O demônio na Cidade Branca

O demônio na Cidade Branca Erik Larson

Resenhas - O Demônio na Cidade Branca

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

28/05/2022

Pensei que seria tedioso o relato da feira, mas fiquei encantada.

"Sem ter visto nada além de lâmpadas de querosene como iluminação, aquilo era como uma visão súbita do Céu."
Se acontecesse hoje em dia a feira já devia ser algo impactante, mas a sensação de ver tanta coisa nova pela primeira vez deve ter sido surreal. Tantas invenções tecnológicas e inovações artísticas. Inimaginável pra gente que vive com internet e acesso a tudo o que quisermos, quase nada é realmente novidade..

Provavelmente nunca teria lido algo parecido se não tivesse relacionado à um serial killer, foi bom ampliar um pouco os assuntos de leitura. Gostei da combinação "inusitada", no começo a leitura fluiu bem, passando de um lado pro outro.. mas chegou um certo ponto em que empaquei. Um pouco cansativo a quantidade de detalhes, muitos nomes pra decorar, acaba ficando confuso.

Melhor se fosse um pouco mais enxuto.

Sobre o H.H Holmes em si.. lembro de ter visto o Mr Marsh em AHS Hotel e achar bizarro, mas a ficção quase nunca chega perto das atrocidades da vida real.

Interessante o fato de ele ser amado por crianças, bebês, animais .. quebrou muito um estereótipo até mistico de que se sente quando a pessoa é ruim. Nunca dá pra saber realmente o caráter de uma pessoa.

Fátima Lopes 09/01/2021

O relato da construção da feira é bastante interessante e serve de base para o livro, apesar de ser excessivamente detalhista em alguns trechos. Os capítulos que tratam de Holmes apresentam ritmo mais intenso e traçam um retrato do psicopata charmoso e impiedoso que fez de Chicago o seu local de caça.

Kami 25/03/2022

O Demônio na Cidade Branca
Há uma grande riqueza de detalhes, o que torna a história um pouco cansativa, mas se você gosta, é perfeito.

Você consegue imaginar cada passo da construção da feira e sua história, é uma boa leitura que ainda tem uma pitada de suspense com um serial killer.

Maína 28/08/2020

Um livro bom, apesar que o começo da leitura foi bem arrastado. Mas ela começa a melhorar com o passar da história.
Tenho que dar o mérito ao autor que fez extensas pesquisas para essa obra.
Gostaria que Holmes tivessem mais conteúdo no livro, pois o autor foi muito bom em trilhar a história de Holmes.

rosigrafia 25/08/2020

Não desistir, vale a pena!
Eu comecei esse livro me apaixonando por ele logo no inicio. Gostei logo de cara que o livro intercala historias sobre a Exposição e com do H. H. Holmes, o que pra mim foi muito interessante. Essa foi minha primeira experiencia com um livro que não tem nenhum tipo de interação entre os personagens. Pra mim com o tempo a leitura passou a ficar densa e cansativa, isso me desanimou e me fez abandonar a história por algumas semanas. Como não queria abandonar o livro definitivamente, insisti e deu resultados, acabei descobrindo fatos históricos que desconhecia isso me animou a continuar. Cá estou eu depois de quase 2 meses(leio devagar)fazendo essa resenha toda feliz por ter conseguido terminar.

Vinicius Azambuja 07/02/2020

Muito bom. Mas nem tudo são flores.
O livro é muito bem escrito. No entanto por vezes precisei parar de ler devido a quantidade enorme de nomes de pessoas (bom, não poderia ser diferente, tendo em vista que é um livro histórico).
Mas soma-se o fato descrito, com o fato de alguns trechos serem bem arrastados.

Mas vale muito a pena ler, eu particularmente achei de extrema competência do autor em buscar a quantidade de fatos históricos que integram nesse livro.

Fica a dica. Se estiver sonolento, não o pegue para ler. Se estiver bem desperto, comece a leitura amanhã, preste o máximo de atenção possível, e irá gostar.

Carla513 26/06/2020

O demônio na cidade branca
Inicialmente o livro retrata a evolução acerca do projeto da Feira Mundial de Chicago, bem como seu desenvolvimento e construção. Muito descritivo e aborda nos mínimos detalhes a construção, dificuldades, anseios. Aborda também a história de um serial killer, longe de qualquer suspeita e muito confiante em realizar as maldades! Achei o livro um tanto quanto cansativo, por conta das inúmeras descrições, onde desviou o foco do título do livro, já que imaginei que abordaria com mais detalhes a questão do insano e cruel H.H.Holmes.
Carlos 12/07/2020minha estante
O problema que o título é um clickbait. A maioria vai ao livro por causa do Demônio que só é metade do livro. E se decepcionam pois há ênfase nos 2 temas. E a cidade branca não agrada a todos, apesar de ser sim uma história fascinante.

Carlinha 28/11/2020

Fantástico
Conta detalhadamente (até com detalhes demais) a história da Feira Mundial de Chicago de 1893. Desde a decisão da cidade sede, dos preparativos e todo o proceso de construção desse espetáculo de importância singular para o país.
Alternando os capítulos entre o que acontecia nos bastidores da feira e a vida de H.H.Holmes até o momento em que as duas histórias se fundem.
O autor fez uma vasta pesquisa e o resultado ficou incrível.
Embora o texto pode parecer detalhado demais e cansativo, achei que a narrativa ficou ótima.

ooohcorinne 16/01/2022

É um livro muito bom e a história é muito interessante, mas bastante cansativo várias vezes a leitura, principalmente durante as mudanças de capítulo.
Como arquiteta e urbanista eu fiquei mais curiosa para ler sobre a feira do que sobre o H. H. Homes.

Tamires 14/12/2022

o trabalho de pesquisa de Erik Larson para escrever esse livro é impecável, parece que ele viveu em Chicago em nos anos de 1800 e acompanhou a vida de Burnham e Holmes. gostei da leitura apesar de às vezes o livro ter me deixado mais curiosa sobre a história de Holmes desse novinho.

Ariadne 21/12/2021

Infelizmente, essa foi uma leitura que não funcionou para mim.

Eu adquiri a obra porque imaginei que a mesma falasse muito mais sobre a vida de H. H. Holmes do que sobre a Feira de Chicago. Mas não foi isso que aconteceu. Ele fica em segundo plano o livro todo, já que as partes dele são muito poucas

A maior parte do livro é sobre a feira. E esses capítulos, em sua maioria, me foram bem cansativos, já que detalhavam muito sobre a organização dela: sua construção, os arquitetos responsáveis e conflitos de interesses, as atrações, os problemas, e por aí vai.

A parte investigativa acontece de fato nos últimos vinte por cento do livro. E por termos poucas informações sobre esse serial killer, esses capítulos passaram muito rápido.

Aliás, se não fosse o título me lembrando, sequer perceberia que esse era um livro disposto a falar (e conectar) dois assuntos distintos.

Lembrando que essa foi a minha experiência de leitura. O livro não é mal escrito, de forma alguma, e o que não funcionou para mim, pode muito bem dar certo pra você.

Leila 23/02/2017

Poderiam ser dois livros separados...
... A Feira de Chicago e Holmes na época da feira. Pulei algumas partes sobre a feira, meu interesse maior era Holmes (embora tenha lido 80% das coisas sobre a lendária feira, e ela mereça, de fato, um livro só seu).
Holmes, na minha opinião, foi o serial killer mais sanguinário e interessante de todos os tempos. Ele construiu um hotel só para matar. Personalidade dupla? Filho do diabo, como se autointitulava - ter o diabo no corpo? Ou apenas uma mente complexa. Teria tido sentimentos por alguém, mesmo que o/a tivesse matado?
Acho que Holmes merecia um livro mais minucioso, só dele. Dou quatro estrelas pela extensa pesquisa do autor, romanceando de forma sublime os acontecimentos. A escrita é magnânima, apesar de, A MEU VER, ser excessivamente prolixa por vezes.
Holmes nos faz pensar no lado sombrio, obscuro, inimaginável que cada pessoa pode ter. O amável, atencioso, compreensivo médico era um monstro. Serão os seres mais maléficos, os mais amáveis?

Anelise Cristine 04/07/2020

O meu interesse por este livro foi sempre por H. H. Holmes, que me fazia devorar o capítulo quando era a parte dele. Mas achei entediante a construção da feira e a quantidade de nomes citados (mesmo sendo fatos históricos) o livro é riquíssimo de detalhes, mas não rolou muito pra mim, embora seja interessante. Mas o melhor, foi ver como o primeiro serial killer atuava naquela época. Porém não pegaria pra ler novamente.

Schu 04/07/2021

Interessante
Vale a leitura pela viagem a Chicago e pelos detalhes que traz sobre a feira. Os paralelo entre a criação da feira e as mortes geradas pelo Dr. Holmes são intrigantes.
Fabio 19/07/2021minha estante
Achei impressionante o estudo do autor para escrever este livro. Quase todos os eventos foram reais. Leitura fluiu muito bem. Já comprei outros livros do autor de tanto que gostei desse.

darla 28/06/2020

Tem um início bastante lento e entediante. O autor procurou situar o leitor, então as partes que relatam o período antes de a feira começar a ser construída são chatas. À medida que o tempo passa, vai melhorando. É importante ressaltar dois fatos: 1º - o autor fez uma extensa pesquisa, então muitas informações possuem fonte. 2º - o livro fala mais sobre a feira de Chicago de 1893 (sua construção, os arquitetos, as atrações, os problemas, os atrasos, o sucesso) do que sobre o assassino em série: imagino que seja porque há mais informações precisas sobre a feira do que sobre H.H.Holmes. Mesmo assim, eu curti a leitura, foi diferente do que esperava.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6