O Discípulo da Madrugada

Pe Fábio de Melo

Resenhas - O Discípulo da Madrugada

Rosi Fernandes 31/07/2014

Um deleite...
Padre Fábio de Melo com uma linguagem simples e encantadora relembra algumas passagens da Bíblia colocando o leitor como um possível personagem,já que em alguns momentos nos descreve,seja como acusador,medroso,egoísta,enfim um pecador,mas nos lembra também que Deus não gosta do pecado,mas ama o pecador e clama por sua redenção.
JuliaPoison 05/10/2014minha estante
Boa resenha! Bem direta, com a essência do livro.

Rosi Fernandes 10/10/2014minha estante
Obrigada,JúliaPoison!

Pumps 29/09/2023minha estante
Tenho esse livro.Ainda não li.

Fer Sugano 30/09/2023minha estante
Oi, Pumps :) Se você achar interessante e puder, leia-o de Novembro para Dezembro, antes do Natal. Outra data que seria legal é na Páscoa. Apenas uma sugestão. Obrigada pela visita!

@fernando.e89 13/02/2019

Um livro feito em oração.
Esse é um livro que jamais deve ser lido da ótica de uma literatura comum. Esse é um livro de oração de intimidade de carinho com o lado humano de Jesus. A forma com qual foi escrito muito me pareceu com o tipo de oração em Lectio Divina onde podemos caminhar com Jesus visualmente pelo os seus evangelhos. Só leia esse livro se tiver disposto a abrir o seu coração pois a simplicidade com qual foi escrito encanta, evangeliza e nos transporta a sentar ao lado de Deus.
Celeida.Teixeira 25/01/2020minha estante
O seu comentário me representa. Amei! Livro maravilhoso!

JUNIM 13/06/2014

RECONSTRUIR

"Nenhuma descoberta seria menor numa obra do Pe. Fabio de Melo, mas o texto propõe uma verdadeira desconstrução de nossas convicções religiosas e humanas... desnudando nossa própria consciência e como um oráculo revelando o que parecia imperceptível no obvio... Jesus Cristo como interprete de nossa incoerência humana... frágil e confuso... descobrir que somos todos discípulos da madrugada."

JuliaPoison 04/10/2014

Somos todos discípulos da madrugada
"Tinha religião, mas não tinha espiritualidade. Duas coisas distintas. A religião é a antessala da espiritualidade. É o agrupamento humano onde podemos ritualizar o que cremos. A religião é o território da oração, do estudo, da convivência, da partilha que nos faz solidários. Mas a espiritualidade é que reveste de sentido tudo isso. Ela é o fruto que nasce naturalmente de uma religião vivida honestamente. Volto a dizer. Não basta ter a lei cingida nos rins. É preciso tê-la inscrita no coração."

Seguir a Deus é uma luta diária para, nos caminhos do amor Dele, se tornar um ser humano melhor. É entender a lei de Deus, não como uma regra a ser seguida dentro de uma religião, mas como algo que Ele estabeleceu para nos proteger e nos orientar porque, acima de tudo, Deus é amor. Em seu livro O discípulo da Madrugada, Pe. Fábio de Melo mostra essa visão de Deus. O Deus que é mostrado no antigo testamento, que é por vezes vingativo e cruel, é apenas o retrato do homem. Na Bíblia, ele transmite a mensagem de Deus com ruídos, que são os próprios defeitos e imperfeições humanos, os quais o homem associa à figura de Deus. Nesse livro, o protagonista é amigo de Jesus e, ao lado dele, descobre uma forma totalmente nova de ver Deus.

Sempre gostei dos evangelhos da Bíblia e da forma como Jesus prega o amor ao próximo, a tolerância e a compreensão para com o outro. No livro O discípulo da Madrugada, a proposta de um Deus amoroso, embora não seja nova para quem leu tais livros da Bíblia, é muito bem apresentada; e o padre realiza nossa travessia para o novo testamento. O texto evidencia certos pontos importantes na busca por Deus. Ressalto, sobretudo, a ideia de que obedecer a Deus é um direito nosso e a de que só quem conquistou a liberdade interior pode obedecer verdadeiramente.
O personagem principal, que narra a história em primeira pessoa, é um judeu que conhece profundamente as escrituras do antigo testamento e se vê muito confortável em sua posição de religioso exemplar, isso até conhecer Jesus. O filho de Deus mostra a ele a diferença entre religião e espiritualidade e o ensina a ter uma visão mais positiva dos que estão à sua volta, sem apontar para os pecados do outro, sem julgamentos.

O livro mostra um lado mais humano da religião. É o que mais gostei, o fato de o personagem principal, depois dos ensinamentos de Jesus, começar a lutar diariamente para ser mais compassivo, mais tolerante e superar seus preconceitos. Essa visão se aproxima da minha luta como ativista pelos direitos humanos: é preciso ir contra o senso comum e enxergar os preconceitos que estão entranhados em toda uma cultura e sociedade, tão profundamente enraizados que parece natural pensar desse modo. E então nós podemos desafiar essas noções porque o mundo não precisa ser sempre assim.

"Só assim modificamos o mundo. Quando transgredimos a mesmice que ontem nos pareceu satisfatória."

"É natural que a gente obedeça ao movimento que nos encaminha ao convencional. Gera menos conflito. Mas caminhos já desvendados nem sempre são os mais seguros de trilhar. Eles nos ludibriam ao nos fazer pensar que não nos oferecerão percalços."

Para quem é cristão, o livro pode fazer repensar a vida. Não é difícil se identificar com o personagem e ver em si os erros que ele comete na busca por Deus. Apesar de a construção da história e das personagens não serem pontos fortes do livro, as ideias que o padre apresenta podem nos transformar e nos fazer refletir.

Ao longo do livro, a história do protagonista com Jesus é utilizada como suporte para as ideias do padre. Esse formato, embora necessário para atingir o grande público, mantém a história no terreno da superficialidade. Senti falta, por exemplo, de um pouco mais de análise do antigo testamento, mais trechos como aquele em que o Padre explica a passagem da Bíblia em que Deus supostamente pede a Abraão que sacrifique seu filho Isaque. Acho que esse tipo de reinterpretação poderia estar mais presente no livro. Talvez, por ser um livro destinado a um público maior, esse tipo de argumentação não caiba, mas senti falta.

Os trechos em que o protagonista assiste a crucificação de Jesus e o momento em que ele conhece Maria Madalena são muito interessantes no livro, quase como uma oportunidade para o leitor de estar ao lado de Jesus, em seu tempo, e ver diante de seus olhos a história do evangelho.

"Ele sentiu sede e eu não o socorri. Sentiu frio e eu não lhe ofereci o manto. Sentiu vergonha e eu não o protegi. Fiz o que todo mundo fez. Fiquei abrigado sobre a proteção hipócrita do bom senso."

Não sei se acredito na mensagem do Padre. Não posso dizer exatamente se creio no Deus do cristianismo ou não. Mas a mensagem continua e os ideais que o livro transmite valem a pena serem pensados e discutidos. E quem sabe, ao ler esse livro, cada um possa desvendar a seu próprio modo o que significa o amor de Deus.

Aryane 22/11/2014

Tocante!
“O discípulo da madrugada”, livro do padre Fábio de Melo, traz uma dinâmica narrativa interessante. Nessa história, ele cria um personagem que é amigo de Jesus e o encontra durante algumas madrugadas para conversarem sobre a vida e espiritualidade. Ao mesmo tempo em que aborda temas religiosos da época de Cristo, o livro os compara com os dias atuais e nossos sentimentos.

O mais interessante desse livro é a forma como o autor coloca Jesus. A todo tempo, tive a impressão que Jesus era um homem comum, gente da gente. Sua escrita traz intimidade e retira o peso e seriedade existentes em histórias com temática similar.
Esse autor tem a capacidade de versar sobre Deus de uma forma muito leve, característica marcante em suas outras obras. Não importa se você não é católico. O padre não escreve apenas para estes, mas para todos que trazem o Pai dentro e têm como líder de toda a humanidade, Jesus Cristo.

Fiquei emocionada durante a leitura de uma forma diferente. Tais palavras entraram em mim como raros livros são capazes de fazer.

Recomendo. É transformador!

Cinco estrelas!

site: amoremletras.wordpress.com

Galvão 22/06/2015

Avessos
O Pe. Fábio mais uma vez nos dá uma aula de teologia a partir de uma ótica evangélica surpreendente, que nos questiona a todo momento sobre o nosso relacionamento com Deus, se ele é fruto da descoberta de um Pai amoroso ou apenas uma herança religiosa resumida em práticas desvinculadas do real sentido cristão.

Verônica 10/09/2015

Tocante
O Discípulo da Madrugada é um livro tocante, que nos faz adentrar na história de Jesus e nos mostra como o fundamentalismo não é a real religião.

Genial

Isolde 26/08/2016

O Discípulo da Madrugada
O padre Fábio nos mostra de maneira simples as dualidades da vida, através da criação de um personagem, que é amigo de Jesus e o encontra durante madrugadas para conversarem sobre a vida,os sentimentos, a redenção e a espiritualidade. O livro é muito emocionante e reflexivo. Adorei a leitura

TÁSSIA ROCHELLI 15/03/2017

O discípulo da madrugada
Padre Fábio traz a trajetória que Jesus percorreu até o calvário, nos lembrando momentos importantes do sofrimento do Cristo. Dentro dessa temática, vai fazendo reflexões sobre o comportamento de algumas pessoas, ou até mesmo nós, diante da grandeza de Jesus. Nos faz enxergar que Deus não deve ser visto como um pai rigoroso, carrancudo e que se vinga de quem não faz o que Ele deseja. Deus, em todos os momentos, é somente amor, e só espera que nós abramos a nossa vida para que Ele possa entrar.

Marcos5813 19/03/2017

A Tarde das Sombras e o Novo Tempo
Mais um excelente livro do Pe. Fábio de Melo. Com simplicidades de linguagem mas, ao mesmo tempo, com a erudição de um sacerdote que entende profundamente a mensagem de Cristo, da Bíblia, seu calvário, escreve sobre uma personagem fictícia que viveu os últimos dias da vida do Homem-Deus que iria marcar a humanidade por toda eternidade. O Discípulo da Madrugada, que é todo aquele que acolhe a mensagem de Cristo, as Boas Novas, e as pratica. Deus faz um convite diário para que vivamos a sua realidade, no seu amor e sob sua proteção. Ouvir o Sermão da Montanha e entender que há em tudo o tempo de Deus a ser cumprido é um dos grandes sinais de sabedoria, assim como diria o Rei Salomão, em Eclesiastes, "Não há nada de útil do que fazemos debaixo do sol". A madrugada, utilizada como espaço-tempo no livro, o tempo de repouso para quase universalidade da espécie humana, para o filho de Deus, para Deus, é tempo de amar, de orar, de labutar. Como diz o ditado popular, "Deus ajuda quem cedo madruga." A tarde das sombras reflete, depois do dia, tudo aquilo que na madrugada se esconde às sombras. A entrega do filho de Deus tramada para sua crucificação, sua morte, revela-se como o início da nova era humana, que se completará quando Jesus voltar. Vinho do pó e ao pó voltaremos, ou seria, viemos do húmus e ao húmus voltaremos? Do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Uma semente tem que morrer para que uma grande árvore germine e cresça e seja morada a todas as espécies de pássaros e sombra para repouso aos cansados.

Antonio Maluco 23/10/2017

Meu Primeiro Livro Religioso
a história é linda mas não voltarei ler livros religiosos pois não é meu gênero literário e li esse livro pois tava em casa e minha mãe gosta de ler livros religiosos

Matheuscrlo 01/11/2017

O discípulo da madrugada
O discípulo da madrugada é um livro do autor Padre Fábio de Melo que foi publicado em 2014 pela editora planeta.
O livro nos conta a história de um personagem bem interessante. O mesmo foi apelidado o discípulo da madrugada. O personagem é um judeu que foi criado rigorosamente na lei de sua religião, tanto que não conseguia reconhecer o que aquelas leis representavam mais profundamente.
Até que ele conhece um nazareno chamado Jesus que estava numa cidade no qual não me recordo fazendo o discurso das bem- aventuranças. Ao ouvir a pregação de Jesus este homem sente desmoronar a estrutura que até o momento dava todo o sentido a sua vida. Mas mesmo assim ainda não conseguia seguir Jesus de todo seu coração, pois ainda continua preso às amarras do medo.
É um personagem muito curioso, tenho certeza que todos temos a aprender um pouco com ele.