impor ao que a escola esperava que uma princesa precisa fazer quanto por ela ser decidida e inteligente, além de que é uma baita personagem. (avisa que a agatha é a queen da história!) a sophie desde as primeiras páginas ela me deixava com raiva, além de ser chata era desnecessária nos comentários com a agatha e com os que não continham a mesma beleza que ela, mas acredito que tenha aprendido a lição no final. (espero)

falando em final, achei um tanto apressado. acho que poderia ter se estendido um pouco mais, algumas cenas que eu queria mais detalhes receberam menos atenção que outras, mas não acho que isso tenha interferido tanto na construção do final. um outro que possa parece implicância, mas é algo meu, são sobre o excesso de detalhes que o autor apresenta, acredito que se fosse mais sucinto reduziria muitas páginas, porém acredito que por se tratar de um universo totalmente criado do zero e por ser o livro um de uma saga se fez necessário tudo isto. outro ponto, são os plots, caramba, eu não esperava esse final, não esperava mesmo.

ademais eu recomendo muito o livro, principalmente se você curte contos de fadas assim como eu, histórias com mulheres imponderadas, personagens carismáticos e divertidos, escola de magia, provas mágicas, príncipes e duas protagonistas destinadas a finais diferentes porém interligados... este livro é para você. boa leitura!

quotes

"afinal, como uma terra de histórias pode existir sem leitores que acreditem nelas?"

"não é de se admirar que as princesas fossem tão impotentes nos contos de fadas, pensou. se tudo o que podiam fazer era sorrir, mater a postura ereta e falar com esquilos, então que escolha tinham além de esperar que um garoto viesse salvá-las?"

"a gargula deitou a cabeça em seu colo. enquanto o incêndio dos animais empalhados os rodeava, um monstro e uma garota nos braços um do outro."

"mas todo beijo tem seu preço."

"sabe, não importa o que somos, sophie. [...] é o que fazemos que importa."

"quem precisa de príncipes em nosso conto de fadas?"

Ju Manzatti 07/09/2022

Um conto de fadas não tão ao contrário
O livro trata os estereótipos de uma forma diferente do que eu esperava.
Para mim as menininhas loiras, perfeitas que amam rosa e que se preocupam demais com a aparência e com a opinião dos outros tem mais chance de ser vazias nas histórias, mais aqui, essa personagem é considerada a princesa perfeita. Claro que nos livros, as princesas são assim, mas elas são corajosas também, não tem medo de proteger os que amam. Esperava mais.

nati 27/06/2021

a cada página era surpreendida mais e mais com os personagens e a história. é fácil de levar a leitura adiante e terminar logo.
amei como foi construído cada personagem, mostrando a diferença dos contos de fadas e que mesmo que na escola fosse dividida entre o bem e o mal, cada um tinha suas qualidades e defeitos, eles eram humanos.

Luana.rali 22/04/2024

"Os vilões são os mais próximos de nós?
Mini resumo:
Agatha e Sophie são duas meninas com personalidades opostas; uma é solitária e chamada de bruxa, a outra extrovertida e chamada de princesa. No vilarejo de Galvadon, uma vez a cada quatro anos, duas crianças são sequestradas e levadas para uma escola onde uma delas aprenderá a ser um vilão e o outro a ser um príncipe ou princesa, cavalheiro ou herói.
Sophie tem um forte desejo de deixar a vida normal que ela tinha em Galvadon e deseja ser a próxima criança a ser levada para a escola do bem e do mal. Agatha, sua melhor amiga, não acredita nos contos de fadas.
Na noite em questão, Sophie espera o diretor da escola a buscar em sua janela, esperando ser a escolhida para ingressar na escola. Agatha, temendo pela segurança da amiga, vai encontrá-la, e quando a vê sendo levada, se agarra a sombra misteriosa para impedi-la e acaba indo junta. Assim, as duas se dirigem para as respectivas escolas, só que diferente do que se imaginava, Sophie, bonita como uma princesa, é colocada na escola do mal, e Ágatha, com aparência de uma bruxa, vai para a do bem.

O que achei:
Bom, gostei. O final não foi do meu agrado, mas o enredo em si é bom. Uma coisa que eu não compreendi muito ao longo da trama foi o fato de todo mundo dizer que a Agatha é feia, afinal, vendo ela na capa do livro, achei bem bonita. O Tedros é até agora um dos pares românticos que menos me agradou dos livros que eu li. A Sophie é horrível, péssima, manipuladora, e eu odiei ela. A Agatha seria tão melhor se parasse de achar que a amiga está sempre certa e ela errada.

Faixa etária: +12

-Em Busca da Glória
-O Cristal do Tempo
-O Único e Verdadeiro Rei

Quotes:
"Os vilões são os mais próximos de nós.
Vilões sobre o manto de melhores amigos.?-293

?Durante todos aqueles anos, havia acreditado ser o que correspondia a sua aparência. Uma bruxa de coração escuro.
Nos corredores, porém, ela acreditara em algo diferente. Por um instante, havia libertado seu coração e deixou a luz entrar.
Delicadamente, Agatha tocou seu rosto no espelho, radiante por dentro.
Um rosto que ninguém reconhecia por estar tão feliz.
Eu sempre fui linda.
Agatha caiu em prantos, em um choro purificador, sem jamais papar de sorrir.? -271

"Deixem-me entender direito", a voz de Agatha os interrompeu, "As fadas e os lobos estão mortos, os professores estão enfeitiçados, metade da escola está em ruínas, há uma assassina a solta... e vocês querem fazer um baile?"-317

?"Não sou uma princesa!" repreendeu, arrumando sua gola.
"Se você esta dizendo", disse o príncipe, olhando para baixo.
Agatha olhou para as próprias pernas cortadas, escorrendo sangue. O sangue foi ficando embaçado...
Tedros sorriu. "um...dois...três..."
Agatha desmaiou nos braços dele.
"Decididamente uma princesa", ele disse.?-200

?Pela primeira vez em duzentos anos, o Mal sentia esperança. Tudo isso por causa de uma garota.? -186

?A única coisa que o Mal jamais poderá ter? e que o Bem jamais poderá viver sem.? -126

?Enquanto os Sempre sonhavam com amor e felicidade, os Nunca buscava um mundo de solidão e poder.? -75

?A tentação é o caminho para o mal.? -72

??Isso não é verdade, Tedros! Nenhuma princesa arriscaria a própria vida! Nem mesmo o seu mais verdadeiro amor??
O rosto de Tedros brilhava de tão enrubescido. ?Então por que ela o fez??
Sophie seguiu os olhos do príncipe para Agatha, toda marcada de queimaduras.?-241

SasaWene 21/07/2023

Gente que livro incrível! Não tinha nenhuma expectativa dele ser tão bom assim quanto foi, o "final" é maravilhoso e surpreendente mds ameii Mt