Perseguição Digital

Perseguição Digital Loraine Pivatto

Resenhas - Perseguição Digital

1 | 2 | 3 | 4 | 5

LeilaRego 09/07/2010

Um romance que é muito real
Adorei o livro muito bem escrito de Loraine.
A história é densa e pude sentir o sofrimento de Joana por ter sido abandonada por Fernando, seu (quase) marido por 05 anos.
É um livro que nos leva a pensar (e nunca julgar) o que se faz em nome do amor.

Adorei os títulos divertidos dos capítulos. Trocadilhos como: 'Quem ama um 486, Pentium Dual Core lhe perece' ou 'Quem procura acha... se o site de busca for bom' - simplesmente o máximo!

Super recomendado.

Thaís 18/10/2010

Perseguindo Fernando
Depois que Fernando rompe a sua relação com Joana, ela fica muito deprimida e quer saber a razão que o levou a fazer isso, visto que ele foi embora sem nenhuma explicação. Determinada a descobrir a verdade, ela passa a acessar todos os meios que Fernando usa para se comunicar, sem se importar com a chance de ser descoberta e acabar recebendo um processo.

O livro é mesmo ótimo. O verdadeiro motivo de Fernando para terminar o relacionamento me surpreendeu de verdade. Achei a Joana exagerada e obcecada por seu amor, e creio que eu jamais teria coragem de fazer os que ela fez, mas pelos menos as suas atitudes a ajudaram a descobrir a verdade e voltar com Fernando (as coisas teriam ficado bem ruins se ela fosse processada e presa, por exemplo). A Michelle é realmente fofa, e acho que também a adotaria. Achei meio engraçadas as partes em que Fernando conversava com a Mel, sem saber que na verdade era a Joana. A história é muito bem feita, e embora alguns diálogos sejam meio cansativos vale a pena ler.

Para mais resenhas acesse: http://cloudn.blogspot.com/

Euflauzino 29/08/2012

A dor do abandono

Há algum tempo ganhei o livro Perseguição digital (Edição do Autor, 202 páginas) em uma promoção e ele ficou dormindo em minha estante. O livro tinha tudo aquilo que me faz querer lê-lo rapidamente: autor iniciante, brasileiro, edição própria, autógrafo (um livro autografado tem um status incrível, se estabelece em outro patamar). Todas as vezes que me deparo com esta combinação meus olhos brilham. Alguns dizem que sou masoquista, mas nem ligo, gosto de novidades, procuro por elas, me atiro de cabeça.

Pois bem, vamos à história: Joana sofre por ter sido abandonada por seu namorido (termo estranho, mas cabe bem aqui), num relacionamento de 5 anos. Ela se sente traída e parte para o ataque utilizando as armas que conhece – invasão de computadores, ou seja, invasão da privacidade alheia. Ela quer descobrir o porquê deste desinteresse abrupto de seu amado.

Até aí nada de novo no front. Uma história de busca pela verdade custe o que custar. Mas Loraine Pivatto mexeu numa ferida que nos dias atuais é “carne de pescoço”, como diria minha tia, criatura cheia de ditados populares, prontos para serem desferidos – até onde podemos chegar neste vasto mundo virtual?

Compreendo perfeitamente a vontade de ficar próximo ao grande amor de sua vida, não digo que aprovo suas atitudes. Mentira... acho que eu faria a mesma coisa. Às vezes me envergonho disso, daí digo que sou escorpiano como se isso me tornasse puro,justificasse meus pecados. Ciúme, o sentimento de posse, me incomoda e de certa forma faz parte de minha personalidade, uma fera que com o passar dos anos consegui domar, mas é como um lobo que quando faminto se volta aos instintos mais primitivos.

A história do livro é sobre abandono, sobre ética no mundo virtual, mas pra mim tornou-se um estudo sobre o ciúme. Desde o início a cara que dei à Joana era a mesma da orelha do livro, ou seja, Joana era Loraine, loura, sorriso aberto, olhos determinados, enfim a beleza em pessoa. Tanto que comecei a procurar sobre a vida da escritora, pra saber se ela havia passado por algo parecido. Não consegui achar nada, foi apenas loucura minha mesmo. Mas isso não diminuiu minha curiosidade. Li entrevistas e percebi que havia sim um pouco de Loraine em Joana, porque não? Como diria Flaubert – “Emma Bovary ces’t moi “.

Leia mais em: http://migre.me/auzsu
Loraine 29/08/2012minha estante
Euflazino, você me deixou até sem graça agora kkkk Vou lá no seu blog ler o restante da resenha. Um abraço, Loraine

Aline Memória 04/02/2015

Ótima surpresa de autora nacional!
Bem, este é um livro que pra mim é difícil de resenhar, pois tive vários sentimentos diferentes ao lê-lo. Primeiramente, achei a narrativa bem arrastada e meio sem nexo, com diálogos que não pareciam nem um pouco verossímeis pra mim, com falas grandes demais intercalando-se, o que não soava natural; além de a autora ter usado "fêmea" para se referir à mulher (como mencionado em outra resenha pro aqui), têm outras partes no começo com essa escrita meio estranha, como:"Aquele era o seu macho que emanava vigor e sensualidade".

Passado esse começo, a história começou a ter um ritmo melhor. Joana, abandonada por seu namorado de quase 5 anos sem que este lhe tenha dado um motivo decente, passa por todos os estágios de um final de relacionamento. Gostei dessa parte porque foi bem real, com a tristeza, o desânimo, o desespero, a procura por se ocupar, ficar imaginando o que levou Fernando a acabar o relacionamento, pensar com quem ele está... enfim, é compreensível considerando que eles tinham um relacionamento sério e imaginavam um futuro juntos. Quando ela começa a saber como seu ex está, descobre um homem totalmente diferente do que ele era, um cafajeste mesmo, saindo com muitas mulheres sem querer ficar com nenhuma, o que a torna mais confusa.

Então duas coisas acontecem: a primeira é que ela começa a rastrear as senhas de Fernando, seus emails, respondendo alguns por eles, até que passa a saber de toda a sua vida virtual, onde ele parece ser bem mais verdadeiro. Assim, Joana começa a conversar com ele como outra pessoa, e gosto dessas histórias em que os personagens se apaixonam de novo, só que por eles mesmos (meio confuso de explicar). A segunda coisa é que Joana vai tentando dar um novo sentido à sua vida, a se ocupar, a dar mais atenção a pessoas que ela deixava meio de lado antes, como irmã (com quem ela tem uma linda conversa sobre casamento, uma das minhas partes favoritas!), colegas de escritório e amigas antigas, além de começar a trabalhar em um orfanato. Essa parte é bem interessante, pois é aquele momento em que a pessoa acorda e começa a se ocupar, apesar de o sofrimento ainda estar lá, na tentativa de diminui-lo.

A história vai se desenvolvendo até que descobrimos enfim o motivo que fez Fernando se afastar de Joana, e essa é a parte que mais gostei do livro. O final é lindíssimo, e faz valer a pena o livro todo! Fiquei bem feliz de ver esse trabalho dessa autora brasileira, gostaria de ler outros livros dela. Recomendo!

Os títulos de cada capítulo são mesmo muito interessantes, em que ela mistura a internet a ditados populares, como "Quem faz backup amigo é, "O modem do vizinho é sempre mais rápido", entre outros. Um porém que faço em relação à sinopse, que dá muita atenção à parte da violação da privacidade, falando até em crime, pena e etc, e achei isso meio desnecessário, pois dá uma ênfase muito grande a algo que é bem mais sutil no livro. A pessoa lê esperando uma super hacker, e acaba que não é isso, apesar de eu ter gostado de como a internet se encaixa na história, principalmente do "golpe final" de Joana, necessário para que ela descobrisse o verdadeiro motivo de Fernando tê-la abandonado sem motivo aparente.

[SPOILER] Eu já imaginava o motivo do afastamento de Fernando, mas mesmo assim me emocionou, principalmente porque um dia depois vi o filme Teoria de Tudo, que conta a história de Stephen Hawking. Até me dá um nó da garganta de me lembrar dessa parte, foi bem inesperada e chocante, e ao mesmo tempo muito linda. [/SPOILER]

1 | 2 | 3 | 4 | 5