O Mundo de Vidro

O Mundo de Vidro Maurício Gomyde

Resenhas - O Mundo de Vidro

Nathália 22/04/2012

De repente sua vida parece totalmente errada e você percebe que está mesmo. É assim que Ele se sentiu quando encontrou Ela pela primeira vez.
A frase acima pode parecer totalmente sem nexo, mas os personagens principais desse livro são chamado assim: Ele e Ela.
Ele passa a segui-la e a acompanhar sua rotina. Se matricula em sua aula de economia, simplesmente para observá-la de longe. É prestativo e está sempre disposto a escutar o que Ela tem a dizer.
Mas parece que Ela não percebe isso, quer apenas sua amizade. Mas Ele não desiste. Nada pode demove-lo de seu amor, nem mesmo um fora.
O que acontece com esse casal? Eles terminam juntos? Cada um segue seu caminho? E o que o Mundo de Vidro representa realmente?

---------------------------------------------------------

Um livro um tanto quanto inusitado. Já começa com um prefácio muito engraçado, o que nos deixa com vontade de descobrir se o livro também é assim. E posso garantir que é tão engraçado quanto as primeiras páginas.
Primeiramente o prefácio não fala sobre o livro. Nesse, o autor conta como é difícil escrever o prefácio, ou como ele mesmo chama, predifício.
Além disso, os personagens principais do livro não tem um nome. São tratados como "Ele" e "Ela". Eu imagino como deve ter sido difícil escrever um livro, no qual em nenhum momento você pode citar o nome, nem mesmo na fala. Até os animais de estimação d'Ele e d'Ela tem nome, menos os dois. Não que eu não tenha gostado, mas no início achei bem estranho. Mas logo depois você se acostuma.
Já que eu toquei no assunto dos bichos de estimação, devo destacar que Horácio, o papagaio fêmea, d'Ele e Paul Macartney o cachorro extremamente pervertido d'Ela.
Não, você não leu errado. O papagaio fêmea se chama Horácio mesmo. É que Ele achou que fosse macho, e depois descobriu que não era bem assim. Mas para não traumatizar o pobre bichinho deixou assim mesmo.
Horácio é uma figura. Só aprendeu uma frase durante a vida toda. Pelo menos no início do livro. E essa frase servia para acordar seu dono todos os dias às seis horas da manhã.
Depois que Horácio aprendeu a falar outras frases, se tornou um animal extremamente engraçado. Era a alma das partes em que seu dono estava deprimido demais até para respirar.
Paul Macartney também era engraçado, mas do seu próprio jeito. Não sei defini-lo, juro. É preciso ler o livro para entende-lo.
Além de ter personagens engraçados, esse livro tem, de longe, um dos personagens mais chatos de todos os tempos. Ele troca o prefixo "in" pelo "ex". Agora imagina uma criatura dessa falando "inteligente". Não dá. E o mais legal é que Ela também não gosta disso nele.
Mas agora vamos falar dos personagens principais. Ele é um cara solitário, isolado. Não tem amigos. Tirando, é claro Horácio. De qualquer forma, parece que ele nunca teve uma namorada, até que encontra no metrô Ela. Depois disso se matricula no curso de economia em que Ela é professora. Os dois passam a se ver todos os dias. Ele tenta de todas as formas ser mais que amigo. Ela pelo contrário.
A amizade dos dois é linda! Sério. Mas eles formam aquele tipo de casal que precisam ficar juntos.
Mas nem tudo sai como esperado. Eles acabam deixando de ser amigos e continuam suas vidas.
A única coisa que posso garantir é que o final é uma coisa linda.
Nesse tempo em que eles ficam afastados Ela começa a receber alguns emails, com partes de um livro chamado "O mundo de vidro". Esse livro dentro do livro justifica todo o resto. Se encaixa perfeitamente.
Eu posso dizer que a leitura flui muito rápido. Quando você percebe já está no final e fica querendo mais.
Os personagens são bem construídos, e a história também. O que nos leva a um final lindo!
Resumindo em algumas palavras: Me arrependo não ter lido a mais tempo.

Mariana Sampaio 19/03/2011

Muito bom!
O livro é muito fofo! A começar pela capa, que é muito bonita e conta um pouco do que é a história junto com a contracapa. Destaque também pro marcador.
Quando ganhei o livro do Mauricio, fui ler por consideração, confesso. Mas a história é tão gostosa, e o jeito que ele escreve é tão bom de ler, que achei quase impossível que não lesse muito rápido. E foi o que aconteceu.
As aventuras do personagem chamado Ele são hilárias e ao mesmo tempo romanticas. Há ainda um meta-livro no meio, uma história de amor muito fofa.
Em suma, vale muito a pena ler.
Parabéns pro mauricio e que venham muitos outros livros tão bons quanto este.

Celly 13/04/2011

O Mundo de Vidro
Gostei do livro, só achei que faltou um pouco de "paixão".

A história é boa, engraçada e diferente.

Adimiro muito o autor porque achei que ele foi audacioso em escrever um história em que os protagonistas não tem um nome, principalmente por ser seu primeiro livro.
Acho que isso vai ser uma marca pra sempre de Maurício Gomyde, nunca tinha lido um livro assim.

Renato 21/03/2011

Um autor nacional pra se prestar atenção.
Acho que os autores nacionais estão surpreendendo. O Maurício Gomyde é um destes. Um livro, pra ser bom, não precisa ser comprido nem "cabeça". Leitura é pra relaxa, pra divertir. Ele consegue isto com uma fórmula simples. Uma boa história, engraçada demais.
Parabéns!

Anna Cuore 23/03/2011

Apaixonante e engraçado.
Do início ao fim deste livro é impossível não se envolver com a história de amor que se desenrola. A paixão e o desejo que (Ele) tem por (Ela) é muito gostosa de se ver. Um exagero, ao que parece. Mas um exagero gostoso, envolvente.
Fiquei apaixonada pela história e foi difícil largar o livro, que alias li muuuuito rapido.
O autor tá de parabens.
Recomendado.

Douglas P Da Silva 04/05/2011

Uma dica? Leiam!
Adorei esse livro. Quando eu li, me diverti muito. É engraçado demais! Tenho certeza que você vai gostar também. Maurício Gomyde nos brinda com um livro de leitura fácil e extremamente agradável. Os personagens que mais me fizeram rir, foram: Sandra, Horácio (ou Horácia - você vai entender quando ler-) e Sullivan. É diversão garantida! Ainda por cima, tem um certo ponto de romance.

Fabi Nevares 25/03/2011

Deliciosamente romântico.
Tinha tempo que eu não me deliciava com uma história assim. Tinha lido alguns livros "pesados" recentemente, e quando uma amiga minha me emprestou cheia de recomendações este livro eu adorei. Devorei muito rápido, e achei que podia ter mais quando terminou... :( A historia dos dois personagens, junto com outros personagens hilarios é ótima.
Nota 10.

Helkton Delpass 28/03/2011

Divertido.
O livro é curto e direto. E muito engraçado. Podia ter continuacao.
Praticamente numa sentada eu li. As confusoes em que Ele se mete pra conquistar sua amada sao ilarias.
Muito legal, dei muita risada.

Gê Mattos 28/03/2011

O mundo de vidro tem um estilo que eu adoro, que é o da escrita cotidiana. Os personagens podiam ser quaiquer pessoas, e a gente acaba identificando eles em pessoas que conhecemos. É muito divertido de ler e ao mesmo tempo romantico. O mauricio gomyde esta de parabens, e mais ainda por seu o primeiro livro. Esperarei os outros ansiosa.
;)

Cris 24/01/2012

Mundo intocável
O Título do livro descreve bem a história que aconteceu, algo praticamente que fica na imaginação, algo intocável. Descreve uma história que realmente pode acontecer e acontece na vida real, pelo menos na essencia.
Esse livro conta com muitas cenas engraçados do protagonista, bem divertidas mesmo. Só não me agradava as partes em que ele usava palavreados grosseiros, chingamentos e a descrição vulgares da "garota gostosa", acho esses tipos de coisa um tanto, "baixos"... Mas no geral uma boa história. Só não gostei do final.... que não vou contar,rsrs mas só acho que caberia uma revelação a mais aí.
Bem, leia e tire sua conclusão!! Hehehe

Flávia Albertin 30/03/2011

Engraçado
Me acabei de rir. Preciso dizer mais?
---;-{@

Sandra Mika 17/04/2011

O Mundo d'Ele e d'Ela
Essa estória poderia ter sido contada de várias formas sem parecer nada interessante, mas o tom como foi descrita, de uma pureza imensa e um humor escrachado ("a" Horácio...) fez se tornar incomparável. Ele é daquelas pessoas comuns e Ela tem várias por aí também. Mas o amor que une os dois é tão diferente, desses que dá vontade de viver também...
O Maurício Gomyde me levou da gargalhada a quase às lágrimas de uma página para outra...coisa de doido...e já estou pensando em quando vou relê-lo. Começo a lembrar e dá vontade de ler de novo agora...Enfim, um livro para ter em casa e ler sempre que sentir que o mundo tá muito cinza e não vai voltar a ficar colorido.

Amanda Carneiro 22/05/2011

www.primeiro-livro.com
No livro, o autor: Mauricio Gomyde conta a história de dois personagens, Ele e Ela que se conhecem no metrô. Ele, encanto com a beleza dela e também, jurando que já tinha visto-a em outro lugar (televisão com seu noivo). Num outro dia, ele a segue e matricula-se num curso que ela também fazia, sem ao menos saber de que se tratava. Quando descobre, vê que ela é a professora do curso. Ele acaba apaixonando-se por ela e decide 'mudar o visual', então vai às compras, onde conhece Sullivan, um gay que lhe da as 'últimas tendências da moda na Europa'.
Ao final do livro (nas páginas 140...), ela começa a receber mensagens anônimas, e é aí que se revela o porque do título: "Mundo de Vidro". Ela separa e volta com seu noivo, mas depois acaba descobrindo que seu verdadeiro amor, é ele.

Um dos livros mais fofos que já li! É engraçado ao mesmo tempo que romântico. Os personagens que mais me fizeram rir, foram: Sandra, Horácio (ou Horácia - você vai entender quando ler-) e Sullivan. É diversão garantida! Ainda por cima, tem um certo ponto de romance, daqueles que nos faz suspirar mesmo... rs'

Uma dica? Leiam!

Kelly SB 26/04/2011

Super lindo!!!! =]
Com uma história diferente de todos os livros que já li, O Mundo de Vidro é daqueles livros que você tem vontade de sempre voltar e dar mais uma lida em algum capítulo que não ficou muito bem gravado na memória. Porque sim, é isso que dá vontade de fazer: decorar as belas palavras do Maurício Gomyde!

Coisa mais linda ler a "história por dentro da história". Quem nunca viveu em um mundo de vidro?? Quem nunca sentiu um amor tão platônico e ao mesmo tempo tão real como o dos personagens da história escrita pelo personagem principal de O Mundo de Vidro??

Como não se encantar pelo Horácio, digo A Horácio?? Ou pelo basset taradão Paul McCartney??? O Mundo de Vidro, além de super romântico garante boas risadas ao leitor com esses dois personagens engraçadíssimos ou com a Sandra, uma feminista absoluta que no fim se revela apenas uma mulher sensível que sofreu anos atrás uma desilusão amorosa. (ops, contei hahahahaha)

Adorei o livro! É de uma leitura fácil e super agradável.

Recomendo a todos!

Já estou ansiosa pelo próximo lançamento do Maurício! =D

Armele 19/07/2011

O livro é surpreendente, divertido, de leitura fácil e tem o prefácio mais diferente que já li, diga-se de passagem. Mauricio Gomyde conseguiu me prender do inicio ao fim, e fiquei ansiosa para descobri quem era o escritor secreto. Demorei para ler o livro, confesso, mas quando terminei de ler percebi que ele veio em boa hora, pois passei por uma situação bastante semelhante e a cada pagina, a cada capitulo, as frases iam se encaixando perfeitamente na minha história. Recomendo de verdade. Mauricio, muito obrigada pelo presente!