A Escola do Bem e do Mal

A Escola do Bem e do Mal Soman Chainani

Resenhas - A Escola do Bem e do Mal

duartesamanda 30/11/2023

Galvadon é um pequeno vilarejo esquecido no mundo, onde dois jovens somem misteriosamente e nunca mais aparecem. A lenda fala que esses jovens desaparecidos são na verdade levados para uma escola onde vão aprender a ser heróis ou vilões dos contos de fada. Sophie sonha que esse ano ela será levada para a escola do bem e conhecerá seu príncipe. Sua melhor amiga Agatha tenta tirar isso da cabeça da amiga, porque sabe que essa lenda é falsa, certo?

Tenho esse livro tem algum tempo já, tinha lido alguns anos atrás e não tinha gostado. Esse ano resolvi dar uma chance para aproveitar o lançamento do filme e que bom que fiz isso. Foi uma leitura arrastada com certeza, a primeira metade do livro poderia ter sido bem mais curta e já perto do final acontece tanta coisa que em comparação acaba parecendo que foi tudo meio que correndo.

Os personagens são um tanto chatos, todos eles, mas nada que tenha me incomodado muito. O final do livro é muito interessante, realmente não tinha nem imaginado o que vinha pela frente, me pegou completamente de surpresa e fiquei triste com a separação que não deveria ter acontecido. Gosto de ser um livro fechado, se quiser não precisa ler a continuação, mas como o mundo já foi explicado pelo autor, acho que o segundo livro vai ser ainda mais interessante.

Isabella 11/08/2022

Amei
A escola do bem e do mal e um ótimo livro para se passar o tempo e curtir ótimos personagens, foi uma leitura muito envolvente cheia de altos e baixos mais com um gostinho de quero mais .

Helô 25/09/2022

A cada quatros anos duas crianças são levadas para a escola do bem e do mal, onde cada pessoa é totalmente do bem ou do mal. É a escola dos contos de fadas onde tudo pode acontecer

~_Clarax_mary â¡ 05/07/2022

Maluquice total?
Que livro insano.
Eu não consiguia parar de ler.
Por mais que eu achei a escrita um pouco confusa, eu gostei do livro.

Esse é aqueles livros que quando acaba de ler, você fica olhando pro nada, pensando em tudo.
E tem aquela vilã que da vontade de torcer pra ela, que tem um charme. (Pelo menos eu torci por umas 20 paginas, porque não da pra torcer contra a Agatha, ela é incrível)

Que ódio eu tenho do Tedros!!!
Esse moleque me dava nos nervo

E que final foi esse???!!
Totalmente curiosa pro proximo livro

Enfim, eu achei esse livro muito bom, mas as vezes mudava de narrador DO NADA e eu tinha que voltar e ler tudo de novo.

Eu gostei do universo e da historia, por mais que eu ficassa boiando quando eles falavam sobre as provas, competições, maldições, feitiços..

Eu realmente fiquei muito chocada com o final.
Que livro maluco
Eudini 07/07/2022minha estante
*comentário com spoiler*
COMO ASSIM ELAS SE BJAM NESSE FINAL MEU DEUS SURTO AKSKJSKSK

~_Clarax_mary â¡ 07/07/2022minha estante
Simmmm
Quando aconteceu eu fiquei em CHOQUE por meia hora
Eu n tava esperando isso kkk

Ana Paula 04/07/2021

Viciante
Foi surpreendente, eu tava fugindo de uma ressaca literária e conseguir me viciar nesse livro, virei a noite lendo. Como eu não li muito da sinopse e nem pesquisei sobre o livro eu fui surpreendida pela história, é muito bem escrito e criativo envolvendo os contos que conhecemos muito bem. Senti falta de mais romance, mas esse primeiro livro foi mais focado na amizade e na trama, talvez no próximo melhore um pouco nesse sentido. E gostei bastante do plot do final, realmente me surpreendeu, apesar de achar um pouquinho corrido. Já quero lê o próximo, fiquei curiosa.
Atenasis 04/07/2021minha estante
É quadrinhos?

Ana Paula 04/07/2021minha estante
Não é quadrinhos

Atenasis 05/07/2021minha estante
Legal

duda monge 21/06/2021

ESSE LIVRO É PERFEITO!!!
Eu tinha demorado muito pra começar, mas depois de começar eu n consegui parar mais de ler até acabar.
Eu amo o universo de conto de fadas, ent foi perfeito!
A ideia desse livro é perfeita, o desenvolvimento da maioria das personagens é incrível e os q n foram super desenvolvidos nesse livro vão ser nos outros.
Enfim, eu sou apaixonada.

Taylor 06/05/2021

Escola do Bem e do Mal
É um livro com uma faixada bem tranquila ao abordar o tema de contos de fadas, mas isso dura apenas metade do primeiro capítulo, quando começa abordar sequestros.
As personagens principais são dois lados de extremos opostos, e de inicio não dá para entender se realmente são amigas, Sophie e Agatha são totalmente diferentes não apenas na aparência assim como é dito mais para frente.
O mistério que é colocado quando as mesmas chegam é muito interessante e intrigante, mas quando chega nas ultimas paginas parece que o autor não queria fazer com que essa primeira parte se estendesse e correu um pouco com a evolução das situações. Outra coisa que veio me incomodando muito ao desenrolar da nossa história foi a dependência física e sentimental de Agatha com Sophie, e o jeito de como por algum motivo Tedros esteja começado a se apaixonado de uma hora para outra, mesmo que a história diga que está tudo sendo escrito para um conto de fadas e todas as sejam completamente já prescritas, mas eu acho que poderia ter sido feita de maneira mais orgânica.
São pequenos problemas que não desclassificam a história, mas com aqueles se incomodam com discursos machista feitos e respingados em alguns personagens, pode acabar tornando a experiencia um pouco chato e um tanto revoltante.
cici 08/05/2021minha estante
amém, a primeira pessoa que vejo que aponta essa do machismo. me revoltou demais, demais mesmo.

Luna 06/08/2021

Tão bom...
Nossa que saudades que eu estava de ler livros assim... é bem leve ao mesmo tempo que tem momentos que você não consegue largar pq vc precisa de respostas. A narração em terceira pessoa observa tanto a Agatha quanto a Sophie ao longo da historia. Talvez eu mexa nessa resenha mais tarde pq ainda estou na empolgação do final do livro
"Ninguém aqui me entende?, disse Sophie, olhando para as mãos. ?Mas você me entende. Você vê quem eu sou. Por isso eu sempre volto. Você não é mais a minha boa ação, Agatha.?

Sophie ergueu os olhos para ela. ?Você é minha amiga.?

O pescoço de Agatha ficou vermelho como um pimentão.

?O que foi??, Sophie franziu o rosto.

Agatha curvou-se dentro do vestido. ?É que... é... eu... não estou acostumada... é... a ter amigas"

Confesso que senti muita raiva da Sophie em certos momentos quase entrei no livro pra sacudir a Agatha pra ela cair na real, mas eu não estava esperando pelo final e agora só quero ler o segundo logo pra ver o que acontece

S.C.Sunbeam. 26/12/2022

Para os amantes de contos de fadas
Neste livro, conhecemos Agatha e Sophie, duas garotas extremamente diferentes e iguais ao mesmo tempo. Sophie, ao ouvir falar sobre "A escola do bem e do mal" se interessa demasiadamente nesse assunto e começa a fazer o possível para ser capturada e transportada para essa escola. Em contra partida, Agatha, ao ver os planos, até então, malucos de sua amiga, tenta, ao máximo, impedi-lá de sair a noite, pela floresta, tentando ser, desesperadamente, sequestrada e levada a Escola do Bem. Entre discussões, brigas e intrigas, Agatha e Sophie irão provar que nenhum mal é capaz de separar uma amizade genuína.

Comecei a ler por curiosidade - já que, a alguns meses atrás, o e-book estava disponível no Kindle Unlimeted - e me surpreendi com o rumo que a história ia tomando.

Diferentemente de muitos que afirmam já terem "sacado" qual seria o decorrer da história, logo no inicio, custei a entender qual seria o desfecho deste livro! Porém, nada disso foi capaz de atrapalhar a minha leitura. Gostei muito da forma como as coisas vão se desenrolando gradativamente. O autor se saiu muito bem na hora de escrever sobre os cenários, os personagens, etc. Essa é uma série que, com a mais absoluta certeza, darei prosseguimento.

Agatha é uma menina fofa, por vezes trouxa (desculpa, mas eu precisava dizer, hahaha) que ama e super valoriza a amizade de Sophie. Enquanto isso, Sophie é uma menina egoísta, que só pensa nela mesma, extremamente arrogante. Confesso que, muitas das vezes, fiquei com raiva de ambas e dei mais atenção para os personagens secundários do que para as "principais".

Se você, assim como eu, tem a tendência de amar tudo que tenha "um pingo" de contos de fadas, acredito, piamente, que irá amar este livro.

Sem mais para o momento, agradeço por dispor de seu tempo e ler minha resenha.

Kamy 07/12/2022

Uma leitura muito boa, muito divertida e cativante...
Esse livro tem vários pequenos plots, muitos eu consegui acertar, outros eu nem imaginava, mas a forma como tudo acontece e tudo é narrado é muito envolvente.
Eu não esperava que esse livro realmente tivesse um toque de maldade, situações bem horríveis... Me surpreendi.
Achei o príncipe meio sem graça, espero que ele tenha algum desenvolvimento e cresça como 'pessoa'.
Achei o desenvolvimento das duas protagonista incrível, muitoooo bom.
E o final... Que final viu...

Milena1384 25/09/2022

Uma experiência deliciosa
Nem sabia que esse livro existia até lançar o trailer da adaptação, e como a boa leitora que sou comecei o livro para criticar a adaptação.
Achei bem criativo a ideia de uma escola em que seus alunos originam os contos de fadas, apesar disso não esperava muito da história. Me surpreendi bastante e gostei dos rumos que a história foi tomando.
Porém tiveram algumas coisas que me irritaram ou que, na minha opinião, não foram muito bem desenvolvidas, tirando isso o livro foi maravilhoso e diferente dos livros de fantasia que eu já li. Recomendo muito!

bwruck 07/04/2021

Bem original, mas confuso.
No início a leitura é bem puxada, achei que enrola bastante antes de realmente começar a ter um desenvolvimento interessante, mas logo que os acontecimentos importantes começam a surgir eu senti que o livro flui muito bem, e achei que os detalhes foram narrados de uma maneira que a gente consegue imaginar muito as duas escolas, e isso foi incrível. No meio do livro você já acha que sabe como vai ser o final, parece ser MUITO previsível mas depois acontece uma reviravolta sensacional, achei muito legal isso. Único porém: todos os detalhes >importantes< são ditos no final do livro, e soma isso com toda a ação que está acontecendo, personagens novos que aparecem, e vira uma bagunça, é bem difícil de digerir tudo de uma vez só. Acho que não foi muito inteligente deixar TUDO pros 2 últimos capítulos, mas de resto eu gostei demais! O casal principal é muito fofo, tô ansiosa pra ler a continuação.

Daiane 16/10/2022

Muito bom, vale a pena o hype que tem. Se a Netflix não ferrar com a adaptação a série será foda!
Sobre os personagens: Agatha é uma otária, Sophie nunca foi sua amiga, sempre usou as pessoas e fez coisas para o benefício próprio - uma egoísta -, o sacrifício dela no final não desfaz tudo que ela vez com a Agatha, ela continua sendo uma pessoa horrível. Tedros foi uma bolinha de pingue-pongue o livro todo. Aos personagens secundários, os da escolha do bem são todos chatos e mimados enquanto os da escola do mal possuí aquele tempero chamado personalidade.
miia 08/11/2022minha estante
a netflix tem o dom de estragar as adaptações, mas eu ainda não vi a adaptação desse livro mas já li ele

Daiane 08/11/2022minha estante
Eu gostei da adaptação e só tenho um ponto negativo, que foi como colocaram a Sophia no filme. No livro mostra claramente que ela é perversa e manipuladora, mas no filme coloquarão que ela foi manipulada o tempo todo.

miia 08/11/2022minha estante
Daiane//: CARALHO, meu deus a Netflix raramente faz as adaptações 100% fiéis ao livro é realmente só "baseado" no livro, só pegam os personagens e um pouco da história e mudam tudo ?

Daiane 08/11/2022minha estante
Achei uma palhaçada, principalmente a interpretação da amizade delas, no livro desde o início sempre foi claro que Sophia só virou amiga da Agatha para benefício próprio e nem dava valor a amizade, ao contrário da Agatha que sempre foi amiga de verdade e leal a Sophia. Mas no filme mostrou Sophia sendo leal a Agatha desde a vila. Não gostei dessa parte

Daiane 08/11/2022minha estante
Pois é miia, nem costumo assistir as adaptações que ela produz, mas tava uma divulgação tão grande que resolvi assistir

Daiane//: meu caralho, mudaram só um poucoKKKKKKKKKKKK O CONTEXTO TODO DO LIVRO

capê 03/10/2022

e se ever after e monster high fossem uma escola só??
não é a primeira, nem vai ser a última história a querer se aprofundar na área cinzenta entre o bem e o mal. mas essa aqui, com certeza, é uma das que consegue fazer isso da melhor maneira. a forma que o autor brinca com os estremos é tão boa que da raiva kkkk e você sabe que a fantasia é elite quando sente a história pegar na sua mão e te levar pra dentro desse universo...

sim, o plot é previsível. mas você fica pelo conforto que é esse ambiente, as relações interessantes, e até pelos personagens mais odiosos... VOCÊ FICA QUERENDO VER A AGATHA VENCER NA VIDA PQ ELA MERECE!!

eu tenho uma tendência a ser mais crítica com a escrita e as descrições de um livro, quando o autor é homem, pq é muito clara a diferença entre uma mulher descrita por uma mulher e quando ela é descrita a por um homem, mais verossimilmente falando, por causa do male gaze. mas felizmente gosto muito de como as duas protagonistas femininas foram retratadas, na relação delas duas juntas e com as outras pessoas. em alguns momentos me peguei prendendo a respiração pq a cena era uma oportunidade muito boa do autor fazer merda mas eu me surpreendia com ele fazendo o que seria certo kkkk

minha crítica é que em alguns momentos o autor pecou sim, na descrição das outras personagens. ele sentiu a necessidade de falar que a mulher é peituda e ta dando aula de como seduzir, que a princesa perdeu a calcinha, e fez body shaming com personagens de corpos gordos, como se fosse importante pra história sabe... e eu acho isso uma coisa negativa, não só pela sexualizaçao desnecessária em uma história infantojuvenil, mas também pq me tira desse mundo e me trás de volta pra vida real sabe, você lê uma fantasia como escapismo, aí vem uma descrição dessas e tira o clima mágico da história... talvez isso até passe despercebido, e muitos não se encomodem pq são cenas rápidas e seja só eu que fui chata mesmo pq parei pra prestar atenção na escrita kkk mas eu acho importante falar.

enfim, mesmo com essas coisas negativas, é sim uma história muito legal e o final é melhor ainda!! to muito ansiosa pra saber o que vem a seguir...

Lilyan Sotnas 31/07/2021

5 motivos para ler "A Escola do Bem e do Mal" do autor Soman Chainani. Um livro que li recentemente e que foi desafiador.
MOTIVOS:

1° - Um livro do gênero de fantasia com uma pegada dos contos de fadas. Não sei vocês, mas eu cresci assistindo os contos de fadas da Disney. Toda aquela história de princesas, príncipes, magia, um amor verdadeiro, vilões malvados para derrotar e um final felizes para sempre? A de ADORO! Se você gosta, esse é um dos motivos! Na Escola do Bem e do Mal são treinados os vilões e os heróis das histórias dos contos de fadas. Todos os personagens que conhecemos passaram por lá e se especializaram em bondade ou em vilania. Cinderela ou Malévola passaram por essa escola antes de terem seus próprios contos de fadas. Dessa vez, acompanhamos o início do conto de Agatha e Sophie. Duas amigas com os destinos escritos pelo Storian, um artefato mágico responsável por todas as histórias dos contos de fadas. O que elas não esperavam era que em seu conto elas seriam treinadas para ser a destruição uma da outra.

2° - As aparências enganam. As personagens Agatha e Sophie são o completo oposto uma da outra. Sophie tem tudo o que se espera de uma princesa: cabelos loiros e longos como a Rapunzel, linda e encantadora. Já Agatha tem jeito sombrio, antissocial, excluída e tachada como bruxa antes mesmo que abrisse sua boca. Todos já esperavam que Sophie iria para a Escola do Bem e que Agatha estudaria na Escola do Mal. Mas não é isso o que acontece. E a questão que fica é: o destino ou o Storian errou ao designar os papéis de cada uma? A linha entre o bem e o mal nunca foi tão tênue.

3° - O CORAÇÃO DISPARA, TROPEÇA, QUASE PARA. É impossível não ter uma surpresa no livro. Os plots twist cuidam para que a leitura não fique monótona.

4° - Você é fã da Rainha Vermelha de Victoria Aveyard? Se sim, você sabia que os dois autores se juntaram e criaram um livro em quadrinhos independentes com ambos os universos juntos? É incrível!

5° - Terá adaptação na Netflix! É previsto para o ano 2022! Eu já quero assistir!!

Recomendo muitooooo! Leiam e podem vim surtar aqui comigo!