A vida do livreiro A.J. Fikry

A vida do livreiro A.J. Fikry Gabrielle Zevin

Resenhas - A Vida do Livreiro A.J. Fikry

Monica Sobrinho 01/04/2021

É um livro gostoso e rapidinho de ler, porém não tem nada muito surpreendente. Eu estava precisando de um livro levinho e esse cumpriu o que eu queria.

gigis 14/08/2023

Eu não imaginava que ia gostar tanto assim desse livro, a cada capítulo queria ler mais um pouco e fiquei muito triste quando acabou

é uma leitura muito agradável e sensível, a evolução do protagonista é muito bonita, o melhor livro de 2023 até agora

Regina 08/01/2023

Uma leitura agradável
A vida do livreiro é bem agradável. Fluida, bem
Amarrada. No início achei um pouco chata, mas a partir de um determinado episódio da trama as situações se transformam e a história desenvolve muito bem. Vale a leitura

hagabrielah 05/12/2023

Amei
"A Vida do Livreiro A. J. Fikry", de Gabrielle Zevin, revelou-se uma leitura emocionante e envolvente. A história de A.J. Fikry, dono de uma pequena livraria em Alice Island, trouxe consigo uma profunda reflexão sobre segundas chances e a transformadora magia dos livros.
O mote "Nenhum homem é uma ilha; Cada livro é um mundo" ressoa ao longo da narrativa, criando uma atmosfera acolhedora e mágica em torno da livraria de A.J. O enredo, permeado por reviravoltas e surpresas, não só revela a jornada de autodescoberta do protagonista, mas também celebra a capacidade dos livros de unir pessoas e transformar vidas.
A entrega misteriosa que chega à livraria de A.J. serve como ponto de virada, instigando-o a repensar seus objetivos e a redescobrir a alegria na vida. A narrativa habilmente equilibra emoção e otimismo, proporcionando uma leitura gratificante e inspiradora.
Inspirada pela recomendação da Tami do Resenhando Sonhos, decidi explorar essa obra, e não me arrependi. "A Vida do Livreiro A. J. Fikry" é um tributo aos amantes da literatura, um lembrete de que, mesmo nos momentos mais sombrios, os livros têm o poder de iluminar nossas vidas. Recomendo esta história como uma experiência que aquece o coração e reafirma a beleza transformadora da leitura.

K 05/06/2021

me surpreendeu
?Lemos para saber que não estamos sós. Lemos porque estamos sós. Lemos e não estamos sós".

esperava uma leitura fácil e fluida e minha expectativa foi totalmente atendida. esse livro me deixou bastante envolvida com a história do livreiro (mau humorado) a. j. fikry e com vontade de conhecer sua pequena livraria em alice island. ri, me emocionei, não consegui parar de ler. é um livro maravilhoso pra quem anda meio travado com as leituras, realmente é uma verdadeira "carta de amor aos livros".

Grazi Silva 14/02/2022

Lemos para saber que não estamos sós. Lemos porque estamos sós. Lemos e não estamos sós. Não estamos sós.
Que livro quentinho e gostoso.

Uma leitura completa e emocionante, gostei como as relações são colocadas, as coisas vão se desenvolvendo a medida que traz a mensagem de que a vida continua, ciclos se encerra, ciclos se iniciam e como toda uma essência se mantém viva.

marianamanzano 01/02/2022

os livros que nos unem
terminei esse livro e pensei que depois que a emoção tivesse passado, ao pensar mais racionalmente, eu abaixaria a nota que dei inicialmente (é muito comum aumentar a nota na euforia do momento), então não fiz a resenha ontem. e sabem o que mudou? nada. eu continuo tocada por esse livro fantástico. quanto mais eu penso a respeito, mais o aconchego no meu coração.

um livro tão pequeno contém uma emoção gigantesca e uma sensibilidade impossível de não ser consumida.
livros, amor e família é o jeito mais prático de resumir essa obra, mas não chega nem perto de descreve-la.

os personagens são tão bem construídos (mesmo em tão pouco tempo) que você os enxerga, os vê fazendo suas ações e os entende agindo de acordo sua personalidade. você se apega e sente com eles, ri e chora horrores.

A.J. é uma pessoa difícil. não é um personagem fácil de se conectar de início e foi isso que mais me cativou porque, ao chegar ao fim da leitura, percebi o quanto me apeguei a imagem desse homem e quão real ele foi para mim ao longo da leitura, mesmo que eu não tivesse percebido.

termino esse livro com um aperto no peito e um sorriso no rosto. foi uma das melhores leituras da minha vida e recomendo para todos os amantes - seja do que for.

Sílvia 31/12/2021

Lindo demais
Que livro gutyguty, gostoso de ler, dá uma aquecida no coração de quem gosta de ler. Temos o dono de uma livraria que tem sua vida triste totalmente transformada por conta dos livros: perde uma fortuna, ganha uma filha, arruma amigos, supera sua misantropia, arruma um novo amor, tem uma nova chance.... muito gosto de ler, fora as várias dicas de livros durante a leitura, especialmente de contos e qdo vc entende a abertura de cada capítulo ...

ANA - @aspaceforbooks 23/03/2024

"Só conversaram sobre livros, mas o que, nessa vida...
é mais íntimo do que livros?"

de forma BEM resumida, essa é uma leitura que recomendo para quem ama livros, porque foi por causa deles que eu gostei

é bem rápido e sem muito desenvolvimento dos personagens/história (muita coisa a autora só fala que aconteceu), mas eles se conectam, se encontram e se curam por causa dos livros, então como não entender?

Leila 03/06/2024

Terminei a leitura de A Vida do Livreiro A. J. Fikry de Gabrielle Zevin, e foi uma experiência realmente encantadora. Este livro é exatamente o tipo de leitura que eu estou buscando no momento, algo leve e reconfortante, que proporciona aquele “quentinho no coração”.

A história acompanha A. J. Fikry, um livreiro amargurado que, após a morte de sua esposa e o roubo de um raro manuscrito, encontra uma nova razão para viver ao adotar a pequena Maya, uma criança deixada em sua livraria. A presença de Maya não só transforma a vida de Fikry, mas também revitaliza sua livraria e sua conexão com a comunidade ao seu redor.

Uma das coisas que mais me encantou no livro foram as inúmeras referências literárias. Gabrielle Zevin fez um excelente trabalho ao entrelaçar menções a outros livros e autores ao longo da narrativa, o que enriquece a experiência de leitura para qualquer amante da literatura. É sempre uma delícia reconhecer essas referências.

Apesar de a trama ser um tanto clichê e não trazer grandes inovações, isso de forma alguma diminui o valor do livro. Pelo contrário, foi um verdadeiro alento para mim. A previsibilidade da história contribuiu para a sensação de conforto e familiaridade, algo que eu precisava neste momento de busca por leituras mais leves.

A Vida do Livreiro A. J. Fikry é uma ótima pedida para quem procura uma leitura descomplicada, que oferece momentos de paz e felicidade. É perfeito para desopilar de leituras mais densas ou simplesmente para aqueles momentos em que queremos ler algo que nos faça sentir bem. Recomendo fortemente para todos que desejam uma leitura prazerosa e reconfortante.

Gi 07/12/2022

A vida de um livreiro
Que livro mais fofo!
Sim, a vida do livreiro é bem chatinha até ele conhecer duas pessoas que muda a sua vida.
Tem no enredo adoção, livros, amor, livros, mistério, livros e drama e livros.
Muito rápido de ler e muito fácil de adorar.
Simples e comovente. Adorei!

MENINALY 17/10/2014

Esperava mais
Achei a estoria bonitinha e só. Nada de - Ai, meu Deus esse livro mudo a minha vida. Estoria simples de um viúvo que é dono de uma livraria, que encontra um bebê que ira mudar o seu modo de pensar. Achei que o final do livro não foi bem desenvolvido (como por exemplo mostrar o lado a Maya depois do que acontece com o A.J. Fikry).

Deixo a observação que o livro foi mal traduzido e mal revisado, prejudicando um pouco a leitura.

LidoLendo 12/11/2014minha estante
Concordo 100%! História bonitinha e só. Bem roteiro de comédia romântica de sessão da tarde!
A história é bem contada, gostei do estilo da narrativa! Mas fiquei extremamente irritada com a péssima revisão! Erros de pontuação, concordância, gramaticais... Encontrei de tudo um pouco! Na verdade, encontrei "de tudo um muito"! :/

Ioneide 27/11/2022

Sempre bom ler um livro que fala de livros
A vida de um livreiro narrada nesse livro vai da solidão a um homem casado com uma filha. Não tinha muio expectativa a respeito porém até que não foi de todo uma leitura ruim.

Nat 20/04/2015

Gosto de livros. Gosto de ler, mas também gosto dos livros. Senti-los, cheira-los... então o que dizer de um livro que fala sobre livros? E de um livro que fala do amor aos livros? Adorei A Vida do Livreiro A.J. Fikry. É um livro previsível, mas leve e gostoso de ler. Mostra o desenvolar da vida de um homem incomum, da perda de sua esposa, de se descobrir pai. e os personagens secundários também são muito importantes e tem um grande crescimento na história. Recomendo muito a leitura!

Carla 31/01/2018

História boa, mas..
A história em si é bem interessante, mas achei a escrita da autora muito irritante. Fiquei até surpresa em ler que aquela era sua décima primeira obra, uma escrita meio imatura e com algumas descrições bem clichês dignas de autores amadores. Não descarto esses ?defeitos? terem aparecido por meio da tradução, mas vai saber. A história teria ficado melhor se desenvolvida em mais páginas, às vezes os acontecimentos se resolviam do nada, sem um desenvolvimento decente.. mas enfim, é uma história legal, vale a leitura até