A vida do livreiro A.J. Fikry

A vida do livreiro A.J. Fikry Gabrielle Zevin

Resenhas - A Vida do Livreiro A.J. Fikry

Mari Briese 03/03/2023

A vida de A.J. Fikry
A.J. Fikry é um livreiro de uma livraria em Alice Island. Após perder a esposa nada mais parece fazer sentido, as vendas da livraria Island Books não vão bem, ele se embriaga para sonhar com Nic, sua falecida esposa.

Quando o Tamerlene, uma edição rara de um livro de Edgar Allan Poe, é roubada, no mesmo dia, é deixado um pacote na livraria que mudará para sempre a vida e o coração de A.J.

Um livro leve, gostoso, uma leitura fluída, que quanto mais tu ler, mais quer saber o que acontece. Um livro que não é preciso pensar muito, apenas sentir.

E como não pode faltar, num romance engraçado e delicado, tem algumas lágrimas, pelo menos da minha parte.

Cauãzinho 21/02/2023

?Às vezes os livros só nos encontram no momento certo.?
Gostei da história, foi envolvente, dá para acompanhar muito bem o desenvolvimento dos personagens.

Comecei o livro quase dormindo, depois a história ficou muito interessante, mas do meio pra frente volta a oscilar. Isso me fez levar 5 dias para ler um livro basicamente curto.

Tenho certeza que vou indicar o livro pra alguém um dia, é um bom comfort book, e tem lições valiosíssimas.

Julia 09/02/2023

Esse livro foi uma leitura bem diferente para mim, eu não sei exatamente oque estava esperando,mas me surpreendeu muito.
A história começa um pouco monótona e parece que vai ser um livro chato, mas no desenrolar dela acontecem tantas coisas que te prendem ao A.J de uma maneira incrível, você vai se apaixonando e sofrendo junto com ele
No final foi uma leitura que eu não dava nada e acabei amando

Ruth 05/02/2023

um livro com leitores de livros
Acompanhando mais de 10 anos da vida do A.J. , a autora monta um tributo claro aos livros, livrarias e livreiros e tudo o que surge do contato com os três

gvazzz 05/02/2023

Pela resenha e após ter lido ?o passeador de livros?, eu espera muito mais, acho que se perdeu no objetivo - ou não.
Conta a história de AJ, um livreiro que perdeu a esposa e está em situação decadente até que deixam uma menininha de 2 anos na sua livraria para ele criar. Ele adota a menina e tem sua vida mudada por ela?
Dani 05/02/2023minha estante
É um livro ?ok? kkkk esperava mais dele também

Martha 03/02/2023

Ganhou meu coração.
Livros que falam de livros e do amor das pessoas pelos livros, ganham meu coração sem esforço. Esse ainda teve o bônus de ser fofo, engraçado, fluído e nada previsível.

O amor pelos livros (e pela fofoca) uniu uma comunidade em torno da Island Books de uma forma que se tornou uma bola de neve e foi lindo de ver.

Lindo ver a evolução de AJ, de Maya, do delegado, de Ismay... ver que alguns clichês não aconteceram (e eu amei que não teve drama onde não precisava). E que outros aconteceram de forma linda de deixar o coração quentinho.

Varias obras citadas, mas ter meu livro favorito logo no inicio pegou meu coração. Alguns errinhos de portugues (deve ter mais do que eu vi, pq eu reparo muito pouco nisso) e as vezes umas partes aceleradas demais tiraram as 5 estrelas que eu daria. Mas não deixa de ser um bibêlozinho e de ter ganho meu coração. Super indico pra quem precisa de uma leitura leve e fluida ou quer recuperar de uma ressaca.

leonardo1221 28/01/2023

não tava colocando muita fé, comprei pq ia pagar bem barato mas ele é bom, foi uma leitura boa então 3,5 pra ele

Marina 20/01/2023

uma gracinha
ahhh, eu absolutamente adorei. Adorei como é narrado em terceira pessoa e no presente. Adorei como todos os personagens são incrivelmente reais e sensíveis independente de seu gosto para livros (hahaha). Adorei os plots nada óbvios, principalmente! ??

JAlia327 19/01/2023

Novo favorito da vida.
Comecei o livro achando um 4, depois 3, 4 de novo e terminei com um livro favorito da vida na estante.
Emocionante demais, que história linda.

Regiane @agentejaleu 12/01/2023

Uma grata surpresa.
Não conhecia esse livro, li par a uma leitura coletiva. Mas me ganhou já nas primeiras páginas. AJ nosso livreiro ranzinza, tem sua vida mudada após ganhar " Um presente ", que o tornou um fofo. Além de ter muitas citações de livros, e um final emocionante.

Ellen 12/01/2023

Livro 5/7
Quinto livro de sete dias lendo.
Achei esse livro por acaso, mexendo no skoob e gostei da capa... foi uma surpresa maravilhosa. Gostei muito do livro

Emma 10/01/2023

O livro é ótimo, mas acho que li no momento errado
Não entendam mal quando falo que li no momento errado. Estou tendo alguns problemas pessoais e esse livro bateu fundo no meu peito.
Esse livro é uma lição de vida e me fez refletir tanto que me peguei chorando no final.

Regina 08/01/2023

Uma leitura agradável
A vida do livreiro é bem agradável. Fluida, bem
Amarrada. No início achei um pouco chata, mas a partir de um determinado episódio da trama as situações se transformam e a história desenvolve muito bem. Vale a leitura

Beca Nolêto 06/01/2023

Lido pela terceira vez, de tão bom
A primeira leitura do ano também foi a terceira vez da leitura deste livro! É um dos meus favoritos da vida (obrigada por ter me apresentado ele lááá atrás, @ludeluciana !), por isso, é muito difícil eu conseguir falar sobre ele (inclusive, o A. J. fala sobre isso no livro), além de dizer "vocês precisam ler essa história incrivelmente simples, mas linda!"

Uma vez eu vi uma definição dizendo que "A vida do livreiro" é uma carta de amor ao mundo dos livros, e é exatamente isso! Cheio de citações de contos e romances, reais e ficcionais, essa história te leva a mergulhar na vida de A. J., que não tem nada de espetacular. Ele está ficando velho e adoecido pelo luto, após perder a esposa em um acidente de carro. Além disso, em curto período de tempo, ele tem algo muito importante roubado e algo muito precioso deixado em sua livraria (eu gosto tanto dessa história que não quero dar nenhum detalhezinho mínimo, só atiçar sua curiosidade e fazer você lê-lo). Esses dois fatos vão desenrolar outras histórias e nos apresentar os demais personagens.

Uma das coisas que mais me admira neste livro, é como todos os acontecimento nele estão interligados, como você nunca espera por essas ligações e se surpreende a cada novo fato que a autora coloca pra você! Simplesmente perfeito!

DêlaMartins 05/01/2023

Leve, lindo...
Li em 2016, encontrei o resumo na contracapa e resolvi aqui transcrevê-lo.

Li em 3 noites, fácil de ler. Passagens tristes, escritas de forma leve, sem sofrimento; passagens engraçadas sem piadas; passagens alegres e suaves. A. J. é proprietário de uma livraria que fica numa ilha de veraneio. Ele sai de uma rotina chata, sai do mau humor quando duas mulheres e alguns amigos entram em sua vida. A partir do momento em que ele permite a entrada de pessoas diferentes em sua vida, ela muda para melhor, mesmo com as diferenças. Encantador. Super recomendo.