A vida do livreiro A.J. Fikry

A vida do livreiro A.J. Fikry Gabrielle Zevin

Resenhas - A Vida do Livreiro A.J. Fikry

Laura.Novelli 04/05/2021

Livros que falam de livros
"Lemos para saber que não estamos sós. Lemos porque estamos sós. Lemos e não estamos sós."

Livros que falam de livros... Este é um dos meus "gêneros" favoritos da vida, e este romance foi certeiro.

Recheado de indicações maravilhosas que alongaram minha já extensa lista de desejados, é impossível não parar para anotar todas as referências. Porque nós leitores somos assim... Queremos ler muito além do tempo de vida que nos resta!

Em meio a Poe, Tolkien, Proust, Mark Twain, Hemingway, David Foster Wallace, entre outros, a autora nos emociona com particularidades que somente nós, leitores, podemos abraçar.
Jean Bernard 05/05/2021minha estante
Já amei. Foi pra lista de compra. Adorei a resenha.

Laura.Novelli 05/05/2021minha estante
Ahhh fico feliz!! É curtinho, mas dá um respiro tão bom nesses tempos difíceis que estamos vivendo...

Willy 16/05/2021

É muito bom e melhor do que eu imaginava. A história flui e você fica com o coração quentinho lendo.

Ana Vizentim 30/04/2023

Lindo!!!
Essa foi a minha leitura secreta do Clube Corujas da Leitura e foi uma grata surpresa. Um livro lindo e q traz um livreiro como protagonista!!! Amei as interações e lembrei demais das nossas LCs e clubes!!!
Umivro muito fofo e q eu amei!!!
Maya é sensacional!!! E o delegado tb kkkk

Cris 04/04/2024

04.04.2024
Mais um livro sobre livraria e livros que amei. Nessa história, o livreiro A.J. Fikry fica viuvo e perde o rumo da vida, até que uma bebê aparece abandonada em sua livraria e resolve adotá-la. Agora, mais do que nunca precisa ficar sóbrio, ganhar dinheiro para sustentar a menininha e tudo muda em sua vida. Muito bom!

Bruna 28/03/2024

Vale a leitura!
Quer ler um livro agradável? Leia este! A historia não tem grandes reviravoltas, mas você acompanha o desenrolar de forma muito leve mesmo envolvendo alguns assuntos sérios.

Anelise 18/05/2020

Tenho este livro desde 2017, só agora chegou o tempo... independente da trajetória e narrativa... termino com a emoção mesma inundante de estar entre os livros, seja em casa, nos sebos, livrarias, bibliotecas... estantes de livros dos amigos.... um sentir que muito de nós não consegue nomear... e gostaria de compartilhar com quem amo/compartilhar este amor ...

Priscila.Kuczma 03/02/2021

Tristezas, alegrias e recomeços
Livro pequeno mas repleto de significado, representatividade, pessoas com um crescimento incrível de vida, de personalidade, de amizade e de amor.

A.j perdeu a mulher muito cedo, ela era seu amor e seu braço direito, acabou ficando uma pessoa amarga e teve que se reconstruir e se entender novamente.

Amelia e Maya tem um papel mega importante, de trazer alegria e esperança novamente para A.j, para a ilha e para a livraria.

Para nós leitores é um prato cheio, livraria, sessão de autógrafos, leituras, escritores, clube do livro e o melhor, pessoas apaixonadas por livros e algumas até descobrindo esse amor.

Não imaginava que essa estória iria conseguir entregar um romance, um drama, uma comédia e até um suspense com direito a plot no final. O livro tem humor ácido mas ao mesmo tempo melancólico.

Regina 22/04/2023

Livros que falam sobre livros me encantam...
Mais uma obra que fala sobre livros (como não gostar?). Acompanhei a história de A. J. com interesse. Gostei de Maya desde o início. Questionei as atitudes de Ismay, mas depois acabei por entender seus motivos. E a livraria... consegui imaginar cada momento naquele lugar. Lambiase foi um grande amigo até o fim, e Amelia deu a A. J. uma nova oportunidade de amar. A morte, única certeza da vida, é tratada como tal. O que vale é o que construímos em vida junto a quem amamos. Recomendo!

Luis0501 13/06/2023

A vida é assim.
Fazia muito tempo que eu não lia um livro assim, que me deixava com vontade de devorar ele de uma única vez, ignorando todo o resto do mundo (o que só não fiz porque o trabalho não deixou), que ocupasse meus pensamentos o dia todo.O último que fez isso foi "O Velho e o Mar" (não por coincidência, um de meus preferidos, se não O preferido).
O livro é bem curto, o que chega a ser um ponto negativo, porque aí tudo acontece muito rápido e de forma rasa. Não tem aprofundamento ou desenvolvimento de personagens, tudo acontece de forma corrida, com vários saltos temporais de um capítulo para o outro. Isso pode ter um motivo (que vou discorrer sobre mais a frente) mas na prática deixa um gosto amargo de "isso não foi o suficiente, eu quero mais". Frustração é a palavra.
A história, assim como o título já diz, é sobre a vida de um livreiro. E só. Simples assim. Ele não é um herói, é só um homem comum. Assim como todos os homens comuns, tem contas a pagar, responsabilidades, problemas, dias bons e ruins, felicidades e traumas. Isso torna muito fácil nos identificarmos com o protagonista, porque ele é humano. Nada mais que isso. A vida dele é um paralelo com a nossa, com rotinas, altos e baixos, família, amigos e despedidas. E no final, bom, ela chega ao fim. Assim como a de A.J.
O motivo sobre o livro ser tão corrido é (suposição minha) feito propositalmente para que o leitor lembre que a vida é curta. Ela passa rápido e quando nos damos conta estamos próximos do fim. Então temos que aproveitar. Viver bem, aproveitar e lidar da melhor forma possível com as coisas ruins que podem (e vão) acontecer. Valorizar as pequenas coisas, as boas companhias. Fazer crises tornarem-se oportunidades. E no final, assim como todo e qualquer ser vivente, teremos que morrer. Querendo ou não, estando prontos ou não. E quem fica você sua vida, da melhor forma que conseguir.

Ianca 31/05/2020

Não sei se comecei a ler com muita expectativa, mas a história não é tãaao interessante e reflexiva quanto o que eu esperava. É uma leitura boa e leve sim, indico como um livro pra desopilar um pouco de leituras pesadas

Gilvania4 27/06/2020

Maravilhoso!
Estou encantada com este livro!
A vida do livreiro J.A. Fikry, conta a vida deste homem, que perde sua esposa em um acidente de carro e mesmo após um ano e meio ainda não superou essa perda, o que o faz ser cada vez mais rabugento (embora não tenha chegado aos 40) e estar beirando o alcoolismo.
Numa certa noite de muita bebedeira, comida jogada na parede e vômito, ele tem um livro raro roubado e no dia seguinte, uma menina de dois anos é abandonada em sua livraria. De repente tudo acontece, sua vida muda completamente.
Leia este livro, vale muito a pena.
O que mais gostei foi o quanto nossa vida pode ser beneficiada se arriscarmos mudar, mesmo que essa mudança venha de tragédias!
Cami 27/06/2020minha estante
Esse livro é maravilhoso!!!

Gilvania4 27/06/2020minha estante
Sim, eu amei!

Cherry Moon 18/05/2020

Um livro bastante curto e rápido de ler, A.J Fikry é dono de uma livraria e ele se mostra um tanto solitário devido a alguns problemas que passou, e, apesar de tudo isso, ele continua insistindo em seus sonhos e não desistir da livraria.

Um certo dia ele então recebe uma carta que pode mudar todo o seu destino e tudo em que ele acredita, fazendo a vida dele virar de pernas pro ar.

É uma história sobre relacionamentos e esperança, além de personagens emocionantes e marcantes como Amelia e Maya, que encanta com a sua inocência e carisma.

Para aqueles que estão buscando se curar de uma ressaca e para aqueles que estão procurando uma leitura leve para este momento de quarentena, eu recomendo muito esse livro que é todo amorzinho e gosto de ler

Julia 09/02/2023

Esse livro foi uma leitura bem diferente para mim, eu não sei exatamente oque estava esperando,mas me surpreendeu muito.
A história começa um pouco monótona e parece que vai ser um livro chato, mas no desenrolar dela acontecem tantas coisas que te prendem ao A.J de uma maneira incrível, você vai se apaixonando e sofrendo junto com ele
No final foi uma leitura que eu não dava nada e acabei amando

Caroline.Dias 23/06/2020

Um amor de livro
Uma carta de amor para o mundo dos livros!
“Livrarias atraem o tipo certo de gente”. É o que descobre A. J. Fikry, dono de uma pequena livraria em Alice Island. O slogan da sua loja é “Nenhum homem é uma ilha; Cada livro é um mundo”. Apesar disso, A. J. se sente sozinho, tudo em sua vida parece ter dado errado. Até que um pacote misterioso aparece na livraria. A entrega inesperada faz A. J. Fikry rever seus objetivos e se perguntar se é possível começar de novo. Aos poucos, A. J. reencontra a felicidade e sua livraria volta a alegrar a pequena Alice Island.
Minha opinião:
Esse entra na categoria de corações quentinhos, uma historia linda de amor, recomeços, perdão, superação, e com um segredo para ser revelado.
Eu NUNCA iria imaginar o que o A.J teria encontrado ali na sua livraria que fez sua vida mudar completamente, mas fiquei tão feliz com o que acontece que tive certeza já nas primeiras paginas que seria uma história incrível, e com certeza um dos meus favoritos. s2.
Dito e feito, amei o livro! é cheio de referências de outros livros, filmes e series (que por sinal eu já vi). Recomendaria esse livro para todo mundo!
C_R 25/06/2021minha estante
Amei esse livro também, uma história tão linda.

MatthewsVianna 25/10/2022

Uma narrativa curta, repleta de nuances. Conhecer A. J. Fikry e acompanhar os desdobramentos de sua vida e dos moradores de Alice Island foi um deleite.

A autora conseguiu criar personagens tridimensionais e cheios de personalidade. Foi muito fácil criar empatia por eles e por suas histórias.

A passagem de tempo e de voz narrativa foi um recurso usado de maneira muito satisfatória. O capítulo da Maya é maravilhoso.

O primeiro favoritado do ano.