A Escola do Bem e do Mal

A Escola do Bem e do Mal Soman Chainani

Resenhas - A Escola do Bem e do Mal

lais 09/02/2022minha estante
tedros consegue ser o personagem menos interessante do livro todo. até mesmo alguns que apareceram por cinco segundos conseguiram me agradar mais do que ele

Souza388 09/02/2022minha estante
Sim cara, prefiro a Dot do que ele.

itsmoon 05/03/2022

Achei um livro mediano, nem tão bom e nem tão ruim.
Às vezes a descrição do autor era bem confusa o que deixava a leitura maçante, principalmente nas cenas de ação.
O desenvolvimento não é um dos melhores, ele dava uma volta inteira pra chegar num lugar e depois tomava outro rumo e não chegava no ponto, tinha hora que eu achava que o livro tava acabando e quando ia ver ainda faltava umas 2 horas de leitura.
Ia falar que achei algumas cenas bem ???? por conta dos personagens terem 12 anos mas falaram que esse era o propósito do autor então vou guardar só pra mim essas opiniões.
Enfim, é uma história interessante mas não boa o bastante pra me dá vontade de continuar a saga.

Alice.Cattozzi 07/04/2021

Inesperado
Comecei a ler e não esperava que eu fosse gostar tanto. Foi um pouco confuso no começo (eu não tinha lido a sinopse) mas depois entendi. Confesso que só começou a me intrigar bastante a partir do capítulo 8: Peixes do desejo, e a partir daí não consegui mais parar de ler!
Gostei mais dos momentos de perspectiva da Agatha do que da Sophie. A Sophie é bem chata na maior parte do tempo, tentando se provar do Bem e querendo conquistar Tedros.
Falando no Tedros, sou um pouco divida em relação a ele. Não gostei dele de cara, o que continuou na maior parte do livro mas no final ele fica legal.
Agora, a Agatha sempre gostei! Ela sempre está irritada com tudo na Escola do Bem e a história na visão dela sempre era mais divertida.
As colegas de quarto da Sophie: Hester, Anadil e Dot são bem gente boa. A Dot é minha favorita!
Basicamente, me apaguei aos personagens aos poucos. Mas confesso que com o final que teve esse primeiro livro, eu realmente não sei como pode ter mais 4 para ler! E o que mais me impressionou foi como o autor conseguiu encaixar toda essa história em apenas 352 páginas.
Recomendo!

Maah 19/11/2023

Por que eu não li esse livro antes?
A ideia do livro é boa , os personagens no começo são chatos mas depois eu comecei a gostar de alguns e com outros tenho uma relação de amor e ódio . Não consegui para de ler e pensar nesse livro .
Uma das coisas que eu não gostei foi o diálogo com aspas mas mesmo assim nem vi o tempo passar enquanto lia . Ansiosa demais pra ler o segundo. Nessa leitura eu realmente entrei no universo . Indico muito esse livro .

Nine 03/02/2022

É bom....
O que dizer desse livro ein? Até uns 40% achei o ritmo extremamente lento e até cogitei desistir. Antes de começar (eu não leio sinopses) eu achei que seria um pouco mais infantoJUVENIL, mas é muito mais INFANTOjuvenil. Vê-se, então, que não sou o público alvo né? No começo não gostei muito da forma que a história é contada, meio que em formato de conto de fadas, o que torna a escrita um tanto infantilizada. Mas depois a história deu uma embalada boa e ficou legal, gostosinho de ler. Não é ruim, mas não me agradou muito. Talvez por que não sou o tipo de consumidor a qual esse livro é destinado..

Uma coisa que me incomoda é que as personagens são meio tongas, meio burras. E a lenga lenga de "eu sou do Bem" "eu sou do Mal!!". Ai tá bom querida, vc é sim, agora supera e vai fazer tua tarefa.. e esse é o enredo da história toda praticamente, só depois de 80% do livro que elas começam a aceitar o que são de verdade. Um pouco de enrolação isso.

Priciliana0 24/01/2023

Não é para mim
Eu tinha altas expectativas nesse livro, há muito não lia uma alta fantasia, mas infelizmente minha experiência não foi das melhores.

A escrita é boa, o tom narrativo usado em contos de fadas combinou bem, mas passei o livro inteiro esperando algo mais aprofundado, relações, diálogos, explicações para determinadas ações de alguns personagens, e não encontrei.
A amizade unilateral de Agatha e Sophie foi uma coisa estranha e forçada. Agatha é a única personagem que me agradou, a mais sensata, diga-se de passagem. Tive dó por ela carregar a história inteira nas costas.

Outro ponto negativo, foi a colocação da autora sobe o bem ser belo e perfeito e o mal, feio e defeituoso. Esse clichê é muito antiquado, mas entendi a intenção dela, contudo, não surtiu o efeito que deveria, sem uma filosofia adequada, ficou perdido dentro do contexto.

Algumas partes me incomodaram, como o comportamento volúvel e fútil de Petrus, a incapacidade dele de julgar as pessoas por conta própria e com maturidade. A gordofobia explícita para com a personagem Dot. Coisas desse tipo empobreceram o enredo. Eu tinha achado o filme ruim, mas agora acho apenas razoável em comparação ao livro, e o roteirista fez um verdadeiro milagre para tapar os furos de enredo e dar sentido à certas partes que só serviram para encher linguiça.

Reforço, não é sobre o bem ser belo, o mal ser feio, e a gordofobia, mas a forma como a autora escolheu trabalhar isso. Uma ficção não tem obrigação de ensinar ninguém, e narrador/personagem não é o autor, mas a escrita foi bastante sensacionalista.

anna 21/10/2021

Sua verdadeira natureza
A escola vê além de suas ações, mas principalmente seu coração. Nem tudo que parece, realmente é.
Agatha e sophie vão aprender o que realmente se passa no coração e o valor da amizade.

Paulinha 27/03/2021

Interessante
Confesso que não sou muito fã de fantasia, mas esse livro te prende porque você fica querendo saber o que vai acontecer, ela é vilã, ela é mocinha? Não dá pra saber hahaha
Amo a Agatha, não suporto a Sofia, acho ela muito chata e superficial, mas confesso que o final foi surpreendente, amei demais!!!

elyrix 29/08/2020

Uma Bruxa e uma Princesa podem ser amigas?
Demorei para conseguir me conectar com a história e seus personagens. O começo não fluiu bem para mim, achei arrastado e muito confuso - confusão está que se seguiu até o final. As descrições muitas vezes me deixavam perdida, e não sabia ao certo o que estava acontecendo ou qual personagem estava falando.
As divisões de pontos de vista sem sinalização me incomodaram, mas, gostei muito de termos cenas do ponto de vista das duas protagonistas. E as vezes, as de outros personagens.
O que foi um dos pontos positivos; A história abrange vários personagens que crescem ao decorrer da história e não estão lá para enfeite, sendo úteis para a trama.
As cenas de aventura e ação, as descobertas feitas sobre eles próprios e suas escolas me deixaram - finalmente - engajada na leitura.
Também descobrimos um pouco sobre a origem dos heróis e vilões de histórias conhecidas e alguns de seus descendentes.
E, a partir da metade para o fim do livro, teve uma melhora considerável. O final é bem instigante e inesperado.

Gabi 09/07/2022

Nossa vei terminei esse livro só pra terminar porque peguei um spoiler de uma coisa que eu nem sabia que eu tinha gatilho e comecei a chorar e passar mal de tanto chorar. Todavia que esse livro é citado eu não fico bem e eu achei muito estranho porque nunca tive problema com isso evito esse livro e o resto da série o máximo possível.
Ynnay@! 09/07/2022minha estante
Mas vc achou o livro ruim? (tirando o gatilho)

Gabi 09/07/2022minha estante
Não achei o livro ruim ele é um livro bem legal principalmente entre pessoas de 12 a 14 anos

Ynnay@! 09/07/2022minha estante
Que bom

Thalya 14/04/2021

Que livro maravilhoso?
Gostei muito da forma como foi desenvolvida a historia, ela te envolve sabe. Você acaba se apegando aos personagens, tem hora que você ama um, e pouco tempo depois pegar ranço. Sem falar que a temática "bem e mal" se contradiz em alguns pontos, e tudo isso passa a fazer sentido somente no fim . A historia também está cheia de pequenos plot twists, alguns meio óbvios, mas outros nem tanto. Vale super a pena a leitura. Terminei o livro com o coração quentinho.

Mayarahsz 01/01/2023

No inicio eu estava bem empolgada com o livro, depois comecei a me perder um pouco, mas quando cheguei no final.. UAUU!! que livro bacaninha, é um conto de fadas bem diferente mas que retrata muito a humanidade. Pessoas que acham que por fazer atos bondosos são realmente boas, mas no fundo, não aceitam ver outra pessoa melhor. Fiquei maravilhada com o final. Queria dizer que estou shipando Agatha com a Sophie. Como a Sophie mesmo diz ?Quem precisa de príncipes em nosso conto de fadas??.