Como vejo o mundo

Resenhas - Como Vejo o Mundo

1 | 2 | 3 | 4

Camila Pigato 20/04/2024

BRILHANTE
Quando eu comprei este livro, há anos, achei que fosse me deparar apenas com os pensamentos científicos de Einstein, ainda que de forma mais humanizada.
O que nunca imaginei fosse descobrir que se o consideram grande na Física, isso é a ponta do iceberg se comparada à clareza que possui com relação a tantos outros assuntos, como Religião, por exemplo.
Recomendo demais a leitura. Tem horas que é densa e exige concentração, afinal, conversa-se com Einstein sobre Física! Mas esta mesma lucidez e genialidade nos leva também a muito mais...

Adrian.Daniel 22/09/2023

Visão do mundo como humano
Este livro nos coloca para reflexão como o Humano, o Judeu e como parte de uma sociedade, se afastando de teorias físias (mas citando elas), Einstein fala sobre seu olhar para o mundo que presenciou em vida

Giullian.Monteiro 15/09/2023

Eu particularmente gostei mto
Eu particularmente gostei bastante. No que se trata da forma, o livro se assemelha a clássicos como a Arte da Guerra e o Príncipe (livros que engatei este ano, porém abandonei), no entanto em conteúdo é absolutamente diferente.

Se os outros clássicos mencionados buscam dar créditos e valor à guerra e à política, este livro, durante a maior parte dele, almeja valorizar o humanismo e a paz, algo imprescíndivel em todas as épocas, sobretudo nesses últimos séculos.

Uma ressalva é a abordagem física mais complexa no final do livro, mas isso pode ser contornado se você pular essa parte, pois em vídeos no YouTube ou em sites na internet é bem mais fácil aprender essas informações kkk, mas ainda é sempre bom ouvir diretamente do mestre da área.

L 12/09/2023

Um gênio sonhador
"Como vejo o mundo" foi publicado em 1934, mas ainda continua bem atual em vários pontos, alguns óbvios, outros nem tanto... O livro oferece um mergulho na mente do cara que foi um dos (provavelmente o maior) grandes gênios do século XX. Com uma clareza envolvente, Einstein nos guia por suas reflexões sobre ciência, filosofia e humanidade. Se você curte explorar mentes brilhantes, esse livro é uma viagem que vale a pena.

Isaiasrocha 19/07/2023

Reflexões atuais
Não espere encontrar um livro de física, assim como não espere encontrar um livro autobiográfico. Albert Einstein traz reflexões profundas que revivem o contexto histórico em que viveu, assim como nos motiva a ter uma visão crítica a respeito do mundo que nos cerca. O livro apresenta uma linguagem um pouco mais densa que livros anteriores que havia lido nessa pegada de não ficção. Por isso, apesar do reduzido número de páginas, demandei certo tempo para a leitura, mas que ao final teve muito a agregar.

Jenny Vokalnii 09/07/2023

Uma confusa forma de conhecer alguém
Esse homem certamente tem uma mente brilhante. Tive muita dificuldade para ler esse livro, e não entendi muitas das coisas. Mesmo assim, foi fantástico. Ver um lado humano de uma pessoa que é endeusada por muitos, é uma forma de perceber que somos mais parecidos do que estranhos. Sempre que leio uma biografia, me apaixono pela humanidade das pessoas que gosto tanto, e isso me encanta, sinto uma proximidade incrível e estimado conforto. Por outro lado, essa forma de leitura me foi um pouco confusa, talvez por não estar em meu melhor momento ou por causa de uma ressaca literária. Enfim, foi uma experiência que valeu a pena.

llketryn 10/04/2023

Enxergando diferente o mundo como Einstein
Eu ainda nem cheguei perto de terminar, mas que leitura fluida, que calmaria lendo e enxergando o mundo que Einstein via. Apenas na página 26 e há muitas marcações. Que sabedoria. Que paixão pela vida, pelo conhecer. Faz olharmos o modo na qual agimos, pensamos, nos comportamos. Trata a vida como uma constante busca pelo conhecimento e não pelas coisas materiais. Conclui isso em apenas 26 páginas.

"O mistério da vida me causa a mais forte emoção. É o sentimento que suscita a beleza e a verdade, cria a arte e a ciência. Se alguém não conhece esta sensação ou não pode mais experimentar espanto ou surpresa, já é um morto-vivo e seus olhos se cegaram."

Gabriel 09/12/2022

Einstein tinha uma mente extremamente comunitária
Este livro que vem para ser a visão de Einsten diante do mundo em que vivia, aborda de forma excelente temas complexos técnicos e temas mais cotidianos a partir da perspectiva singular dessa personalidade imortal.

tmgoncalves 15/11/2022

Personagem icônico é fundamental para humanidade.
Leitura super recomendada, que proporciona a visão sócio-política de um ícone mundial, que mudou a forma de enxergar a ciência do mundo. Albert Einstein não foi somente mais um cientista. Ele foi um filósofo, matemático, físico, judeu e político, cujo objetivo principal foi focado no desenvolvimento da ciência e da humanidade.

Dividido entre diversos temas, como política, socialismo, comunidade judaica e estudos científicos, a obra apresenta um leitura tranquila, exceto a última parte, sobre ciência, onde o autor detalha alguns postulados físicos. A obra também apresenta diversos acenos a outros cientistas que contribuíram, de alguma forma, para o avanço da ciência, e que não ganharam holofotes da mídia.

O livro aborda vários pontos importantes, entre eles a importância do professor em gerar futuras gerações pensantes, a ruptura com o centro acadêmico suíço, a importância da intervenção político-social dos Estados Unidos no mundo, visão de um governo socialista, entre outros pontos.

Nessa obra, escrita sob a dinâmica de um diário pessoal, Einstein descreve a maneira que ele enxergava o mundo, no período em que viveu. Totalmente contra exercícios militares, Einstein vivenciou um dos períodos políticos mais autoritários que a humanidade já presenciou, o que intensificou bastante a crítica sobre essa forma de governar. Devido a forte censura e o regime do antissemitismo, Einstein deixou seu país natal e mudou-se para os Estados Unidos, onde conseguiu desenvolver toda sua tese acadêmica.

Crítico assíduo da criatividade humana, Einstein defendia a ideia do ser humano executar suas maiores engenhosidades somente em momentos críticos da vida, como descrito no trecho abaixo:

?A história das descobertas científicas e técnicas revela-nos quanto o espírito humano carece de idéias originais e de imaginação criadora. E mesmo quando as condições exteriores e científicas para o aparecimento de uma idéia já existem há muito, será preciso, na maioria dos casos, uma outra causa exterior a fim de que se chegue a se concretizar. O homem tem, no sentido literal da palavra, que se chocar contra o fato para que a solução lhe apareça.?

Em síntese, sua visão de Einstein colabora para medir o quanto a humanidade avançou em questões políticos e sociais, bem como a responsabilidade de ciência dentro da sociedade.

giovana 24/10/2022

putz
coitado né tão inteligente em ciência mas como pode sabe nada de política. mas fofinho ler os pensamentos dele

Juliet Strange 25/09/2022

Um produto editorial que explora o culto à celebridade
O livro é um compilado de qualquer coisa escrita pelo físico. Tem desde palestras sobre a sua teoria, inegavelmente importante para a área, até pequenas cartas e artigos de opinião de uma ingenuidade constrangedora. A questão é: dado que todos nós temos direito a ter e expressar nossa opiniões, porque ler as de um físico teórico sobre a existência de exército? Ou ler comentários sobre uma viagem aos E.U.A.? Ou um conselho acadêmico ridículo à uma acadêmica cujo trabalho fora recusada? Apenas um culto à celebridade, à "genialidade", ao especialista, frutos de uma hipervalorização das ciências empíricas sobre todo o resto, muito semelhante ao que hoje temos com a neurociência.

Não é motivo para culpar Einstein ou o editor, ou a editora. É um fenômeno maior que eles. O livro pode servir a fãns e pesquisadores da vida do físico, e até consta com capítulos interessantes (como os sobre física e os sobre colegas acadêmicos são simpáticos), mas , opinião por opinião, eu preferia ter lido outra coisa.

DistintoFelps 28/08/2022

O mundo pelos olhos do cientista mais famoso da história
Ser um "gênio" pode parecer ser algo extraordinário, algo implacável e sem erros, mas quando pensamos sobre a vida de cada "gênio" que pisou na Terra, podemos analisar que são pessoas normais, exatamente iguais a qualquer outro indivíduo da nossa sociedade, mas com uma coisa diferente, eles amam o conhecimento.
Albert Einstein esteve na época de ouro da física (pós 1900), e foi um dos principais participantes do momento, estrelando diversas teses científicas aderidas até hoje, sem contar que inspirou um número imenso de pessoas a conhecer mais sobre a matemática e a física.
"Como vejo o mundo" é um livro recomendado para os entusiastas da curiosidade, já que o teor do livro é justamente dizer o que Albert Einstein pensava sobre os assuntos mais recorrentes do mundo, assuntos como: sociedade judia, exército obrigatório, economia dos países, guerras, etc.
Portanto, podemos tomar o conteúdo abordado no livro como algo "leve" (menos as partes da física, que podem ser bem densas), principalmente o seu começo, tratando das questões filosóficas da nossa sociedade enquanto pensadores, e de nossos conflitos desnecessários.

Dani 30/07/2022

Comecei a ler com grande expectativa para saber o que pensava Albert Einstein sobre diversos assuntos mas fui desanimando.. sua linguagem não é de fácil acesso a todos. Teria sido de melhor proveito para o leitor se tivesse comentários feitos por quem entende dos assuntos abordados.

Tacy 14/02/2022

Bom!
Bom, o livro é basicamente uma compilação de textos do Einstein em vida. Gostei muito da parte filosofica do começo, já no mieo, me perdi um pouco.

Os textos não são de fácil entendimento, apesar de muito profundo, e muito proveitoso, muitas páginas tive que reler várias vezes, o que causa cansaço no leito. Parece que li um livro muito maior do que 214 páginas.

Há também poucos textos sobre as suas teorias, e muito como ele via o mundo e o pacifismo.

1 | 2 | 3 | 4