Escravas de Coragem

Resenhas - Escravas de Coragem

1 | 2 | 3 | 4

Núbia Cortinhas 31/08/2023

Escravos corajosos!
Escravas de Coragem é um drama histórico.
   Quando eu li a sinopse, pensei que seria apenas mais um livro bom para intercalar com uma leitura pesada, um livrinho curto para passar o tempo...
   Mas, quanto engano! O livro é incrível, repleto de personagens apaixonantes que logo nos fisgam, ficando difícil parar com a leitura.

O livro é narrado por Lavinia e Belle alternadamente.
   Lavinia, é uma garota ruiva e de pele clara que chegou muito doente à fazenda Carvalhos Altos, e é designada para servir como ajudante na casa da cozinha. Ela nunca se deixou influenciar pelas regras impostas pela sociedade da época no que diz respeito ao racismo e à diferença social.
   Belle é uma moça mestiça muito bonita que teve uma infância feliz, mas depois da morte de sua avó sua vida sofreu uma terrível mudança, tudo por causa de um pai ausente e omisso que guarda um segredo da família.
  E sem contar a bravura e a garra dos escravos dessa fazenda. Pessoas sofridas, mas de um enorme coração e fé como a Mama Mae, o Papa George e toda a sua família. Que personagens incríveis!
   Isso me fez refletir sobre o título do livro e percebi o quão injusto ele é. Pois não são somente as escravas que são corajosas, mas sim todos os escravos. Portanto o título ideal, amplo e justo seria Escravos de Coragem.

Que livro! Mesmo trazendo uma trama realista e extremamente dolorosa, a autora conseguiu retratar o quanto é importante ser presente na família e o quanto a omissão e a ausência dos pais podem gerar traumas, confusões e conflitos cruéis no seio familiar e principalmente na criança. Ela também emocionou ao retratar que a  amizade e o amor não tem cor e nem classe social.

Premissa perfeita, escrita gostosa, tudo para ser cinco estrelas se não fosse o final corrido, que me fez tirar meio ponto. Mas com certeza, ainda o recomendo, sendo uma leitura marcante.
Flávia Menezes 04/09/2023minha estante
Gosto muito das suas resenhas, Núbia! Você tem muita suavidade na sua escrita, até para pontuar seus pontos de crítica. E que vontade que me deixa em ler algo tão bonito assim.
Parabéns! ????????

Núbia Cortinhas 05/09/2023minha estante
Ahh, Flávia!! Ganhei meu dia lendo o seu elogio. Muito obrigada!
Tem dias que são tão corridos, outros são tão cansativos que a última coisa que eu quero é escrever uma resenha. E ultimamente eu tenho andado cansada para escrever. Mas depois de um elogio desse, não tem como não se emocionar. ???

Karine.Maco 28/06/2021

Uma viagem no tempo...
Apesar de a história fornecer poucas descrições físicas dos personagens eu tenho todos eles nítidos na minha mente. Essa história me deixou triste, ansiosa, feliz, com medo, apreensiva... ou seja, me despertou uma castacata de sentimentos e eu eu não conseguia largar o livro por simples curiosidade e até mesmo preocupação com os personagens. Eu acredito que é muito possível que boa parte dessa história seja verídica, o realismo é impecável. A principal lição que tiro dela é que muitas vezes pensamos que nossas más escolhas vão refletir apenas na nossa vida. Mas, infelizmente acaba prejudicando principalmente a quem nos ama. E agora o que faço? Vou sentir saudades de todos e da fazenda Carvalhos Altos. ? Esse é um livro de mulheres fortes vivendo em uma época onde ser mulher forte era uma afronta, um erro que merecia punição. Se for ler prepare o coração pra os mini-infartos e os lencinhos também.
Janann 10/07/2021minha estante
Esse livro é muito forte, fiquei traumatizada kkk

Karine.Maco 29/07/2021minha estante
Eu fiquei enlutada por uma semana, é muito forte mesmo.

Tania_Lamara 21/01/2022

Resenha somente para estatística
Estou reorganizando meu skoob com livros que li há alguns anos e não estavam aqui. A maioria estava no ORELHA DE LIVRO. Portanto, muitos deles não me lembro tão bem da história para fazer a resenha. Portanto essa é mesmo uma forma de entrar pra estatística quando eu precisar. Espero que entendam!!!!

Janann 16/03/2021

Bem, vou logo avisando tenha psicológico!
Eu nunca li um livro tão destruídor de coração!
Quantas reviravoltas, quantas desgraças em um livro só!
Quanto sofrimento e tristeza e injustiça!
O livro conta a história de Lavinia uma menina branca que é vendida a um capitão dono da fazenda carvalhos altos, lá ela é cuidada pela mama mãe e Belle escravas negras!
Lavinia é levada aos 7 anos para a fazenda, sofreu muito pois não tinha muita saúde! Ao passar dos anos lavinia tem uma amor muito grande por sua família de escravos... mas é tomada para outra cidade quando o capitão da fazenda morre levando lavinia longe de sua família escrava!
Com o passar dos anos lavinia volta a fazenda casada com o filho do capitão, não sabendo de sua conduta Marshall seu esposo é uma praga em pessoa, um homem terrível, horrível! Mais o resto tem que ler, por que a história é realmente de tirar o fôlego e muito triste vou logo adiantando! Se quer ver final feliz e tudo mais não é nesse livro! Mais tenho plena certeza que foi um livro que me impactou profundamente, de certa forma difícil, demorei muito a ler, mas que me tirou o fôlego e lágrimas pois você realmente se afunda na leitura e se apega aos personagens, meu psicológico ta destruído!!!!!!

ValGouveia 26/05/2014

Emocionante
Aos 7 anos, Lavinia perde os pais e é separada do irmão. É levada para uma fazenda na Virginia, e passa a ser criada por Belle, filha ilegítima de James Pyke, o capitão. D. Martha, a esposa do capitão, desconhece o parentesco entre Belle e seu marido e vive com a certeza de que Belle é sua amante.

Mesmo sendo branca, Lavinia é adotada por Mama Mae e Papa George, casal de escravos, responsáveis pelos trabalhos dentro da casa-grande. No entanto, com o passar do tempo, sua pele clara, acaba fazendo com que ela seja afastada de sua família negra. Lavínia passa a ser questionada sobre sua lealdade. Que lado ficar? Qualquer que seja sua decisão, a vida de todos nunca mais será a mesma.
Quando abri a página pra iniciar a resenha, achei que fosse escrever muito sobre este livro. No entanto, estou aqui sem palavras. A história é tão linda e comovente, que me faltaram palavras.

A primeira coisa que me chamou a atenção neste livro: a capa. Que capa linda!!! O tema também foi um dos motivos que me fez passá-lo na frente de todos os outros da minha imensa lista de leitura. Sou apaixonada por livros que contam histórias sobre a época da escravidão. É triste; na maioria das vezes, revoltante, mas gosto muito de livros assim. E a autora me surpreendeu, esse livro é diferente de todos os outros que já li sobre o tema.

Continue lendo aqui http://www.livroseblablabla.com/2014/05/escravas-de-coragem-kathleen-grissom.html

site: http://www.livroseblablabla.com/2014/05/escravas-de-coragem-kathleen-grissom.html
Bruno 27/05/2014minha estante
Sua resenha foi muito mais esclarecedora que a própria sinopse do livro. Havia ficado em dúvida se deveria ou não ler o livro; após sua resenha, contudo, tive certeza que sim. Essas editoras deveriam rever algumas coisas rs

Jujuba 28/05/2014minha estante
A sinopse do livro não me cativou, mas insisti na leitura e está valendo a pena.
Gostei da sua resenha.

Erica 21/07/2020

1000 emoções!!! Excelente
Antes de mais nada, quanta desgraceira num livro só. Meu Deus! Obviamente eu não esperava ler sobre escravidão e sair com o emocional intacto, mas PQP... eu tô em frangalhos.

Ao mesmo tempo que a escrita da autora é fascinante e te prende até a última página, ela também te arregaça, achei uma leitura bem difícil porque ocorrem tantas situações tristes que chega uma hora que você perde a fé de que algo bom vá acontecer e sinceramente não espere por isso, porque...enfim né? Escravidão!

A história é intercalada pela narração da jovem branca Lavínia e pela escrava mestiça Belle, eu li em alguma resenha que esse livro era uma mistura de “E o vento levou” e “Escrava Isaura” e realmente o cenário é bem parecido, acho que não tinha nem como ser diferente, mas em muitos momentos os personagens me lembraram bastante a Scarlet e a Isaura, pois eu achei a Lavínia bem geniosa, embora a bondade dela beirasse a sonsice, já a Belle era mais determinada e inteligente em relação as coisas que se passavam a sua volta. O que dizer do Marshall???? Já tenho um vilão pra odiar por toda minha vida, o cara era tão ruim que nem o trauma dele justificaram tanta maldade, talvez justifique o seu vício e violência, mas pra mim sem trauma ou com trauma, o bicho ia ser RUIM! Principalmente devido as más influências.

A trama também narra um período de tempo que se estende por anos, sendo possível acompanhar a infância e nascimento de diversos personagens até a fase adulta (e morte), o que me fez sentir muito carinho por eles. A história foi muito bem escrita, achei o final bem chocante, mas considerando todo o contexto de obsessão, omissões, posse e loucura, infelizmente não tinha como esperar um arco íris no fim do lago.

Leitura recomendadíssima!!!

Janise Martins 23/02/2023

Escravas de Coragem

Uma história forte, dói no coração do início ao fim. Esse tema é amargo de todas as maneiras, mas admiro a forma como a autora desenvolveu a história. Ela não floreou ou romantizou a crueldade e maldade, só não foi fundo demais, e agradeço por isso, senão eu não suportaria. Mas ela mostrou que o amor faz rachaduras para confortar e dar forças.

O tema: escravidão.

A história é contada na visão duas mulheres, na verdade, uma é criança e outra adolescente, e o tempo vai avançando. São elas Belle e Lavinia.

Belle é negra e escrava, e é obrigada a cuidar de Lavinia que chega na fazenda com aproximadamente 6 anos, e é branca.

Lavinia aos poucos vai se acostumando e tomando os negros como sua família, sem fazer diferença de cores. Ela é de uma inocência e doçura difícil de acreditar, e ninguém tira isso dela.

No desenvolvimento da história, o dia a dia da lida dos escravos é contada. As injustiças, dores e horrores, mas também a força da amizade e amor.

Há uma série de emoções e sentimentos na leitura desse livro. E quando a gente termina, o peso no coração continua e o pensamento vem, como isso pode acontecer?

E foi isso.
Bjoo.

site: https://janiselendo.blogspot.com/2023/02/escravas-de-coragem.html

ViagensdePapel 19/05/2015

Escravas de Coragem, de Kathleen Grissom
Escravas de Coragem conta a história de duas mulheres, o romance é ambientado entre 1791 e 1810 em Southside, na Virgínia. Lavínia e sua família saem da Irlanda rumo aos Estados Unidos, somente ela e o irmão (Conrad) sobrevivem a viagem, logo depois eles são separados.

Lavínia é comprada numa feira de escravos pelo capitão James Pyke. Na casa-grande, a menina de aproximadamente sete anos é colocada para trabalhar na casa da cozinha, sob os cuidados de Belle, escrava mestiça e filha ilegítima do capitão. Lavínia aprende a cozinhar, servir os alimentos e limpar, ao contrário dos escravos da fazenda, a menina de pele clara e cabelos ruivos é mantida como serva e presa a um contrato até que atinja a idade adulta.

Belle é reconhecida pelo pai, mas não por sua esposa (D. Martha) e seus filhos (Sally e Marshall), eles acreditam que ela seja a amante do capitão. Belle foi criada e educada na casa-grande por sua avó branca, assim que James casou, ela foi enviada para cozinha, onde mantém privilégios, sendo cuidada por Mama Mae.

A partir de Lavínia e Belle conhecemos a história da família Pyke, dos funcionários da fazenda, dos escravos da cozinha e daqueles que levam uma vida mais difícil nas plantações de tabaco. Muitas das famílias mencionadas formaram-se através do fim de outras, mulheres que veem seus filhos morrerem, crianças nascidas de estupros, órfãos (...), o livro todo cita acontecimentos desse tipo, a maior parte dessas famílias é constituída pelo amor e pelo sofrimento, em sua maioria sem laços sanguíneos.

Escravas de Coragem vai contando, ao longo de quase duas décadas, o que acontece com Lavínia e Belle, a história delas mostra a realidade do ser, seu melhor e seu pior. De início acompanhamos a infância de Lavínia, os meios-irmãos de Belle e o relacionamento que se desenvolve. Depois nos é apresenta a parte mais dolorosa da narrativa, nesse momento experimentei diversos sentimentos desde tristeza à raiva, seja pela ingenuidade das protagonistas ou pela maldade de outros personagens.

“Esta casa da cozinha é o meu lar e, haja o que houver, não saio daqui por causa de ninguém. Não me interessa o que os outros dizem. Não quero nenhum papel de alforria. Isso é só um jeito de o capitão me tirar daqui"

Kathleen Grissom criou uma bela trama, tão trágica e surpreendente, o final não é digno dos contos de fada, o livro tem momentos fortes, por vezes perturbadores, os personagens são convincentes. O livro tem todo um contexto social e histórico, o resultado é um drama muito bem escrito e envolvente.

Leia mais:

site: http://www.viagensdepapel.com/2014/11/escravas-de-coragem-de-kathleen-grissom.html

Raquel Lima 13/05/2015

Drama
Duas escravas brancas vivendo entre os negros em uma fazenda de tabaco. Uma delas é filha do dono da fazenda , a outra não sabe quem é ... As duas contam a história de sofrimento , violência , estupro...
Confesso que não gostei . Gente boa demais , sofrimento demais ... Mistura de E o Vento Levou e Escrava Isaura ...
Michelle.Leonhardt 28/02/2020minha estante
Sabe que é justamente a mistura de "O vento levou" com "Escrava Isaura" que me chama atenção em livros? Gosto da temática. Mas concordo: é sim MUITO sofrimento. MESMO!

Ivy 14/10/2021

Tempos que eu não lia um livro q me prendesse tanto...
Esse livro é muito bom para ser tão desconhecido. História triste e cruel, mas com um toque de esperança. O resto você descobrirá lendo...
Ivy 14/10/2021minha estante
Comprei esse livro numa promoção das lojas Americanas, pelo mísero valor de R$10,00. Nunca tinha ouvido falar sobre ele. Não imaginava a história rica que tinha em mãos. Conclusão: vale a pena apostar no desconhecido, naquele livro não tão badalado. Às vezes os livros "famosos" só tem isso mesmo, fama.

Greice Negrini 04/08/2014

Coragem você vai ter que ter se perder esta leitura!
No ano de 1791 Lavínia fora comprada por um capitão chamado James. Naquele momento, com apenas 7 anos de idade e separada do seu irmão após a morte de seus pais, a garota passava a ser uma escrava branca em um país que tinha um percentual gigante de escravos negros.

O capitão era dono da famosa fazenda Carvalhos Altos, no estado da Virgínia. Era casado com Dona Martha, uma mulher com um coração frágil porém amável, e possuía dois filhos: Marshall de 11 anos e Sally de 4 anos. Havia também Belle de 18 anos, mas esta era uma filha que o capitão tivera fora do casamento e até então ninguém sabia do fato, exceto os escravos e o capitão.

Belle era uma boa moça, trabalhava na casa da cozinha e preparava toda a comida da casa-grande. Dona Martha tinha raiva da garota, pois considerava que o capitão dava mais atenção à Belle do que a ela e que a garota era sua amante. Não somente a sua esposa considerava isto, mas também seu filho mais velho. Belle sabia disto e o que mais queria era que seu pai providenciasse sua carta de alforria para poder ir embora o quanto antes, para que não acontecesse nenhuma tragédia.

Belle fazia parte da família de Mama Mae como era chamada a mãe que cuidava de quase tudo por ali. Cuidava dos grandes problemas junto com seu marido, o Papa George e amavam Belle como uma filha, juntamente com as gêmeas Fanny e Beattie, Dory e Benjamin. Após a chegada de Lavínia, que fora apelidada de Abínia, a mesma se formou parte da família de escravos, trabalhando junto de Belle na casa da cozinha.

O capitão era uma pessoa muito querida por todos. Porém tinha um capataz severo, que não pensava duas vezes antes de punir os escravos. Rankin era malvado ao extremo e muitas vezes o capitão era chamado para interferir em suas decisões. Até o momento em que o capitão precisou viajar. Ele, sua esposa e Dory, a filha de Mama Mae, foram passar um tempo na Filadélfia para fazer sua esposa esquecer uma tragédia ocorrida na família. Porém a gripe espanhola chegou e mais uma vez assolou a família Pike.

Neste meio tempo, Marshall já havia se juntado à maldade de Rankin e fez de Belle uma escrava para fins terríveis e com esta situação Belle acabou engravidando. Mas antes de poder ter sua alforria, o capitão faleceu. A carta de alforria já estava preparada, mas fora escondida pela esposa do capitão.

Com a morte de James, a fazenda ficou a mando de Marshall, que se tornara cruel e frívolo. Mas ainda precisava completar seus 21 anos antes de poder comandar por inteiro. Antes disso precisava ir estudar em Williansburg. E foi para lá que também fora mandada Lavínia, com a irmã de Dona Martha, que enlouquecera com a perda do marido. Sarha, Sr. Madden e Meg a receberam de braços abertos.

Após alguns anos, uma reviravolta coloca Lavinia junto de Marshall e ambos se tornam amigos e acabam se casando e voltando para a fazenda Carvalhos Altos. Até então Marshall era o legítimo cavalheiro: doce, querido e bem quisto perante sua esposa. Cuidava de sua mãe o tempo todo. Mas ao chegar na fazenda tudo mudou. Marshall voltou a ser a pessoa ruim, arrogante e cruel. A vida de Lavinia viraria um inferno.

Belle conseguiu a alforria, sendo comprada por Will Stephens, juntamente com Ben, Lucy e seus filhos. Precisava fugir da fazenda Carvalhos Altos ou morreria. Seu filho Jamie fora junto, até Marshall descobrir que era seu também e foi tirá-lo de sua mãe.

A partir deste momento, uma guerra se abateu sobre eles. A vida dos escravos se tornou um martírio de fome, sacrifícios, surras e lamentações. Marshall punia até mesmo Lavínia com surras inimagináveis. Até que ponto aquilo poderia chegar? Tudo precisava ter um fim, mesmo que a vida de Lavínia estivesse em jogo.

O que falo sobre o livro?

Não consigo recordar se já li algum livro sobre escravos. Ao menos não consigo lembrar se li algum livro com a magnitude de Escravas de Coragem. Pois se tivesse lido algo parecido, certamente jamais me esqueceria de algo assim.

Escravas de Coragem é como a fome: nos lembra o tempo todo que há algo dolorido, dramático, que machuca e corrói e mesmo que colocarmos algo no estômago, logo vai passar e vai voltar a incomodar. E esta é a sensação. É um livro que faz o leitor perceber que mesmo que possa transformar a dor em alívio, ela vai voltar a incomodar novamente em algum momento, pois a escravidão é algo que, naquele tempo, não havia nada que pudesse ser feito para amenizar a situação.

O ato perfeito da autora foi introduzir uma escrava branca na história, a ponto de que desta forma, o convívio e as diferenças entre os brancos e negros, mesmo que escravos, fossem demonstrados na narrativa. Mesmo sendo uma escrava, Lavínia, de alguma forma, acaba tendo mais privilégios e, como acontece na história, sobressaindo-se com um futuro melhor.

Mas a estrutura familiar montada é igualmente interessante. O amor entre os parentes, que fazem de tudo para ajudarem uns aos outros, mesmo que em meio ao sofrimento da situação, provoca uma sensação de proteção e consolo.

A narrativa está separada em momentos, alguns capítulos são descritos por Lavínia e alguns por Belle, sendo que alguns tem o mesmo relato de cena, mas por ponto de vista diferentes.

Não se pode pensar que somente os escravos sofriam naquela época. Os filhos também passavam maus bocados por terem seus pais longe de si. Na verdade eram mais cuidados pelos criados do que pelos pais e a educação sempre ficava por conta de um preceptor.

O livro é de um contexto maravilhoso, com uma história que garante entrosamento, entretenimento e me fez ficar vidrada a cada virada de página. Gosto muito de histórias que se passam em décadas passadas, mas mais do que isso, gosto dos detalhes escritos, da história revelada e da capacidade de uma autora transpôr o passado para uma folha de papel como se eu estivesse vivendo lá, naquela fazenda, e vendo cada personagem passar por mim com sua vestimenta, seu estilo e sua fala.

Um drama perfeito, digno de uma nota 10. Brilha com o encanto, mesmo que às vezes dolorido, de uma época em que todos desejavam nada menos do que a liberdade.

site: www.amigasemulheres.com
Lais Ribeiro 07/11/2014minha estante
Marque a opção de spoiler na sua resenha.

Ka 17/01/2022

Achei simplesmente perfeito! Personagens cativantes, alguns que a gente detesta... muito drama e histórias de amor difíceis, nesse quesito me lembrou bastante "O morro dos ventos uivantes" que é um dos meus livros favoritos. E claro que a visão da escravidão é muito importante e o ponto principal da história.

Paula1735 11/04/2022

Lavínia uma menina de 7 anos durante a travessa de Irlanda para Estados Unidos perde seus pais é separada pelo irmão. E sob os cuidados de Belle uma escreva mestiça filha do capitão, que Lavínia vai crescendo com eles. A medida em que Lavínia vai crescendo vai aumentando a diferença entre eles e ela , tem pele clara. Lavínia vai criando laços afetivos com a família de escravos a considerado a sua família. Quando adulta Lavínia vai para a casa grande e casa se com filho de
propriedade.

letycialets 30/03/2015

Merece um prêmio.
O que falar desse livro fabuloso? Normalmente, não costumo dar spoilers nas minhas resenhas, mas nesse caso, abrirei uma exceção. Assim que iniciei a leitura de Escravas de Coragem, me senti envolvida pela atmosfera da história: uma típica família de uma linhagem de senhores de terra que utilizava o trabalho escravo para a manutenção de suas riquezas. Até aí, nada demais, visto que temos tantos livros, filmes e inclusive novelas que retratam bem o assunto. O que me instigou a avançar na leitura foi – e isso só pude descobrir no final do livro – o fato de que o local em que a história acontece realmente existiu. Sim, é verídico! O processo de construção do enredo envolveu uma série de pesquisas por parte da Kathleen Green, o que deve ter dado uma trabalheira para que o resultado final fosse esse Best seller tão repleto de descrições detalhistas do cenário. Outro ponto que me chamou a atenção foi a familiaridade que percebi ter a história de Lavinia com a da Escrava Isaura, popularmente conhecida entre nós através do livro escrito por Bernardo Guimarães em 1875. Lavinia é uma menina branca, que é vendida para trabalhar como escrava em uma fazenda pertencente a um capitão chamado James Pyke. Mais ou menos a mesma coisa que vimos acontecer com a personagem de Bernardo Guimarães. Arrisco até dizer que o livro me envolveu de uma forma que eu jamais havia ficado no decorrer de uma leitura. É uma história de bravura, amor, união e muito, muito pesar. Está mais do que recomendado!

1 | 2 | 3 | 4