O ladrão do tempo

O ladrão do tempo John Boyne

Resenhas - O Ladrão do Tempo

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Vivi 30/11/2022

Matthieu Zéla um homem que simplesmente aos seus 50 anos deixou de envelhecer " hoje " 1999 com seu corpinho de 40...50 mas na realidade com 250 anos nos conta tudo que viveu. A juventude, seu grande amor Dominique ( sim ele casou tantas outras mas ela sim foi a flecha certeira). E tantos fatos em que se inserem em fatos históricos como a Revolução Francesa, a Grande Exposição, a Grande Depressão, a ascensão de Hollywood ea guerra. Gente o cara " fez parte " da idéia de quando surgiu as Olimpíadas !

Ele nunca questionou, sofreu, reclamou da sua imortalidade. Ele simplesmente viveu cada dia, cada história e várias mortes ao seu redor mas nunca pra ele chegava. E... tudo bem.
Boyne conta várias histórias em paralelo, e lentamente aprendemos sobre os eventos centrais na vida de Matthieu que o mudaram de forma mais dramática, incluindo a perda de o primeiro amor verdadeiro que ele conheceria.
E cada detalhe desse novelo da vida pelo menos pra mim foi satisfatório.
A questão sobre olhar ao teu próximo ou deixar pra lá e seguir só pra vc foi trabalhada aqui em vários momentos em relação a ele.
Como já mencionei em meus historys ler esse livro é como estar conversando com um querido amigo.
O que me faz não dar 5? é que alguns excessos não via como necessário daria pra tirar umas 100 pags tranquilo. Uma falha... pq não era questinado pelos que rodeavam essa imortalidade?
E tem lá um lance de maldição na família mas e ele?? Pq?? Achei que deveria ser melhor tratado isso no decorrer do livro. Mas.... tirando isso, o personagem e o final que eu gostei muiiiito o livro é ótimo!
Apesar de eu ser apaixonada pelo autor dessa vez nota 4.5?
Vai ficar aqui entre os preferidos e vou sentir falta. Foram quase 1 mês nessa prosa com ele.

" Eu não morro, apenas fico mais e mais e mais velho (...) acredito há muito tempo que a aparência é a mais enganosa das características humanas e fico feliz por ser a prova viva da minha teria ."

?E eu não sou um desses personagens fictícios de vida longa que reza pela morte como uma libertação do cativeiro da vida eterna".

Manú 18/02/2023

O que faríamos, veríamos, é viveríamos se tivéssemos 256 de idade ?

Por algo inexplicável Matthiu parou de envelhecer por volta dos 50 anos, mas tem dois séculos e meio. Viajando e vivendo pelo mundo sobreviveu desde a revolução Francesa, duas guerras mundiais, revolução industrial, surgimento da indústria do cinema americano.

Viveu muitos amores, porém sem filhos, tem apenas um sobrinho que tem histórico de repetir situações dos antepassados.

Thais.Carvalho 23/03/2023

Uma história diferente. Um personagem, que por algum motivo desconhecido, passa dos 250 anos de idade.

leiladavitoria 01/05/2023

Gostei muito desse livro e o li muito rápido. Só não curti algumas partes de discrições muito longas e repetitivas, pois ficaram cansativas e um pouco confusas. Mas no geral, super indico.

Fernanda631 29/08/2023

O ladrão do tempo
O ladrão do tempo foi escrito por John Boyne e publicado em 2000.
Incrível o número de pessoas e de vidas que se pode ter com uma vivência de mais de 250 anos. A longevidade é uma preocupação do homem desde sempre, e Boyne consegue retratar bem os pontos positivos e negativos de se viver tanto. Apesar de Matthieu viver de forma intensa e achar-se agraciado por estar vivo há tanto tempo – apesar de não entender como isso veio a acontecer -, ele retrata ao leitor situações conflitantes que são inerentes a uma vida tão longa. São muitas situações pelas quais passamos, e as consequências delas nem sempre podem ser esquecidas.
Aqui vamos acompanhar a vida de Matthieu Zéla que tem mais de 250 anos e é o ladrão do tempo, a narrativa é contada por este próprio personagem que vai relatar fatos de sua infância, adolescência e alguns anos de vida adulta, além de contar também sobre seu tempo atual em 1999 quase beirando a terceira virada do século de sua vida.
Todas as suas histórias narradas por Matthieu tem uma ligação importante para os fatos relatados no ano "atual" de 1999. E vamos ligando cada ponto e viajando no tempo com o próprio Matthieu por dois séculos, em vários momentos ficaremos cheios de curiosidade, pois Matthieu viveu grandes coisas e já fez muita coisa nessa vida.
O fato é que em O Ladrão do Tempo o escritor utiliza-se do personagem para nos fazer refletir sobre a importância das amizades, da família e o peso de cada uma das nossas escolhas, que sempre irão repercutir no futuro e, às vezes, de forma irremediável.
Aqui vemos, que Matthieu Zéla está disposto a ajudar o atual sobrinho Tommy (tatatatatatara-sobrinho), pois vê que ao longo dos anos está negligenciando a vida de todos os antepassados que sempre vem cometendo os mesmos erros e morrendo muito jovem. Matthieu vai passar por uma empreitada para tentar salvar o sobrinho e na medida que isso acontece vamos conhecendo seu passado.
Ao longo da narrativa vivenciamos fatos e personagens históricos envolvidos de uma forma ou de outra na vida de Matthieu. Gostei muito da forma descontraída e despretensiosa que o autor insere estes personagens, como se fosse absolutamente natural encontrar Chaplin perambulando por uma festa. Outros personagens sem fama histórica que cativam.
A cada capítulo vamos acompanhando cada vez mais o desenrolar dessa história e nos chocando com várias revelações, além de, claro, ficarmos ansiosos para saber os motivos "sobrenaturais" de Matthieu Zéla não envelhecer e não morrer nunca. Mas aqui jaz o mistério que você só irá descobrir quando ler o livro.
Como é a narrativa de vida de Matthieu, da grande e longa vida de Matthieu, este é um livro de pessoas. Na verdade, é mais uma narrativa que fala das pessoas que conviveram com ele e o que estas lhe causaram do que dele próprio.

Bcvc 11/12/2023

Boa história
O livro é bem escrito, tem uma ótima fluidez, mas acho que se tivesse umas cem páginas a menos não faria diferença alguma.

Pheriannath 30/01/2024

O único tempo que foi roubado, foi o meu
Esse livro é a definição da palavra enrolação. Não porque não é uma história interessante ou que te cativa, ou os personagens não sejam bem construídos, e os cenários idilicos bem descritos.

É a maior enrolação do mundo, quando um autor leva quase 600 páginas contando da vida de um homem, e conclui toda essa tragetoria de forma tão pobre. O final foi muito decepcionante. A gente sofrew acompanha, vibra, torce e chora um livro inteiro pro homem terminar apagando uma luz e vendo as marcas do tempo no rosto?

Gente eu esperava uma lição de vida aqui, uma mensagem, uma problemática onde eu pudesse pensar se estou não perdendo tempo, se as minhas ansiedades, que eu sei que no fundo são desnecessárias, e o tempo ao tempo vai me ensinar. Ou que tudo aquilo que a gente vive, só se vive uma vez. Qualquer mensagemzinha legal pra gente parar pra pensar e agir, ao invés de só fazer planos dos nossos sonhos.

Mas não, o livro não me ensinou nada, só me divertiu sobre a vida de um homem, e toda a sua história, relacionada a grandes momentos da história da humanidade. Isso, só isso. Literalmente só isso.
Mais nada.
Nada.