A extraordinária viagem do faquir que ficou preso em um armário Ikea

A extraordinária viagem do faquir que ficou preso em um armário Ikea Romain Puértolas

Resenhas - A Extraordinária Viagem do Faquir Que Ficou Preso Em Um Armário Ikea

1 | 2 | 3 | 4

Marcelo 14/05/2014

Um indiano hilário
Um romance divertido com as atribuladas peripécias de um indiano de nome complicado. Um humor e uma sátira, conjunto de uma boa obra que merece ser lida, mas que possivelmente não será alvo da grande maioria de leitores que estão ainda atados às séries americanas.

02/06/2014

Às vezes, encontramos uma leitura que, a princípio, nunca nos passaria pela cabeça dar uma chance sequer, mas que, após virada a última página, é inevitável agradecer pela mudança de ideia e se sentir extremamente realizado por ter aproveitado essa chance.
No começo, confesso que A Extraordinária Viagem do Faquir que Ficou Preso em um Armário IKEA (vamos estreitar isso, chamarei daqui em diante de "A Viagem do Faquir") não tinha nada para chamar a minha atenção, com a exceção de um título extremamente longo e, no mínimo, curioso. Quando fui presenteada pela editora Record, imediatamente sabia que minha chance de provar que estava errada havia chegado. E eu jamais me arrependeria de ter passado poucas horas na companhia do peculiar faquir Ajatashatru.
Com uma narrativa simples e muito, muito divertida, somos apresentados a "acha já a tua vaca" e logo fica claro que nesse livro, nem mesmo o autor leva o próprio protagonista a sério. Não demora muito para descobrirmos o por quê. O faquir em questão nada mais é do que um vigarista.
Morador de uma pequena região da Índia, "achata o tutu" conseguiu convencer os moradores de sua vila que ele era um faquir de verdade, daqueles que atravessam objetos afiados pela língua e dormem em camas de pregos. Por isso, ele precisa ir até a França para adquirir o mais novo modelo de cama de pregos da loja IKEA e, assim, dormir de forma confortável e satisfatória, dado o faquir de respeito que ele é.
O problema é que "achata o tutu" é uma fraude. O que ele faz são truques de ilusão e a origem simplória de seus vizinhos deixa que acreditem que ele nada mais é do que alguém fenomenal. Sendo assim, ele voa até a França aplicando um golpe atrás do outro, desde a vestimenta fina até na hora de pagar a corrida de táxi.
Mas Ajatashatru (caramba, como é difícil até na hora de escrever!) não é assim porque quer. Enquanto aventura-se na imensa loja IKEA, aguardando pela entrega da tão desejada cama de pregos, ele tem a oportunidade de experimentar uma breve reflexão sobre a vida que tem levado até então. E quando ele, acidentalmente, vai parar dentro de um armário da loja que está sendo despachado para a Inglaterra, "achata o tutu" tem certeza de que há muito mais no mundo do que vigaristas como ele e pessoas boas e simples como as que moram na sua vila lá na Índia.
O mundo que ele pensava existir fora dos limites de sua terra é muito mais complicado e repleto de todos os tipos de pessoas que ele sequer imaginava existir. Isso provoca no faquir um enorme desejo de mudança e, pela primeira vez em sua longa vida, ele começa a surpreender-se com as pessoas, que imaginava serem todas vigaristas, como ele.
A Viagem do Faquir foi uma surpresa, assim como presente no título longo, extraordinária. Além de uma leitura fácil (com a exceção dos nomes que eu raramente consegui pronunciar, por isso vocês viram tantos "achata o tutu" na resenha) e muito divertida, o autor soube pesar de forma magnífica o lado emocionante e duro dos imigrantes ilegais. Embora o faquir, a princípio, tenha vindo legalmente para a França, suas aventuras o fizeram conviver com pessoas que lutavam todos os dias por uma vida melhor nos países europeus na clandestinidade.
Este outro lado, o lado sofrido, provocou uma mudança gradual, mas intensa no protagonista que, para mim, foi o ponto mais importante e bonito do livro. O autor conseguiu demonstrar não só ao faquir, como aos leitores que o mundo não é como achamos; existe muita coisa além das nossas zonas de conforto. Pessoas honestas, simples e sonhadoras em busca de um futuro melhor para si mesmas e suas famílias. Gente que convive com a guerra civil em seus países de origem e que só estão à procura de uma oportunidade para viver dignamente.
Ser imigrante, quanto mais ilegal, não é nada fácil. E, uma vez que "achata o tutu" se vê nessa mesma situação, conhecendo um pouco mais dessas pessoas batalhadoras, isso o faz rever tudo na própria vida. Desde o seu comportamento desonesto até o nascimento de um sentimento forte de querer ajudar ao próximo e não mais almejar a vantagem sobre os outros. É uma mudança maravilhosa, que o autor soube construir ao longo do livro de forma gradativa e sólida.
Eu me surpreendi, me diverti e me emocionei com essa leitura inesperada e incrível. A Viagem do Faquir é um livro excepcional e surpreendente. Devorado em poucas horas e garantidor de boas risadas, uma grande aventura o espera nessas páginas, além de uma emocionante evolução do nosso protagonista. São aventuras inéditas que o farão viajar por vários países e torcer por todos os personagens que se encontram aqui.
Uma nova perspectiva é oferecida diante do sofrimento de imigrantes ilegais e seu impacto em "achata o tutu" é inspirador. Prova de que uma boa dose de vida real pode mudar até a mais corrompida das pessoas. E podemos perceber que há todo um passado que influenciou na forma do faquir ver o mundo e as pessoas nele. Simplesmente genial!
A edição da Record está uma delícia de ler, com capítulos curtos e boa revisão. Um único ponto que me deixou um pouco desconfortável foi a qualidade da impressão, bem clarinha. Não sei se era essa a intenção, mas ao invés de preto, as letras ficaram cinzas, parecendo falhadas. Isso no livro todo. Não é algo que atrapalhou muito a leitura, mas achei que deveria ser um pouco mais forte. No mais, está tudo muito bom e é uma leitura mais do que indicada!

site: http://onlythestrong-survive.blogspot.com.br/2014/05/resenha-extraordinaria-viagem-do-faquir.html

Thaisa 26/04/2014

Um livro pra lá de interessante e muito engraçado!
Um livro leve, engraçado e muito gostoso de se ler. O autor trata da imigração ilegal na Europa de uma maneira inteligente, divertida e muito sagaz. O livro tem um final feliz e livros com finais felizes são sempre ótimos!
Confira a resenha completa no link abaixo:

site: http://minhacontracapa.com.br/2014/04/resenha-a-extraordinaria-viagem-do-faquir-que-ficou-preso-em-um-armario-ikea-de-romain-puertolas/

HyladyJ 22/03/2023

Não sei nem o que comentar
Bom . . É um livro que foi escrito de forma fácil,porém a história não me cativou em 90% da leitura . Não achei um livro bom .

Jacqueline 03/05/2014

Divertido e espirituoso, mas sem perder a ternura.
Mais um livro que eu li completamente no escuro, apesar do título não deixar muita coisa para a imaginação. Pessoalmente amo títulos longos e incomuns. E nesse caso, o título nem precisou vir acompanhado de uma sinopse, pois eu já sabia que iria gostar. Só não achei que a leitura iria me surpreender e divertir tanto.

"Fazia 24 horas que ele havia chegado à Europa, parecia uma eternidade. Já havia posto os pés na França, na Inglaterra e na Espanha. E essa noite ainda estaria em outro lugar. Buda não o largava mais. Estaria ele condenando-o a ser clandestino, contra sua vontade, pelo resto da vida?"

Ajatashatru Ahvaka Singh (pronuncie acha já a tua vaca) é um faquir profissional. Ou é nisso que acreditam os habitantes de sua vila, Kisheyogoor, na Índia. Mas o faquir não passa de um trapaceiro. Com a ajuda dos moradores do vilarejo, ele vai até a França com o intuito de comprar uma cama de pregos na famosa loja IKEA.
Sua jornada começa na França com um taxista cigano, e uma francesa que se encanta por seus dons de Faquir. Mas nada é capaz de distrair Ajatashatru de sua missão. Sem ter onde passar a noite, ele decide pernoitar na própria loja. Porém, assustado pelo movimento de funcionários na loja em plena madrugada, ele se esconde em um armário. Inicia-se assim, a maior aventura da vida de Ahvaka. (resumo adaptado da sinopse oficial)

"Acabara de ver na Europa, em dois dias, coisas que nunca vira em 38 anos de existência e que não teria, sem dúvida, jamais visto, caso não houvesse resolvido se esconder dentro de um armário de uma grande loja. Prova de que as coisas pequenas regem a vida, e os locais mais banais são por vezes o início de emocionantes aventuras."

Romain, que já exerceu várias profissões (DJ, professor, tradutor e professor de idiomas), mas foi sua experiência como policial nas fronteiras da França, que ajudou na elaboração e criação da obra, que se tornou Best Seller na França.
Com a narração em terceira pessoa extremamente fluída, acompanhamos a inusitada jornada de Ajatashatru pela Europa. A premissa digna de filmes Bolywoodianos, se sustenta pela quantidade satisfatória de reviravoltas no enredo, e por seus personagens excêntricos e singulares.

Puértolas é dono de um humor pitoresco bastante afiado. Apesar de abordar de modo bastante engraçado a imigração ilegal na Europa, o autor fala sério quando o momento exige, sem pender para o lado melodramático. Tem cenas que comovem na medida certa, como o encontro de Ajatashatru com os imigrantes sudaneses, ou quando ele revela o sofrimento que passou na infância.
Em poucas páginas Romain consegue fazer um verdadeiro milagre. O fator imprevisibilidade fisga o leitor até a última página. Eu nunca sabia em que situação absurda o autor iria colocar Ahvaka, ou qual seria o próximo país em que ele iria aterrissar.
Não faltam cenas de ação, perseguição, suspense, e até mesmo um estranho romance.

As personagens e suas personalidades me encantaram. Ajata a princípio pode não passar de um impostor barato, mas sua experiência como um clandestino ilegal acaba trazendo à tona o seu lado solidário e humano. A determinação do cigano Gustave, e sua família buscapé renderam cenas hilárias.
Preciso citar o grandioso trabalho que o tradutor Mauro de Abreu Pinheiro realizou. Romain brinca várias vezes com a pronúncia dos estranhos nomes, criando assim frases correspondentes entre parênteses (Dhjamal, pronuncie dia mau), que só fizeram sentido graças ao trabalho de tradução.

Com um enredo divertido e espirituoso, Romain retrata os percalços vividos por aqueles que nasceram no lado errado do Mediterrâneo, e decidem tentar a sorte nos "belos países". Uma comédia com um fundo agridoce, que consegue ao mesmo tempo arrancar um sorriso e muitas reflexões dos leitores.

site: www.mybooklit.com

Deivi.Lucio 14/10/2020

Arrasta já sua vaca...o hilário faquir
Este livro se enquadra em comédia dramática pois trata com hilaridade as trapaças e confusões de um faquir e apresenta o sofrimento dos imigrantes que passam fome, doenças e violência para tentar uma vida melhor fora de seus países de origem.

Senti a preocupação dele em retribuir ao universo o que tinha recebido de bom em suas experiências ajudando as pessoas que passassem pelo seu caminho. O sofrimento une as pessoas sem questionar nacionalidade, religião ou etnia onde as pessoas de bom coração somente pensam em se ajudar.

Seria bom se a felicidade um dia sorrisse para todos como sorriu para Arrasta já sua vaca…kkkk

Livro com final feliz era o que eu precisava.

jota 15/11/2014

Viagens...
Este livro engraçado ostenta um longo título mas não tem uma história tão longa assim. Foi escrito por um ex-agente francês de controle de fronteiras, Romain Puertolas, encarregado de combater o tráfico de pessoas. Que é do que, no fundo, trata a história do enrolado faquir do título, um certo Ajatashatru.

Vindo da Índia para Paris para comprar um novo modelo de cama de pregos, por conta de uma série de incidentes extraordinários, o faquir faz uma longa viagem pela Europa e norte da África.

Como se fosse uma aeromoça, um funcionário de bordo, passa pela França, Grã-Bretanha, Espanha, Itália, Líbia e volta à França sem conhecer praticamente nem um ponto turístico desses lugares, exceto o interior de um armário da conhecida marca sueca Ikea.

Nessa viagem que deveria durar apenas dois dias, mas que lhe tomou nove, no entanto conheceu algumas pessoas marcantes que o fizeram viver uma viagem interior, para dentro de si mesmo, como nunca tinha experimentado antes na vida.

Ao lado de uma série de ditos engraçados, anedotas, jogos de palavras e escrita criativa (há um livro escrito pelo faquir em sua própria camisa dentro do próprio livro), o sucesso do romance de Puertolas se explica certamente pela mensagem universal que traz, “a de transformação de uma pessoa”, conforme ele próprio acredita.

Livro muito simpático este, que é sempre interessante, que se lê rapidamente, que li entre 13 e 15/11/2014.

Polly.vidigal 28/02/2023

O faquir
Aiai senhor faquir que aventura vc viveu ao decidir dar um golpe na Ikea... Viajou a Europa toda sem um tostão no bolso e ainda ganha uma bolada... Seu plano de ser honesto nunca Ada certo

Geovana.Andressa 27/03/2023

Livro engraçado, levantando temas pesados, o livro apesar de ter um tom cômico é bem cheiro de "realidades que não gostamos de enfrentar" recomendo.

Daiane.Nascimento 20/04/2022

Ah o Faquir!
O livro é sensacional, uma história alegre, que me fez dar boas risadas, mas tem em si um bocado de reflexão. É um sucesso na França, e pra mim foi uma surpresa, já que somos cultuados a cultura norte americana, uma leitura desconhecida e de outra cultura me prendeu bastante.
Achei o livro por R$9,90 uma bagatela na Americanas, não conhecia a história, nem o autor. Super indico para aquele momento que precisamos de uma leitura mais leve!

Nath 12/10/2014

Divertido e emocionante
Eu não esperava muita coisa desse livro sinceramente e posso afirmar que me surpreendi muito com a história! A escrita do Romain Puértolas é totalmente simples e divertida, ri e me emocionei durante o livro todo.
Na história acompanhamos a incrível aventura de Ajatashatru Ahvaka Singh, ou como você pode querer pronunciar Acha já a tua vaca ou A chata e o tabu, e outras tantas pronuncias super engraçadas que o autor nos sugere. Conhecemos a França, Itália, Inglaterra, Líbia ou pelo menos, um local de cada uma, já que o destino não deixa o nosso querido faquir num lugar por muito tempo.
A história nos apresenta a triste história dos imigrantes ilegais, o destino cruel que muitos tem só por tentar buscar uma condição melhor de vida para a família. Tiramos também uma grande lição de vida, de mudança para algo melhor.
É uma leitura leve e rápida mas que compensa muito.

Camila 03/03/2022

Divertido
Nesse livro podemos acompanhar as trapaças e confusões em que um "faquir" se envolve.
Ao final do livro há reflexões que são boas para todo mundo.
Leitura rápida e fluida.

Ellie 17/03/2020

Parece uma daquelas comédias meio pastelão que só vai acontecendo coisas cada vez mais inusitadas com o personagem, é engraçado e bobo, mas com um toque melancólico em algumas partes que te faz até pensar questões sociais e de imigração.

skuser02844 20/02/2021

É uma história escrita com bastante criatividade e humor, que nos leva a viajar por vários pontos da Europa, passando até pela Líbia com este faquir que só queria ir ao Ikea em Paris comprar uma cama de pregos. Me diverti com a história criada por este autor, que escreve tudo com uma grande leveza e humor, mas que também fala sobre o sério problema dos imigrantes clandestinos e da forma como os países encaram a situação. Portanto, apesar das piadas, é um livro que nos faz pensar e que alerta para um problema social atual.

1 | 2 | 3 | 4