Escravas de Coragem

Resenhas - Escravas de Coragem

1 | 2 | 3 | 4

Isa Cereser 21/07/2016

Leitura Obrigatória
Um livro para te surpreender do início ao fim
A obra nos conta sobre Lavinia (que nome lindo) que perde seus pais e é separada do irmão. Logo em seguida é levada para uma fazenda na Virginia, Lavinia uma escrava branca passa ser criada por Belle, filha ilegítima de James Pyke, o capitão. D. Martha esposa do capitão e seu filho Marshal tem uma crença de que a Belle é amante do seu marido. E mesmo Lavinia amando a Belle ela chama a Mama Mae e Papa George de pais, casal de escravos mais antigos da fazenda.
E assim se desenvolve a historia, contada por Belle e Lavinia. O que me choca é a realidade em que se passa no livro, é triste. A obra se passa entre 1791 a 1810, nos mostrando, portanto toda a realidade da escravatura daquela época. O capitão vivia viajando para tratar de negócios, sendo assim quem cuidava da fazenda era o capataz Rankin (que eu quis arrastar a cara dele no asfalto, várias vezes) um cara que abusava de mulheres e maltratava os homens por diversão.
Os personagens desta historia são muito bem estruturados e extremamente humanizados. Inesquecíveis! São fortes e carismáticos, cada um tendo sua personalidade e seu papel crucial para a história. O tempo todo, suas escolhas causam consequências que ora serão solucionadas ora não, e só a força e o carinho da família fará com que superem.
E eles sofrem e como sofrem, quando você acha que já morreu gente de mais, que já teve sofrimento de mais. A autora faz questão de esfregar na nossa cara que tem mais por vir. E isso faz você devorar as paginas do livro. Mas não se engane achando que é só tristeza que temos aqui, temos também muito amor, muita luta muita felicidade, muita solidariedade não ligando para a cor. Temos uma lição sobre o quão importante é a família, que não importa os problemas, as dificuldades, eles sempre estarão conosco.
Você vai torcer por esses personagens, vai querer socar a cara deles às vezes. Mas não tem como não adora-los, não torcer por eles. Foi o primeiro livro que li sobre a escravidão, a autora nos mostrou a realidade de uma época, de uma historia que realmente existiu. Ela estudou e pesquisou muito para a historia ser fiel a aquela época. O final desta historia não poderia ser diferente, e agradeci por finalmente eles aprenderem com tudo que se passou, que Lavinia cresceu, amadureceu, deixou de ser tão ingênua.
E acho que isto fez sua obra ser tão incrível, sem duvidas é uma obra que indicarei e que guardarei no meu coração para sempre. Leiam este livro, por favor!

site: http://dicasdaisacereser.blogspot.com.br/2016/07/resenha-escravas-de-coragem.html

Patricia 21/07/2016

Pretensioso
Escravas de Coragem conta a historia de Lavínia e Belle.
Lavínia perdeu os pais quando criança em uma viagem da Irlanda para os Estados Unidos. Chegando ao seu destino é vendida como escrava branca ao dono de uma fazenda de tabaco na Virginia, lá ela conhece Belle a filha bastarda do dono da fazenda e a família que a acolheu como filha.

Lavínia imediatamente é acolhida por sua nova família negra, é como uma filha para Belle e logo desenvolve por todos um amor incondicional.
Só que ela não entende porque mesmo sendo propriedade do Capitão Pyke é tratada de forma diferente por todos devido a sua condição de "branca". Assim, com o desenrolar da historia acompanhamos a saga da família Pyke e da família negra de Lavínia e Belle.

O livro é pretensioso ai afirmar na capa "Esqueça ... E o vento levou" (que é um dos meus livros preferidos) confesso que isso foi uma das coisas que me chamou atenção no livro e creio que seja exatamente essa sua intenção. A historia apesar de boa não pode ser comparada a ... E o vento levou, Lavínia não é metade da personagem que foi Scarlett O'Hara, nesse ponto acredito que a autora podia ter explorado melhor essa personagem que na maior parte do tempo foi totalmente submissa e não teve uma historia de amor mesmo que tal historia não tivesse um final feliz.

Apesar de alguns pontos que deixam a desejar, Escravas de Coragem é um bom livro que vale a leitura!

Aninha 15/08/2016

Sofrido!
No Blog com fotos > http://www.byanak.com.br/2016/08/livro-escravas-de-coragem-kathleen.html#comment-form

Lavinia aos 7 anos perde os pais durante a travessia da Irlanda para os Estados unidos, ela é levada como escrava para a casa do capitão do navio em que ela estava com a familia lá é entregue a Belle, uma escrava mestiça, que também é filha do capitão.
Aos poucos Lavinia vai se habituando ao lugar, pessoas como a Mama Mãe uma escrava mais velha que é como a mãe de todos os escravos da casa grande, e o Papa, seu marido, vão fazer a garota se sentir da familia.
Com o tempo Lavinia cai nas graças da mulher do capitão, ela vive doente, e seus cuidados a deixa mais calma. Com isso a garota tem a chance de sair da escravidão, estudar e se casar com alguém de poses, mas é a partir daí que sua lealdade vai ser provada, ela deverá esquecer sua familia negra e ter uma vida de mulher livre ou ela fará de tudo para ajudar e proteger a unica familia que ela teve na vida?
Escravas de coragem é um livro dramático, acho que tudo o que tenha haver com escravidão é dramático, Eu mudaria o nome do livro de escravas para Escrava, acho que a Lavinia é a personagem principal do livro, o livro é quase todo narrado por ela, com alguns capítulos bem curtos da Belle. A leitura é super fluida, você sente as emoções de cada personagem, e do jeito que eu sou sensível sofri muito! No livro tem algumas mortes, o que me fez pensar na realidade daquela época, quantas pessoas morreram por epidemias. Mortes como de bebês na hora do parto, ou quando já nasciam doentes. E infelizmente essa era uma realidade á anos atrás. Gostei muito da Lavinia, peguei um certo carinho por ela, e torcia muito para que ela fosse feliz no final de tudo, a Mama é um dos personagens mais queridos, acho que ela é uma tipica vovozona que abraça e ama a todos quanto precisam. Eu indico sim o livro,é uma história bem comovente, dei 4 estrelas porque sofri muito kkk, e vocês sabem que livros dramáticos não é muito meu gênero, mas gostei bastante da leitura!

site: http://www.byanak.com.br/2016/08/livro-escravas-de-coragem-kathleen.html#comment-form

Alcione13 28/06/2017

Perfeito
Um dos livros mais lindos que li.Chorei em muitas partes,principalmente numa cena com um tábua salgada...Personagens fortes.Escrita marcante.Maestria de narrativa.Delicadeza de narração.Nem precisa dizer que chorei com o final,não é?Mostra a linha crua que separa brancos de negros e na real,presente até hoje.Nota mil!!

Vani Vaninha 10/10/2017

Resenha: Escravas de coragem - Kathleen Grisson.
"Este mundo aqui não é a única casa. Este mundo é para gente praticar, para fazer as coisa direito. Às vez, o Senhô diz: "Não, aquela mamãe, aquele bebê Henry, eles é meigo demais para continuar longe de mim. Agora eu trago eles para casa." "

Quando o capitão volta para casa trazendo consigo uma menina de 07 anos assustada e muito doente para ajudar Belle na cozinha, ela se pergunta se ele não acha que ela já tem trabalho mais que suficiente. Um detalhe: a criança é branca e tem cabelos cor de fogo.

Apesar do mau humor inicial, Belle acaba se compadecendo da criança e todos os escravos da fazenda Carvalhos Altos também. Ninguém acha que a menina, que se chama Lavínia, vá sobreviver. Ela está muito debilitada e não consegue segurar nenhum alimento.

Com o tempo, paciência, canja de galinha e muito amor, logo a menina começa a ficar mais forte. Quando já está totalmente recuperada ela começa a trabalhar e a conviver mais com os escravos da fazenda.

Sem ter a menor consciência das distinções impostas pela sociedade em relação às duas raças, Lavínia cresce feliz ao lado da família que a adotou com tanto carinho, mas nesse nosso mundo a inocência não sobrevive muito tempo e logo Lavínia começa a perceber a barreira invisível que a separa daqueles a quem ela ama.

Durante mais de 10 anos acompanhamos o crescimento desse amor inabalável e incondicional, que sobrevive às convenções sociais e a inúmeras tragédias das quais sai ainda mais forte.

Um livro que fala das perdas e de como muitas vezes é difícil sair delas, de coragem, do amor e e do quanto a vida é imprevisivel. Em vários momentos eu me peguei chorando (dentro do ônibus), completamente emocionada. Eu me pergunto como uma preciosidade dessas é tão pouco conhecida.

Leitura mais do que recomendada!

1 | 2 | 3 | 4