Grandes esperanças

Grandes esperanças Charles Dickens

Resenhas - Grandes Esperanças

Souza.Barbosa 10/05/2023

A tal da ingratidão!!!
Meu primeiro contato com Charles Dickens.
No início demorei para me afeiçoar ao livro pois é muito diferente das outras narrativas.
Mas aqui a ingratidão e a riqueza de fato mostram quem e quem!!!
Será que não sofremos dos mesmos sentimentos? será que só não nos lembramos dos outros quando não há mais recursos para nós?
O ser humano de fato é o único animal que odeia seus semelhantes por razões que não são a sobrevivência.

25/10/2020

Um suspense e tanto
Embora Dickens não seja um dos meus escritores favoritos, "Grandes esperanças" se tornou um dos meus romamces prediletos. O suspense gerado no leitor ao longo da narrativa pode ser comparado ao de "Crime e Castigo", haja em vista que o próprio Dostoievski era um grande admirador de Charles Dickens.

O romance conta a história de Pip, um rapaz órfão de aldeia, criado por sua irmã e pelo marido desta, o ferreiro Joe, o melhor amigo dele. A história começa com o rapaz, enquanto visitava o túmulo de seus pais, sendo surpreendido por um prisioneiro acorrentado, que lhe força a conseguir uma lima e alguma comida. Aterrorizado, Pip obedece, roubando esses itens de sua casa, e entrega-os ao bandido, que se mostra agradecido. Porém, sente-se mal por ter prejudicado seu amigo Joe. Apesar dos seus esforços, o prisioneiro é recapturado e enviado as galés.

Os anos se passam e Pip, sob a indicação do senhor Pumblechoock, o tio de Joe, arruma uma nova ocupação, que é fazer companhia, semanalmente, a senhora Havisham, uma mulher de meia-idade que sempre anda vestida de noiva, cujos aposentos lembram um cenário terrivelmente gótico, o que assusta o rapaz. Apesar da estranheza de sua patroa e do grotesco do cenário que a cerca, a mesma possui uma bela filha adotiva chamada Estela. A moça encanta Pip, mas o trata com desprezo e indiferença. As ocupações de Pip por lá terminam e ele torna-se um aprendiz de ferreiro sob a tutela de Joe. Contudo, sente-se insatisfeito e deseja ascender socialmente para impressionar a Estela algum dia.

Seu sonho aparenta se concretizar quando ele descobre, por meio do Senhor Jaggers, um advogado extremamente inteligente e imponente, que é o herdeiro de uma grande fortuna. Contudo, o nome do seu benfeitor não é revelado e só será dado a conhecer quando o mesmo assim o decidir. Pip aceita as condições. Jaggers torna-se seu tutor e pede ao rapaz que se mude para Londres.

Seu novo status social, entretanto, fará com que se distancie das pessoas com quem antes convivia, principalmente do seu grande amigo ferreiro. A jovem Estela fará jogos de sedução e colocará o rapaz em um triângulo amoroso com outro jovem nobre e rico a quem Pip despreza. Sua nova riqueza não lhe trará a satisfação imaginada. Até que um dia, alguns anos depois, o benfeitor aparece...

Quanto a forma e a estrutura do enredo do romance, o que o torna fascinante é o fato de que cada detalhe, por mais mínimo e insignificante que possa parecer, seja uma pista para os mistérios que vão sendo levantados ao longo da narrativa. Cada acontecimento na vida de Pip será uma chave para cada enigma. O leitor atento terá a maioria de suas hipóteses levantadas confirmadas. O advogado Jaggers, por exemplo, parece-se bastante com o futuro Sherlock Holmes, que surgiria mais de 20 anos depois através da pena de Arthur Conan Doyle.

Grandes Esperanças", em inglês "Great expectations", fez juz ao próprio título. Não é a toa que é considerado como um dos maiores romances, não apenas da literatura inglesa, mas também da literatura ocidental.

Cintia295 08/03/2023

A escrita do Dickens não tem o que falar, a não ser que é lindaaa, tudo muito fechadinho e faz todo o sentindo no final.
Que leitura gostosa, prazerosa, fluida, se apega aos personagens torce por eles, fica brava tbm quando fazem merda.
As amizades retratadas nesse livro são bonitas e serve de lição pra vida.
Pip, Joe, Herbert, Billy vcs são uns amores. Todos a sua maneira, simplicidade, honestidade.

Meu favorito do autor é David Copperfield e Canção de Natal, porém esse não ficou muito atrás.

Rildery 18/08/2021

O MAIOR!
Eis aqui a obra prima do Dickens.
O livro é uma obra prima e mostra a ascensão e o declínio do jovem Pip. Nesse romance de formação, Dickens provou ser um dos maiores autores de todos os tempos. LEIAM!

Vanessaliteraria 04/04/2023

?????
Grandes esperanças me surpreendeu de um modo que eu não esperava ! Amo quando o autor consegue me surpreender ??
Esse livro contém três volumes , acompanhamos a infância ,a juventude e a fase adulta do PiP nosso personagem principal .
De origem humilde , e órfão Pip é criado por sua irmã, uma mulher repugnante que comete inúmeros maus tratos tanto com o pip quanto com seu próprio marido o Joe. Eu amei o jeito simples e amoroso do Joe, sempre querendo proteger o Pip de alguma forma .
Neste livro não encontramos personagens perfeitinhos pelo contrário com inúmeros defeitos e acho isso genial ,pois humaniza mais ainda a história, eu amei a forma como o Pip lidou com seus problemas , mesmo tendo tomado algumas decisões das quais se arrependeu ele aprendeu e cresceu em caráter com elas .

Raissa 07/11/2022

Dickens realmente é tudo isso q falam dele
Depois de um longo período de ressaca literária, finalmente voltei com o ritmo de leitura e consegui finalizar Grandes Esperanças. Confesso q o início foi meio lento pra mim, mas depois fluiu mto bem. Adorei os diálogos e já deixo bem claro q o Joe entrou p minha lista de melhores personagens literários (ele é mto neném ???).

Magasoares 16/11/2020

Dickens não é para mim.
O começo da estória com Joe e Biddy até que foi interessante, e às minhas três estrelas vão só para eles. Uma estória confusa e cansativa.

CrAsley0 02/08/2021

Grandes Esperanças faz uma crítica á sociedade londrina da época. A escrita de Dickens e fantástica, e seus personagens são muito bem construídos, o enredo bem desenvolvido, apesar de algumas situações terem ficado em aberto.

É um livro que eu recomendo!

Everton Vidal 19/02/2020

Grandes Esperanças é uma espécie de conto de fadas, a história de um menino órfão que vive com a irmã e o cunhado e sonha com que um golpe do destino mude a sua realidade. Com o passar do tempo o menino cresce e se dá conta de que as esperanças muitas vezes escondem grandes desesperanças, e que certas ambições são incapazes de dar coerência à existência, especialmente em uma sociedade tão contraditória quanto a Inglaterra da era vitoriana.

Aylana Almeida 20/05/2021

Primeiro calhamaço da vida concluído com sucesso!
Nem tenho palavras para definir o sentimento de satisfação que é finalizar a leitura de um calhamaço de mais de 700 páginas em uma jornada de 2 meses!

Que história encantadora, repleta de lições e com a primorosa escrita de Dickens, que me hipnotizou! Super recomendo e espero que todos que derem uma chance a esta leitura tenham a mesma experiência incrível que eu tive.

Eu só digo LEIAM! Vocês não vão se arrepender! ?

Janaina 17/07/2022

Me surpreendeu muito
Eu não tinha muitas expectativas sobre o livro pois. tinha visto o filme baseado nele de 1998 e achei bem chato.
Esse ano entrei em um clube de leitura e ele estava na lista, e que surpresa boa!
Ele tem vários elementos de surpresa, amor, culpa e redenção. A narração em primeira pessoa nos mostra além das situações o diálogo interno do personagem principal que faz ele ficar muito próximo de quem está lendo.

Thomás 08/07/2020

Maravilhoso
Grandes Esperanças foi o meu primeiro contato com Charles Dickens. Criei muitas expectativas, que foram facilmente superadas. Estou encantado com a história.

Poucos livros me fizeram sentir tantos sentimentos ao longo da leitura, a ponto de sentir empatia, raiva, frustração, tristeza acompanhando a vida de Pip e suas grandes esperanças.

O fato do livro possuir quase 200 anos não torna a leitura difícil ou monótona. A história da vida de Pip é dividida em três partes, e ele é retratado pelo que é: um ser humano. E isso torna o livro tão bom, poder acompanhar suas escolhas e as consequências ao longo da vida. Os personagens secundários também são excelentes, cada um a sua maneira.

Eu fiquei muito irritado com Pip em diversos momentos pela sua teimosia e orgulho, mas terminei o livro já com saudades de todos os personagens. Certamente vou ler novamente no futuro, bem como demais obras do autor.

As partes que mais gostei, foram Biddy dando sermão no Pip, o discurso de Joe para Pip em Londres (sensacional), Estella falando sobre amor com a Sra. Havisham e demais cenas com o Pip, e a última conversa com Provis. Separei tantos trechos que é difícil escolher o melhor.

Terminei a leitura 100% satisfeito e feliz por ter tido a oportunidade de ler um livro tão bom. Indico para todos que gostam de boas histórias!

Karen 10/12/2021

Aceitação
Top 1 de 2020!
São 650 páginas de texto que eu, uma vez iniciada a leitura, não pude parar.
Me apaixonei perdidamente por Dickens.

júlia 20/05/2021

O dia fora memorável, pois causara grandes mudanças em mim
Entendo que por conta do formato em que esse livro foi originalmente publicado ? em série, semanalmente, durante 1 ano ?, os capítulos ficaram compridos e cansativos. Tive muita dificuldade de engatar na leitura, fiquei parada por uns meses, mas to tão feliz por ter insistido nele!

Eu AMO o senso de humor da escrita do Dickens, é sempre tão bem colocado que deixa a leitura muito melhor ?

O enredo é perfeito, apenas. É um livro que vou guardar pra sempre com muito amor e carinho no fundo do meu coração.