O Buraco da Agulha

O Buraco da Agulha Ken Follett...

Resenhas - O Buraco da Agulha

fernandaugusta 28/01/2024

O Buraco da Agulha - @sabe.aquele.livro
Die Nadel, O Agulha. Assim é conhecido o mais escorregadio, misterioso, eficaz e letal espião alemão em atividade na Inglaterra. Sob o disfarce de um homem comum, em 1944 o Agulha conseguiu descobrir o maior segredo dos Aliados, aquilo que pode vencer a guerra.

Trata-se do engodo preparado para confundir Hitler no famoso Dia D. O espião conseguiu provas de que o enorme destacamento americano ao norte da Inglaterra é um engodo cinematográfico, destinado a tirar o foco do Führer da Normandia. Em sua tentativa de entregar essa valiosa informação aos alemães, O Agulha começa uma fuga que vai deixando um rastro de assassinatos de Londres a Aberdeen, com o MI5 poucos passos atrás dele.

Na Escócia, na Ilha da Tormenta, vivem isolados o casal David e Lucy Rose, que tiveram sua vida mudada após um acidente de carro na noite de seu casamento. Como seu destino cruzará com o do espião

Este é o mote do famoso romance de espionagem de Ken Follett, que em 2018 completou 40 anos e ganhou edição comemorativa da Editora Arqueiro. Basicamente, todo o destino da Segunda Guerra Mundial nas mãos de um homem - o letal Die Nadel. Follett constroi sua história em torno da descoberta do exército de mentira dos Aliados, que tem o objetivo enganar os alemães para que pensem que a invasão dos Aliados acontecerá em outro lugar.

De posse desta informação, o lendário agente de Hitler precisa correr contra o tempo para passá-la adiante, em total sigilo. A contrapartida aliada ao Agulha começa em uma desvantagem enorme, mas aos poucos vai se aproximando do homem sem rosto em uma megaoperação. Acompanhamos esta megaoperação, juntamente com a vida do casal Rose, que a princípio parece não ter nada a ver com a história, mas no terço final do livro é colocado no centro dos acontecimentos.

Como sempre, Follett ria um enredo que prende, zero pontas soltas, costura perfeita. Eu noto que, apesar de amar a história em si, quando leio algo do autor em aguns momentos fico com sono. Acho que ele se esmera demais em compor cenários e situações que poderiam ser colocados de forma mais sucinta e dinâmica. Isso é completamente compensado pelo fato de, no momento decisivo, o ptotagonismo ser colocado nas mãos de uma mulher - em uma trama predominantemente masculina.

Gostei, foi uma experiência boa, adoro livros que tem contexto histórico ricamente elaborado, mas não foi aquela leitura apaixonante, sabe Apesar disso, é inegável o talento do autor e o fato de que, após mais de 40 anos, O Buraco da Agulha não é uma história datada - o livro amadureceu bem e cativa quem gosta de se envolver com tramas cheias de conspirações, mistérios e até mesmo um tiquinho de romance.

Gi.Mendes.Ap 28/01/2024

Muito bom!
Ambientado na Segunda Guerra Mundial, acompanhamos o serviço secreto britânico em busca de Faber, um espião Alemão infiltrado na Inglaterra, que descobriu o plano do exército Aliado e está voltando à Alemanha com informações valiosas e provas sobre o falso local de ataque. Próximo ao dia D, o serviço secreto se mobiliza para impedir que o plano seja descoberto pelos Alemães, pois coloca a vantagem dos Aliados e sua busca por libertar os territórios dominados por Hitler, em risco.

A trama é muito bem ambientada e apesar de um pouco enrolada no começo, logo fiquei presa na perseguição entre o serviço secreto e o espião. O clima de conflito e as estratégias de guerra mantiveram um ritmo envolvente, e de brinde, ainda teve um romance que corroborou para confundir o espião e atrapalhar que ele concluísse sua missão. A personagem feminina, sua força e perspicácia no momento que ela se viu encurralada, dão um desfecho interessante para concluir a trama. Mas como construção de personagens, só achei interessante o Faber e a Lucy. Os demais personagens do serviço secreto pareciam todos a mesma pessoa e em certos momentos, tive dificuldade para distinguir quem era quem.

Gosto de leituras que abordam fatos históricos com elementos fictícios. Esse foi o primeiro livro que li do autor e estou animada para conhecer outras de suas obras!
Fabio 30/01/2024minha estante
Ótima nota, e ótima, resenha, GI!
Parabéns!
O livro é bom demais!

Gi.Mendes.Ap 31/01/2024minha estante
Obrigada, Fabio. Vale a pena a leitura!

Fabio 31/01/2024minha estante
Vale, mesmo!!!

Jéssica 21/01/2024

Do início da carreira do autor
E já mostrava a que Ken Follet veio. Não é tão brilhantemente amarrado e elaborado quanto as narrativas mais recentes do autor que seguem esse formula, mas entrega bastante adrenalina e tensão. Por um bom tempo ficamos vidrados e ouriçados para saber o que virá a seguir. Com um vilão estranhamente obstinado e uma caçada para impedi-lo de entregar segredos de guerra ao inimigo, o livro é um bom retrato de como se ganhar uma guerra sendo mais esperto que seu inimigo e acima de tudo, garantindo que o inimigo não descubra sua esperteza. O livro poderia ter dado um pouco de espaço à grande heroína, mas quando o climax chega ela não deixa de ser astuta o suficiente para conseguir se defender e proteger o bem mais precioso que possui.

DaianySa 17/01/2024

Uma leitura que me prendeu do início ao fim.

o livro apresenta 3 histórias diferentes, todas igualmente interessantes ao meu ver, mas com certeza a de Faber é a mais envolvente.

apesar de ser um livro que se passa na guerra, não é cheio de detalhes que tornam a leitura maçante, muito pelo contrário, ela se mantém em um ritmo eletrizante até o fim, te deixando aflito sobre o que irá acontecer em seguida.

vitor_lgs 15/01/2024

Interessante
A história é muito boa porque traz uma perspectiva diferente da guerra. A narrativa é envolvente e cativante

Herick 06/01/2024

Um excelente romance de estreia.

Follet nos presenteia com um romance histórico que se passa durante a segunda guerra mundial, bem próximo aos eventos do Dia D.

a história divide-se em vários núcleos, mas a trama principal gira em torno de um espião alemão que está infiltrado na Inglaterra e é homem de confiança do Führer.

Faber está numa busca para descobrir os planos secretos dos Aliados. investigando de perto uma grande concentração das forças Aliadas, Faber descobre uma grande farsa e agora corre contra o tempo para fugir da Inglaterra e repassar as informações recém descobertas, e que podem mudar o rumo da guerra, para o Führer.

a partir daí, a história desdobra-se num jogo de gato e rato, com a inteligência Inglesa perseguindo Faber por todo o Reino Unido.

a trama é extremamente envolvente, com personagens muito bem construídos e um ritmo que não cai em momento algum.

uma estreia marcante, aguardo ansiosamente pelos próximos.

Jocemar 01/01/2024

História que te prende
Uma narrativa muito boa, parece que está naquela época e correndo atrás de espiões.
O livro te prende com uma história de gato e rato muito legal.

Daiana 22/12/2023

O buraco da agulha
O livro trata de uma estratégia da segunda guerra mundial para vencer Hitler.
Uma estratégia falsa.
Onde os inimigos da Alemanha precisavam que uma mensagem falsa chegasse até a Alemanha para confundi-los e assim fazer com que eles perdessem a guerra.
Porém um espião alemão, um dos melhores, por sinal, descobre a trama e tenta avisar o Fuhrer.
Daí se inicia todo uma trama de caça ao espião com muitas mortes.
O livro é bem confuso no início, mas quando se pega o jeito, do meio pra frente, ele fica bem interessante.
Gostei bastante, o final é show.

Erika 13/12/2023

Saída da ressaca...
Que livro empolgante!! Que história bem escrita, num ritmo acelerado que te prende, te faz trocar e querer saber o fim de cada personagem. E claro, a dose de eventos históricos característicos dos livros de Ken follett!

Maria.Barreto 06/12/2023

O buraco da agulha
Um livro sobre segunda guerra e o temido Hitler. Fala da saga em busca de um espião e sobre as estratégias de guerra para enganar o inimigo

Joana_Darck 06/12/2023

Livro interessante e com.todos os ingredientes de uma boa história: ação, romance e um pouvo de suspense.
Interessante ver o poder que a informação sempre teve, bem como a utilização da desinformação como tatica de guerra.
Recomendo!

Thaís 30/11/2023

Histórias de guerra não me interessam, mas um bom suspense sim. E a Segunda Guerra Mundial é um terreno fértil para histórias desse tipo.

"O Buraco da Agulha" é empolgante, do tipo de leitura que dá vontade de chegar ao final logo ao mesmo tempo que não quer que acabe.

Mas fique longe do epílogo!

#bibliotecadoinatel

Higor 29/11/2023

O início é bem promissor, e o final é interessante, mas o meio é de uma chatice. a história é longa (3 plots ocorrendo simultaneamente), e vai bacana até certo ponto, quando se torna uma novela mexicana, com dramas e envolvimentos desnecessários.