Escravas de Coragem

Resenhas - Escravas de Coragem

1 | 2 | 3 | 4

Rebeca 10/01/2015

Belo!
Vai ser difícil esquecer esse livro… Porque é difícil abrir os olhos e lembrar que existiu uma época em que pessoas eram escravizadas, que sofriam os mais diversos maus-tratos e abusos. É perturbador, mas nos prende até o fim. Nunca senti tanto carinho por vários personagens e tanto ódio de outros tantos quanto ao ler essa história!
cid 19/01/2016minha estante
Concordo Rebeca. Ótimos personagens.

Raquel 18/07/2023

O ano era 1791, Lavinia, uma menina de 7 anos órfã, foi levada pra fazenda Carvalhos Altos para ajudar os escravos no serviço doméstico.
Embora Lavinia fosse branca, não conseguia ver essa diferença, entre ela e os escravos, pois só conseguia ver pessoas que aprendeu a amar como sua família.
Entre os escravos estava Belle, uma escrava de pele clara, que recebia tratamento diferenciado do patrão, o que levantava ciúmes e recentimento da patroa.

A narrativa se estende por anos, relatando as lutas, sofrimentos e pequenos momentos de alegria da vida dos escravos.
Há momentos angustiantes que provavelmente devem ter ocorrido na vida real. Muito triste, mas que vale a leitura.

Dressa Oficial 18/06/2014

Resenha Escravas de Coragem
Olá, tudo bem com você?

Confesso que estou até um pouco com medo de escrever essa resenha, o livro é tão rico em detalhes que mesmo tendo poucas páginas apenas 332 a impressão é que li um livro de mais de 500 páginas, a história é contada aos poucos e como temos bastante personagens e todos são cativantes fica difícil não falar um pouco de cada um.

No primeiro momento conhecemos Lavínia uma garotinha de apenas sete anos, branca, de cabelos ruivos e sardas, que chega a fazenda Carvalhos Altos para morar com uma família negra.

Lavínia chega sem memória, devido a um acidente com sua família onde ela perde os pais e o irmão, o senhor James Pyke iria buscar um dinheiro com o pai da Lavínia mas como os pais morreram ele ficou com a menina como uma maneira de pagamento pela dívida.

Lavínia é recebida na casa de Mama Pae e Papa George com muito amor e carinho, porém como os dois já são de idade e tem muitos filhos, quem acaba sendo a mãe de Lavínia é Belle uma morena bonita, que trabalha na cozinha da fazenda, ela é filha bastarda do Senhor James Pyke.

Página 29
-Abinia - disse ele apontando para as galinhas - , olha praquelas ave. Umas é marrom, umas é branca, e preta. Ocê acha que, quando ela têm pintinho, aquelas mamães e papais se incomoda com isso?

Lavínia cria um elo muito forte com todos os escravos que moram na fazenda Carvalhos Altos, porém por ela ser branca ela acaba brincando muito com os filhos do Senhor James Pyke e Dona Martha, ela tem três filhos a Sunny, Marshall e um bebê Campbell.

Dona Martha acaba sofrendo muito com a perda da filha Sunny que acabou caindo de um balanço e morre, como ela estava grávida de Campbell ao ver o filho nascer ela acaba o rejeitando, quem acaba cuidando de seu filho recém nascido é a Lavínia que nesse tempo já tem cerca de 8 a 9 anos.

Dona Martha não consegue mais viver sua vida da mesma forma de antes e acaba criando uma dependência de Ópio um calmante da época e passa quase toda a parte do tempo dormindo.

Já o senhor James Pyke passa sempre o tempo todo fora da fazenda, fazendo com que os escravos sejam mais os moradores do que os próprios donos.

Os capítulos são alternados com a versão de Lavínia e com a versão de Belle, e é impossível não se deixar envolver com uma história tão rica em detalhes que fala sobre a diferença de ser negro e branco mas o mais nítido disso tudo é que na família de negros o amor é muito mais contagioso e comum do que na família de brancos que vive na fazenda.

O livro conta a história da vida inteira de Lavínia e todos os percalços pelo qual foi necessário passar, fico com medo até de contar muita coisa e deixar a resenha muito grande, mas vou tentar resumir tudo da maneira mas clara possível.

Página 33
Este mundo aqui não é a única casa. Este mundo é pra gente praticar, pra fazer as coisas direito.

Marshal filho da Dona Martha e do Senhor James Pyke devido há alguns fatos de seu passado acaba se tornando uma pessoa má e muito amarga, começa a beber desde jovem e acaba acreditando que Belle é uma amante de seu pai e não sua irmã, então faz o terror na vida de todos os escravos.

Lavínia fica sabendo das coisas que acontecem dentro da fazenda mas é muito inocente para saber o que significa estupro, chibatada, e coisas do tipo que eram muito comum acontecerem aos escravos.

Mas mesmo acontecendo de tudo com a família negra eles nunca perdiam a alegria de viver e o amor que tinham um pelo outro e isso deixava Lavínia muito contente.

Página 147
Nós é uma família, cuidando um do outro. A família deixa a gente forte nas hora de aperto. A gente fica tudo junto, ajudando um ao outro. É esse o verdadeiro sentido de família.

Porém algumas mudanças foram necessárias acontecer na fazenda Carvalhos Altos e o destino se encarregou de separar Lavínia da família negra, ela acaba se mudando por um período com a família da Dona Martha para outro país e se vê sem alternativas para voltar a viver com as pessoas de quem tanto amou.

Ela acaba conhecendo melhor o Marshall filho dos donos da fazenda Carvalhos Altos e decide se casar com ele para assim poder voltar a fazenda e ficar próxima de sua família negra de quem tanto ama.

Porém ao entrar para essa família Lavínia percebe que tomou uma decisão impensada e que sua inocência de antes agora se tornou um peso na vida de todos que moram na fazenda.

O livro narra toda a história de vida das duas protagonistas mas os capítulos apesar e serem alternados entre Belle e Lavínia , os capítulos de Belle são muito menores.

A edição do livro está muito boa, os capítulos estão separados, folhas são amareladas porém achei as letras bem pequenas o que fazia a leitura parecer mais longa.

Mas essa história é comovente daria muito bem para ser uma novela ou seriado de tão rica que é e de tão emocionante.

Apesar de falar sobre os escravos a autora optou por falar mais do amor entre eles do que todos o sofrimento que viveram, ela deixa essa parte apenas nas entrelinhas.

Para quem gosta de um drama e romance vai adorar ler esse livro assim como amei toda a história, claro que fiquei com raiva de alguns personagens, muitas vezes até me deparei levantando e falando com o livro rsrs mas quando percebi essa reação foi que me dei conta do quanto envolvida eu estava na história.

Escravas de Coragem é um livro para ser guardado e lembrado para sempre em nossas memórias e é impossível não guardar boas recordações no coração!

O fato de Mashall ser um homem mal e Lavínia não perceber isso acaba aguçando a curiosidade do que ocorre na fazenda e a partir disso convido você a se aventurar nessa história emocionante.

Página 248
A Mama tem tentando ajudá-la a enxergar as coisas direito, mas, como diz, às vezes a pessoa tem que viver pra aprender.

site: http://www.livrosechocolatequente.com.br/2014/06/resenha-escravas-de-coragem.html

Simone de Cássia 04/05/2018

Conseguiu me surpreender positivamente. Confesso que nos primeiros capítulos cheguei a pensar " o que eu tô fazendo aqui??"... me pareceu mais um livro de aguinha com açúcar, mas, de repente os personagens foram se fortalecendo e a trama se tornou completamente viciante. Retratou bem o clima da escravidão e o separatismo branco/preto americano. Só não gostei muito do final... achei que pela força da história o final foi meio vazio, com lacunas que deveriam (e poderiam) ser preenchidas para um encerramento com louvor. Mas, não deixa de ser um bom livro. Muito bom, aliás!

Raquel.Vila 18/01/2018

Emocionante
Um dos melhores livros que já li.
Nunca fui fã de livros que retratassem a escravidão, sempre me incomodou profundamente saber o que os escravos passavam, quão horrível poderiam ser as suas vidas.
Mas este livro me mostrou o amor de uma família, composta de negros e brancos. Um amor puro e leal, com todas as suas nuances.
Apaixonante!!!

Lean.cwrv 25/06/2022

O gosto amargo da realidade
Amargo, é assim que defino o sentimento que tenho após essa leitura, desde o inicío voçê já sabe que coisas vai encontrar, e que é sobre a maldade humana, tantas e tantas facetas disso, cim personagens cruéis, até os personagens encantadores, não consegui me conter quanto mais eu lia mais sentia necessidade de terminar logo. Uma ótima leitura que me deixou realmente abalada com tantos e tantos acontecimentos.

Louise177 13/01/2024

Esse livro me fez pensar sobre toda esse problemática de negros e brancos e sobre tudo que ao mesmo tempo não contam para nós que eles sofreram e eu simplesmente não sei desler esse livro

jacqueline 12/07/2015

Romance que vale a pena comprar
Ótimo livro. Trama maravilhosa.
Fazia tempo que não lia um livro assim....

Virgílio César 20/08/2014

História fantástica mostrando como amizade independe da cor da pessoa. Um drama interessante do início ao fim.

Claudia Cordeiro 06/10/2014

Achei que o final foi meio apressado, com poucas páginas a mais, resolvendo melhor certas situações, teria ficado beeem melhor...
Mas como o livro me prendeu a atenção, consegui mergulhar na história e esquecer da vida enquanto lia - é o que procuro em todos os livros... - a nota é 5 estrelas!

GiovannaSãoPaulo 31/01/2022

Livro que mexe com a sua essência.
Eu comecei esse livro sem expectativa, mas ao longo dele, vai se transformando e tomando rumos que fazem você se questionar e questionar a vida.
Eu não sou de chorar com livros, mas este aqui em especial me despertou uma dor tão grande pelos personagens e pelos acontecimentos históricos nele, que eu chorei como nenhum livro fez (e acredito que nenhum fará).
Se quiser um livro que deixa um pedacinho dele na sua alma, recomendo este. Não indico para pessoas emocionalmente abaladas.

Vanessa Vieira 08/12/2014

Escravas de Coragem_Kathleen Grissom
O livro Escravas de Coragem, da canadense Kathleen Grissom, nos traz um história densa e tocante sobre escravidão, coragem e esperança. Tecida de forma bem detalhada, além de extremamente fiel a época em que o enredo foi ambientado, a obra é um verdadeiro apanhado sobre os tempos da escravatura, retratando todo os algozes e perjúrios que os negros sofreram nesse período e, acima de tudo, como sempre mantiveram acesa a chama de dias melhores.

Belle já enfrentava sérios problemas na fazenda Carvalhos Altos, preparando a comida da casa-grande e procurando se ocultar da visão de D. Martha e de seu filho, Marshall. Os dois não sabem que ela é a filha ilegítima do capitão James Pyke e acabam pensando o pior sobre a cordialidade do capitão com a escrava mestiça.

Durante a travessia da Irlanda para os Estados Unidos, a pequena Lavínia, de 7 anos, acaba perdendo os pais e sendo separada de seu único irmão. Ela é levada pelo capitão Pyke para a sua fazenda na Virgínia e acaba ficando sob os cuidados de Belle. Belle, por sua vez, sente um certo tormento pela responsabilidade que lhe foi imposta. A jovem garota tem problemas de saúde, não consegue reter comida no estômago, além de ser calada e não ter memórias sobre o seu passado. A aparência de Lavínia é um tanto quanto exótica também: a menina é branca e possui marcantes cabelos avermelhados. Belle sabe que no meio das pessoas em que foi criada, a cor da pele tem pouca importância e, aos poucos, acaba abrindo os braços para receber Lavínia.

Dá-se início a uma saga que retrata a trajetória de uma escrava branca e seu amor incondicional e abnegado por sua família negra, tal como o verdadeiro significado dos laços de amor e ternura que unem as pessoas.

Quando comecei a ler Escravas de Coragem, logo imaginei que a história seguisse os moldes de A Escrava Isaura - clássico da nossa literatura nacional - , por possuir vários elementos em comum com a aclamada obra de Bernardo Guimarães. Porém, para a minha surpresa, me deparei com um enredo muito mais denso e abrasivo do que eu esperava, que retrata os pormenores da época da escravidão e o que os negros passavam nas mãos de seus senhores. As cenas foram descritas de modo impecável, sem poupar nenhum detalhe, o que acaba até mesmo nos provocando profundas emoções, principalmente por saber que este período, infelizmente, fez parte da história da humanidade, com todas as crueldades que lhe foram impostas no enredo. Os personagens são fortes, corajosos e meramente humanos, com todas as suas falhas e acertos, o que concedeu um senso de realismo bacana a trama. Narrado em primeira pessoa por Belle e Lavínia, sob pontos de vista alternados, acompanhamos a saga das duas pela fazenda Carvalhos Altos, bem como as batalhas que elas vivem diariamente ao lado de seus amigos, ou melhor dizendo, a "família" que as acolheram.

Belle é uma personagem corajosa, valente e de uma força descomunal. Ela sofre ao longo do enredo das mais variadas barbáries, mas continua firme, forte e convicta em seus ideais. O seu romance com Ben teve alguns detalhes que me desagradaram, mas a julgar pela época da trama e pelo modo como os dois viviam, são até compreensíveis. Acompanhar o seu afeto por Lavínia ir crescendo dia após dia é belíssimo e gratificante.

Lavínia, por sua vez, foi uma menina que logo cedo conviveu com a dor da perda e da solidão. Acolhida pelo capitão Pyke em sua fazenda, ela se mostra uma garota muito introspectiva e recuada mas, aos poucos, com todo o carinho que recebe de Mama Mae, Papa George e de seus filhos, se sente acolhida e abraçada. Ao longo da história, algumas de suas atitudes me incomodaram, principalmente sua submissão exacerbada. É notável que as mulheres desta época não tinham voz e viviam sob a sombra de seus maridos, mas por ela ter tido a criação que teve, acredito que deveria ser um pouco mais enérgica em suas decisões. Do meio do livro em diante, depois de sofrer maus bocados nas mãos de Marshall, ela acaba se tornando mais forte e corajosa, o que proporcionou ainda mais adrenalina ao enredo.

Escravas de Coragem é um retrato quase que palpável da escravatura, expondo os fatos deste período de forma crua e clara, sem maquiar ou ocultar nenhum detalhe. Os negros sofriam agressões físicas pesadas - o que culminou com a morte de muitos deles - , além de mutilações, torturas, estupros e outros tipos de violência, que foram anexadas a trama de forma intensa e impactante. Acima de tudo, o livro de Kathleen Grissom nos mostra o verdadeiro significado da família e a força que os laços de ternura e afeto contém. A capa é muito bonita, além de condizente com o enredo e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Recomendo ☺

site: http://www.newsnessa.com/2014/12/resenha-escravas-de-coragem-kathleen.html

Fabiane Ribeiro 08/07/2014

Resenha - Escravas da Coragem
“Ocê vai ser a linda patroinha”.

Escravas da Coragem é um livro extremamente emocionante. Repleto de relações bem construídas e um retrato a respeito da escravidão muito diferente do que estamos acostumados a ver.
Em 1791, Lavinia é separada dos pais quando faz a travessia entre a Irlanda e os Estados Unidos. Então, ela é levada pelo capitão James Pyke à sua fazenda.
No local, seu destino é virar uma escrava branca. Porém, ela é ainda muito pequena e está doente, além de ter perdido a memória. Então, quem passa a cuidar da recém-chegada é Belle, uma mestiça, que trabalha na cozinha da casa grande, mas que vive cheia de problemas e preocupações, já que é filha bastarda do capitão James Pyke.
Como a cor da pele não é o que importa, e Belle sabe bem disso, ela e Lavinia desenvolvem um grande laço, extremamente bem trabalhado pela autora desde o início, nos emocionando em diversos momentos.
Apesar de se tornar próxima de todos os escravos, Lavinia acaba brincando também com os filhos do patrão, devido à sua cor de pele. E tudo isso, em meio a muitos acontecimentos, leva a escrava branca a ter de tomar uma decisão. De que lado ela estará?
O livro também começa com um prólogo bastante intrigante, que já nos prende nas primeiras páginas.
E nada, absolutamente nada, deixa a desejar nesta história. Coragem é apenas um dos muitos valores trazidos pela trama.
O livro é absolutamente denso, profundo, reflexivo e tocante. A vida das personagens é narrada de forma intensa e possui inúmeras reviravoltas. Sempre que pensamos que algo irá acontecer, a autora muda o rumo de sua trama. E ela nos faz questionar a nossa consciência diversas vezes e torcer pelos personagens, que são fortes e construídos com maestria.
Os capítulos se alternam entre as visões de Belle e Lavinia, portanto, temos uma boa visão da história e todos os seus aspectos.
Leia este livro, reflita sobre ele, se emocione com suas cenas. A leitura é mais que recomendada a todos!

Trecho: “A Belle estava tão tensa e distraída, na manhã seguinte ao abate dos porcos, que, se eu não a tivesse lembrado, ela se esqueceria de me dar alguma coisa para comer antes de me mandar para a casa-grande” (Pág.93).

Thaisa 28/06/2014

Um livro mais do que emocionante!
Antes de mais nada preciso dizer que nunca me emocionei tanto com um livro como em Escravas de Coragem. Filmes, livros, séries ou até mesmo documentários que trazem como tema a escravidão tendem a me emocionar, mas até hoje, nenhuma história conseguiu ser mais tocante como a desse livro. Após concluir a leitura eu chorei compulsivamente por quase 1 hora e estava totalmente desgastada emocionalmente.
Claro que não serão todas as pessoas que lerão o livro e ficarão nesse mesmo estado em que fiquei, mas com toda certeza irão se emocionar muito, pois, a narrativa da autora é perfeita. Ela conseguiu transmitir, nas 331 páginas, todas as alegrias, tristezas e sofrimentos de cada um dos personagens apresentados na história com uma perfeição que me deixou boquiaberta. Sabemos que a realidade dos escravos foi muito cruel e isso é bem retratado no livro. Apesar dela não ter sido tão detalhista nos momentos de tortura, violência e mortes, o leitor vai conseguir visualizar cada ato e vai sentir a dor no coração que me acompanhou da primeira à última página deste livro. A autora conseguiu dosar bem a escrita tornando-a envolvente e chocante no ponto certo.

Confira a resenha completa no blog Minha Contracapa:

site: http://minhacontracapa.com.br/2014/06/resenha-escravas-de-coragem-de-kathleen-grissom/

@bea.lendo 07/09/2017

Este foi, sem dúvidas, um dos livros mais fortes e sensíveis que li na vida.
A cada capítulo uma dor, um sofrimento, uma forma diferente de sentir a luta vivida pelos personagens do livro.
Não posso negar que este livro despertou em mim um profundo sentimento de empatia para com os personagens. É ainda mais assustador quando pensamos que tudo o que é relatado neste livro acontecia nos tempos remotos, onde a sociedade era tão mais castigada por sua cor; e onde a maldade imperava com um poder tão mais cruel entre os menos favorecidos. Um livro forte, que nos leva ao extremo sentimento de justiça, piedade e compaixão para com o próximo.

1 | 2 | 3 | 4