O Livro dos Vilões

Fábio Yabu
Carina Rissi

Resenhas - O Livro dos Vilões

16/04/2024

Reúne vário escritores falando de vilões de história conhecido contendo sentimentos. Gostei muito legal

.Booksdarafa 11/03/2024

Gostei
Até que eu gostei do livro, mas nem todas as histórias foram boas. A primeira foi mega sem graça, quase morri de tédio, e o final foi horrível, a segunda foi a que eu mais gostei, mas fiquei um tempão refletindo sobre o final ksksk, a terceira também gostei mas não achei muito pra minha idade, pois tem alguns palavrões, coisas não muito apropriada e tals, e a última eu não consegui terminar! É a história do lobo mal, mas é muito pesada e triste.

Katarina28 28/01/2024

Eu odiei o primeiro conto. Li torcendo para que acabasse logo porque achei fútil e fui ler esperando algo profundo e tocante sobre as vilãs da história da Cinderela e ao invés disso ganhei uma história rasa sem profundidade nenhuma nos personagens.
O conto menina veneno foi o meu favorito e além de ser nacional, a escrita da Carina é super envolvente e eu acho que ela conseguiu criar a profundidade que eu esperei de um livro que conta a história dos vilões.
O terceiro conto, "Quanto mais afiado o espinho" me surpreendeu. Combina a história do típico drama adolescente que todo mundo já passou, com alguns pontos da história da rainha má.
O último conto eu abandonei pois não me prendeu o suficiente.

Bru 22/01/2024

O livro dos vilões
Eu gostei do livro, tem uma escrita bem fluida, e com uma narrativa diferente, mostrando o lado dos vilões.

Gabriela 04/01/2024

Releitura
Li esse livro pela primeira vez na pré adolescência e havia doado meu exemplar há algum tempo, mas me peguei com saudade das histórias e quis revisita-las. Encontrei no Kindle unlimited e pude reler os contos. Numa leitura um pouco mais madura, o primeiro conto é bem superficial e monótono. Uma releitura de Cinderela que acredito não cumprir o papel de questionar a versão dos heróis dos contos de fadas, assim como não dá o devido protagonismo às vilãs. As irmãs da Cinderela seguem chatas durante toda a história. O segundo conto era um dos meus favoritos quando adolescente, e continua funcionando pra mim. É divertido, leve e nos faz questionar a versão original da branca de neve. Humaniza a figura da madrasta má e tece uma narrativa interessante. O terceiro conto também me chamava a atenção na primeira leitura, e sigo gostando dele também. Apesar de acreditar que realmente conversa melhor com o público adolescente, a narrativa parte de pontos interessantes ao abordar uma adolescência conturbada da Malévola justamente por causa de todos os personagens da bela adormecida. Interessante como diversos papéis mudam em diferentes pontos da história. Por último, o reconto da história da chapéuzinho vermelho foi uma surpresa maravilhosa. Quando mais nova, achava o mais chato de todos. Atualmente, ele funciona pra mim de forma emocionante. O vínculo construído entre Clara e o Lobo, o universo dos contos de fadas, o dilema por trás do narrador... tudo muito bem construído e de forma mt emocionante

lauradduques 12/11/2023

Contos de fada que me fazem feliz.
Um conto de fada parece comum né? Como aqueles da Disney? NÃO ESSE LIVRO É DIFERENTE, É MELHOR. Quando você percebe descobri coisas que os clássicos filmes do cinema não mostram, não julgam, escondem. Claro, é uma versão adaptada, mas muito melhor do que a tradicional.

O primeiro conto é bom. Um pouco de quebras de expectativas ocorreram comigo durante a leitura, mas isso fez parte, e me mostrou coisas que nem eu tinha percebido sobre a história que retrata, CINDERELA.

O segundo conto é nada mais nada menos que PERFEITO. Eu nunca imaginava que a adaptação da história da Branca de neve superasse o filme original ( e olha que sou apaixonada pelo filme). Esse é o melhor, com certeza.

Em contrapartida, o terceiro conto foi de se decepcionar. A história era para retratar uma adaptação de Malévola, mas apenas me fez odiar mais o conto a cada palavra que lhes era dita. Esse foi o pior. Cheio de falas desnecessárias, e acontecimentos muito adultos. Esse aí eu não recomendo.

Por fim, o último conto, literalmente PERFEITO! Eu me apaixonei, não sei se ele ganha do da branca de neve... acho que os dois empataram no primeiro lugar. Diferente dos outros ele não trata de um vilão específico,( mas claro que tem o personagem destaque) mas ele junta todos os personagens de contos de fadas e faz uma mistura tão perfeita quanto torta de morango! AMEI DEMAIS ;)

RECOMENDO MUITO! VALE A PENA SE AVENTURAR NESSE MAR DE HISTÓRIAS?
....
CONCERTEZA

Deza Farias 21/09/2023

@???????????????????
?????????????????
? ????? ??? ??????? | Cecily Von Ziegesar, Carina Rissi, Diana Peterfreund, Fábio Yabu | p. 320 | 4.5/5 ?

Uma coletânea de quatro contos, sobre os maiores antagonistas dos contos de fadas. Porém recontados de uma forma diferente e mais moderna.

No primeiro conto, duas irmãs gêmeas. Lindas, ricas e apaixonadas por sapatos e que tem milhares de seguidores aqui no Instagram. Uma meia-irmã que é maltratada pelas gêmeas, Nasthia e Dizzi.
Vai ter um baile... e a Cindy vai comparecer sendo levada por seu "fada madrinho".

Já no segundo conto encontramos uma modelo em ascensão que depois da morte do meu marido um piloto da fórmula Indy, acaba ficando com a tutela de Bianca, sua enteada.
Quando ela começa a perder alguns trabalhos como o da Menina Veneno para a enteada, e quando o aplicativo que ela usa pra medir sua beleza, mostra que Bianca chegou a 100%, ela fica estérica e colocar um plano em ação, se livrar de Bianca.

No terceiro conto, tem uma bruxinha que acaba descobrindo o porque que sua mãe a mantinha afastada do mundo. Malena sempre quis ser uma adolescente normal...ir a escola. E acaba fazendo um trato com sua mãe. Porém o tiro sai pela culatra. E depois de ter feito amizade com três garotas, e pensar ter conquistado o coração de um menino. Ela viu que tudo é ilusão. E planeja se vingar colocando essas pessoas para dormir.

No último, meu favorito. Dois reinos, o nosso e de contos de fadas. E o lobo acaba fugindo do reino dele e ganhando o coração de uma menininha de cinco anos. O desenrolar dessa história é maravilhoso.

Eu gostei bastante dos três últimos contos. Sendo meus favoritos escritos pelos brasileiros. O último é meu favorito porque é bem imersivo.

O livro em si, e leve e bem gostoso de ler, as escritas são ótimas. O livro trás um quentinho no coração e não tem como não se apaixonar. A edição é linda. E a capa é perfeita, a cor... As ilustrações.

? #Stepsisters: sobre sapatos e selfies - 3?
? Menina Veneno - 5?
? Quanto mais afiado o espinho - 5?
? A menina e o lobo - 5?

Lembrando que tem "O livro das princesas" também, mas não precisa ler ele pra poder ler esse. Mas que eu super indico também!

Nara.Books 25/07/2023

Reconto de conto de fadas moderno no ponto de vista dos vilo
Esse livro reuni 4 recontos, de conto de fadas, modernos (Cinderela, Branca de Neve, Bela adormecida e Chapéuzinho Vermelho), cada autor conta com uma escrita diferente do outro (o último conto possui uma escrita totalmente genial), e mostra as histórias de um ponto de vista dos vilões no mundo moderno

Lolo.Seco 25/06/2023

Bombastic ?
Sabe os livros com final feliz? esse não é um deles.

eu nunca vou esquecer destas histórias, nunquinha mesmo.

carol_lp 20/06/2023

O Livro dos Vilões
Oq me leva a dar essa nota foram os três últimos contos, no sentido que achei o primeiro muito fraco/não gostei e os outros contos que salvaram o livro. O conto da Carina (Branca de Neve) é excelente no contexto do livro, pq no final quem é a vilã não é a rainha má, e sim a Bianca né. Além disso, o conto do lobo foi fenomenal, uma pegada mais filosófica e profunda, mostrando a importância dos vilões e como tudo é uma questão de perspectiva.

LaAsa13 14/05/2023

Brasileiros sempre arrasando
Confesso que demorei para terminar esse livro, mas não pelo fato de ser ruim, o problema é mesmo que eu tive MT tempo para ler.
Enfim, o livro é dividido em 4 histórias. Cada uma reinventando um conto de fadas. Porém os vilões vão se tornando os mocinhos. A primeira e a terceira história, as mais entediantes na minha opinião, são de autoria de estrangeiros. Já a segunda e a quarta são brasileiras e incríveis. Uma trata sobre uma madrasta que vê sua vida roubada por uma jovem que não quer nada da vida. E a outra de um lobo que ninguém liga, mas q no fim mostra como cada um consegue escolher seu caminho. Essas duas são o ponto mais forte do livro ???

Blog Purple Lines 17/04/2023

Resenha - O Livro dos Vilões
Versões modernas dos maiores vilões dos contos de fadas organizado da mesma forma que "O livro das princesas". O livro dos vilões reúne estes autores para uma coletânea de contos sobre vilões icônicos dos contos de fadas. As irmãs de Cinderela? Malévola? Madrastas e lobos? Carina Rissi, Cecily Von Ziegesar, Diana Peterfreund e Fábio Yabu vieram aqui com a mensagem: este não é um livro tão bonzinho quanto o seu antecessor.
Iniciando com a história "#Stepsisters" da autora Cecily von Ziegesar.
A história aborda a adaptação de Cinderela e, de uma forma bem resumida, a Cinderela do livro virou uma vilã no fim, sem muitas grandes surpresas e sem muitas reviravoltas. Ela apenas decidiu que estava na hora de revidar e ainda sair como a boazinha no final.
Nunca havia lido um livro da Cecily, mas com o pouco que li posso dizer que a escrita foi monótona, confusa e superficial. A autora não trouxe muita profundidade para os temas que quis abordar, embora pareça que ela quis trazer esses tópicos, que quis abordá-los e trazê-los a tona. Porém, não foi isso que ela conseguiu.
Não senti nenhuma vontade de continuar lendo a história e quando terminei dei graças que pude partir para a próxima história do livro.
Enfim, eu, particularmente falando, não recomendo essa história, mas se você gosta de recontagens de Cinderela e de ver a principal se tornando a vilã então pode ler que isso será o que você vai encontrar.
Agora, indo para a segunda história: "Menina Veneno" de Carina Rissi.
Desse conto tudo o que posso dizer é que ele é incrível.
Esse foi o meu primeiro contato com a escrita da Carina Rissi e simplesmente amei a abordagem que ela deu para a madrasta nessa recontagem de A Branca de Neve.
Nesse conto a madrasta ainda é retratada como obcecada pela sua beleza, mas bem no fundo a gente sabe que ela tem um pingo de bondade em seu coração. Por outro lado, a Branca de Neve é irritante e faz de tudo para chamar a atenção, estando sempre em busca dos holofotes e de se sobressair com uma carinha fofa.
Amei que a autora trouxe a questão das "poções" especiais da madrasta e como ela sempre traz a sua personalidade falando com o leitor.
Desse conto tudo o que posso dizer é: recomendo.
Partindo para o terceiro conto: "Quanto mais afiado o espinho" da autora Diana Peterfreund.
Nesse temos uma recontagem de Bela Adormecida.
Essa história bastante do universo jovem retratado em filmes, em que a garota nova ganha a atenção do cara popular, mas em algum momento acaba sendo taxada como vilã.
Malena mora com a mãe em um bairro antigo e ajuda a mãe a produzir remédios naturais.
Ela conquista suas amigas com as receitas da sua mãe e conhece um garoto que diz gostar dela.
Porém, em certo momento boatos começam a circular de que ela é uma bruxa e logo é substituída por uma garota, Rory, filha de um dos maiores empresários da cidade. Em uma aula da escola, Rory fura o dedo e na tentativa de ajudá-la Malena é taxada de feiticeira pelo fato da garota ter desmaiado ao fazer o que Malena disse para ela fazer.
Nesse momento uma vingança surge no peito de Malena e a história se desenrola com o mesmo principio de Bela Adormecida.
Gostei da história, visto que ele trás um estilo bem similar aos dos filmes adolescentes com aquele toque de contos de fadas.
Indico essa história para quem gosta de contos adolescentes misturados com as recontagens de contos de fadas.
Por último, o conto "A menina e o lobo", do autor Fábio Yabu.
Uma recontagem de Chapeuzinho Vermelho, A menina e o lobo é uma história comovente em que temos um lobo que acha horrível ter sido criado apenas para sofrer nas histórias, sendo sempre considerado o lobo mau.
Esse foi o meu primeiro contato com a escrita do Fábio e posso dizer que simplesmente amei a história e como ela foi construída.
Em síntese o que posso dizer é que esse é um livro com muito potencial e que traz novas visões sobre os tão famigerados vilões.
Indico esse livro para quem gosta de contos de fadas adaptados e a mudança de perspectiva sobre a história.

site: https://purplelinesresenhas.blogspot.com/2023/04/resenha-o-livro-dos-viloes.html

Keicy 05/03/2023

Tem histórias e histórias
Na geral é um livro bom
A história da Cinderela eu achei péssima, eu acho, a pior história do livro, uma história que não chega em lugar nenhum
Já as outras histórias são muito boas, principalmente da da ?rainha má? e da ?malévola?
A história do lobo é muito boa, mas não gosto tanto do final quanto gosto da trama