Vinte Garotos No Verão

Vinte Garotos No Verão Sarah Ockler

Resenhas - Vinte garotos no verão

Mila 03/01/2016

Adquirindo experiência
Através da estória de Ana, senti que na vida há muito mais amor do que se pode imaginar. Senti também que as pessoas precisam através do diálogo ser mais clara, direta e objetiva.
O amor verdadeiro sempre será incondicional, pois não há condição que faça o amor mudar de forma, mesmo que haja mágoas, danos e perdas.
Sarah Ockler passou para esse livro um carinho de amigos e de amores adolescentes, com toda potência do que causa uma revelação tardia.
Matt um jovem brilhante, Frankie uma irmã que sempre está presente, Ana uma vizinha amiga apaixonada e inteligente, Sam um rapaz cheio de sonhos e doce como todas nós sonhamos encontrar em nossas vidas.
Uma tragédia marca o início desse livro e nos faz perceber o quanto é importante estarmos conectados com a vida e uns com os outros, o quanto ser companheiro ou companheira é intensamente bem vindo em momentos de dificuldade.
Sinceramente para mim esse livro é nota 5 de 5, é favorito pela suavidade das relações apresentadas e eu recomendo.

Nil 25/01/2016

Transformação
Ao contrário do que eu poderia imaginar Vinte Garotos no Verão não é um livro à toa. Sarah Ockler criou uma história que fala de perdas, amizades, amores mas sem deixar o sentimento de dor falar muito alto. Com sua escrita, a autora deixou a história leve e, em muitas cenas levemente divertida.
Anna sempre foi muito amiga de Frankie e Matt. Mas com o passar do tempo ela se apaixona pelo irmão da melhor amiga. Com a perda de Matt, além de ter que lidar com a dor às escondidas, ainda tem que confortar e amparar Frankie. Mas as coisas se transformam de maneira avassaladora durante verão.
Um livro excelente com uma história doce.

Marcos 06/05/2014

Anna, Frankie e Matt são amigos desde a infância. Sempre muito próximos, eles dividem as fases de suas vidas uns com os outros, a dúvida de qual faculdade entrar, o primeiro beijo, a primeira vez... Frankie e Matt são irmãos. Anna e Matt logo se descobrem apaixonados um pelo outro e se veem perdidos de amor, vivendo um grande romance. Infelizmente, pouco tempo após ambos iniciarem um relacionamento, algo muito trágico acontece: Frankie tem uma arritmia cardíaca súbita, que o leva a bater o carro que dirigia em alta velocidade. A partir desse dia suas vidas nunca mais serão as mesmas.

Um ano após o ocorrido, Anna e Frankie resolvem viajar para a Califórnia, para curtir as praias no verão, passando vinte dias por lá. Antes de viajarem, Frankie propõe um trato: elas deveriam conhecer pelo menos um garoto por dia pois assim haveria uma boa chance de Anna finalmente ter o seu primeiro amor e, quem sabe, perder sua virgindade com ele. O que ela não sabe é que sua amiga já teve sua primeira grande paixão e foi com alguém muito próximo a ela...

Quer continuar a ler a resenha? Acesse:

site: http://capaetitulo.blogspot.com.br/2014/05/resenha-vinte-garotos-no-verao-de-sarah.html

Luana Moraes 15/03/2016

Vinte garotos no verão
Sarah Ockler escreveu um livro maravilhoso sobre amor, perdas, amizade e recomeços. Um título que leva o leitor a pensar uma coisa, mas que será conduzido por outro caminho já nos primeiros capítulos, vai ser impossível não se apaixonar por esse livro.
Anna Reiley sempre imaginou sendo beijada por Matt Perino, seu melhor amigo e irmão de sua melhor amiga Frank.
"Não se mova, Anna Reiley. Nesse instante tudo é perfeito."

Anna nunca contou para Frank sobre seu maior desejo, uma daqueles pedidos que fazemos ao cortar o bolo de aniversário, e finalmente no aniversário de quinze anos o pedido se torna realidade, Anna Reiley e beijada por Matt Perino, eles iniciam um romance, mas Ana nãos se sente confortável em esconde de Frank, então uma promessa é feita, Matt vai contar para Frank antes de ir para a faculdade no final do verão, mas o destino tem outros planos para os três jovens amigos. Um acidente muda o rumo da trama, Matt morre no acidente.
Agora Anna está de luto, mas ninguém pode imaginar a proporção de sua dor, além da dor da perda ela se sente culpada por não ter contado a Frank, sobre ela e Matt.

Após um ano da tragédia Anna e Frank estão planejando o melhor verão de todos os tempos. A família de Frank vai viajar para a baia Zanzibar, Anna embarca junto com a família Perino para a melhor viagem de todas, Frank está transformada após m ano da tragédia, está fumando, usa sempre maquiagem, vive a vida loucamente, já Anna ainda está de luto.
Entre as coisas malucas para o melhor verão de todos os tempos, a atividade número um é Anna perder a Albatroz, isso mesmo elas deram um nome para a virgindade da Anna, e Frank dá um prazo para ela perder, ou seja no M.V.T.T( Melhor verão de todos os tempos). Outro item peculiar da lista é conhecer 20 garotos ao longo do verão.

A viagem parece uma ótima oportunidade para tirar Matt de seu interior, mesmo que para isso sejam necessários vinte garotos.

“ Ás vezes acho que nos sentimos culpados por estarmos felizes, e, assim que nos pegamos agindo como se tudo estivesse certo, alguém se lembra de que nada está certo”

A narrativa de Sarah é fluida, acompanhamos os pensamentos e sentimentos de Anna, o leitor sente sua tristeza por esconder algo de sua melhor amiga, seus dilemas e medos são compreensíveis. Em alguns momentos eu quis esganar Frank, principalmente quando ela descobre sobre Anna e Matt, ela teve uma reação exagerada, mas Anna foi paciente e super compreensiva, coisa que poucas pessoas seriam.

Todos os personagens amadurecem muito ao longo do livro, cada um deles foi afetado de uma forma, é um livro sobre amizade, amor, perdas e recomeços, sobre entender o outro e sua dor.
Um livro que mostra como a vida é frágil, em um segundo estamos bem no outro não estamos mais aqui.

Amei a narrativa sensível de Sarah, os capítulos bem definidos. O título que deixa o leitor pensar uma coisa e o leva para outro caminho, você vai vir, vai se emocionar, vai se apaixonar por Matt e desejar ter um verão tão bom e tão louco quanto o das amigas Frank e Anna.

Ele adorava ler. Ele adorava palavras,
a forma como elas se reúnem em frases e histórias.
E queria estudá-las, conhecê-las, criá-las, compartilhá-las com o mundo. [...]
Lia com intensidade e se apaixonava por todos os personagens,
pela reviravolta na história ou pela linguagem utilizada.
Fazia os personagens ganharem vida para nós,
como se não estivesse lendo um livro de ficção,
e sim contando histórias sobre os próprios amigos."

"Por mais de um ano as cartas foram minha única conexão com ele, a única prova de que nosso breve período juntos não foi outra coisa."

A capa está maravilhosa e tem um significado no livro maravilhoso, quem fez a capa, pegou a essência da história e deixou transparecer para todos que olhassem a capa.

Nanda 08/04/2016

É estranho pensar em como certos livros chegam na hora certa. Muito se falava de Vinte Garotos no Verão, mas eu não tinha tanto interesse nele, não sei explicar. Eis que terminei uma leitura que não me agradou, precisava de algo leve e o Marcos Tavares (do blog Capa &Título) tinha lido Vinte Garotos e disse que era legal. Encarei a leitura sem muitas expectativas, a sinopse me parecia muito vazia, duas garotas na praia querendo pegar geral, sabe? E olha, foi como se duas mãos tivessem saído do livro e me estapeassem.

Já nas primeiras páginas fiquei encantada pela história, narrado pelo ponto de vista de Anna, Vinte Garotos no Verão é mais do que uma história boba (ou vazia), como eu havia pensado. Não imaginava que eu poderia chorar tantas vezes lendo um só livro (salvo que nunca li Nicholas Sparks, ok?), mas foi cruel o que aconteceu com Anna e Matt logo no início. Poxa, ele era o primeiro amor da vida dela e de repente, poft, morreu. O impacto que isso causou, acredito eu que foi amplificado por ser do ponto de vista de Anna, mas isso não tira a grandeza do livro. Por outro lado, Anna entra em uma espiral, o garoto que amava acabou de partir, sua amiga mudou muito e o que ela tinha de seguro não está mais lá.

Mas, durante a leitura, nem tudo foram flores e arco-íris. Uma coisa que me incomodou demais (insira aqui um eco com demais, demais, demais) foi o que fizeram com Frankie e sua dificuldade com algumas palavras. Ficou parecendo que forçaram uma situação para deixar a personagem mais dramática e, sinceramente, não tinha necessidade nenhuma. Fora isso, gostei muito da construção dos personagens, em nenhum momento senti que Anna dramatizou demais a situação, pelo contrário, ela foi forte diante de tudo.

A história se passa na maior parte na Califórnia, onde Anna e Frankie protagonizam o Verão dos Vinte Garotos. Eu achei muito legal o que a autora fez com a história, o tema tinha tudo para ser drama do início ao fim, mas ela colocou tudo de uma forma leve, que não ficou cansativa. Sim, eu chorei muito durante a história, porque ela emociona, mas também ri de verdade em outras partes. A amizade entre Anna e Frankie é bonita, mas ao mesmo tempo é frágil, isso é mostrado em várias situações, o quanto Frankie faz de Anna seu porto seguro.

Vinte Garotos no Verão tinha tudo para ser uma história boba, vazia, mas se mostrou um livro com algo a mais. Ver Anna se libertando dos fantasmas do seu passado, a superação de Frankie, toda a recuperação, foi tudo bem feito, de forma pequena e bonita. É uma daquelas histórias que crescem com o tempo. A autora acertou em cheio trabalhando em cima desse tema, inclusive recomendo mesmo se você não estiver em um momento legal. Ao contrário do que parece, não é uma história triste, mas de sim de superação.

site: http://www.entrelinhascasuais.com/2014/05/resenha-vinte-garotos-no-verao-sarah.html

Erika Kentenich 13/04/2016

Romance e aventura adolescente
Apesar de me identificar com romances adultos, achei linda a história que se passa nesse livro.
Ver Anna sonhando pra conseguir ganhar o beijo do seu melhor amigo Matt, depois conseguindo realizá-lo e logo após o perdendo de vez por um terrível morte te deixa muito abalada desde o inicio. Depois perceber como ela superou o luto e mesmo durante seu sofrimento passou a confortar Frankie e começou no dilema de contar ou não a ela sobre o curto romance entre ela e o irmão de sua melhor amiga.
Você fica envolvida do inicio ao fim, querendo como louca saber como tudo vai acabar e se todos os problemas, traições e mágoas vão ser superados.
Leitura muito recomendada

Felipe Miranda 03/10/2016

Vinte garotos no verão - Sarah Ockler por @ohmydogestolcombigods
Há situações que depois que se atinge certa idade já não parecem tão complicadas de se resolver. É que quando você tem 15, 16 anos, sua cabeça funciona de um jeito diferente. Você não viveu coisas, nem passou por elas e sentiu o que se deve sentir. Você não se conhece tão bem assim como acha que conhece. Vinte Garotos no Verão traz uma situação complicada até certo ponto. É questão de saber o que é certo e o que é errado. A gente complica coisas desnecessárias.

Nessa história, Anna, Frankie e Matt são amigos inseparáveis. Eles cresceram juntos e dividiram incontáveis férias em família. Sabem tudo um do outro. Até que Anna completa 15 anos e recebe de Matt o melhor presente do mundo: um beijo. Mas o acontecido acaba se tornando um segredo entre eles. Um segredo que pode arruinar a amizade do trio. Frankie e Matt são irmãos. Um sempre protegeu o outro e agora existe algo que os separa. Anna e Frankie sempre foram melhores amigas e agora existe algo que uma não sabe sobre a outra. Algo que pode mudar a história deles para sempre. Contar ou não contar?

Matt estava prestes a contar a irmã sobre tudo quando algo trágico acontece e desmancha de vez o trio que um dia planejou um futuro junto. Um futuro mágico. Com o peso de um segredo que acabou indo para o túmulo, Anna precisa seguir em frente, assim como Frankie e sua família. Matt está morto e o vazio que se instalou entre todos que o amavam se torna torturante. Quando Anna aceita passar as férias de verão com Frankie, ela entende que esse é o momento certo para contar a ela o que estava havendo com Matt. Mas nada será tão fácil assim. Há rachaduras por todos os lados.

Frankie está disposta a conhecer 20 garotos durante suas férias. Ao mesmo tempo que é uma aposta boba de verão, é também uma tentativa dolorosa de esquecer o irmão por alguns minutos. Apenas o tempo que dura um beijo sem significado ou uma transa que nunca aconteceu.

Apesar da premissa interessante, Vinte Garotos no Verão me cansou em alguns capítulos. Eu fiquei pensando em vários momentos: acaba logo com isso! É sofrimento duplo o que você está fazendo, Anna!

A história é sobre superação, sobre seguir em frente mesmo que doa. Sobre se entregar ao balanço do mar mesmo que você não saiba nadar muito bem. Na época em que foi lançado ouvi muito burburinho sobre a obra, mas não cai de amores não. É um livro leve, levanta questões importantes, mas é voltado para o público mais jovem. Não tenho dúvidas de que há leitores que amam a obra. A linguagem é simples, há certa poesia em alguns momentos e a escrita flui. Flui a cada personagem que vence sua própria batalha.

site: http://ohmydogestolcombigods.blogspot.com.br/2016/10/resenha-vinte-garotos-no-verao-sarah.html

Nicoly Mafra 30/11/2016

Resenha - Vinte Garotos no Verão
Meu desejo em ler Vinte Garotos no Verão começou quando encontrei muitas comparações entre a escrita da Sarah Ockler e da Sarah Dessen. Quem me acompanha por aqui sabe que eu sou fã de carteirinha da Sarah Dessen, então fiquei muito curiosa para realizar esta leitura, e estou muito satisfeita com este livro.

Anna cresceu junto com os irmãos Frankie e Matt, os dois acolheram Anna como se ela fosse da família deles, o que tornou a conexão entre o trio muito especial e única. Porém, no aniversário de 15 anos, Anna tem seu pedido de aniversário realizado: Matt, seu melhor amigo e garoto que ela sempre foi secretamente apaixonada, finalmente a beija. Matt também era secretamente apaixonado por Anna, mas tinha muito medo de como esse relacionamento poderia afetar a amizade de Anna com a sua irmã, Frankie; então ele pediu para Anna que, neste primeiro momento, eles mantivessem o relacionamento deles em segredo, até ele encontrar um momento adequado para contar à sua irmã. Infelizmente, Matt não teve a chance de contar a novidade à Frankie, pois os três sofrem um acidente de carro e Matt acaba falecendo.

Um ano depois da morte de Matt, Anna ainda não contou sobre o relacionamento dela com Matt para ninguém, e vive com uma dor gigante pela perda do garoto e não pode contar para ninguém. Porém, os pais de Frankie decidem realizar uma viagem para Califórnia para colocar a vida deles de volta nos trilhos, e convidam Anna para acompanhá-los.

Frankie, ainda abalada pela morte do seu irmão, decide que este vai ser O MELHOR VERÃO DE TODOS OS TEMPOS, e com isso ela fazem um acordo, nesta viagem elas encontraram vinte garotos, esperando que algum deles seja alguém especial que as ajude a curar algumas feridas do passado.

Vinte Garotos no Verão é uma leitura bem gostosinha, típica de contemporâneos YA. Alguns aspectos do livro poderiam ter sido mais bem explorados e alguns pontos importante ficaram muito para o final para serem abordados e discutidos; mas, em geral, a leitura foi bem legal. Gosto muito da “vibe” de livros que se passam durante o verão, e personagens tentando superar algo, ou curar feridas, então pude aproveitar bastante a leitura deste livro.

Recomendo sim a leitura deste livro, principalmente para àqueles que gostam de ler algo mais levinho no verão. Estou super curiosa para ler outras obras da autora!

site: www.instagra.com/nickmafra
Polly Barbosa 19/02/2018minha estante
undefined

Saleitura 25/12/2016

Vinte Garotos no Verão (Twenty Boy Summer), escrito por Sarah Ockler e publicado aqui no Brasil pela editora Novo Conceito, narra, em primeira pessoa, a história de uma garota de 16 anos chamada Anna.

Um ano antes do real início da história, Anna e sua melhor amiga Frankie sobreviveram a um acidente de carro, e no entanto, depois dele, suas vidas nunca mais seriam as mesmas. Quem dirigia o carro naquele dia era Matt, o irmão de Frankie e o melhor amigo de Anna, e ele não sobreviveu ao tal acidente.

A história do livro gira em torno das duas amigas e suas famílias tentando se recuperar de algo tão traumático para todos, e que mesmo que tenha acontecido há um ano, continua presente ali, procurando o momento certo de se manifestar nas mais insignificantes coisas que acabam por lembrar do garoto que tão jovem deixou aqueles que o amavam.

Mais um grande problema para a nossa menina Anna é que a garota não era apenas a melhor amiga de Matt, como os dois haviam descoberto algum tempo antes da morte do menino. Havia em meio a eles algo muito mais intenso acontecendo, o que os levou a um relacionamento às escondidas, que ambos hesitavam em revelar para Frankie, temendo sua reação àquilo.

=== resenha compelta no blog ===

Resenhado por Ana Carolina

site: http://saletadeleitura.blogspot.com.br/2016/12/resenha-vinte-garotos-no-verao-de-sarah.html

Mia Fernandes 28/09/2017

Vinte garotos no Verão
O sofrimento de perder uma pessoa amada não dá para se quantificar, e muito menos estabelecer um tempo para que a dor da sua ausência se torne uma doce saudade no coração. Mas somente aqueles que passaram por este momento sabem do que eu estou falando. É neste clima de nostalgia e superação que acontece a história Vinte Garotos no Verão.

Conhecemos o trio para-choque: Matt Perino, sua irmã Frankie Perino e a melhor amiga de ambos, Anna Heiley. Os irmãos Perino cresceram junto com o clã Heiley. A proximidade natural entre Matt e Anna fez com que a garota com apenas 10 anos de idade já nutrisse uma paixonite por Matt. Mas somente no seu 15º aniversário é que seus pedidos de aniversários se tornam realidade. Depois de uma batalha de bolo de aniversário acontece o primeiro beijo entre eles. O gosto de cobertura azul mais o sabor de marzipã com acompanhamento do cigarro dele ficam tatuados nos lábios de Anna. Mas a faísca que surge entre eles acaba que se contar para somente explodir nos momentos que roubam para poderem ficar juntos. Já que precisam encontrar o melhor momento para contar Frankie sobre eles. E Matt insiste que será ele que contará a irmã quando estiverem de férias na Califórnia. Porém, dias e momentos roubados passam... e um inesperado acidente acontece mudando para sempre a vida das duas garotas. Pois neste fatídico evento Matt se fora para sempre.

Vinte garotos de verão acontece a partir deste acidente. Infelizmente não tive muito tempo com o relacionamento de Matt com Anna. Mas apesar das pouquíssimas páginas deu para perceber que se tratava do primeiro amor, daquele amor doce e especial, que mesmo tendo durado um mês fora significante para Anna. Como estava dizendo, este livro é sobre superação do primeiro amor, da perda de uma pessoa querida, que nos é arrancada sem aviso prévio.

Mesmo tendo passado um ano, Anna ainda está de luto velado e escondido por Matt. Já que manteve a promessa de que não contaria para ninguém sobre eles. Frankie também da sua maneira sofre com a ausência do irmão. Mas a família Perino está disposta a tirar umas férias de verdade e enfrentar seus fantasmas: ir para Zambia (corrigir) na California. A casa de veraneio e a praia estão repletas de lembranças de Matt, e isso começa atingir cada personagem de uma maneira diferente.

Para sobreviver a este verão, Frankie propõe a Anna um jogo que seria conhecer 20 garotos no verão, será para elas o Melhor Verão de Todos os Tempos, M.V.T.T.. Apesar de Anna não se vê gostando de ninguém, ela topa a brincadeira e desafio de sua melhor amiga. A disputa começa e o resultado acaba sendo inesperado para esta dupla de amigas pois suas vidas estão para modificar. Para algo melhor.

Este verão elas conheceram outros caminhos, se encontraram, os segredos podem vir a tona. E aquilo que tanto procuram pode esta dentro delas o tempo todo. Anna tem que enfrentar os seus sentimentos e compreender o que aconteceu e sentiu por Matt e assim continuar a viver.

Eu não sei se era eu ou a proposta do livro. Entretanto eu esperava algo mais profundo com a história. A personagem Anna é uma garota crítica e boa em guardar segredos e mesmo conhecendo todos os defeitos da sua melhor amiga Frankie, está sempre do lado dela, tentando ajudá-la a passar por este período de luto. Mesmo que Francesca não saiba a importância que o Matt teve na vida dela.

Foi um bom livro. Em alguns momentos queria socar as protagonistas. Principalmente Frankie. Mas talvez porque eu não botaria a minha sobriedade em risco por nada. Nem para esquecer a dor. Mas, cada um lida com o sofrimento de uma maneira. E no final das contas é um livro leve, com breves momentos que podem levar a lágrimas (eu adorei o Matt e seus vidros do mar azul) e para ser devorado em poucos dias.

XOXO
Mia Fernandes.

katinha 27/12/2018

Clichê fofinho
"Então, tudo terminou antes mesmo de começar, não deixando nada para trás além de segredos e corações partidos."

Anna e Frankie são vizinhas e amigas inseparáveis, segredos e aventuras compartilhados por todos os dezesseis anos de suas vidas. Matt, irmão de Frankie, também faz parte desse universo de amizade das duas. Os três são melhores amigos e juntos vivem as melhores histórias.
Até que no aniversário de Anna toda a amizade entre ela e Matt se transforma em algo inesperado.

Um beijo, um toque, um perfume e cobertura de bolo, são as lembranças que Anna terá do primeiro beijo do amor da sua vida: Matt. E somente isso, pois agora ele está morto. Um terrível acidente de carro do qual ela e Frankie sobreviveram, leva o seu amor, o irmão da sua melhor amiga. E de agora em diante todos os dias serão um infinito sofrimento ligados aos intermináveis: "E se...".

Um ano depois tudo mudou, mas os sentimentos e o segredo do amor dela e de Matt continuam guardados a sete chaves. Até que a família de Frankie decide voltar até a praia de Zanzibar onde costumavam passar os verões. Anna embarca nessa aventura para redescobrir todos os lugares por onde Matt esteve, e é lá que ela vai descobrir até quando dura um coração partido pela perda. E de como precisamos ser fortes para enfrentar essa dor.

A leitura desse livro começou lenta e dramática, afinal lidar com a perda não é fácil. Ainda mais quando se perde um amor que terminou antes de começar.
Matt e Anna eram o casal clichê perfeito, melhores amigos que se apaixonam, e no fundo até eu demorei pra aceitar a morte dele.

O livro é superação atrás de superação. E eu adorei esse incentivo que a autora deu sobre como lidar com essa situação dia após dia.
Inclusive ela mostra como cada personagem lidou com isso, e como é diferente pra cada um.
Confesso que peguei um pouco de ranço da Frankie hahaha, achei ela mimada e egocêntrica desde o início, mas no final nós sempre acabamos aprendendo mais sobre os sentimentos dos personagens.

Gostei das reviravoltas que deixaram a história mais emocionante, e como eu amo romances com cenário de praia, pra mim foi perfeito ?

Recomendo para aquecer os corações apaixonados ?

Passaporte Livre 15/03/2019

Vinte Garotos no Verão
"Quando alguém que você ama morre, as pessoas perguntam como você está, mas não querem saber de verdade. Elas buscam a afirmação de que você está bem, de que você aprecia a preocupação delas, de que a vida continua. Em segredo, elas querem saber quando a obrigação de perguntar terminará (depois de três meses, por sinal. Escrito ou não escrito, é esse o tempo que as pessoas levam para esquecer algo que você jamais esquecerá)."
Vinte Garotos no Verão da autora Sarah Ockler, 288 paginas de muito amor, 5’s.
Perdi meu pai recentemente e já fazia alguns anos que tinha lido esse livro, e então quando estava separando os próximos livros para resenhar, esse livro entrou na lista, e eu fiquei muito feliz de poder ler de novo e ter uma visão da história totalmente diferente.
Anna era adolescente e perdeu o seu grande amor em um acidente de carro e isso mudou completamente a sua vida, Matt e irmão de Frankie melhor amiga da Anna, fazia pouco tempo que eles estavam realmente juntos e eles não sabiam como contar a Frankie pelo fato de ne gente quem se apaixona pelo irmão da melhor amiga acho que tem regras que isso não podem acontecer.
Era verão e Anna foi com Frankie e sua familia para a praia, e então Frankie tem uma ideia 20 garotos 20 dias, se organizar todo mundo beija não é, estava tudo indo bem ate que depois de uma discussão Frankie lê o diário de Anna e a bomba explode.
Amei como a autora conseguiu falar do luto de todos os personagens e como eles superavam, cada dia um pouquinho da falta que Matt fazia, acredito que a Sarah conseguiu transmitir o que deseja ou que ele pensa em relação ao luto nesse livro, e em como Anna consegue seguir a vida após toda essa tragédia.

site: @passaporte.livre

Marita13 15/12/2019

Esse livro ainda coninua muito especial pra mim, msm após 5 anos da primeira vez que eu li

Fabiane Ribeiro 22/05/2014

Resenha - Vinte garotos no verão
Um livro bastante doce e real.
Anna é apaixonada em segredo por Matt, o irmão de sua melhor amiga, Frankie. Ela finge que gosta dele apenas como amigo, mas a verdade é que o ama durante vários anos, sem nunca revelar a ninguém seus verdadeiros sentimentos.
Os anos se passam, e no aniversário de quinze anos de Anna, ela e Matt se beijam. A partir daí, eles passam a viver um breve romance secreto, já que Matt pretende contar tudo à irmã quando eles forem passar as férias na Califórnia, pensando que, estando a sós com ela em lugar que eles amam, ela poderia compreender melhor.
Porém, ele não tem tempo de fazer isso.
Matt acaba se tornando vítima fatal num acidente de carro e falecendo jovem demais. Sua família e Anna ficam extremamente abalados com o acontecimento, e o romance que os jovens viveram se torna um segredo ainda maior.
O livro então dá um salto temporal e nos leva um ano após a morte de Matt, quando Frankie e Anna estão planejando uma viagem à Califórnia.
Seria doloroso ir para o local em que Matt estivera em tantas férias, mas a família dele, com a ajuda de Anna, pensa que a coisa certa a se fazer é voltar para lá, justamente na casa que eles costumavam alugar quando o rapaz estava vivo.
Frankie, após a morte do irmão, havia mudado bastante sua personalidade, e agora lança um desafio à Anna: elas devem conhecer vinte garotos durante aquele verão, pois ao menos um deve ser o cara certo.
Dividida entre as saudades que sente de Matt e o desafio da amiga, que nem desconfia do romance que um dia eles tiveram, Anna vai para a Califórnia.
No começo, tudo aquilo acaba sendo mais difícil que o previsto. A praia que Matt costumava frequentar, os locais de que tantas vezes ele falara à Anna, o quarto em que ele sempre dormia. Os vidros do mar que ele costumava colecionar.
A família de Matt também se abala profundamente ao voltar para lá, e seus pais passam momentos difíceis, em que Anna tenta ser útil e ajudá-los naquela dor, um dando forças ao outro.
Frankie, porém, camufla a dor com suas novas atitudes rebeldes, tentando conquistar quantos mais garotos for possível. E até Anna acaba encontrando alguém especial, enquanto elas tentam cumprir a meta de conhecer vinte garotos.
O livro é direcionado ao público jovem, mas pode ser apreciado por todos, pois trata de temas importantes, como a perda, o recomeço e a amizade.
Com passagens bastante tocantes e lições valiosas, a narrativa leve e divertida de Sarah Ockler é capaz de conquistar do início ao fim. Excelente leitura!

Trecho: "Saímos dos degraus cheios de areia e andamos até a praia. De perto, a água vai e vem, alternando entre o azul nebuloso e o cinza. Conforme cada onda inunda nossos pés, a maré nos puxa, levantando a água como uma saia ao vento para nos dar uma vista das pedras coloridas logo abaixo. A água é mais fria do que eu esperava. Ela mordisca meus dedões do pé até que me acostumo com a temperatura e não posso mais diferenciar o ar e a água em minha pele. Ajoelho-me e pego um punhado de areia e pedrinhas, olhando para minhas mãos enquanto a areia escura e molhada brilha no ar" (Pág. 77).