O Mundo de Vidro

O Mundo de Vidro Maurício Gomyde

Resenhas - O Mundo de Vidro

Tamyres 12/03/2011

O Mundo de Vidro, é um livro fino, mas com uma ótima história, encantadora e engraçada.
Conta a história de um homem com seus trinta e poucos anos, vida monótona, até encontrar uma linda mulher com seus vinte e poucos anos..
Os personagens principais são nomeados como Ele e Ela.
Ele tenta de tudo para conquistar Ela. Se matricula no mesmo curso, onde ela é professora, inventa histórias e mais histórias para descobrir o número do seu celular, e seu endereço, e anda sempre atrapalhado na hora da conquista, por não ser um "expert" no assunto.

(...)

Com o livro, eu ri, e sofri com os personagens, dizendo para mim mesmo "vá, não desista d'Ela". "Não faça isso!". E eu realmente adoro quando isso acontece, porque é quando você está envolvida com a história.

(...)

Resenha completa:

Vanessa Vieira 28/09/2011

O Mundo de Vidro_Maurício Gomyde
O livro O Mundo de Vidro, de Mauricio Gomyde, nos conta a estória de dois personagens intitulados Ele e Ela. Ele é um rapaz na faixa dos 30 anos, uma pessoa super do bem e extremamente solitária, contando apenas com a companhia de Horácio, uma papagaia (é uma longa estória para explicar porque a bichinha tem esse nome masculino). Ela é uma moça de vinte e tantos anos, extremamente linda, simpática e inteligente.

O destino dos dois se cruza em um metrô. Ele se apaixona à primeira vista por Ela e num acesso de loucura e até mesmo obsessão, passa a acompanhar os seus passos, se matriculando até mesmo em um curso sobre economia, mesmo não conhecendo nada da área. Ela está magoada e com o coração em frangalhos, já que descobriu a traição de seu noivo, e não se julga preparada para iniciar um novo relacionamento.

Aos poucos, eles vão construindo uma amizade divertida e íntima e repleta de muitos percalços e trapalhadas. Vale ressaltar Horácio, a papagaia, que é extremamente engraçada e me levou aos risos por diversas vezes.

O autor construiu uma comédia romântica única com personagens dinâmicos (dos quais não sabemos os nomes) e bem próximos ao real.Uma estória descontraída e extremamente sensível, em toda a sua abordagem! Recomendo, com a mais absoluta certeza!

Biia 20/01/2011

Ótimo livro!!
Reveillon. Nova Iorque

A história começa com um casal apaixonado comemorando a chegada do ano novo com seus amigos na Times Square. Ali no meio da multidão e já meio tontos devido ao champagne, o casal troca juras de amor e na brincadeira simulam o casamento.

Há 5 mil quilômetros dali, Ele assistia àquela alegria do casal do sofá de seu apartamento, pensando na sorte em que aquele homem tinha ao ter ao lado dele uma mulher tão bonita.

Ele tinha 30 e poucos anos e era um cidadão comum. A vida dele era normal e pacata, até que um dia, na disputa habitual por uma vaga no metrô, Ele não conseguiu pegar o seu costumeiro vagão. Iria chegar atrasado. Porém fosse destino ou não, Ele iria conhecer alguém. Naquele mesmo dia, não conseguiu trabalhar, somente pensando na bela moça que Ele tinha visto no metrô. No outro dia, Ele tentou pegar o mesmo metrô, quem sabe teria sorte e encontrava a bela moça novamente. E lá estava Ela. Tomou coragem, respirou fundo e resolver sentar ao seu lado . Na tentativa de iniciar uma conversa com Ela, Ele derruba os seus materias, quase fazendo com que a moça caisse de cara no chão. Percebeu que falar com Ela, devido à sua timidez e falta de jeito com as mulheres, não seria tão fácil, assim resolveu fazer uma coisa que nunca havia feito antes: descer na mesma estação e ver aonde a moça ia; inventaria mais tarde uma desculpa qualquer para faltar ao trabalho, mas não desperdiçaria aquela chance e coragem repentina, de tentar conhecê-la. A vê entrando num moderno prédio e alguns minutos mais tarde numa sala onde um curso de economia avançada era ministrado; num impulso que não lhe era comum, Ele resolve se matricular e ter quem sabe, uma chance real de conhecê-la.

À partir dai Ele tenta de todas maneiras se aproximar dela e consegue, principalmente quando descobre que o noivo, dela, o mesmo noivo daquela imagem da televisão no Reveillon, a havia traído.
De inicio, Ela não se interessa por Ele, o acha estranho, ainda mais com aquelas roupas extravagantes,coloridas e totalmente fora de moda, que Ele havia comprado por indicação de um suspeito vendedor que trocava 'r' por 'g'.

Porém depois de algum tempo, Ela começa a sentir que aquela amizade poderia se tornar algo maior, ao mesmo tempo em que também temia perder aquela amizade, que tinha começado de forma tão estranho e inesperada. Ela então começa a receber uns e-mails anônimos, falando sobre duas pessoas que viviam no Mundo de Vidro e começa a perceber que sua vida pode ser bem diferente do que ela imaginava.

O livro é lindo e ao mesmo tempo super engraçado! Toda vez que Horácio (um papagaio que Ele tinha) entrava em cena, eu não conseguia me conter e ria demais com as tiradas e falas sujinhas que o bichano tinha. E a paixão que Ele nutria por Ela, era algo fora de comum, repentino, mas completamente romântica.

Ge Ribeiro 21/02/2012

Ela, uma mulher linda, inteligente, cativante, leitora assídua, com um bom emprego e um relacionamento estável.

Ele, um homem comum, nem bonito nem feio, sem grandes pretensões, com um emprego monótono, sozinho.

Tudo estava na mesma quando a vida dos dois por acaso se cruzam, fazendo com que se apaixonem e tenham suas vidas transformadas.
O mundo de Vidro escrito por Maurício Gomyde(que foi um fofo e me enviou este exemplar autografado) é o primeiro livro do autor, a princípio vemos o livro como mais um romance qualquer, mas Maurício conseguiu inovar de uma forma bem diferente e única.

A narrativa é bem simples e fácil de ler, devorei em apenas 4h. A diagramação e edição estão lindas e eu gostei bastante. Gosto de ver que a literatura nacional atual está com esse nível.

Tamy 29/05/2011

Tive uma dificuldade grande em pensar no que escreveria. E olha que O Mundo de Vidro foi um dos responsáveis pelo fim da minha ressaca literária. Mas, dizer isso sem falar sobre Ele e Ela não tem sentido, e não agrada ao leitor, né?

Pra início de conversa, Maurício Gomyde seria um ótimo comediante, sério. O prólogo foi escrito de uma maneira pouco convencional, mas verdadeiramente hilariante! O sentido dele foi completo: levar diversão ao leitor sem, propriamente, começar a história. E a capa? Ah, a capa dessa versão nova é linda! O meu tom favorito de verde, com uma imagem super condizente com o que você encontra no livro.

Para quem está acostumado a dar nome aos bois, fica o aviso: não existe "Maria e João se conheceram...". Os personagens principais são conhecidos apenas por Ele e Ela, como aquele cara que representa o Lulu em Meninas Super Poderosas! A diferença é que Ele segue o nerd way of life, tímido, na sua e com a experiência amorosa de um ursinho de pelúcia - alguns beijinhos de criança. Ela é a mulher moderna, inteligente e bonita, aquela que mataria todas as outras de inveja, e que, em tese, e o sonho de todo homem (já que muitos preferem dizer que mulher deve ser linda e burra *rolleyes).

Dá pra imaginar que esse casal não tem nada a ver, certo? E não tinham mesmo, mas são as receitas que criamos as melhores da vida! Ele simplesmente fez acontecer, correu atrás, e tentou fazer tudo aquilo que se encontra nos livros de auto-ajuda por aí! Ela resistiu, o magoou, mas sabe como é, sempre tem um "no final tudo dá certo" nos livros, e os personagens encontram seu caminho, juntos ou separados.

Se Ele e Ela ficaram juntos? Aí é preciso ler e tirar sua próprias conclusões! Parte do mistério é descobrir se terminam juntos, se é ele quem escreve a história de amor que a conquista, se existe alguém mais na história, ou o que o futuro reserva pra eles...

Considerei o livro mais que bom, pode apostar! Mas há um que de incompleto nele, sabe? aquela sensação de que algo ficou pra trás, algo devia ser explicado e não foi... Só me resta esperar por um Mundo de Vidro 2!

Eu ri, ri demais. Adorei, me identifiquei com ela, com algumas fases dele, com situações, quis estar também estar num mundo de vidro. E agora? Cá estou eu, juntando $ pra comprar meu cruzeiro pelo Caribe! hahah Quem sabe não dou sorte!?

Nayara 23/05/2011

ADOOOOOOOREI!!!
Gentee muito engraçado, e também um romance que mexe viu..
Livro muuuito bom, trata de paixões, daquelas que só existe dentro de vc sabe.. E tu vai criando aquele mundo lindo, cheio de expectativas...
Mostra a linha de pensamento tanto do 'Ele' o apaixonado, e "ela' que que quando descobre essa paixão se assusta da maneira como ele é apaixonado..Acompanhando assim a evolução de pensamentos dos dois..
Obrigada Maurício, por este maravilhoso livro..
E recomento viu, essa gostosa comédia romântica!

Patricia 29/03/2011

Uma história linda!
Trata-se de uma história cativante envolvendo "Ele" e "Ela", dois protagonistas que até o final do livro ficamos sem saber seus nomes e suas identidades, mas que nos marcam, nos deixam angustiados, nos fazem torcer por eles, como se os conhecêssemos desde sempre!

O tom coloquial durante todo o livro o torna fácil e rápido de ler. O tempo passa e você nem sente, já que a sensação passada é como se você estivesse conversando com algum amigo.

Recomendo o livro para as pessoas sentirem como o amor pode ser uma coisa tão sutil e profunda ao mesmo tempo; para verem como as palavras podem fazer muito mais por qualquer um; e como uma boa história pode encantar até mesmo o mais gelado dos corações! :)

Ponto para os escritores brasileiros! ;)

Dani 13/01/2011

Eu li este livro e confesso que qdo ganhei achei que seria apenas um livro de uma pessoa muito simpática que tinha realizado a proeza de escrever um livro etc...Mas me enganei,Não era um bom livro,O Mundo de Vidro é O LIVRO. Divertidissímo,envolvente e sem sombra de dúvidas um dos melhores que já li e amei. Vc tem a sensação de estar vendo um filme e tbm sente que em qualquer momento vai se deparar com alguem assim(na vida real) como o personagem "Ele", assim chamado no livro. E vc sente muita vontade de ser "Ela" para ser muito amada por alguém tão especial...
Gente,leiam vcs vão entender o que estou falando.
Recomendo!

Andréa Bistafa 12/04/2011

Essa e outras resenhas em www.fundofalso.com
Surpreendente descreve "O Mundo de Vidro". Não pela sua história em si, mas pelo modo como ela é contada.

Temos dois personagens, Ele e Ela.
Os personagens de Gomyde não tem nome e você não vai sentir falta deles, pois a narrativa do livro é ótima e muito envolvente.

Ele é um típico perdedor. Mora sozinho, tem um emprego mais ou menos, uma vidinha mais ou menos, e dinheiro de menos. Ela é linda. Tem um belo emprego, uma ótima vida social, e um noivo invejável. Ele cruza seu caminho. Poderia Ela, assim tão especial, enxergá-lo em meio a multidão? Ele com certeza fará de tudo para que a resposta seja sim!

É um livro muito leve, com uma história muito envolvente e com doses generosas de humor. Sabe aquele livro que você esta rindo sozinha de repente? Pois é, prepare-se para ser chamada de louca!

Vou deixar uma dica: Preste bastante atenção no início do livro, no primeiro capítulo, após o prefácil. Aliás no prefácil você já vai intender que humor não falta em Maurício!

A mensagem do livro é muito bonita, vale a pena ser lido, fora o prazer de ter um livro tão bem feito, com uma capa bem apresentada, folhas em papel amarelado, enfim, super recomendado!

May 16/04/2011

Um romance leve, gostoso e engraçadíssimo
Resenha completa em http://www.itcultura.com/2011/04/resenha-o-mundo-de-vidro/

Não sei se começo a falar sobre a forma com que Maurício escreve ou sobre a graça do livro ou sobre o romance. São os três pontos fortes (e como!) de O Mundo de Vidro.

Como sou indecisa, não vou falar de nenhum dos três acima citados, começarei pela capa do livro. Que capa!

Nessa 3a. edição ela foi reformulada ou, melhor, totalmente renovada. (No final do post, mostro a capa antiga). É muito linda e simboliza perfeitamente a história. Me apaixonei assim que abri o pacote com os livros. Conhecia apenas a capa antiga e sabia que vinha uma nova edição, que veio com tudo. Fora o trabalho lindo e bem feito da capa, o livro foi super bem revisado, contando com uma ótima diagramação e impressão. Eu que sou a chata quando o assunto é revisão não achei um erro sequer.

Tenho tanta coisa boa para falar do livro que estou me perdendo nos pensamentos. Quero dizer logo também que todos deviam ler essa obra única de Gomyde e para ontem! Aproveitem que o preço está super bacana (R$20,00 com o frete incluso!) que pode ser comprado diretamente com o autor, o link encontra-se no começo do post. Eu não sei se devia falar isso mas me impressionei e não podia deixar passar a oportunidade. Quero que todos se deliciem com esse romance.

Luan Queiroz 22/04/2011

Melhor Que a Novela!?
Antes de começar a resenha, quero agradecer imensamente ao amigo Maurício Gomyde por ter me dado a oportunidade de ler seu livro, O Mundo de Vidro. Ele não imagina o prazer que me concedeu me presenteando com o melhor romance do ano. “O Mundo de Vidro” poderia muito bem ser uma novela: enredo cheio de altos e baixos, onde os personagens passam por diversos melodramas até o “possível” encontro final, ritmo acelerado de acontecimentos e presença marcante de situações cômicas e ao mesmo tempo dramáticas. Mas “O Mundo de Vidro” não é uma novela, e mesmo com todos os atributos de uma novela, ele desempenha o seu melhor papel: o de um livro casualmente casual. Isso mesmo, “O Mundo de Vidro” não traz nenhum artifício verdadeiramente empolgante em sua sinopse que o torne diferente de outros livros. “Ele” e “Ela”, os personagens principais são simples, extremamente comuns e melhor, tipicamente apaixonantes. Nada que os diferencie de personagens já tão eternizados pelo cinema, pela própria literatura e pela novela!Mas é aí que está a questão. O mestre Maurício Gomyde transforma personagens normais, história recheadas de clichês, situações que não valeriam um riso e cantadas que não dariam certo nem aqui nem na China, em todo um contexto moderno e extremamente jovial. A mistura que se vê em “O Mundo de Vidro” é brasileira, e deliciosa. É cativante o esforço de “Ele” em conquistar “Ela, assim como é cativante o esforço de um autor até então desconhecido em mostrar que os escritores brasileiros tem voz, e uma voz bastante original.

Sabrina 13/04/2011

"Quem um dia irá dizer
Que existe razão
Nas coisas feitas pelo coração?
E quem irá dizer
Que não existe razão?"

Quatro estrelas porque escreveu o nome dos meus ídolos errado e por causa da parte de sacanagem. Ao mais, gostei muito.

Nii. 23/04/2011

O livro foi uma agradável surpresa. Desde o momento que chegou (não esperava, pensei que não ia chegar mais =x) até a leitura, que foi muito além do que eu esperava(um romance bem romântico).

Primeiro vou parabenizar a editora pelo trabalho com o livro que ficou muito bom. Uma Capa linda (terceira edição) e todo um trabalho cuidadoso com a diagramação e revisão do livro. Gostei!

O livro conta com muito bom humor (rir desde o prefácio) a história de Ele e Ela. Sim, o livro não apresenta o nome dos personagens. Confesso que demorei em me acostumar a essa forma de narração. Eu fiquei um tempo inquieta (quem é?), mas depois foi tranqüilo.

Ele é totalmente baixo auto- estima, vive sozinho, sem amor próprio, mas acreditam que dá pra rir dele e com ele? Ela é bem sucedida com um ótimo emprego, vida social, é bonita, tem um noivo dos sonhos e vai se tornar o sonho de consumo do ele na história.

Como ele vai conseguir com que ela o note? Ele vai fazer de tudo para se aproximar dela e esse desenrolar é super divertido! Até em um curso “Master Applications for Economic Business” ele se matriculou. Sem saber nem do que se tratava. Esse é só um exemplo das coisas que ele fez!

Um romance simples, divertido e super prazeroso para ler! Se você gosta, invista! Ehhh!