O demônio na Cidade Branca

Resenhas - O Demônio na Cidade Branca

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Luiz 14/07/2020

Leitura interessante e diferenciada
O livro é bom, embora tenha uma pegada muito documental. O autor prezou muito pela precisão e validade das informações históricas. Todos os personagens, lugares e eventos aconteceram. A construção da feira e principalmente do personagem Holmes é muito empolgante, tanto que me fez pesquisar na internet sobre as fotos e outras informações da época.

Mas eu gostaria de ter capítulos mais dedicados à figura do serial killers, acredito que com isso o livro teria um ritmo melhor.

Sergio21 09/08/2021

Boa história mas lento
A ideia de juntar um grande evento histórico, que pode ser considerado o início da nossa "era moderna", com um personagem cruel que virou celebridade pelo horror dos seus crimes, é muito boa. O mérito do autor é sincronizar os fatos das duas histórias, colocando em paralelo os acontecimentos. Porém em muitos momentos o texto se torna lento e cansativo. As curiosidades e os personagens envolvidos na Feira de Chicago te darão conexões com outras histórias e isso é prazeroso. E se espera uma história detetivesca, o texto toma essa forma no último quinto do livro.
Isabela 09/09/2021minha estante
Tava doida pra ler, principalmente depois que li Chronos... Fala-se da feira de Chicago e do HH Holmes...

Vanildo 07/11/2020

Uma Cidade, Duas Histórias
Confesso que até pensei em abandonar a leitura, pois o começo do livro é muito maçante. Mas no decorrer das páginas duas histórias eram contadas: uma, de homens empenhados a fazer da Feira Colombiana Mundial um evento gigantesco; outra, de um homem encantador, mas doente, o próprio demônio como ele mesmo se identificava.
De um lado, a ação dos maiores arquitetos dos EUA fez acontecer o surgimento de uma cidade grandiosa: seus prédios e suas atrações nunca vistas no mundo até então (final do século XIX).
Por outro lado, a sociopatia de um único homem transformou um hotel macabro num lugar de muitos assassinatos cruéis que até então nunca vistos.
O Demônio na Cidade Branca traz fatos reais sobre dois grandes momentos qua aconteceram ao mesmo tempo e mudaram a vida de muitas pessoas.

Skoob Students Union 09/11/2020

Um dos melhores livros que já li (Registro Duelo)
Esse é um livro realmente bom, que conta toda a história de forma simples, interessante e surpreendentemente descritiva, o que nos traz de volta à época, com pequenas ''mini-tramas'' que tornam o desenvolvimento ainda melhor.
Skoob Students Union 11/11/2020minha estante
Ooooooooo gabriel marca ali no meta de leitura né meu filho, senão não conta página. Besta quadrada

*felipe

gimont 27/07/2022

Não funcionou para mim.
O Demônio na Cidade Branca é um livro muito bem escrito e repleto de detalhes que encantam muitas pessoas, o problema é que comecei a ler pelo meu interesse na história de H. H. Holmes, e justamente essa parte em que eu mais tinha curiosidade, não é comentada tanto quanto sobre a construção da Exposição Colombiana. Sendo assim, a maior parte do livro foi cansativa pelos detalhes arquitetônicos que não me prenderam.
Independente da minha experiência, admiro todo o trabalho de pesquisa e o tempo dedicado a obra.
Beca 19/08/2022minha estante
Comecei a ler pelo mesmo motivo e tô achando um porre

Maína 28/08/2020

Um livro bom, apesar que o começo da leitura foi bem arrastado. Mas ela começa a melhorar com o passar da história.
Tenho que dar o mérito ao autor que fez extensas pesquisas para essa obra.
Gostaria que Holmes tivessem mais conteúdo no livro, pois o autor foi muito bom em trilhar a história de Holmes.

rosigrafia 25/08/2020

Não desistir, vale a pena!
Eu comecei esse livro me apaixonando por ele logo no inicio. Gostei logo de cara que o livro intercala historias sobre a Exposição e com do H. H. Holmes, o que pra mim foi muito interessante. Essa foi minha primeira experiencia com um livro que não tem nenhum tipo de interação entre os personagens. Pra mim com o tempo a leitura passou a ficar densa e cansativa, isso me desanimou e me fez abandonar a história por algumas semanas. Como não queria abandonar o livro definitivamente, insisti e deu resultados, acabei descobrindo fatos históricos que desconhecia isso me animou a continuar. Cá estou eu depois de quase 2 meses(leio devagar)fazendo essa resenha toda feliz por ter conseguido terminar.

Kami 25/03/2022

O Demônio na Cidade Branca
Há uma grande riqueza de detalhes, o que torna a história um pouco cansativa, mas se você gosta, é perfeito.

Você consegue imaginar cada passo da construção da feira e sua história, é uma boa leitura que ainda tem uma pitada de suspense com um serial killer.

Carla513 26/06/2020

O demônio na cidade branca
Inicialmente o livro retrata a evolução acerca do projeto da Feira Mundial de Chicago, bem como seu desenvolvimento e construção. Muito descritivo e aborda nos mínimos detalhes a construção, dificuldades, anseios. Aborda também a história de um serial killer, longe de qualquer suspeita e muito confiante em realizar as maldades! Achei o livro um tanto quanto cansativo, por conta das inúmeras descrições, onde desviou o foco do título do livro, já que imaginei que abordaria com mais detalhes a questão do insano e cruel H.H.Holmes.
Carlos 12/07/2020minha estante
O problema que o título é um clickbait. A maioria vai ao livro por causa do Demônio que só é metade do livro. E se decepcionam pois há ênfase nos 2 temas. E a cidade branca não agrada a todos, apesar de ser sim uma história fascinante.

Fabricio Zak 21/08/2016

Eu nasci com o demônio. Não pude evitar o fato de ser um assassino, assim como o poeta não pode evitar a inspiração para compor.
No final do século XIX uma Feira Internacional revolucionou o mundo em todos os sentidos, para o bem e para mal. Em 1893 a Exposição Colombiana Universal de Chicago celebrou os 400 anos da chegada de Cristóvão Colombo às Américas e com ela vieram muitos problemas e superações vindas de uma cidade desacreditada, porém promissora, Chicago, a cidade fétida dos abatedouros de porcos.
A exposição tinha como objetivo superar a Feira de Artes Decorativas de 1884 em Paris, onde a Torre Eiffel foi inaugurada, ou seja, uma missão nada fácil. Os EUA estavam obcecados por essa superação e iniciou a escolha da cidade que sediaria o evento. Entre as cidades escolhidas estavam Nova York, Washington, Saint Louis e Chicago, que acabou ganhando e surpreendendo o país inteiro. Chicago teve a oportunidade de se superar também, pois em 1871 a cidade enfrentou uma catástrofe, O Grande Incêndio de Chicago, que vitimou mais de 300 pessoas.
Chicago era uma cidade problemática em diversos sentidos, mas que despontava como um centro promissor de bons negócios e residências urbanas. Sua arquitetura vinha há pouco tempo ganhando espaço e com isso um dos maiores expoentes do ramo até hoje, Daniel Burham, tomou a frente para dar vida à exposição.
Burham já era um grande conhecido da arquitetura e chamou seu sócio John Root para liderar o desafio. Os dois montaram um time de profissionais que, se comparado a ícones atuais conhecidos, pode-se dizer que eram: Ronaldo (fenômeno), Romário, Maradona, Zidane, ente outros mitos. Com tantos homens renomados, a exposição não tinha como dar errado. Será?
Mais em: http://www.sugestoesdelivros.com/2016/08/resenha-o-demonio-na-cidade-branca.html
adilson 24/12/2016minha estante
undefined

Vinicius Azambuja 07/02/2020

Muito bom. Mas nem tudo são flores.
O livro é muito bem escrito. No entanto por vezes precisei parar de ler devido a quantidade enorme de nomes de pessoas (bom, não poderia ser diferente, tendo em vista que é um livro histórico).
Mas soma-se o fato descrito, com o fato de alguns trechos serem bem arrastados.

Mas vale muito a pena ler, eu particularmente achei de extrema competência do autor em buscar a quantidade de fatos históricos que integram nesse livro.

Fica a dica. Se estiver sonolento, não o pegue para ler. Se estiver bem desperto, comece a leitura amanhã, preste o máximo de atenção possível, e irá gostar.

28/05/2022

Pensei que seria tedioso o relato da feira, mas fiquei encantada.

"Sem ter visto nada além de lâmpadas de querosene como iluminação, aquilo era como uma visão súbita do Céu."
Se acontecesse hoje em dia a feira já devia ser algo impactante, mas a sensação de ver tanta coisa nova pela primeira vez deve ter sido surreal. Tantas invenções tecnológicas e inovações artísticas. Inimaginável pra gente que vive com internet e acesso a tudo o que quisermos, quase nada é realmente novidade..

Provavelmente nunca teria lido algo parecido se não tivesse relacionado à um serial killer, foi bom ampliar um pouco os assuntos de leitura. Gostei da combinação "inusitada", no começo a leitura fluiu bem, passando de um lado pro outro.. mas chegou um certo ponto em que empaquei. Um pouco cansativo a quantidade de detalhes, muitos nomes pra decorar, acaba ficando confuso.

Melhor se fosse um pouco mais enxuto.

Sobre o H.H Holmes em si.. lembro de ter visto o Mr Marsh em AHS Hotel e achar bizarro, mas a ficção quase nunca chega perto das atrocidades da vida real.

Interessante o fato de ele ser amado por crianças, bebês, animais .. quebrou muito um estereótipo até mistico de que se sente quando a pessoa é ruim. Nunca dá pra saber realmente o caráter de uma pessoa.

Marina 09/08/2021

Nem sei o que dizer
O livro é bom, muito bom, fico impressionada em como o escritor conseguiu narrar uma história que se fosse escrita por literalmente qualquer outra pessoa seria insuportável (desculpa, eu não li pra saber da feira).

O ponto ruim é que comecei o livro com a expectativa errada, pensei que veria muito mais sobre o sk, quando, na verdade, as partes sobre ele são poucas. O finalzinho do livro é sensacional. É inimaginável pensar que alguém fez as coisas que ele fez.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6