O Livro dos Vilões

Resenhas - O Livro dos Vilões

Eri Guimarães 30/07/2014

O Livro dos Vilões

Bonjour Anges!!

Hoje na nossa “Pilha do Anjo” temos um livro metade nacional, metade internacional. No ultimo dia 26 de julho, na FNAC da Avenida Paulista foi o lançamento desse livro, e teve a presença da parte nacional: Carina Rissi e Fábio Yabu. E esse livro foi presente da minha amiga Amantamora Patrícia, que é mega fã do Yabu e fez questão que eu o tivesse. Como já estava no clima por estar lendo os livros da Rissi, começar a leitura foi mais tranquilo e confesso, me surpreendeu o quanto me divertiu.

“O Livro dos Vilões” é uma compilação de 4 contos, e como o próprio titulo já dá a entender o foco aqui é a vida e a visão dos vilões, suas maldades reinando soberanas. Eu adoro um bom vilão. Um bom antagonista dá o tempero perfeito pra uma trama, um motivo para que os protagonistas se movam. E quanto mais maldoso e maligno melhor.

Mas, o livro não foi tudo o que eu esperava. Acho que minha visão de bom vilão não foi compartilhado por todos os autores. Dos 4 contos, reinaram em absoluto, os nacionais, o que me encheu de orgulho. E apenas um dos contos internacionais foi legal, mas mesmo assim poderia ter sido melhor.

Não sei se foi intencional ou não, mas os contos nacionais eram do dobro do tamanho dos de fora. Enquanto as traduções tinha no máximo 60 paginas, os nacionais passaram das cem paginas com facilidade.

O primeiro conto “#Stepsister – Sobre Sapatos e Selfies” da autora Cecyly von Ziegesar foi o conto que menos gostei. É uma releitura de Cinderela e tinha tudo pra dar certo, afinal tinha como mensagem nas entrelinhas que nem tudo é o que parece (e a fada madrinha gay foi um arraso!). Mas, a futilidade das gêmeas más foi tão grande, que só era possível ver o quanto elas eram mimadas e chatas. Lembraram as gêmeas Vandergeld do filme “As Branquelas”. Sim, o conto me fez rir, mas não me convenceu.

O segundo conto “Menina Veneno” da Carina Rissi foi um que comecei com as expectativas lá na estratosfera. Afinal, quem acompanha o Memories sabe que nas ultimas semanas os livros dela pintaram na “Pilha do Anjo”. E realmente, não me frustrei. Com uma releitura divertida e mega interessante da Branca de Neve, Rissi mostra que a madrasta não é tão ruim como pensamos. Narrado em primeira pessoa por Malvina Neves, não tem como rir ao ver a queda dessa perua e ela surtando por causa de um aplicativo do iPod.

O terceiro conto “Quanto Mais Afiado o Espinho” da autora Diana Peterfreund não é de todo ruim. Mostrando a vida de uma bruxa e os sofrimentos da adolescência, quando todos querem se encaixar, mas os preconceitos impedem. O peso de uma escolha pode ser maior do que o imaginado. Foi um drama bem elaborado, curti muito o amadurecimento da protagonista.

Mas a estrela do livro, o destaque maior, a emoção maior com certeza ficou para o final. O quarto conto “A Menina e o lobo” do autor Fábio Yabu foi o que ganhou irrevogavelmente meu coração. Arrancando lagrimas e suspiros. Não sendo focado em apenas um conto de fadas, abordou todo o reino fantástico e sua verdadeira importância, não apenas pra nós, mas para os próprios personagens das famosas histórias. Foi o conto em que senti de verdade a essência do vilão, as maldades, a perversidade. E ao mesmo tempo vi o perdão e o amor. Sentimentos entrelaçados com maestria. FANTASTICO!

Como sempre, ler uma antologia é como andar numa montanha-russa. São muitos altos e baixos, mas essa é a graça de um livro desse gênero. No geral “O Livro dos Vilões” é um resgate à infância (de leitores um pouco mais velhos... xD), ao amor por contos de fadas e a magia que eterniza essas histórias. Com um toque de humor negro, sarcasmo e drama, esse livro é uma leitura que super recomendo.
Simonovitch 24/08/2014minha estante
Adorei a comparação com as irmãs de "As Branquelas", de fato, as #stepsisters eram desse tipo.

Eri Guimarães 25/08/2014minha estante
Me diverti horrores com essa comparação Giulia Schmidt! Obrigada pelo comentário!

Glauci 19/01/2015minha estante
Um resgate a infância mesmo. Adorei sua resenha e reesalto que os brasileiros deram um show, principalmente na última história que fevhou com chave de ouro. Ironica, sarcástica, sutil de delicada. Adorei! Bjos.

Simonovitch 29/08/2014

Contos de fadas made in Brazil
Contos de fadas são, ao meu ver, um bom tema para se recriar, mas modernizá-los constitui um desafio - ainda mais quando se trata dos vilões da histórias. Obviamente, nem todos os autores se saem bem nessa façanha...
Foi o caso do primeiro conto, de Cecily Von Ziegesar. Confesso que tinha grandes esperanças sobre ele, uma vez que trata das irmãs malvadas da Cinderela, vilãs menos conhecidas e com muito a ser explorado. Infelizmente, o conto é pura superficialidade, um retrato de duas patricinhas comuns. É até divertido até certo ponto, mas acaba entrando para o hall dos contos de fadas “escrotizados” numa tentativa de modernização.

Em contrapartida, "Menina Veneno", de Carina Rissi, foi uma feliz surpresa. A bem-humorada reinvenção de Branca de Neve é narrada em primeira pessoa pela Rainha Má, uma modelo narcisista que "conversa" com o leitor, vangloriando-se das próprias qualidades e sacaneando-o continuamente com muita ironia - isto é, uma "bitch", haha!
Além desse formato inovador, a história traz em si inseridas todas as figuras do conto clássico de uma maneira sutil e inventiva (o caçador é um motorista, o espelho mágico um aplicativo de tablet... e acredite, isso não soa escroto no enredo!). Além do mais, como se esses fatores já não bastassem para fazer dessa uma das melhores versões de contos de fadas que já li, a vilã-protagonista é complexa, envolventemente humana e consegue estabelecer uma conexão com o leitor que ultrapassa as páginas. A comicamente ególatra Rainha Má é a personagem mais marcante do livro.

Por outro lado, "marcante" não é um adjetivo que se possa atribuir à versão moderna de Malévola no terceiro conto. Malena consegue ter ainda menos carisma do que as irmãs de Cinderela, as maníacas por Louboutin. Suas história trata rasamente de bullyng e hipocrisia para depois cair no clichê de "adolescente rejeitada faz de tudo para se tornar popular", o que quase me matou de tédio.

Já no último conto, sobre o Lobo Mau, o livro dá uma nova guinada e volta a ser empolgante. A trama tem sua própria mitologia para os contos de fadas e esta mistura-se com a nossa realidade. Palavras como "twitter" e "Pinóquio" andam juntas, mas isso não soa estranho, uma vez que os elementos foram todos costurados por uma forte linha de verossimilhança. O Lobo Mau, para mim o menos simpático dos vilões, ganhou uma roupagem de humanidade e transmite uma mensagem muito positiva sobre pegar as rédeas do próprio conto de fadas e enfrentar os medos de frente. Afinal, pode ser que tenha mesmo um lobo debaixo da cama... mas talvez ele não seja o que parece.

O que pude deduzir com meu próprio relato é que os autores brasileiros presentes na antologia se sobressaíram em relação aos estrangeiros #orgulho. O que não quer dizer que Ziegesar e Peterfreund sejam ruins, é claro. Quer dizer apenas que, para mim, o livro só valeu a pena pelos contos "made in Brazil".
Glauci 19/01/2015minha estante
Nossa, susuper concordo com a sua opinião! Os contos made in brazil foram oa melhores mesmo. #orgulho

bellaamarals 19/05/2021minha estante
Senti a mesma sensação com o Livro das Princesas. Meus favoritos foram os da Paula Pimenta e da Patricia - até gostei do conto da Lauren Kate, mas não foi tudo o que eu esperava. Já o da Meg Cabot (um dos que eu mais estava ansiosa!) foi uma decepção. Achei corrido e atrapalhado demais, a partir de um momento as explicações não faziam sentido e o príncipe só era um stalker mesmo.

Ainda não li este, mas já sei o que esperar pela sua resenha. Estou ansiosa!

Kah Gessy (@naoeaterradonunca) 22/01/2015

Toda história tem dois lados certo? Quem nunca quis ler algo do ponto de vista não do mocinho,mas do bandido?Pois é. Nesse livro desde a capa e a escolha perfeita dos autores,com destaque para nossos autores brasileiros:Carina Rissi e Fábio Yabu, e também dos contos a serem explorados,foi interessante.
É uma leitura leve e nada entediante,li em uma tarde tranquilamente.
Os contos foram trazidos para nossa atualidade :tem selfie para quem gosta,baladas para quem é de balada, e claro príncipes e lobos, não tão cavalheiros assim e nem tão maus também,e como já disse anteriormente a historia é narrada na visão do dito vilão.
Os meus contos favoritos são Menina Veneno, que é uma versão de Branca de Neve e A menina e o Lobo uma versão meio misturada, mas bem legal.Recomendo a leitura.

site: http://naoeaterradonunca.blogspot.com.br/
flaviacabral 23/01/2015minha estante
Os nacionais fizeram bonito nesse livro, não é? Menina Veneno me encantou!

Kah Gessy (@naoeaterradonunca) 23/01/2015minha estante
Sim!Eles salvaram o livro ^^

Elisa 02/10/2014

Foi difícil dar uma nota pra esse livro, porque as notas que eu daria para cada conto em separado são completamente diferentes.

Cecily Von Ziegesar | #stepsisters - sobre sapatos e selfies | 1 estrelinha
Então, vamos lá. O primeiro conto é de Cecily Von Ziegesar, famosa pela série Gossip Girl. Até faz sentido o conto dela vir primeiro por ser a autora mais famosa etc, mas, vamos combinar, o conto dela é, de longe, o pior do livro. Na maior parte da história você não entende nadica de nada do que está se passando na cabeça dos personagens e, quando acaba, você só fica meio que "??????". A primeira reação que eu tive foi "se esse veio na frente, deve ser o melhor, logo, o resto deve ser uma grande e enorme bosta". Quase que nem termino de ler.

Carina Rissi | Menina Veneno | 3 estrelinhas
O segundo conto, de Carina Rissi, começa bem morno, mas depois de um tempo os personagens acabam te conquistando, mesmo com aquele clima de dramalhão mexicano. Foi bem melhor que o primeiro, mas no final eu ainda fiquei achando que podia ter um capítulo a mais. Não entendo porque quase todos os contos que eu leio acabam parecendo que não acabou de verdade.

Diana Peterfreund |Quanto mais afiado o espinho | 4 estrelinhas
O terceiro, da Diana Peterfreund, felizmente, já começa interessante. Malena é uma personagem extremamente carismática e já faz a gente gostar dela logo de cara. É claro que isso só faz a gente querer gritar mais ainda quando ela faz algumas escolhas infelizes, mas ela não decepciona em seus atos finais. O final não é exatamente feliz, mas deixa a entender que as coisas vão melhorar.

Fábio Yabu | A Menina e o Lobo | 5 estrelinhas
Finalmente, o quarto e último conto. Para este eu daria 20 estrelas, se tivesse como. Criativa, divertida e tocante, a história faz uma releitura completamente inacreditável de Chapeuzinho Vermelho e aborda de forma genial vários temas polêmicos, como o destino e o livre arbítrio. É impossível não comparar o Narrador com Deus, porém, esse paralelo é traçado não com a imagem de Deus em si, mas com a imagem equivocada que muitos têm Dele. Ou eu só viajei demais mesmo. Enfim, é o único conto do livro que parece ter início, meio e fim definidos, contando realmente uma história, não o esboço do que podia ter sido um livro maior.

Glauci 19/01/2015minha estante
Oi Elisa.... poderiamos divagar horas sem fim sobre as nuances do quarto conto não é mesmo! Rsss
Adorei sua resenha. Bjos.

Vanessa Vieira 24/11/2014

O Livro dos Vilões_Vários Autores
Em O Livro dos Vilões, escrito por Cecily von Ziegesar, Carina Rissi, Diana Peterfreund e Fábio Yabu, encontramos vários contos de fadas às avessas. E digo às avessas pelos mesmos terem os seus valores invertidos, o que os dotou de uma originalidade ímpar. Assim como em seu volume antecessor, O Livro das Princesas, alguns contos acabaram se destacando mais do que os outros, como os dos autores nacionais Carina Rissi e Fábio Yabu.

Em #Stepsisters Sobre Sapatos e Selfies, de Cecily von Ziegesar, conhecida pelas séries literárias It Girl e Gossip Girl, acompanhamos a história das duas meio-irmãs de Cinderela, Nastia e Dizzy, e a paixão desenfreada das megeras por sapatos e selfies. Achei que este conto acabou se prolongando demais, se tornando bastante monótono. Nastia e Dizzy são bem irritantes e fúteis e a Cinderela, pasmem, é uma menina muito chatinha e sem sal e sem açúcar. Infelizmente, esse foi um dos contos mais fracos do livro.

Já Menina Veneno, de Carina Rissi, foi um dos melhores contos do livro. Conhecemos Victoria, a madrasta da Branca de Neve, ou melhor dizendo, Bianca. Sabe aquela espécie de vilã estilosa, cheia de charme e que lhe desperta afeição ao invés de ódio? Pois é justamente com uma figura deste gênero que você irá se deparar no enredo. Victoria é obcecada com a sua beleza, recorrendo a várias poções e parafernálias em busca de rejuvenescimento, incluindo até mesmo um bizarro aplicativo de celular. Suas maldades e ardilezas são tão bem arquitetadas e uniformes que acabam até mesmo ganhando o coração do leitor.

"Todo mundo tem um lado bom, e outro não tão bom assim. Você só precisa identificar qual é o predominante e aproveitar o momento certo."

Em Quanto Mais Afiado o Espinho, de Diana Peterfreund, nos deparamos com uma típica história de bruxaria juvenil. Não consegui identificar qual conto de fadas serviu de inspiração para a história de Peterfreund, mas pude perceber que a autora escreve razoavelmente bem. Como fã de tudo aquilo que envolva bruxas - seja filmes, séries ou livros - apreciei bastante a trama da autora, mas achei que em alguns momentos ela soou um pouco confusa. Malena é uma boa personagem e sua caracterização nos causa até mesmo uma certa nostalgia principalmente do período escolar, mas acredito que não só ela como toda a temática em si poderia ter sido mais explorada.

E em A Menina e o Lobo, de Fábio Yabu, acompanhamos uma brilhante reconstrução dos contos de fadas. O lobo se torna uma figura tão cômica e ao mesmo tempo, tão especial, que com certeza irá afeiçoar o leitor. Yabu faz um verdadeiro apanhado pelo universo da fantasia, trazendo em seu enredo fragmentos de várias histórias fantásticas, enriquecendo ainda mais sua trama e tornando-a criativa. As citações pós-modernas com toda a tradição dos contos de fadas se tornou uma mistura completamente singular e original.

"O que eu mais gosto nos humanos é a capacidade de, com um simples olhar, traduzir o intraduzível e com ele acessar um mundo que até pouco tempo me era negado: o mundo das cores."

Em síntese, O Livro dos Vilões repete a mesma fórmula de O Livro das Princesas e consegue agradar o público, tal como seu volume antecessor. O livro em si é bem balanceado, ou seja, encontramos contos muito bons e outros que deixaram um pouco a desejar, e os meus favoritos, mais uma vez, foram os dos nossos autores nacionais. A capa é bonita e segue o mesmo modelo da anterior e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho, revisão de qualidade e lindas ilustrações. Recomendo ☺

site: http://www.newsnessa.com/2014/11/resenha-o-livro-dos-viloes-varios.html
AmandinhaSegura 02/12/2014minha estante
O conto de Diana Peterfreund foi inspirado em "A bela adormecida" e Malena é a versão teen da Malévola, na minha opinião foi o melhor conto do livro.

Bia Coutinho 21/12/2014

Meio ao meio
Comprei o Livro dos Vilões com uma expectativa enorme que não foi muito bem atendida!
Os quatro contos são releituras de alguns contos de fada, no caso, Cinderela, Branca de Neve, A Bela Adormecida e Lobo Mau. Vou falar um pouquinho de cada...

Step Sisters de Cecily von Ziegesar conta a história da Cinderela de um jeito bem moderno, eu estava louca pra ler ele porque afinal, é escrito pela autora de Gossip Girl, mas me decepcionei muito! Achei o conto muito sem noção e muito rápido! Tinha tudo pra ser uma história divertida por causa dos sapatos caros e das selfies, mas acabou numa coisa maluca e completamente sem estrutura! O ponto de vista das irmãs malvadas também não é mostrado o tempo todo já que Cindy também participa bastante!

Menina Veneno de Carina Rissi, que conta a história da Branca de Neve eu achei meio mais ou menos! O ponto de vista da Malvina é ótimo e a história até que é bem construída mas o final é meio injusto e a história meio sem sal! Gostei porque a Malvina é realmente má e no fim descobri que mesmo sendo vítima a Bianca das Neves era realmente uma chata hehehe :P

Quanto mais Afiado o Espinho de Diana Peterfreund é o melhor conto do livro ao lado de A Menina e o Lobo! Conta a história da Bela Adormecida pelo ponto de vista de Malena que é uma "bruxa" que sonha em ser normal e por isso insiste com a mãe para que passe a frequentar a escola durante o ensino médio! Porém, assim que suas "amigas" descobrem quem ela é, ela também descobre que nem todo mundo é legal e que o ensino médio pode ser o inferno na Terra! Acho que me identifiquei mais com esse por parecer mais real que os outros! Gostei bastante do fim mas acho que a Malena precisava ter sido mais dura com o aparente "príncipe" da história!

A Menina e o Lobo é o último conto, escrito por Fábio Yabu, um brasileiro de quem já sou fã há um certo tempo! Yabu conta a história do Lobo Mau, que já está cansado de ter essa fama e de sempre acabar com pedras dentro do estômago e sangrando por aí por causa do caçador! Assim, ele dá um jeito de sair do mundo dos Contos de Fada! Porém aprende lições valiosas que fazem sua fuga perigosa ter um final feliz, mesmo que inicialmente ele seja considerado vilão! É o conto mais moderno de todos! Amei as menções as princesas mais atuais da Disney, as redes sociais e a celebridades que conhecemos!

Não gostei muito dos primeiros contos e enrolei bastante pra ler o livro mas as últimas duas histórias fizeram a compra do livro valer a pena! Diana e Fábio estão de parabéns! As ilustrações que iniciam os contos são bem bonitas apesar de simples, as páginas são amarelinhas e a capa também é bem bonita! Dei 4 estrelas porque Quanto Mais Afiado o Espinho e A Menina e o Lobo tornam o livro incrível!
Adriana1037 02/01/2015minha estante
Olá concordo com as suas opiniões do livro. O primeiro conto é mesmo muito chato e esquisito e eu quase larguei o livro... mas os outros fizeram valer a pena a leitura. O melhor para mim foi o do Fabio Yabu. Muito legal mesmo!

Araújo 01/05/2020

Divirta-se com essas maldades!!!
Esse livro é maravilhoso! Tem um pouco de tudo! Tem suspense,romance, comédia e um pouquinho de terror também (até porque é um livro sobre os vilões) . Amei a história da menina veneno mas isso não tira o crédito das outras, pois são Todas INCRÍVEIS!!!
Quem quiser se aventurar em um mundo cheio de emoções recomendo esse livro ?????????#taaprovado
Araújo 01/05/2020minha estante
Não tem como por emoji??? Só descobri agora!

Fernanda 25/08/2014

Resenha: O livro dos vilões
Resenha: “O livro dos vilões” é um livro que apresenta contos de fadas recriados pelos autores: Cecily Von Ziegesar, Diana Peterfreund, Carina Rissi e Fabio Yabu. As quatro histórias são bem distribuídas e possuem toques bem realistas e ainda mais divertidos, apesar de todo o cenário ser fantasioso. Os cenários também acabam contribuindo com as atitudes e revelações expostas.

CONFIRA A RESENHA COMPLETA NO BLOG SEGREDOS EM LIVROS:

site: http://www.segredosemlivros.com/2014/08/resenha-o-livro-dos-viloes-cecily-von.html

Ana Martines 25/09/2014

Para quem gostou de O Livro das Princesas, vai amar este!
O Livro dos Vilões é um livro composto por quatro contos, assim como O Livro das Princesas. Neles, podemos conferir contos de fadas contados de uma maneira diferente e, dessa vez, com uma perspectiva diferente. Conhecemos melhor os verdadeiros vilões e mocinhos. Confiram a seguir uma pequena resenha de cada um dos contos.

#STEPSISTERS, Sobre Sapatos e Selfies - Cecily von Ziegesar

"Ela nunca mais seria a mesma. Seria mais cruel, mais dura, completamente insensível. Não que fosse uma grande transformação, mas ela se sentia mais atrevida sabendo que não daria a mínima para nada nem ninguém, exceto, é claro, a irmã gêmea idêntica, que era praticamente uma extensão dela mesma."

Neste conto podemos conhecer Cindy, irmã adotiva de Nastia e Dizzy. Cindy mora com seu pai e sua madrasta, mas eles não sabem o que as filhas de sua madrasta a fazem passar. Ela vive fazendo suas provas, lições, limpando seus quartos e agindo como se devesse fazer muito mais. Ela realmente acreditava nisso, e suas irmãs também.

Até que, um dia, Cindy consegue ir para uma das super festas que suas irmãs iriam, mas sem poder ser reconhecida. Arrumada, ela vai à festa e conhece o tão sonhado rapaz: lindo, charmoso, rico e simpático. Um verdadeiro conto de fadas. Até aí, é exatamente como conhecemos, não? A linda Cinderela, que deixa cair o sapatinho de cristal e se casa com o príncipe encantado...

Mas, este príncipe não é tão encantado assim. E assim o conto se desenrola, em suas 48 páginas, podemos conhecer melhor a nova história da Cinderela. Onde ela não é tão boazinha assim... Onde o príncipe não é o garoto dos sonhos de todas as meninas... Onde qualquer um pode ser o vilão. A história é curta, e o final é surpreendente. Uma história marcante, escrita de uma forma maravilhosa!

Menina Veneno - Carina Rissi

"Foi quando ele desviou o olhar e sumiu de vista que eu soube. Eu queria aquele homem. Pela primeira vez em toda a minha vida, eu desejava alguém. E ele seria meu."

Neste conto, podemos conhecer Malvina, a Fofadrastra, rs. Malvina perdeu seu marido há um tempo atrás, e teve que ficar com a sua afilhada, Bianca. Hoje, Malvina só se importa com sua beleza. Está acima da média da população mundial, e isso a deixa lisonjeada. Mas não é por falta de esforço.

Malvina vê sua vida virar de ponta cabeça ao ter seu maior trabalho tomado pela Bianca. Não era mais a garota propaganda de seu perfume, e eles alegaram que precisavam de uma beleza nova, uma beleza que só a Bianca tinha. E a garota nem sequer pediu desculpas por roubar o sucesso da madrasta. Bianca se mostra folgada, mentirosa, invejosa e inútil. Não faz nada da vida e, mesmo sem maquiagem ou tratamentos, consegue ser muito mais bela que Malvina.

Podemos conhecer então a história da Branca de Neve contada por uma outra perspectiva. E a Carina conseguiu deixar tudo tão real, que me vi apegada à bruxa, desejando que o pior acontecesse com a princesa. A magia é inexistente no conto, sendo que todas as poções de Malvina são apenas misturas químicas, um de seus hobbies.

Este é, definitivamente, o meu conto favorito do livro. E eu sabia disso desde o começo. Tudo o que a Carina escreve é maravilhoso, e com este não foi diferente. Com suas 104 páginas, o conto me prendeu do começo ao fim. E marcou, realmente marcou. Pude ver cada cena sendo representada em um filme moderno da Branca de Neve. Quem sabe, né? rs.

Quanto Mais Afiado o Espinho - Diana Peterfreund

"Ele é a única coisa que faz a serpente se afrouxar."

Neste conto podemos conhecer a Malena, uma bruxa que viveu sua vida inteira trancada em sua casa ao lado de sua mãe. Seus antepassados eram queimados na fogueira, as pessoas as repudiavam... Mas ainda precisavam delas. Precisavam de seus feitiços e poções, para milhares de coisas como: melhorar o cabelo, atrair o amado e impedir uma gravidez indesejada.

Malena decide ser diferente. Começa a frequentar a escola e a se relacionar com as garotas populares. No começo, ela até que faz um bom trabalho. Mas, infelizmente, descobrem quem ela realmente é: uma bruxa. Uma bruxa boa, mas isso não importava. Ela continuava sendo uma bruxa, uma aberração. Com isso, sua vida muda completamente. Ela sobre bulling na escola, sendo acertada por insetos mortos e papeis amassados todos os dias. A única salvação do seu dia é o seu paquera/ficante/primeiro amor, Pierce.

Mas, novamente, ela não pode ser normal. Pierce não é quem diz ser, e uma nova garota entra na escola: Rory. É então que descobrimos que este é um conto moderno da história da Bela Adormecida. Mais ou menos... Na minha opinião, o conto de fadas da Bela Adormecida é o que mais se assemelha este conto. Mas, mesmo assim, muita coisa é diferente. Muita mesmo!

De qualquer jeito, o conto é maravilhoso. Podemos contemplar a vida de uma pessoa que tinha tudo para ser malvada, para ser temida. Mas não, ela escolhe o caminho mais difícil e tenta mostrar ao mundo quem ela verdadeiramente é. O conto, com suas 64 páginas, é encantador e cheio de suspense. Prende, muito! A escrita da autora torna tudo ainda mais gostoso de ler!

A Menina e o Lobo - Fábio Yabu

"O mundo deles não faz sentido como o nosso, não tem fadas madrinhas, recompensas, finais felizes ou o bem vencendo o mal. Sabe como eles chamam isso? De "faz de conta". Para eles, só a morte é real. É uma vida muito triste."

Neste conto podemos conhecer melhor a história de todos os contos de fadas. Mais precisamente, podemos conhecer profundamente o Lobo. Sim, o Lobo Mal, o Lobo que come a vovózinha e que assopra as casas dos três porquinhos. O Lobo que todos temem, que todos querem matar, que ninguém intende.

Eu seu conto, Fábio criou uma nova realidade: a dos contos de fadas. É um novo universo, onde os personagens só podem dizer e fazer o que está nos contos. A Chapeuzinho Vermelho não pode pegar outro caminho para a casa da sua avó, por mais que morra de vontade de fazer isso. O Dunga, dos sete anões, não pode falar (por mais que já tenha falado muito em uma outra época) e, o Lobo Mal, precisa ser mal. Ele precisa matar a vovozinha, e ser morto pelo Caçador. Caso contrário, os contos de fadas se alterariam.

E é assim que nos vemos presos nessa nova realidade criada pelo autor. E eu acreditei tanto em sua história, me apeguei de uma tal maneira que até acredito que isso realmente exista. Que os contos de fadas existam, mas que eles não possam interagir conosco. Que eles não queiram ser assim... Que a bruxa má não é má e que o lobo é carinhoso. O autor escreveu de uma maneira que eu me vi desejando que aquilo realmente existisse.

E isso me deixou apaixonada pelo seu conto. Em 100 páginas, ele foi capaz de criar um universo paralelo e dar asas à minha imaginação. Um conto lindo, que me fez querer ler todos os livros já escritos pelo autor porque, se ele é capaz de escrever um conto tão bom, o que ele pode fazer com um livro? rs.

Para finalizar, quero parabenizar a editora Galera Record pelo incrível trabalho com a diagramação do livro. Cada conto tem a sua imagem, o seu começo de capítulo de uma forma e toda uma diagramação diferente. A letra é legível e a capa é simplesmente maravilhosa. Na verdade, sou apaixonada por essa série de contos de fadas modernos. E estou, do fundo do coração, desejando que outros sejam lançados. Vamos lá, vamos reunir mais quatro autores e fazer um livro com os personagens secundários, ou com os que morrem... Ou sei lá, qualquer coisa, contanto que tenha mais! rs.

O livro é fantástico e super recomendado por mim. Para quem gostou de O Livro das Princesas, vai amar este! Para quem gosta de contos de fadas, estilo aquele novo filme Malévola, precisa ler estes livros! A obra é de rápida e fácil leitura, e promete te entreter por um bom tempo, proporcionando-lhe uma viagem por cada uma das realidades dos quatro contos!

site: www.vicioemlivros.com

Lina DC 28/09/2014

"O livro dos vilões" traz quatro histórias escritas por quatro autores maravilhosos que irão fazer o leitor se deliciar com os vilões e talvez argumentar que alguns personagens são apenas mal compreendidos pelo mundo.

# Stepsister - Sobre Sapatos e Selfies - Cecily von Ziegesar - Narrado em terceira pessoa, é uma versão atual sobre as duas meia-irmãs malvadas. Nastia e Dizzy Tremaine são gêmeas de 16 anos, preocupadas com seus status social, sapatos e Manchild Kennedy.
As duas exploram sua meia-irmã Cindy, também de 16 anos, sempre que possível. É claro que quando ocorre uma Liquidação de sapatos Christian Louboutin, Cindy precisa ficar a noite inteira na fila para que as gêmeas consigam os desejados sapatos para usarem no Baile de Solstício de Verão do Elite Club.
Como se pode imaginar, entre uma fada madrinha incomum, acontecimentos inesperados (e hilários) e um príncipe não tão encantado assim, temos uma história divertida, atual, com uma moral importante e cheia de momentos que pedem uma selfie.

"Sapatos bonitos só cabem em almas bonitas. #Louboutin." (p. 46)

# Menina Veneno - Carina Rissi - Narrado em primeira pessoa, acompanhamos Malvina, uma famosa modelo e viúva de Henrique Neves, piloto de fórmula Indy, que deixou aos seus cuidados Bianca, uma jovem que ainda não completou 18 anos. Essa versão moderna sobre uma rainha má e uma maçã só demonstra como nós leitores passamos grande parte da nossa vida na ignorância.
Malvina conta a todos o que realmente acontece em sua vida e o quanto Bianca é uma jovem dissimulada, que com o seu jeitinho de sonsa, acaba destruindo tudo o que Malvina arduamente construiu.
Com uma narração ácida e muito sarcástica, Malvina é uma competente contadora de histórias e faz o leitor se divertir com suas explicações e com sua neurose com o aplicativo Divina Proporção (um aplicativo que dá a porcentagem de perfeição dos traços do indivíduo).
O leitor também vai conhecer a origem de Malvina, e como ela conheceu seu motorista Abel e sua assistente pessoal Sarina.

"Eu o soltei, dilacerada por sua indiferença. Ele manteve os olhos fechados, o cenho encrespado, lutando contra algo que eu não era capaz de ver. Até que por fim os abriu. Não gostei do que vi." (p. 151)

# Quanto mais afiado o espinho - Diana Peterfreund - Narrado em primeira pessoa pela protagonista de nome Malena, acompanhamos a adolescente que queria ser apenas uma garota comum. Infelizmente, descendente de uma longa linhagem de bruxas, que durante o dia eram discriminadas pela vizinhança, mas na escuridão da noite eram úteis, a jovem tem uma triste jornada.
Essa história é a que mais emociona das quatro histórias do livro. Provavelmente porque não é contada com humor, mas sim com emoções mais singelas como esperança, decepção, ódio e arrependimento.
Malena tenta fazer amizades e age de maneira sincera, apenas ocultando que é uma bruxa. Mas quando as pessoas que se dizem sua amiga descobrem esse detalhe, ela é discriminada, maltratada e se torna uma pária. Adicione-se a isso um garoto tão falso quanto suas supostas amigas e o final é realmente triste.

"Queria roubar sua noite especial, mas desejos são coisas afiadas e espinhosas, e não percebi quão fundo os meus poderiam ferir." (p. 220)

#A menina e o lobo - Fábio Yabu - E se o lobo mau não fosse realmente malvado? Nessa linda história de Fábio Yabu observamos a importância do livre arbítrio e de como um pequeno ato de bondade gera incontáveis frutos. O protagonista dessa história é o conhecido lobo mau. Aquele que persegue a chapeuzinho vermelho, derruba as casas dos três porquinhos e tem um triste fim na mão do Caçador. E se todas as suas ações fossem programadas pelo Narrador, que não admite um deslize em seu roteiro? E se fosse possível, em uma ínfima tentativa, escapar de todo esse sofrimento?
É em Wrigleyville, Chicago, na Casa dos Lopes, onde reside a fofa da Clara, uma garotinha de apenas cinco anos de idade, que compreendemos a importância de um ato de amor.
Emocionante, surpreendente, carismático... "A menina e o lobo" encanta e conquista os leitores com sua forte mensagem.

"O abraço do velhinho o reconfortou, pois nada no universo era tão poderoso quanto o amor entre pais e filhos." (p. 312)

Nanda 29/09/2014

Quanto mais vilões, melhor.
Não sei vocês, mas eu sempre gostei dos vilões. Muitas vezes achei que eles eram incompreendidos nos contos de fadas, que valorizavam mais as princesas e condenavam as bruxas. As releituras dessas histórias vêm crescendo muito nos últimos anos, o mais legal disso é conseguir ver o outro lado da moeda.
Em O Livro dos Vilões quatro autores trazem um pouco deste outro lado, no caso, vilões famosos como Malévola e O Lobo Mau. A estrutura do livro é dividida em quatro contos, que mostram uma nova visão dos vilões amados, ou seriam odiados?, pela grande maioria.
O livro é rápido de se ler, as releituras são muito boas e cumprem o seu papel.

#StepSisters: Sobre sapatos e Selfies Cecily von Ziegesar

Quem conhece a escrita da Cecily sabe que ela consegue fazer um vilão como ninguém. O toque característico da autora está presente em todo o conto, o seu humor ácido, além de todas as referências à alta sociedade. O conto escolhido por ela foi o da Cinderela, e eu nunca imaginei que as meias-irmãs da protagonista fossem tão hilárias.
O que mais gostei foi a mudança que a autora fez na personalidade dos personagens, nas meias-irmãs de Cindy, até mesmo na própria protagonista. Nastia e Dizzy não são más, são apenas fúteis. E Cindy de boba não tem nada. Além disso, Cecily mostrou que as aparências realmente enganam.
A história é toda trabalhada nas redes sociais, o que fez com que o propósito da autora de trazer um conto antigo para a atualidade funcionasse muito bem. Toda referência a tweets, hashtags e a importância fútil aos seguidores se encontra lá.
Eu gostei muito da finalização da história, a autora conseguiu amarrar tudo muito bem. A ironia sempre presente no texto de Cecily funcionou perfeitamente para a história.

Menina Veneno Carina Rissi

Sempre ouvi falar muito bem da escrita da Carina, mas meu primeiro contato foi neste conto e não poderia ter sido mais satisfatório. Usando uma narrativa em primeira pessoa a autora nos traz uma nova visão da Rainha Má, famosa antagonista da Branca de Neve. Foi inevitável não me encantar por Malvina.
Ambientada no mundo glamoroso das passarelas, Menina Veneno foi uma das releituras que mais me fez analisar se os vilões são mesmo maus ou apenas incompreendidos. O problema maior de Malvina é sua ambição, mas pensa comigo, todos nós somos um pouco ambiciosos, certo?
Carina conseguiu humanizar a personagem má, ao mesmo tempo em que mostrava um novo lado da princesinha-mor dos contos de fadas. Eu tentei simpatizar com Bianca, mas não consegui. Sabe aquela sensação de que as aparências enganam? Pois é.
Menina Veneno conseguiu me mostrar isso, nem sempre mostramos nosso verdadeiro lado. E às vezes pagamos alto por erros cometidos, alguns sem nem ao menos perceber.

Quanto mais afiado o espinho Diana Peterfreund

De longe o meu conto preferido no livro. A representação de Malévola, como Malena, e as fadas-madrinhas de Rapunzel, foi bem realista, além de bem moderna. O foco principal de Quanto mais afiado o espinho é ser notada. Tudo o que Malena queria era ser normal, se encaixar nos padrões.
O que mais me chamou a atenção na história foi o fato de que as fadinhas, que sempre foram consideradas boas, podem ser muito cruéis. Trabalhada no ambiente escolar, a presença do bullying é bem explorada.
Quantas vezes os adolescentes não foram escrachados por serem diferentes? Malena é mostrada como uma bruxa, mas ela não é má, pelo contrário. Confesso que com a quantidade de ofensas que ela teve que aguentar, eu já teria tomado providências.
Essa foi a releitura que mais descontruiu os personagens, mas de uma forma positiva. Mostrando um lado mais ameno da vilã, assim como um lado canalha do príncipe. Falando nele, assim como Bianca, em Menina Veneno, a figura dele não me desceu.
O conto fechou de uma forma muito boa, por isso o considerei o melhor dentre os quatro. Não foi forçado, não precisou de uma continuação. Mostrou apenas a continuidade da vida e o que os nossos atos trazem de consequência.

A Menina e o Lobo Fábio Yabu

O mais belo e tocante de todos, neste conto Fábio apresentou um lado completamente diferente do Lobo Mau que estamos acostumados. Passeando pelo mundo dos contos de fadas, o autor conseguiu fazer com que eu imaginasse o que acontece depois que fechamos os livros.
O vilão da história é o Narrador, e como ele meio que torna a vida dos personagens um inferno. O Lobo, já cansado disso e com uma sede de conhecer outros lugares e mundos, consegue escapar desse regime autoritário.
E é aí que a mágica da história acontece. Vindo para o mundo real, conhecemos a família Lopes, entre eles a pequena Clara. A amizade que surge entre os dois é muito bonita, além disso, mostra que os vilões podem ser bonzinhos.
O conto foi muito bem estruturado, com um toque de mistério sobre a identidade do Narrador, além de partes engraçadas. Foi meu primeiro contato, também, com a escrita do autor e gostei muito do que foi apresentado.

site: http://www.entrelinhascasuais.com/2014/09/resenha-o-livro-dos-viloes-varios.html

Ana Luiza 13/10/2014

Ser bonzinho é para os fracos
Quem não gosta de contos de fadas?! Das princesas, das fadas madrinhas e do final feliz?! Euzinha amo contos de fadas, adoro as princesas, as fadas madrinhas e o final feliz, mas gosto ainda mais dos vilões. E esse livro é dedicado a eles. O Livro dos Vilões reuniu quatro autores, dois nacionais e dois internacionais, e suas versões de quatro contos de fadas, mas, dessa vez, sobre a perspectiva dos vilões.

O primeiro conto é de Cecily Von Ziegesar, autora da aclamada série Gossip Girl e de personagens que se dariam muito bem com os vilões desse livro. Em #stepsisters: Sobre sapatos e selfies, a autora traz elementos clássicos de todas as suas histórias: o glamour e futilidade da alta sociedade nova-iorquina.

Nastia e Dizzy são gêmeas lindas, ricas e famosas na internet. Nada as deixa mais contentes que sapatos, vestidos, marcas famosas, selfies e atormentar e explorar sua meia-irmã Cindy. Cindy já está acostumada a ser maltratada pela madrasta e suas filhas e tudo o que ela quer é, pelo menos por uma noite, ir a uma das festas fabulosas que as irmãs frequentam. Um dia, um fabuloso gerente de vendas de uma loja Louboutin resolve agir como fada madrinha e arranja tudo para que Cindy vá à festa mais badalada da noite: o Baile de Solstício de Verão do Elite Club. É claro que Nastia e Dizzy também estarão nessa festa e não deixarão que a garota arruíne sua noite, que ainda reserva muitas surpresas e confusões.

O que mais gostei em #stepsisters: Sobre sapatos e selfies foi a narrativa em terceira pessoa deliciosamente irônica e divertida da autora, que conseguiu reconstruir o velho conto da Cinderela de maneira atual e surpreendente. Apesar do final ter deixado um pouco a desejar, os personagens serem muito superficiais e esse ser o conto mais fraquinho de todo o livro, #stepsisters: Sobre sapatos e selfies me conquistou ao mostrar que as aparências enganam muito, que tanto gêmeas abençoadas com riqueza e beleza quanto uma meia-irmã injustiçada podem exercer o papel de vilãs e que sapos podem parecem e se portar como príncipes.

O segundo conto é nacional, escrito por Carina Rissi. Menina Veneno traz a história de Malvina, uma modelo muito famosa e rica, que herdou do falecido marido uma enteada desatável: Bianca. Não bastando ser uma chata de galocha, a seguindo para todos os lugares, Bianca resolve ir além e não só roubar o lugar de Malvina na campanha do perfume Menina Veneno, mas também o coração de um astro do rock que a madrasta já contava como seu.

Entretanto, Malvina não chegou aonde chegou para simplesmente deixar com que uma garotinha chata tome de suas mãos tudo o que conquistou. Quando a mulher percebe que seu mundo está começando a desmoronar, ela sabe que só a uma opção viável: Bianca tem que desaparecer. Com ajuda de seus fiéis empregados e amigos Abel e Sarina e com ajudinha de seus talentos com poções (que não são exatamente mágicas), Malvina fará de tudo para conseguir o que quer. E todos os seus esforços podem acabar voltando contra ela, especialmente porque Bianca não é exatamente a garotinha fofinha que todos, exceto Malvina, parecem ver.

Todo mundo tem um lado bom, e outro não tão bom assim. Você só precisa identificar qual é o predominante e aproveitar o momento certo. Pág. 148

Menina Veneno foi meu segundo conto favorito do livro. A narrativa em primeira pessoa de Rissi, sobre a perspectiva da Malvina, que conversa com o leitor, é muito cativante e flui com rapidez, além de ser muito divertida. A autora não só reconstruiu a história da Branca de Neve, mas foi além e criou uma trama única e surpreendente, mas sem tirar a essência do conto original. Diferente do conto anterior, Menina Veneno traz personagens completos, complexos e que surpreendem. Eu absolutamente amei a Malvina, que aqui não é só a madrasta invejosa e sim uma mulher forte, que já superou bastante coisa. O que mais gostei no conto é que, além de mostrar que as aparências enganam, Rissi dialoga sobre como todos nós podemos fazer escolhas erradas, fazer papel de vilão, mas que podemos aprender com nossos erros.

Em Quanto mais afiado o espinho, conto da Diana Peterfreund e terceiro do livro, Malena narra o descontentamento com a sua vida e seus esforços para mudá-la. A garota é filha de uma bruxa reclusa, mas não quer seguir o caminho mágico e solitário da mãe e sim ter uma vida normal, com amigos, festas e garotos. Malena decide dar um novo rumo a sua vida, começa a frequentar a escola e faz amizade com três garotas descoladas. Entretanto, há algumas coisas das quais não podemos fugir e pode ser que não haja lugar para Malena na vida que ela quer ter.

Quanto mais afiado o espinho começou de excelente maneira, com um ar muito intrigante e místico, mas, infelizmente, me decepcionou no final. Só no fim mesmo que fica claro que esse conto se relaciona com o da Bela Adormecida, cuja essência quase não está presente em Quanto mais afiado o espinho. Gostei muito que a autora não tenha ficado presa à trama do conto clássico para construir sua história e adorei sua narrativa em primeira pessoa, mas como não gosto de vilões humanizados, não gostei que Malena, nossa protagonista/vilã, não passasse de uma garota que não conseguia se encaixar. Malena não tem uma personalidade muito forte, o que me desagrada em protagonistas, e como, pessoalmente, acharia o máximo se uma bruxa, não consigo me identificar com uma personagem que não queira ter poderes mágicos porque né, vamos admitir, quem não gostaria de ter poderes?!

O último conto, A Menina e o Lobo, de autoria do único homem do grupo de autores, Fábio Yabu, foi de longe o melhor do livro e o meu favorito! Aqui acompanhamos a saga de Lobo, aquele mesmo de Chapeuzinho Vermelho e Os Três Porquinhos. Lobo vive no mundo dos Contos de Fadas, onde as histórias que muito conhecemos se repetem pela eternidade sobre o comando do ser mais poderoso daquele mundo: o Narrador. Mas Lobo está cansado da sua vida medíocre sem final feliz, por isso, quando um anão lhe oferece um meio de escapulir dali, o Lobo não pensa muito antes de aceitar. Assim, esse vilão do faz de conta acaba parando no nosso mundo, onde irá causar muita confusão e comoção ao se envolver com uma jovem garotinha. Mas, Narrador não deixará com que Lobo escape tão facilmente e, até que o mundo dos Contos de Fadas não esteja de volta a sua ordem, esse ser opressor não descansará.

A Menina e o Lobo encanta e diverte por ir além das histórias clássicas que os inspiraram. Mesmo sendo um conto, a trama é complexa e muito rica, recheada de detalhes maravilhosos e surpreendentes. Yabu criou uma história irresistível que nos faz refletir sobre o poder que os Contos de Fadas têm na nossa vida. É impossível não se apegar a Lobo, um dos mais temidos e queridos vilões das histórias, que aqui cativa e emociona o leitor, mas sem deixar de ser um personagem forte. Eu absolutamente amei A Menina e o Lobo, o conto me deixou sem palavras diante a criatividade do autor e excelente narrativa.

O hábito viraria tradição. A tradição viraria lenda. No Outro Reino, eu estava em todos os lugares. E, mais importante que isso, no mundo dos Contos de Fadas, Eu estava narrando minha própria história. Pág. 299

O Livro dos Vilões foi uma excelente leitura, perfeito para quem busca uma obra leve e rápida e contos de fada sobre uma nova perspectiva. Amei a obra e fiquei curiosa por O Livro das Princesas, apesar de que, como prefiro os vilões, creio que ainda vou gostar mais desse livro. Afinal, qualquer pessoa pode bancar a princesa boazinha, mas ser um vilão é só para os fortes mesmo.

Eu adorei a edição do livro. A capa é simplesmente divina: fofa, mas cheia de elementos presentes nos contos. A diagramação estava perfeita, adorei as ilustrações no início de cada conto e gostaria que os desenhos tivessem presentes também no meio deles, seria legal ver as ilustrações de alguns personagens e cenas.

site: http://mademoisellelovebooks.blogspot.com.br/2014/10/resenha-o-livro-dos-viloes.html

Lili 25/10/2014

O primeiro conto é sem graça e rápido, mas não desista da leitura, a seguir vem Carina Rissi, mais uma vez arrasa na escrita irreverente e dinâmica, que te prende do início ao fim. O terceiro conto, tb gostei bastante, embora esperava mais no final. E por fim o último, começou uma história chata, sem atrativo, porém depois ela engrenou e achei interessante.

Aione 05/11/2014

Após o sucesso de O Livro das Princesas, O Livro dos Vilões chega ao mesmo estilo do primeiro, reunindo releituras de contos de fada por quatro grandes escritores da atualidade que, dessa vez, trazem a visão dos vilões das histórias.
#StepSisters Sobre Sapatos e Selfies, o conto de Cecily von Ziegesar, traz as gêmeas malvadas de Cinderella em uma história contemporânea e extremamente moderna, recheada de selfies e do glamour típico de Gossip Girl, série de sucesso da autora. A história é contada em terceira pessoa e se passa durante a noite e o dia do Baile de Solstício de Verão da escola frequentada pelas garotas. Infelizmente, tive uma péssima experiência com essa leitura. O conto é extremamente superficial, rico na futilidade de suas personagens, e não consegui encontrar sentido algum na história. Ao colocar as gêmeas como vilãs, imaginei que Cindy seria a mocinha. Contudo, mesmo ela parece fazer parte do time dos vilões, assim como o restante dos personagens que integram o conto. Nenhum deles é cativante, mesmo quando, inicialmente, parecem ser o que não são. Independentemente de serem bons ou não, o que me incomodou foi a superficialidade com que tudo foi tratado. Não senti haver uma história para os personagens, eles simplesmente são daquela maneira, e a narrativa, sem começo, meio e fim, ao ser finalizada, me deixou a pergunta de qual foi a real intensão da autora ao escrevê-la.
Toda a má impressão inicial do livro se evaporou com a chegada de Menina Veneno, de Carina Rissi, que traz a versão moderna da vilã de Branca de Neve. Sem deixar o humor e o divertimento de lado, Carina contou uma história leve e que, ao mesmo tempo, se aprofunda na personalidade da personagem, trazendo um passado que não justifica seus atos, mas os torna compreensíveis. Malvina não é uma protagonista má, mas sim alguém que fez más escolhas na vida, e adorei acompanhar sua história. Vale destacar, também, o romance do conto, mostrando, novamente, a capacidade da autora de criar personagens apaixonantes.
O humor ficou de lado nos dois últimos contos, que pendem para um lado mais emocional e que não trazem vilões propriamente ditos, mas sim vítimas transformadas em vilões pelo mundo ao redor delas. Em Quanto Mais Afiado O Espinho, de Diana Petterfreund, temos a versão moderna de Malévola, vilã de A Bela Adormecida. Nela, Malena é a jovem bruxa de 16 anos que se ressente de sua criação por não levar uma vida como a de outras garotas da sua idade. Ela, mais do que tudo, almeja a normalidade que não tem e é o que tenta conquistar ao ir, pela primeira vez, para um colégio. Porém, não consegue escapar de sua verdade e acaba sofrendo as consequências quando todos descobrem suas origens. O conto é, acima de tudo, triste, e me conquistou pela intensidade das palavras da autora e de sua sensibilidade ao trazer os sentimentos de Malena. Também, a autora tem a habilidade de contar acontecimentos indiretamente, o que conseguiu transmitir ainda mais o peso de cada um deles na trama. Foi impossível não me solidarizar com Malena, mesmo quando ela tem seu ato de vilã.
Por fim, chegamos ao meu favorito no livro, o responsável por incluir o livro todo em minha lista de favoritos. Fábio Yabu traz A Menina E O Lobo, a história do Lobo Mau, o vilão em comum de histórias como Chapeuzinho Vermelho, Os Três Porquinhos, Pedro e o Lobo, entre outras. Yabu criou um universo no qual todos os contos de fadas vivem presos as suas histórias, imortais e as revivendo incansavelmente, com o propósito de alimentarem os sonhos dos seres mortais do universo dos humanos. No universo dos contos de fadas, todos são controlados pelo Narrador, onisciente, onipotente e onipresente, que define os acontecimentos de cada história, castigando aqueles que ousam tomar decisões próprias. Fábio Yabu conseguiu, em cerca de 100 páginas, trazer uma história completa e emocionante, repleta de mensagens positivas. Além disso, soube construí-la com maestria, inserindo o suspense em momentos certos, através de uma narrativa rica e que dialoga perfeitamente com a trama por ele construída. Terminei a leitura maravilhada pelo conto e apaixonada pelo Lobo, que, de vilão, nada tem.
No resumo, O Livro dos Vilões começou me deixando uma péssima impressão, mas que foi evoluindo e se aprofundando a cada conto, a ponto de me fazer terminar o livro tendo gostado ainda mais dele do que de O Livro das Princesas. Uma leitura rápida e leve, que mescla divertimento com emoção, e que certamente recomendo aos leitores desejosos de conhecerem o outro lado dos contos de fadas.

site: http://minhavidaliteraria.com.br/2014/09/30/resenha-o-livro-dos-viloes-cecily-von-ziegesar-carina-rissi-diana-peterfreund-fabio-yabu/

Gabi 09/12/2014

Muito mais do que eu esperava!
~SEM SPOILER

Neste livro, temos a junção de quatro contos de fadas escritos por dois autores nacionais: Carina (autora de Perdida), Fábio (autor de A Última Princesa) e dois autores internacionais: Cecily (autora da série Gossip Girl) e Diana (autora da série Sociedade Secreta).

Em #stepsisters Sobra Sapatos e Selfies, há o conto da Cinderela, porém com o foco principal nas meia-irmãs e a garota sem mãe. O tão esperado Baile de Solstício de Verão Elite Club chegou, mas Cindy não tem vestido, sapatos e uma amiga para ir. Com a ajuda de Hubert, um vendedor que acaba conhecendo numa loja de sapatos, ela conseguirá ir ao baile e ainda ficará com o até então rico e poderoso Manchild. Portanto, essa Cinderela não parece ser tão inocente como no verdadeiro conto.

Em Menina Veneno, Malvina possui dupla identidade. Para o mundo, ela é uma modelo mesquinha que sempre teve tudo na mão. Mas para Abel, seu motorista, e Sarina, sua assistente pessoal, ela é a Vitória, uma menina que foi abandonada quando bebê em uma caixa, crescida ao lado deles em um orfanato. Atualmente, após perder seu marido Henrique, ela tem que tomar conta de Bianca até a mesma completar seus 18 anos. Vic nunca gostou da menina, portanto não imaginava que ela iria mudar sua vida de cabeça pra baixo pegando seu emprego como a Menina Veneno.

Em Quanto Mais Afiado o Espinho, Malena nasceu e foi criada como uma bruxa. Ela mora em uma vila onde só bruxas, inclusive sua mãe, moram, distante de tudo e de todos. Querendo se tornar uma adolescente de 16 anos com uma vida normal, ela resolve se enturmar com 3 meninas. Só que ninguém sabe quem ela realmente é. Festas, drogas, bebidas: essa é a descrição de sua vida até que o colégio inteiro descobre que ela é uma bruxa. Desde então, ela é perseguida, se tornando uma menina solitária. Será que vale a pena tentar fingir ser outra pessoa? Esse conto nos faz refletir sobre quem somos.

Em A Menina e o Lobo, O Lobo está cansado de viver na mesmice. Com a ajuda do Oitavo Anão, ele consegue ir para Outro Reino: o reino dos humanos. Lá, ele acaba conhecendo Clara: uma menininha que te dá amor e comida todos os dias. Só que o Narrador, sua divindade do seu real reino, não irá gostar nada de saber disso. Assim, mandará o Caçador atrás do Lobo.

Este livro ganha em disparada do O Livro das Princesas. Os quatro contos foram escritos por excelentes autores e sempre tem uma lição que podemos tirar deles. O único conto que me incomodou foi o #stepsisters da autora de Gossip Girl por possuir muita futilidade. Mas de resto, eu amei.

site: http://umaleitoranonima.blogspot.com.br/2014/12/o-livro-dos-viloes-por-quatro-autores.html