Grandes esperanças

Grandes esperanças Charles Dickens

Resenhas - Grandes Esperanças

Bárbara 13/10/2022

Lindíssimo
A história é linda, comovente, verdadeira. Mostra a realidade da vida em sua essência. Altos e baixos, arrependimentos e vitórias. Que história. Dickens é sempre um presente.

Raquel.Furchinetti 14/11/2023

Lindo de morrer
Amei a estória de Pip contada por ele mesmo pelas mãos de Charles Dickens. Amei a forma maravilhosamente escrita com que Dickens também escreveu a estória. O livro é comovente, delicado, simples, profundo, parado às vezes, cheio de reviravoltas, enérgico, filosófico, complexo. Só mesmo um gênio para escrever de todas essas maneiras num único livro. Com certeza esse livro merece uma releitura e com certeza já quero ler tudo o que Dickens escreveu. Fique encantada também com o cuidado com que ele teve para a estória fosse coerente, levando em conta horas, anos e outros detalhes. Eu sempre vejo esse tipo de falha na maioria dos livros. E aqui vemos ao longo do livro e até no apêndice como ele se atentou para que tudo fosse verosímil. Amei e já está nos meus preferidos!
Cintia295 14/11/2023minha estante
Eu também amei esse livro, gosto bastante dos livros Dickens

Raquel.Furchinetti 14/11/2023minha estante
que legal Cíntia. qual outros dele você já leu?

Cintia295 16/11/2023minha estante
David Copperfield, Uma Canção de Natal e esse Grandes Esperanças, mas quero ler todosss

Andre.S 21/12/2021

Meu primeiro contato com Charles Dickens neste clássico me cativou por completo! Um texto muito rico e com fortes doses de drama, humor e tragédia, numa simplicidade de como a vida deve ser. Tocante e belo.

Ronan 20/02/2023

⭐⭐⭐½

Foi uma leitura interessante, eu gostei bastante de muitos personagens, não foi uma leitura difícil, mas também não posso dizer que foi uma leitura empolgante, os últimos 25% do livro foram um pouco decepcionante pra mim, não gostei do final.
Espero gostar mais dos outros livros do Dickens...

LER ETERNO PRAZER 20/04/2021

Gente, que ótima leitura!!
Dickens consegui criar personagens que é quase inpossivel você nas se apaixonar!!
No meu caso foi assim com David Copperfield, Oliver Twist e agora com Pip.

Charles Dickens nasceu em Portsmouth, Inglaterra é um dos autores mais importantes da literatura britânica e mundial. Escreveu suas obras durante o período vitoriano, entre 1812 e 1870. Uma curiosidade é que poucos autores se tornaram conhecidos em vida, mas Dickens foi um deles. Fez sua fama em vida, que perdura até hoje, mais 150 anos após sua morte. Com seu estilo poético, Dickens é leitura obrigatória para os amantes da literatura.
"Grandes esperanças" foi escrito em 1860 e é uma das obras que mostra o lado mais maduro do autor. Aqui ele nos mostra toda a sua maestria ao descrever a vida do personagem "Pip" (Philip Pirip). G É é dividido em três partes: 1 - Vamos acompanhar sua infância penosa e sofrida, 2 - A seu despertar para a vida adulta e 3 - O desenrolar de suas grandes esperanças.
Na sua primeira parte vamos ser apresentados a uma das personagens mais interessantes do nosso enredo, Joe, o marido da irmã de Pip. Em uma mistura de tristeza e companheirismo, Pip é apegado a Joe, ao mesmo tempo em que sente vontade de fugir daquela vida tenebrosa que leva no "charco" (água parada, rasa, suja e lodacenta que se espalha no chão).
Com o passar dos anos Pip consegue sair de casa com a ajuda de um benfeitor que resolve manter sua identidade em segredo, começa enfrentar as dificuldades da vida em Londres, um novo mundo que nasce à sua volta. E quando finalmente conhece o benfeitor que o tirou daquela vida de pobreza, a vida de Pip se transforma completamente: agora ele precisará lidar com novos problemas, se afastando cada vez mais de seus sonhos e suas grandes esperanças.
Gente, não posso aqui revelar muita coisa desse ótimo romance, quase um romance de formação, pois ao revelar muito da história, com certeza ela perderá a graça para os futuros leitores, o que posso resumir pra vocês é o seguinte: A parte 1 é interessantíssima e faz você querer ler mais e mais. A segunda parte já é um pouco mais complicada, por ser mais descritiva e introspectiva, mostrando mínimos detalhes da vida do nosso protagonista. Já a terceira parte é quando o livro engata e nos faz sentir uma mistura de raiva e empatia pelo jovem Pip, que acompanhamos desde os sete anos de idade e que agora se encaminha para os 25 anos.
A grande qualidade que Dickens faz em "Grandes esperanças "é a linguagem que este utiliza. Longe de uma literatura piegas, ele traz uma abordagem bem diferente das tramas ?água com açúcar? dos romances atuais. A sucessão dos acontecimentos não é o mais importante; dificilmente você encontrará sequências de ação, de grandes reviravoltas. O desenvolvimento do personagem é a principal questão e qualidade de ?Grandes Esperanças?. Com um vocabulário bem diversificado (em muitas vezes se faz necessário o uso de um dicionário ao lado ou ler o tempo todo as notas de rodapé), a leitura é rica, principalmente pelas inúmeras citações e alusões a outros autores e obras. Por mais que pareça que os eventos demoram para acontecer, o mistério criado em vcima dos personagens é magnífico, te faz querer ler mais e mais, conhecer a fundo aquelas pessoas misteriosas e, claro, desvendar o principal mistério do livro: quem é, afinal, o benfeitor de Pip? Quem o ajudou a buscar suas grandes esperanças?
"Grandes esperanças" é uma obra indispensável na lista de leitores que busca uma leitura de qualidade e que faça você refletir diante das muitas passagens que Dickens, com maestria coloca o leitor(a) a executar, todas a reflexões que a obra nos traz!

Carol 24/12/2022

Dickens ganhou meu coração
Primeiro livro que li do autor, e já foi o suficiente pra me apaixonar por ele. O livro me pegou do início ao fim, leitura leve e fluida. Não se assustem por ser um calhamaço.

elle 24/07/2021

a invenção do queerbaiting
Se não fosse uma história do século XIX eu apostava metade da minha família que o Herbert e o Pip estavam perdidamente apaixonados. E digo mais! o Pip sofre de uma heterosexualidade compulsória tremenda em relação a Estella que machuca e acaba com ele por dentro. Me pergunto se o Charles Dickens não estava projetando algo nessa história que não poderia ser dito na época (iih, tu é?), mas de qualquer forma a interação do Pip, alguém completamente mesquinho e ordinário, com Herbert é algo de se encher os olhos, seja com intenções românticas ou não. É linda a forma como eles genuinamente se amam e apreciam a companhia um do outro, você pode achar inúmeras vezes em que eles não sentem medo de demonstrar sentimentos afetuosos e todas são um dos pouquíssimos (se não únicas) momentos em que nosso protagonista parece conseguir ser feliz. De qualquer forma, é o meu casal, e maldito seia Charles Dickens por inventar o queerbaiting de maneira tão genial.

Tah_baddauy 10/06/2021

Cheguei nessa obra de tanto ser mencionada por Zafón no cemitério de livros esquecidos, que grande surpresa, embora um clássico da literatura, Grandes esperanças é um romance de formação bastante atual e íntegro na sua veracidade. Gostei do livro principalmente pelos personagens serem palpáveis, com todos nuances que uma pessoa pode ter.

Rossana 13/09/2022

Dickens, sempre uma leitura maravilhosa.
Considerado como sua grande obra este livro é narrado em primeira pessoa e vamos acompanhando o que se passa na cabeça do personagem principal, o Pip.
Um livro sobre rejeição, redenção e a importância de reconhecer os grandes valores da vida e das pessoas que realmente importam.
Um livro muito bom, mas tenho que dizer que David Copperfield ainda é o meu preferido.

Camila 14/09/2021

Nossa, que livro é esse?
Não sei nem o que dizer...
Foi uma experiência maravilhosa acompanhar a vida de Pip, desde criança.
Todo personagem tem sua importância, seja ele bom ou mau.
Ora sentimos raiva, ora felicidade por todos.
Em especial falo do Joe, que certamente ganhou meu coração e me tirou lágrimas dos olhos...
O livro é perfeito do jeito que é!

Isabela.Norberto 25/07/2023

Um clássico que vale ler
Um livro ser considerado um clássico não é sinônimo de que a leitura será agradável, mas no caso de Dickens foi e muito.
Achei as personagens bem construídas, o desenrolar da trama bem planejado, mas senti que algumas histórias poderiam ter sido mais bem trabalhadas, por exemplo a situação que ocasionou o drama secundário, o que possibilitou a existência do drama central.
Demorei um tempo para ler o livro por conta de questões da rotina, mas apesar de ser um calhamaço a leitura é muito rápida se você dispõe de tempo livre pra se dedicar a ela.
Grandes Esperanças é uma obra que independente do momento, recomendo a leitura, não tendo estágio da vida mais ou menos propício para aproveitar a obra.

Mayara Beatriz 19/01/2021

Um amor pelos cativantes personagens de Dickens
Grandes Esperanças foi escrito por Charles Dickens e publicado entre os anos de 1860-61. Ele conta a história e desenvolvimento do personagem Philip Pirrip (que é mais conhecido por Pip, e também algumas vezes chamado de Handel) e por isso é considerado um romance de formação.

O livro é todo narrado pelo próprio Pip, desde sua infância até se tornar adulto. Durante todo esse processo diversas pessoas passam por sua vida e cada uma delas deixam marcas inesquecíveis fazendo-o tomar caminhos inimagináveis e surpreendentes.

A ideia central da história é sobre as “Grandes Esperanças” de Pip, onde surgem em meio a uma vida simples e pacata, e a ideia de mudar de vida deixa Pip em êxtase a ponto de fazê-lo esquecer algumas pessoas e coisas importantes em sua vida.

A escrita de Charles Dickens é marcada por bordões de diversos personagens e se estendem ao longo de toda a narrativa, trazendo um certo ar cômico com isso. No entanto, a história nada tem de hilária. Diversas injustiças, sofrimento e pesares tomam conta da história fazendo-a triste e emocionante. Mas não é só isso, alguns personagens trazem uma leveza e simplicidade que você se sente abrigado em seus braços e de coração quentinho.

Para mim, valeu cada lágrima que chorei e sem dúvidas este livro se tornou, antes mesmo de acabar, um dos meus preferidos da vida.

Lorayne.Stinguel 12/11/2022

Não foram poucas vezes que ouvi referência do Dickens. Por esta razão quis ler Grandes Esperanças, ainda mais porque foi citado por uma de minhas personagens favoritas. Fiquei simplesmente encantada em como o autor consegue escrever um livro tão extenso, de uma forma tão leve e que não cansa. Trata de questões sérias também, mas de uma forma muito simples, onde você nem sente a dor. É incrível!