Nosferatu

Nosferatu Joe Hill

Resenhas - Nosferatu

Natalia.Papp 21/02/2023

Bonzinho, malvado!!
Foi a minha primeira experiência lendo Joe Hill, e posso dizer, foi incrível!! Em alguns momentos me senti em Goonies com a personagem Vic e sua bicicleta, em outros eu estava num filme de terror agonizante. E isso tudo misturado nesse livro. Joe herdou o talento do pai para fazer nós, pobres leitores, sofrermos com os finais.

-natalia 15/02/2023

Bom, mas cansativo
O título da resenha resume tudo. A história é interessante, misturando terror com uma fantasia e talvez até ficção científica. Tem um clímax legal, e a ação não é super rápida do tipo que tudo se resolve em um piscar de olhos. Me apeguei a alguns personagens, como o Lou e o Wayne, apesar de ter achado a Vic chata.

Infelizmente, mesmo com pontos positivos, achei que foi muita enrolação, com detalhamentos excessivos e cenas desnecessárias. A própria sinopse conta até mais da metade da história. Se o livro tivesse metade das páginas que tem, acho que poderia ter sido beeem menos cansativo. Imaginei também que o nome Nosferatu pelo qual o próprio personagem se chamou teria um pouco mais de sentido... Do jeito que foi, poderia se chamar Papai Noel kkk

Leeh 04/02/2023

NOS4A2
Esse livro trata de muitos assuntos? são eles: agressão, alcoolismo, problemas mentais, gordofobia, assassinatos, morte, problemas familiares, abuso sexual, conteúdo erótico, abuso de crianças, etc.

Basicamente, esse livro é composto de muitos sentimentos e você consegue senti-los ao longo da narrativa, principalmente da personagem Victoria, que você acompanha a transição dela de adolescente rebelde até a proteção que ela tem como mãe.
É uma história bem construída com um final bom, mas não espetacular.
A única crítica que eu tenho é sobre o palavreado das personagens, porque basicamente quase 100% das falas das personagens tem palavrões e eu acho que isso acaba tirando a beleza da história, deixando cansativa e as vezes, parece que o autor não teve criatividade para formar as falas.
Mas em geral é um livro bom pra passar o tempo e pra quando você tá querendo mudar de gênero, mas não foi um livro que me deixou boquiaberta nem sem palavras.

Ilmar 30/01/2023

Bom mas esperava mais
Gostei do tema "vampiro" e habilidades especiais que exigem algo em troca. Mas fiquei com a sensação de que poderia ter sido mais. É um livro longo, com muitas pausas entre os momentos de avanço da história. Recomendo pra quem ficou curioso.

Vicky.Schneider 23/01/2023

O filho do rei realmente sabe como me prender em uma história, fazendo com que eu só tenha coragem de ler durante o dia. História sensível e muito mais perto da realidade do que a trama deixa a entender. Mais uma excelente leitura para a coleção.

Amandenha 23/01/2023

Primeiro Meta do Ano!
Meta de ler um calhamaço em 2023 concluída!

Nunca imaginei que ia ler um livro de 624 páginas em 1 semana, esse livro me deixou muito entretida dês das primeiras páginas, a leitura não ficou cansativa pra mim mas foi por pouco, é um livro que tem que dá uma respirada antes de continuar a ler, pois tem muita informação e detalhes, pra mim no começo foi confuso por causa da passagem de tempo mas depois acostumei

Não tenho muito oq dizer apenas que o ENREDO dessa história é incrível em vários momentos, os personagens MUITO BEM CONSTRUÍDOS e um FINAL DIGNO de muita ação,suspense e tensão, sem falar nas cenas nojentas de HORROR .

Cris510 23/01/2023

Incrível
Simplesmente amei esse livro, foi perfeito do começo ao fim. Li em poucos dias, foi minha segunda leitura do autor e foi sensacional. Amei os personagens, o vilão (que por sinal achei muito carismático e até estava torcendo um pouco pra que ele tivesse um final feliz) e a ambientação. Parece que o autor herdou o talento do pai.

Rapha 22/01/2023

Joe Hill é muito criativo, o texto é bem articulado.
Gostei do livro e me deu curiosidade para ler outras obras do autor.
Achei essa história um pouco cansativa em alguns momentos, mas dou o crédito favorável ao conjunto, como um todo.

Nil 19/01/2023

Terror leve
O livro não me prendeu, a leitura se arrastou por muito tempo. Somente no final toda aquela adrenalina, me fez gostar do livro.
Por todas as cenas mais fortes, o livro até que daria um bom filme.
Mas não espere nada aterrorizante demais.

Livrendo 17/01/2023

Espetacular!!!!
Toda a identificação entre leitor e personagens decorre com a construção de personalidades fortes, que conversam não apenas com a realidade do leitor, como também com as realidades de outros livros do mesmo autor sem que você fique perdido, caso não os conheça. E como uma história repleta de informações do universo de um devorador de cultura em geral, posso dizer que não é só com essas realidades que a história da protagonista Victoria McQueen se entrelaça. E isso vou deixar para você que resolver dar uma chance ao livro, descobrir e se encantar (ou não ? quem sabe?) por si.

Por falar em Victoria McQueen, vamos falar do enredo:

Quando pequena, Victoria descobre que possui um poder especial. Descobre também que não é a única a ter um dom. Mas enquanto ela usa sua habilidade para encontrar coisas perdidas e tem dificuldades em compreender a veracidade dessas ocasiões, outras pessoas fazem uso de suas habilidades com um propósito? que elas acreditam ser o correto. Charlie Manx, por exemplo, consegue levar crianças à Terra do Natal, um lugar onde a infelicidade é contra a lei e fica situada em uma realidade que só pode ser acessada através dele.

O interessante da narrativa é que acompanhamos o desenvolvimento dos personagens e entendermos como o ambiente familiar pode moldar e transformar a vida de uma pessoa. Acompanhamos uma protagonista disfuncional, com problemas que vão além dos causados pelo vilão. Vemos, como sem querer, reproduzimos comportamentos que condenamos, pois foi assim que aprendemos a agir. E acredito que a grande questão do livro seja justamente essa: a formação psicológica de uma pessoa a partir de suas vivências e convivência com pessoas amadas.
Assim como conhecemos uma protagonista que não hesita em buscar complicações e comete erros que ela mesmo condena, encontramos um antagonista que acredita, de fato, fazer o bem ? ainda que por vias duvidosas. Para ele, suas ações se justificam como apenas um mal necessário para um bem maior. E é a dualidade dos personagens principais que nos permite exercer a empatia por ambos.

No fim das contas, o que Vic precisa enfrentar não são monstros, mas homens. Homens carregados com sexismo e preconceitos gerados por suas relações familiares, pela sociedade da qual fizeram parte. Homens que não precisam de poderes para serem aterrorizantes, violentos, nojentos e perigosos. Mas isso, é claro, não significa que monstros não existam?

Imagino que todo leitor tenha suas peculiaridades para julgar se acha um livro bom ou não, e essa é uma das minhas: um bom livro para mim é aquele em que antes das primeiras 100 páginas você lê e é fisgado não por causa de um acontecimento ou frase épica, mas por algo que aparenta ser totalmente casual ou por um bom jogo de palavras. ?Nosferatu? é um desses livros recheados de surpresas ao longo das páginas, que te prendem e te fazem experimentar das mais variadas sensações, inclusive a de impotência.

hiliandra.faggion 08/01/2023

Joe tem a imaginação parecida com a do pai dele...
Passamos por muitas situações junto com a Vic neste livro.
Necessário sempre, com a família King, fazer a leitura sem preconceitos.

@raqueldreger 04/01/2023

Muito bom, é impossível não ficar pensando no livro, principalmente a partir da metade, fica impossível largar.
Não dá medo, embora tenha umas cenas fortes.

Eduarda.Bischoff 01/01/2023

Ouro não descasca.
Como minha última leitura de 2022 - que só lembrei de atualizar 2023 -, Nosferatu traz muito mais do que terror/ficção em sua história.

Nosferatu é uma história muito bem delineada, planejada e construída de forma espetacular. Os personagens são muito bem construídos e tem um toque de realidade (sim, pasmem) avassalador. Por esse motivo, talvez, eu não tenha dado 5 estrelas pra esse livro: queria *muito* que as 608 páginas do livro também tivessem contado da história de vida desses personagens, e talvez economizado um pouco com longas cenas de pensamento ou descrição.

Contudo, NOS4A2 não conta apenas a história de um sádico cruel que sequestra crianças. Também conta a história de muitas pessoas tentando dar seu melhor, apesar das adversidades de seus próprios mundos internos.

É uma leitura muito gostosa e cativante que, apesar do tema pouco natalino, aquece nosso coração com relações profundas e verdadeiras de amor genuíno.

Matheus.Pitz 01/01/2023

Terror moderado com uma história incrível.
Livro muito bem elaborado, uma excelente historia, com personagens bem definidos, muitas reviravoltas e que consegui segurar o suspense até a última página, quase que literalmente.

Nosferatu fala sobre diversos assuntos, aborda os psicológicos e os de relacionamento interpessoal. Pontos positivos e negativos nas relações de pai e mãe. Vai fundo em onde nossa mente nos leva.

Esse é o segundo livro do Hill que leio (o que favorece em pescar alguns easter eggs), e curti bastante, só acreditei ter um pouco mais daquele terror que vi na Estrada da Noite. Mas ok, no geral foi excelente. O que falta em um tem de sobra no outro é vice versa.