Fique onde está e então corra

Fique onde está e então corra John Boyne

Resenhas - Fique Onde Está e Então Corra

Maria.Luysa 07/03/2023

Sempre que leio algo sobre a guerra fico pensando em como os seres humanos podem ser egoístas.
Tantas vidas perdidas...
Espero que o mundo não precise passar por algo dessa magnitude novamente.

Ana 22/02/2023

No dia 28 de junho de 1914, o assassinato do arquiduque Francisco Fernando, herdeiro do trono da Áustria-Hungria, pelo nacionalista iugoslavo Gavrilo Princip, em Sarajevo, foi o gatilho imediato da guerra. Exatamente 30 dias depois desse acontecimento, o Império Áustro-Húngaro declarou guerra contra o Reino da Sérvia, iniciando assim a Primeira Guerra Mundial.

Nesse mesmo dia, 28 de julho de 1914, Alfie Summerfield comemorava seu aniversário de cinco anos. Porém, não foi uma festa muito movimentada, já que quase nenhum dos seus amigos compareceu e todos os adultos estavam aflitos e pensativos. No dia seguinte, Georgie Summerfield resolve fazer uma "surpresa" para sua família: chegou em casa fardado, dizendo que se voluntariou para lutar com o exército inglês.

Muita coisa mudou após esse dia. A mãe de Alfie trabalhava de 12 a 14 horas por dia e, ainda assim, o dinheiro era escasso. E quatro anos se passam com a família nessa situação, mas com um adicional: Alfie simplesmente para de receber notícias do pai. Com essa preocupação a mais, o garoto resolve ajudar a mãe engraxando sapatos na estação King Cross. É exatamente em um dos seus dias de trabalho que Alfie descobre uma pista da localização do seu pai, e a partir daí faz de tudo para trazê-lo de volta para casa.

Meu primeiro contato com o John Boyne foi através de O Menino do Pijama Listrado. Da mesma forma que o autor me tocou com essa obra, ele o fez em Fique Onde Está e Então Corra. Apesar de ser em terceira pessoa, o livro me agradou bastante com sua narrativa simples e tocante através dos olhos de Alfie, que faz de tudo para ajudar mesmo estando em um momento ruim.

O livro, apesar de se passar durante a Primeira Guerra, não fala propriamente dos campos de batalha. O tema retratado não deixa de ser sofrido: como a Guerra pode mudar as pessoa, os traumas que ela pode trazer e suas inúmeras outras consequências, como a falta de dinheiro, a comida escassa...

É incrível acompanharmos a determinação de Alfie, que é o que o move durante toda a história. O modo com que ele tenta tornar as coisas mais fáceis para a mãe, o desejo de rever o pai e principalmente a esperança de que tudo acabe bem é maravilhosamente mostrada de forma muito sensível.

Apesar de ser um infantojuvenil, acredito que a obra é digna de todos os públicos, só peço que não esperem um enredo muito complexo nem muito detalhado. Fique Onde Está e Então Corra é o exemplo perfeito de que por maior que seja o sofrimento, sempre é possível superá-la com a dose certa de amor.

site: https://www.roendolivros.com.br/

Alyne 10/02/2023

A história se passa durante a primeira guerra mundial. Alfie é uma criança de 5 anos que vê o seu pai partindo para a guerra com a promessa de que tudo terminaria antes do Natal. Anos se passam e a guerra ainda não chegou ao fim e ao descobrir o paradeiro do pai Alfie parte em uma missão secreta.
Esse livro é do mesmo autor de "O menino do pijama listrado" que possui uma escrita leve e simples apesar de abordar uma temática tão difícil e triste.

Gostei muito! ??

Ananubia 31/01/2023

Que história, gostosa de acompanhar.
O livro, é super fluído. A história é delicada, comovente e muito bonita. Vale super a pena!!!

Jessie 30/01/2023

Fique onde está e estão corra!
Está é a minha primeira leitura de 2023 e não poderia ser mais especial. Afinal, falar sobre guerra nos faz refletir sobre o que estamos fazendo para um mundo melhor e não criando uma guerra desnecessária, de novo.
Este livro conta sobre Alfie, um menininho que relembra sobre sua vida antes da guerra começar, no dia de seu aniversário de 5 anos.
Seu único sonho era andar com seu pai na carroça de leite e comprar balas de maçã verde, mas a guerra não pede permissão para começar e então leva tudo consigo: sonhos, lembranças, e os dias de paz.
A história foi muito lenta no início, mas depois te invade com todos os pensamentos, e aflições dos personagens.
Leitura recomendada.

Queria deixar um trecho do livro aqui:

"No sofá, os olhos de George se fecharam com força e lágrimas começaram a descer por seu rosto enquanto ele envolvia ainda mais o filho com os braços, segurando-o em abraço apertado
A guerra finalmente tinha acabado.
E ainda faltavam seis semanas para o natal"

gigica 28/01/2023

Mais um livro incrível
John boyne não decepciona nunca, esses livros que ele escreve são simplesmente maravilhosos e faz você se aprofundar na história de modos diferentes e incríveis. Muito bom. Super recomendo!

Drika 26/01/2023

Pela maior razão do mundo
Esse é um daqueles livros que vc não consegue desgrudar, no início, na verdade, é um pouco arrastado, mas depois vc quer saber se a missão que o garoto quer realizar será consagrada, e o melhor é a agonia e a vontade de que dê tudo certo, acompanhando e devorando cada detalhe para saber o desfecho. Enfim, uma história de esperança com um tema triste ( guerra), nos faz pensar o quanto os traumas acabam com a vida das pessoas, mas se tiver a ?maior razão do mundo? vc ainda tem uma chance de ficar bem ! Leiam e me falem se concordam com essa maior razão do mundo ? ??

Yasmin.Streit 25/01/2023

esse livro é tão lindo (tirando a parte da guerra)! foi uma ótima escolha para ser o primeiro livro do ano, há esperança! Tem vários momentos angustiante e tristes, mas ainda assim, existe esperança em cada capítulo. Alfie é um garoto muito inteligente e corajoso que conseguiu entender porque algumas atitudes são tomadas puramente por amor.

Renata 22/01/2023

Classifico como uma história leve e cheia de significados. No começo a leitura é meio arrastada mas com o desenrolar da história fica ótimo!

amanda 18/01/2023

Meu Deus esse livro é precioso demais. Fala de momentos horríveis com uma delicadeza absurda. Queria guardar todos os personagens num potinho. Pela melhor razão do mundo ?
Amanda.Monteiro 18/01/2023minha estante
SIIM! Ain, esse livro

Amanda 14/01/2023

Como esse livro consegue ser tão triste e tão incrível mdss. Um dos meus livros favoritos.
Li ele em 2016 e continua sendo um dos meus favoritos

LetAcia 12/01/2023

É um livro pouco conhecido, comprei ele no sebo pq queria ler mais sobre o autor depois de ler "O menino do pijama listrado" que acho q todo mundo já ouviu falar. E ele não me decepcionou não, e sim, eu chorei no livro ??. O livro fala sobre a saúde mental de soldados durante a guerra e é narrado por uma criança, então por que não ler?

Ps: Por favor leia, mais pessoas precisam conhecer ele ??