Grandes esperanças

Grandes esperanças Charles Dickens

Resenhas - Grandes Esperanças

Arsenio Meira 27/09/2012

Dotado de uma imaginação prodigiosa, este romance é único. Dickens, talvez o primeiro grande escritor que levou à sério a classe média, escreveu sua última obra imerso numa introspecção (algo raro em Dickens) que revela - definitivamente - um escritor que soube criar tipos imortais, com o lirismo peculiar dos mestres.

A trajetória do personagem principal, Pip, demonstra com singular clareza alguns traços universais do caráter humano. Para mim, Dickens despediu-se em grande estilo. E, saindo de cena, o tempo foi incapaz de relegá-lo ao limbo.

André Vedder 09/05/2021

Esperança renovada
Minha primeira leitura de Dickens e ao término dela saio com a alma renovada.
O autor tem uma escrita muito boa e fluída, e a história em si é maravilhosa. Mas para mim o ponto alto do livro são seus personagens, desde o principal aos seus coadjuvantes, pois ninguém ali está por acaso, para criar narrativas paralelas ao enredo, e sim para acrescentar humanidade e brilhantismo à obra.

"Em suma, fui covarde demais para fazer o que eu sabia ser certo, tal como fora covarde demais para evitar fazer o que sabia ser errado."

"Foi para mim um dia memorável, pois ocasionou grandes mudanças em mim. Mas é assim com todas as vidas. Imagine que um determinado dia fosse eliminado de sua vida, e pense em todas as consequências que isso teria sobre o resto dela. Para e pensa, tu que me lês, por um momento, na longa cadeia de ferro ou ouro, de espinhos ou flores, que jamais te teria cingido, não fosse a formação do primeiro elo num dia memorável."
Henrique Fendrich 09/05/2021minha estante
Livro maravilhoso!

Silvestarley Oliveira 20/11/2022

Grandes esperanças
Aqui vamos acompanhar a história de Philip Pirip, mais conhecido como Pip. Pip é um garotinho de sete anos, órfão, que é criado pela irmã mais velha e seu marido Joe, o ferreiro. Morando em um pequeno vilarejo, a família, de origem simples, leva uma vida que não chega a ser exatamente miserável mas bem próxima a isso. A comida não falta mas é pouca. Joe passa os dias trabalhando na ferraria para garantir um mínimo de sustento. A irmã mais velha é muito rigorosa com o irmãozinho. A vida de Pip é dura. Ainda assim, apesar das adversidades, o garoto é capaz de sorrir daquele modo que só as crianças sabem. Tudo começa a mudar quando Pip é chamado pela Srta. Havisham para visitar sua mansão. Manor House destoa totalmente do restante da vila. É uma propriedade enorme com sinais de abandono, muito sombria e cercada de mistérios. O jardim está descuidado, há uma cervejaria abandonada dentro de seus muros e todos os seus relógios estão parados exatamente no mesmo horário. Ao adentrar o quarto da Srta. Havisham, o mistério só aumenta. Ela não permite a entrada de luz, as cortinas estão permanentemente fechadas e o ambiente mal é iluminado por velas. Em um cômodo há um buffet completo de casamento coberto de insetos e teia de aranha. A srta. Havisham está sentada em uma cadeira com um vestido de noiva que parece que irá se desmanchar a qualquer momento e está coberto de pó. É nesse ambiente obscuro que Pip conhece Estella, fonte de todas as suas ambições e aflições. Rejeitado pela garota, Pip começa a se sentir mal por ser quem é e pela sua origem humilde e almeja então se tornar um cavalheiro para que seja digno do amor de Estella. Sem grandes expectativas reais de alcançar o seu sonho, o que Pip não imaginava é que sua realização estava muito mais próxima do que ele esperava. Acompanhar a trajetória de Pip levanta muitas discussões, principalmente sobre as questões sociais. Sua ascendência pelos olhos da sociedade, e até pelos de si mesmo enganado por essa outra, não coincide com a iluminação de sua alma e nem com a conquista de sua felicidade. Ao conceber que sua felicidade está atrelada a sua posição social, Pip apenas engana a si mesmo. No fim, o que acontecera de bom em sua vida teve origem humilde. A nobreza pouco lhe trouxe além de alguns momentos de prazer ao preço da perturbação de seu espírito. É genial e ao mesmo tempo assustador pensar que uma crítica social presente em um livro do século XIX ainda se encaixe em nossa sociedade dois séculos depois. Cada vez mais as pessoas vivem de status e buscam a felicidade em bens materiais e posições sociais. Poucos buscam o desenvolvimento interior e a felicidade nas pequenas coisas. Será que os livros clássicos têm uma genialidade que sempre os fazem permanecer atuais?

Toshiko.Pri 30/04/2023

Maravilhosa
Nem sei o que dizer, haha
Eu esperava um romance arrebatador desse livro, por não conhecer mesmo e ver apenas algumas frases soltas em outro livro, mas o que eu encontrei foi algo totalmente diferente.

Acompanhei Pip desde a infância, eu o amei, me compadeci dele, e de repente, eu quase o odiei, fiquei indignada em muitas vezes, mas acredito muito que de tanto ele ter sido xingado e maltratado de graça, ele se tornou aquilo do que mais o chamavam .

Joe tem todo o meu coração e ele merecia um livro só dele ?

Dickens conseguiu me surpreender muitas vezes com os plots, e não deixou nenhuma ponta solta, gostaria de ter lido outro final para Magwitch, mas tudo bem.

E o final, eu preferiria o primeiro que Dickens havia dado.
Não dá pra expressar aqui o tanto de sentimentos e reflexões que essa obra nos traz, então eu apenas digo, leia, não se arrependerá.
Reginaldo Pereira 30/04/2023minha estante
Que legal que gostou, Pri! É uma baita obra, este livro! Apesar de não ser o protagonista, Joe foi o personagem que mais me encantou (e me fez rir!!!). Saudades dele!!!!!!!

Toshiko.Pri 30/04/2023minha estante
Verdade! Falei pra minha amiga, que o Joe merecia um livro só dele ? e fiquei feliz com o fim que ele teve

caroline 29/01/2021

A jornada de desventuras em série do pequeno Pip, foi repleta de felicidades passageiras e alguns "valores portáteis". Contudo, sua maior riqueza consistia mesmo em amigos fiéis, que nunca o abandonaram.

Os amores incorrespondidos e rejeitados estão tão atrelados à trama quanto o próprio Handel (Pip). É bem verdade que, pessoas nem sempre deixam marcas positivas e belas lembranças, na vida daqueles que cruzam seu destino...

Os danos que se pode causar no outro - internamente - podem ser severos e irremediáveis. O amor pode ser tão destrutivo quanto riquezas em mãos erradas.

O passado é um quarto escuro empoeirado, com relógios parados. Que nunca nos deixemos aprisionar lá!

Peter.Molina 26/10/2022

Livro que arrebata
Confesso que para mim o livro demorou a engrenar. Não conseguia sentir nenhuma empatia pela personagem principal, e , mesmo sabendo que é um romance de formação, não imaginava o quanto ele podia se modificar. É um livro sobre orgulho, arrogância, vergonha e sobretudo redenção. O final do livro tem cenas tão bem escritas que chegam a arrepiar. O autor transformou tão bem a narrativa que chega a ser comovente. Um clássico que todos devem conhecer.

Jonathas dos Santos Benvindo 24/09/2022

Excelente leitura. Escrita envolvente, história que prende e muito bem desenvolvida! Acho que Dickens pode entrar pra lista dos meus autores favoritos.

Rodrigo 16/11/2021

Sensivelmente lindo!
Protelei tanto essa leitura e quando realizo, fico encantado com a grandiosidade desse, que para mim, já é um dos maiores personagens da literarura, Pip é incrível!!!!
Daniel 18/11/2021minha estante
Estou fazendo isso também. Já o coloquei na minha meta de leitura. Todos que terminam esse livro dizem que foi uma experiência encantadora.

Rodrigo 18/11/2021minha estante
E uma leitura incrível, Daniel!!!!

beleza 01/11/2021

Meu autor preferido
Primeiro foi David coperfield, depois um conto curto: conto de natal e agora, grandes esperanças.

Fica difícil dizer qual dos dois romances gostei mais.

Sem dúvida, meu autor preferido no momento, porque a gente muda?.
Laura.Pinheiro 01/11/2021minha estante
Estou doida para ler esse livro

Carolina.Gomes 22/01/2021

As desventuras de Pip
Esse livro não estava na minha meta de leitura, por enquanto, mas comecei a ler o primeiro parágrafo e não consegui parar. Fiquei curiosa para saber o que ia acontecer com Pip.
Dickens é o rei do novelão e as reviravoltas rocambolescas da narrativa me agradam muito!
Pip é um menino órfão que, ao herdar uma quantia em dinheiro, de um protetor anônimo, começa a meter os pés pelas mãos, esquecendo os amigos verdadeiros e negando suas origens.
Após algumas bordoadas ele vai aprendendo que lealdade, amizade verdadeira e valores morais são muito mais importantes que ter muito dinheiro ou ascender socialmente.
Foi uma leitura muito agradável e eu recomendo!

Emanuela130 22/04/2021

Sobre culpa e perdão, sobre ser humano.
Um romance de formação que muito me tocou, trouxe a infância contatada com os olhos de Pip adulto, mas que abordou de forma muito clara e bonita a singeleza de ser criança. Com uma vida difícil, solitária e fadada ao erro, é difícil julgar Pip adulto. Livro sobre solidão, ingenuidade, mesquinhez, culpa e perdão.
Gostei da leitura, meu primeiro contato com o autor.

Bruno Malini 15/11/2020

Ah não me envolvi. Criei muita expectativa. Sofro desse mal.

Raissa 07/11/2022

Dickens realmente é tudo isso q falam dele
Depois de um longo período de ressaca literária, finalmente voltei com o ritmo de leitura e consegui finalizar Grandes Esperanças. Confesso q o início foi meio lento pra mim, mas depois fluiu mto bem. Adorei os diálogos e já deixo bem claro q o Joe entrou p minha lista de melhores personagens literários (ele é mto neném ???).

Rildery 18/08/2021

O MAIOR!
Eis aqui a obra prima do Dickens.
O livro é uma obra prima e mostra a ascensão e o declínio do jovem Pip. Nesse romance de formação, Dickens provou ser um dos maiores autores de todos os tempos. LEIAM!