O andar do bêbado

O andar do bêbado Leonard Mlodinow

Resenhas - O Andar do Bêbado

Leandro Brito 03/07/2023

Não escrevo isto por acaso ?
Esperava uma linguagem mais matemática ao longo do livro, com mais equações e fórmulas. Apesar disso, o livro traz boas reflexões sobre o acaso e a aleatoriedade, introduz alguns conceitos e apresenta fatos históricos do desenvolvimento da teoria matemática da probabilidade.

Camila 28/06/2023

A vida e as probabilidades
Esse livro tive que ler devagar para conseguir acompanhar cada parte, pois se refere aos estudos das probabilidades pela visão de muitos estudiosos.
O autor explora os métodos estatísticos utilizados, ao mesmo tempo tenta relacionar isso com a vidae , em alguns momentos decreve um pouco a biografia dos cientistas citados.
Um livro que gostei de ler.

pslover_ 20/06/2023

Quando se espera o pior, a reação tende a ser + instintiva.
No fim das contas, é tudo uma questão de má interpretação do acaso. Como bem observado no livro, muito do que nos acontece, na carreira, nos investimentos e na vida pessoal, resulta tanto de fatores aleatórios quanto de habilidade, preparação ou esforço.

Dani 14/06/2023

Não crie expectativas
Um livro muito gostoso de ler! Conta sobre pessoas importantes da ciência que conviveram com outras e me fazem refletir sobre a cronologia dos eventos; Traz estudos muito interessantes; Mostra que somos todos muito inocentes nas nossas tomadas de decisões e precisamos abrir mais os olhos.

Gostei muito desse livro e vou reler agorinha. Mas não sei se gostei porque o livro é bom mesmo ou por causa das minhas expectativas sobre ele... hahaha

Joelson de Abreu 30/04/2023

Bom livro, mas é um pouco repetitivo
O livro mostra a presença do acaso e da aleatoriedade em nossas vidas. Através de exemplos envolventes e uma escrita acessível, Mlodinow ensina a importância de compreender probabilidade e estatística para tomar decisões mais conscientes e lidar com a incerteza do mundo ao nosso redor.

Mari 09/04/2023

Como eu demorei pra terminar!
Eu ainda não sei o quanto eu consegui absorver dessa leitura.
Muitas informações legais mais difíceis de absorver sem uma boa roda de conversa.
Não é uma leitura que indica pra todos e só não abandonei porque vai contra minhas regras.

A conclusão é: Não tenho o que opinar.

Iotave 28/03/2023

A beleza da matemática
"O andar do bêbado" é um ótimo exemplo de livro que consegue transformar conhecimentos técnicos, e às vezes complicados, em temas simples e didáticos, capazes de prender o leitor em cada capítulo.

A linha narrativa do livro é construída, em grande parte, de forma cronológica, o que permite ao leitor compreender como a ideia de probabilidade não proveio de epifanias individuais, mas sim de esforços conjuntos e independentes de inúmeros pensadores ao longo de séculos a fio.

Desse modo, a obra de Mlodinow consegue trabalhar de forma leve e articulada um assunto ao qual muitos (eu incluso) sentiam-se alheios quando aprendido na escola. Todavia, ao mostrar a natureza intrínseca dos fenômenos probabilísticos de uma forma muito fluida e responsável, nas entrelinhas o autor nos diz: isso aqui é muito mais comum do que você imagina.

Quando terminei essa obra, mudei minha perspectiva acerca de várias coisas básicas do meu cotidiano ao entender como o acaso estava, desde sempre, ali escondido por detrás da aparente simplicidade dos eventos. Além disso, o livro consegue instigar em mim a curiosidade por diversos outros temas e assuntos matemáticos levemente relacionados com a sua temática, desde o Problema de Monty Hall à Lei dos Grandes Números de Bernoulli.

Por esses motivos, "O andar do bêbado" é um livro recomendadíssimo, tanto pra quem gosta quanto pra quem não gosta de matemática, capaz de prender do início ao fim.

samucacn 23/03/2023

O Andar do Bêbado é o quarto livro do escritor estadunidense Leonard Mlodinow. Foi publicado nos Estados Unidos da América em 13 de maio de 2008 com o título de The Drunkard's Walk: How Randomness Rules Our Lives. Sua versão brasileira saiu em 28 de julho de 2009 pela editora Jorge Zahar com tradução de Diego Alfaro.[1]

caio.cidrini 11/03/2023

Não temos o controle de nada
Apesar da carreira acadêmica do autor (Doutor em Física) e alguns exemplos da literatura física, o livro é um belo tratado didático sobre o poder do acaso no mundo e em nossas vidas. Pra um bom virginiano e analista de dados como eu, viciado em alguns vieses de confirmação e sempre tentando prever e controlar coisas do trabalho e vida, saber que a aleatoriedade exerce um papel fundamental no mundo pode ser assustador. No entanto, encarei de forma positiva. Acho que precisamos sim nós planejar, mas sempre atentos as coisas aleatórias. Além do mais, saber que o acaso é um dos fatores de sucesso ou fracasso, me deixa bem confortável em recomeçar. Não é porque não deu certo uma vez ou um plano falhou, que em breve não pode mudar. A virtude da humanidade talvez seja a capacidade de tentar.

Matheus649 06/02/2023

Bizarro como é possível gostar tanto de um livro científico
Mlodinow fala sobre estatística, sim, ESTATÍSTICA, de uma forma tão limpa, apaixonante, segura e educativa que é quase como se você tivesse lendo um romance sobre números e gráficos. É incrível a capacidade de síntese desse homem! Um dos melhores livros que já li!

Fernanda.Mosquera 27/01/2023

Péssimo
Eu comecei a ler por influência, mas o livro é péssimo, o primeiro capítulo é super bom mas depois só fica falando de conto

jdelisiario 21/01/2023

O andar do bêbado
É um livro fácil? Não! É trivial? Não! É um livro rápido? Com certeza não! Mas que com toda certeza eu indico para todas as pessoas, especialmente para os estudantes de engenharia.

Digamos que de uns 20 nomes de cientistas e estudiosos que são citados no livro, provavelmente uns 15 estudei na faculdade.
E o mais interessante é descobrir a história por trás de tantos métodos, equações, cálculos e áreas inteiras.

Acredito que minha visão de mundo nunca mais será a mesma! Não verei mais uma pesquisa eleitoral da mesma forma! Não olharei com olhos de deslumbre para tantas coisas, mas que foi tão importante entender.

Com certeza não conseguirei expressar tudo o que esse livro me causou, mas foi muito bom!

#leituraTerapia

Pagliuca 24/12/2022

Comprei porque quis, mas li por acaso hehehe
O livro flui muito bem se misturando em história e conceitos de probabilidade. Conseguimos sentir a paixão do autor pelo assunto e até nos apaixonar também. Vale cada linha.