A vida do livreiro A.J. Fikry

A vida do livreiro A.J. Fikry Gabrielle Zevin

Resenhas - A Vida do Livreiro A.J. Fikry

amandavsc 06/07/2023

Queria que tivesse mais páginas (e eu raramente digo isso)
"A vida do livreiro A.J. Fikry" é o que o título sugere: a história de vida do dono da única livraria de uma cidade pequena, localizada numa ilha. A.J. é um homem de quase 40 anos que perdeu a esposa e o sentido da vida, mas tudo muda quando um bebê é abandonado em sua loja.

Protagonistas meio rabugentos que no decorrer da história mostram um lado sensível são meu ponto fraco, especialmente quando envolve crianças (sim, Joel Miller, é de você que tô falando). Os diálogos são bem divertidos de acompanhar, gostei bastante de alguns personagens secundários e queria ter visto mais deles. As resenhas de contos que vem antes de cada capítulo também são uma forma de contar a história e de caracterizar melhor o protagonista e foram um ponto muito alto da leitura pra mim, inclusive terminei o livro com vontade de procurar saber mais sobre vários deles. Tirei uma estrela da avaliação porque enquanto alguns livros se estendem onde não é necessário, esse aqui não se estendeu em momentos que eu queria mais profundidade. Em 180 páginas, o livro narra mais de 10 anos de acontecimentos da vida dos personagens, e alguns momentos passam tão rápido que quase não dá tempo de se conectar com aquilo ali antes do próximo salto temporal. Enquanto algumas reviravoltas me surpreenderam, o rumo que a história tomou no final não foi muito inovador, mas foi bem executado e conversou bem com o que foi construído durante todo o livro e isso bastou pra mim.

Luis0501 13/06/2023

A vida é assim.
Fazia muito tempo que eu não lia um livro assim, que me deixava com vontade de devorar ele de uma única vez, ignorando todo o resto do mundo (o que só não fiz porque o trabalho não deixou), que ocupasse meus pensamentos o dia todo.O último que fez isso foi "O Velho e o Mar" (não por coincidência, um de meus preferidos, se não O preferido).
O livro é bem curto, o que chega a ser um ponto negativo, porque aí tudo acontece muito rápido e de forma rasa. Não tem aprofundamento ou desenvolvimento de personagens, tudo acontece de forma corrida, com vários saltos temporais de um capítulo para o outro. Isso pode ter um motivo (que vou discorrer sobre mais a frente) mas na prática deixa um gosto amargo de "isso não foi o suficiente, eu quero mais". Frustração é a palavra.
A história, assim como o título já diz, é sobre a vida de um livreiro. E só. Simples assim. Ele não é um herói, é só um homem comum. Assim como todos os homens comuns, tem contas a pagar, responsabilidades, problemas, dias bons e ruins, felicidades e traumas. Isso torna muito fácil nos identificarmos com o protagonista, porque ele é humano. Nada mais que isso. A vida dele é um paralelo com a nossa, com rotinas, altos e baixos, família, amigos e despedidas. E no final, bom, ela chega ao fim. Assim como a de A.J.
O motivo sobre o livro ser tão corrido é (suposição minha) feito propositalmente para que o leitor lembre que a vida é curta. Ela passa rápido e quando nos damos conta estamos próximos do fim. Então temos que aproveitar. Viver bem, aproveitar e lidar da melhor forma possível com as coisas ruins que podem (e vão) acontecer. Valorizar as pequenas coisas, as boas companhias. Fazer crises tornarem-se oportunidades. E no final, assim como todo e qualquer ser vivente, teremos que morrer. Querendo ou não, estando prontos ou não. E quem fica você sua vida, da melhor forma que conseguir.

Hudson.Carlos 13/06/2023

Livros são coisas incríveis, e depois dessa leitura essa certeza só aumentou.
Um estória muito bela!

AMay1 13/06/2023

Sublime...
De vez em quando me aparece uma obra que me consumo a mente e a alma... Esses enredos excêntricos que te causam um misto de sensações.

O tipo de história que te marca para sempre. A certeza de uma nostalgia que virá quando ela passar por sua memória.

Não há uma linha aqui que tenha me desapontado. Eu estava grata em aceitar o que quer que o autor me desse. E recebi com humor, lágrimas nos olhos e o coração aquecido.

Amei amei e amei como o final é apenas um retorno para o início. A sensibilidade e a poesia que você encontra em toda parte. E gostaria muito de ter a sorte de encontrar uma Island Books pitoresca por aí, como seus personagens extravagantes e únicos.

Seria uma honra e um prazer.

P.S.: Correndo assistir a adaptação!

Lauuulisboa 06/06/2023

Um livro curto, bem conciso e com várias indicações de outros livros legais. A vida do livreiro foi uma vida como qualquer outra, com drama, tristeza, amigos, amores, alegrias, mas, diferente da maioria, com uma livraria de plano de fundo e livros como companhia.

Ramon122 13/05/2023

Um dos livros mais lindo que eu já li
Eu não sei nem explicar o tamanho da beleza e a emoção que esse livro me fez sentir. Um livro simples, mas de um sentimento de amor que ele transmite durante toda a leitura.

Que escrita linda, que personagens lindos! Ficará marcado na minha memória.

Ana Vizentim 30/04/2023

Lindo!!!
Essa foi a minha leitura secreta do Clube Corujas da Leitura e foi uma grata surpresa. Um livro lindo e q traz um livreiro como protagonista!!! Amei as interações e lembrei demais das nossas LCs e clubes!!!
Umivro muito fofo e q eu amei!!!
Maya é sensacional!!! E o delegado tb kkkk

Nathalia.Petelin 29/04/2023

Um livro com cheiro de amor
Eu me surpreendi muito com esse livro , ou melhor , obra de arte .
Estou totalmente encantada com a maneira que a história é colocada por meio das melhores palavras .
Esse é aquele tipo de livro que deixa vc sensível e apaixonada .
Com toda certeza eu irei favoritar.
Não tenho nem palavras para descrever como esse livro mexeu comigo .
Recomendo MUITO

Regina 22/04/2023

Livros que falam sobre livros me encantam...
Mais uma obra que fala sobre livros (como não gostar?). Acompanhei a história de A. J. com interesse. Gostei de Maya desde o início. Questionei as atitudes de Ismay, mas depois acabei por entender seus motivos. E a livraria... consegui imaginar cada momento naquele lugar. Lambiase foi um grande amigo até o fim, e Amelia deu a A. J. uma nova oportunidade de amar. A morte, única certeza da vida, é tratada como tal. O que vale é o que construímos em vida junto a quem amamos. Recomendo!

Books da Sue 22/04/2023

O poder dos livros
A história deste livro não é deslumbrante nem maravilhosa, mas é bem legal no sentido de que mostra pra gente o poder de construção e reconstrução dos livros sobre as nossas vidas. Eles estão presentes em todas as fases da vida do livreiro Fikry, boas e ruins. Isso foi o que mais me encantou - a realidade nua e crua de uma vida real, numa cidade real, entremeada por muita literatura e pessoas reais. E, como na vida de verdade, algumas dessas pessoas gostam de leitura, outras não, algumas se permitem ser transformadas pelos livros, outras deixam essa transformação como legado para seus filhos?

Um ponto alto da obra são as sugestões de leitura: como o livreiro é fã de contos, anotei vários deles e já estou adquirindo alguns para minha coleção pessoal.

Como leitora, achei que a autora se perde apenas em algumas partes da trama quando tenta explicar acontecimentos sem aprofundar devidamente - aprendi que em literatura tem coisas que, se o escritor não vai aprofundar, é melhor nem levantar, porque acaba despertando uma curiosidade e deixando o leitor sem resposta - minha opinião.

Joelle 28/03/2023

No fim, somos como obras selecionadas
Foi prazeroso ler o livro. Dá até vontade de morar em uma livraria e viver a experiência. Gostei de como a autora fez, não ficou explicando exatamente como aconteceu determinadas situações, já seguia com os capítulos. Mas não significa que não tenha contado as partes importantes. Por sinal, a história da Maya é incrível. É um livro que conta a história de um livreiro que ficou ranzinza aos 35 anos, mas que descobre o amor de diversas formas. É fofo, divertido e romantico. Suave e gostoso de ler. Recomendo! Peguei p/ ler durante uma viagem de 5 dias, mas terminei no 4º, agora to sem livro p/ ler no meu retorno rs. Atrás de um sebo aqui no Rio, urgente!

Gabriela3420 09/03/2023

A vida do livreiro A.J. Fikry
Conhecemos Fikry quando ele fica viúvo, ainda muito abalado pela perda da esposa, ele se torna uma pessoa - ainda mais - rabugenta e também autodestrutiva. Para piorar a fase ruim, a pequena livraria que ele mantém numa ilha de veraneio na Nova Inglaterra (EUA) vai mal e um livro raríssimo e valioso que ele possui é roubado. A maré de azar só muda quando um misterioso pacote é deixado em sua porta.
“A vida do livreiro A. J. Fikry” é um verdadeiro tributo aos livros, leitores, livreiros e livrarias. É o amor pela leitura que conduz toda a história, uma trama com doses de humor e drama na medida certa, repleto de referências literárias, um livro clichê, leve, estilo comédia romântica da sessão da tarde. Ideal para ler num feriadão ou numa tarde de domingo preguiçosa, para refletir sobre a importância de contar com uma rede de apoio.
A minha experiência de leitura só não foi melhor porque o livro tem sérios problemas de revisão e tradução.

Sarah 03/03/2023

Leve
Foi uma releitura e quando fui dar a nota, vi que permaneceu a mesma que dei pela primeira vez.
É um livro leve, fácil de ler, com uma estória simples e gostosa de acompanhar

Mari Briese 03/03/2023

A vida de A.J. Fikry
A.J. Fikry é um livreiro de uma livraria em Alice Island. Após perder a esposa nada mais parece fazer sentido, as vendas da livraria Island Books não vão bem, ele se embriaga para sonhar com Nic, sua falecida esposa.

Quando o Tamerlene, uma edição rara de um livro de Edgar Allan Poe, é roubada, no mesmo dia, é deixado um pacote na livraria que mudará para sempre a vida e o coração de A.J.

Um livro leve, gostoso, uma leitura fluída, que quanto mais tu ler, mais quer saber o que acontece. Um livro que não é preciso pensar muito, apenas sentir.

E como não pode faltar, num romance engraçado e delicado, tem algumas lágrimas, pelo menos da minha parte.