O Buraco da Agulha

O Buraco da Agulha Ken Follett...

Resenhas - O Buraco da Agulha

Eliaki 09/03/2023

O buraco da Agulha
Primeiro livro que leio desse autor, achei muito bom, os personagens são muito profundos e bem construídos, a base histórica deixa tudo mais emocionante.

Wagneroliveirrah 02/03/2023

Livro OK
Quando li que este livro é muito aclamado pela crítica e pelo fato de já ter lido outras obras do autor, fiquei bastante empolgado com ele, mas considerando o autor, o livro deixa um pouco a desejar, talvez porque a estória é quase linear, não tem muitas reviravoltas e existem poucas personagens. Seria um ótimo livro se não fosse de Ken Follett.

Fernando 28/02/2023

Bom livro de espionagem com contexto histórico.
A primeira parte do livro considerei muito parada mas depois é só ação que acontece.
Uma leitura que a cada final de capítulo tinha um gancho que nos deixava ansiosos para o próximo.
Recomendo, Ken Follet é um dos maiores escritores da atualidade.

Rodolfo.Barbosa 19/02/2023

Obra prima do gênero.
Sou suspeito de falar de algum livro que retrata momentos da 2° Guerra mundial, porque é um assunto que estudo muito. Por isso sou bastante crítico quando vejo algo fugir do contexto histórico; o que não é o caso desse livro, pois ele é um obra prima do gênero de espionagem da 2° GM.

A narrativa é dividida em várias frentes, cada uma focada em certos personagens e aos poucos começam a se cruzar.(Gosto de narrativas que fogem do convencional).

O enrendo é viciante. Dois lados são passados nessa estória; o lado de um espião Alemão, e o lado da inteligência britânica caçando ele.

Os fatos históricos são muito bem retratados por Ken Follet. É fato que um dos dias mais importantes da 2°GM foi o dia D. O dia em que as tropas aliadas invadem a França e com isso fazem uma abertura através da Europa ocupada por Hitler.

Porém o jogo de espionagem e informações falsas foram enormes. A Alemanha queria descobrir aonde as tropas aliadas desembarcariam, e os aliados queriam esconder isso obviamente. Felizmente o jogo de informações falsas pelo lado aliado deu certo, e os alemães pensaram que os aliados desembarcariam em outra praia, e não na Normandia. Com certeza se os alemães tivessem acertado o local de desembarque, a guerra teria outro rumo e a historia poderia ser diferente. As tropas alemães eram mais experientes em batalhas e se tivessem com toda a sua tropa no local certo, defenderia a invasão com maestria. Mas muitas guerras foram vencidas assim, com detalhes e estratégias.

Recomendo demais!! Principalmente quem gosta do tema!
Elton.Oliveira 19/02/2023minha estante
Quero logo ler algo de Follet.... Muita resenha boa sobre os livros dele ! Mais um autor pra dar conta .... É bronca a vida de leitor !! ???. ... Estou lendo o de Churchill e dá pra fazer essa conexão dessas obras , O cara era um monstro e gostava do front ... respirava as táticas de guerra !

Rodolfo.Barbosa 19/02/2023minha estante
Pois é meu amigo kkkkkkk muitos livros pra dar conta kkkkkj. Esse eu curti muito; apesar de ser suspeito por gostar muito do tema kkkkkk. A temática desse livro é bem naquele momento que Churchill já é 1° ministro. Ele era foda.

Elton.Oliveira 20/02/2023minha estante
Na biografia de Churchill eu ainda estou no início da carreira dele ... E ainda está na primeira guerra ... Ele se lascou muito nessa fase ! Esses livros das grandes guerras mundiais são foda mesmo .... Os detalhes, as peculiaridades....

zlldamon 12/02/2023

Achei bem daora mesmo tendo algumas ressalvas com o final tirando isso é uma leitura bem fluida com uma boa dinâmica entre os personagens

Senhor Wayne 27/01/2023

Um dos melhores livros sobre...
Plot Twist que já li! Dinâmico, emocionante, viciante, com histórias maravilhosas e o próprio Churchill no livro dão um tempero especial que nada, a não ser o ódio a David, faz o livro perder na narrativa. Um épico da segunda guerra que todos deveriam degustar! Lembranças ao Willy, Ken!

Carlos531 26/01/2023

Um thriller sensacional
Este é o segundo livro de Ken Follett que leio, por sinal uma edição comemorativa dos 40 anos que foi escrito. Creio que foi o primeiro sucesso editorial deste autor. Um thriller de espionagem sobre a segunda gerra mundial e que foi um prenúncio das obras que iria escrever no futuro em que mistura ficção e fatos reais que ocorreram naquela grande tragédia, inclusive um fato histórico muito importante como o ardil armado pelos aliados, Roosevelt e Churchill, que lograram Hitler e que acabou levando a Alemanha à derrota naquele conflito. O roteiro é uma monstruosa perseguição a um espião alemão que atuava na Inglaterra, assassino frio e calculista e também um fato inusitado para época em que este livro foi escrito: a heroína é uma mulher, dedicada mãe e dona de casa. Quem gosta de ação, espionagem, romance e até um pouco de história deve ler este livro, é muito divertido.

Gabriel1994 17/01/2023

Primeiro Best Seller do Ken Follett
Meu segundo livro lido em 2021 e meu terceiro livro de Ken Follett.

O Buraco da Agulha foi o livro que consagrou Ken Follett como um escritor promissor sendo seu primeiro best seller.

O livro vai se passar em durante da segunda guerra mundial, em 1944 e os acontecidos da ficção vai se desenrolar durante o estratagema de maestria dos britânicos que para enganar os alemães referente ao local de um ataque, fabrica em massa um exército falso para trair a inteligência de espionagem do inimigo.

Ken Follett vai trabalhar o alastro de um espião alemão que pisa em terras britânicas, encarregado da incumbência de descobrir as estratégias britânicas e mudar o rumo da história da guerra para o lado da Alemanha. Coisa que tentará ser impedida pelos agentes de contra-espionagem que descobrem a localização e as intenções dos alemães e a existência de um espião alemão em solo anfitrião. Daí começará um belo gato e rato digno de um livro de Espionagem de respeito.

A trama é muito bem desenvolvida e um dos melhores livros do Ken Follett sem dúvidas nenhuma! A forma como o autor criou e trabalhou os acontecidos da ficção juntamente com os históricos é nível Hollywoodiano!!

Uma coisa engraçada nos livros do Ken Follett (pelo menos os de Espionagem) é que sempre vão ter três elementos:

1 - Um vilão filho da mãe
2 - O clássico jogo de Gato e Rato
3 - Um chifre... Sempre tem um chifre e o gaiado. ???

E nesse livro não é diferente, confesso que eu ri!! Eu ri, pois o Ken Follett foi meramente cruel com o chifre que ele colocou nesse livro lá no final na parte da ilha, mas enfim... Só lendo para ver se você concorda ou não.

Todavia e de toda forma é um baita livro com um final alá filme de sucesso! Recomendo muito!

Luisa Jordana 17/01/2023

Até que é bom!
Eu gosto muito desse autor e para um primeiro romance, ele se saiu maravilhosamente bem! Achei a narrativa um pouco corrida, mas não é incomum em livros de espionagem. Já estou um pouco enjoada de livros que abordam a 2ª Guerra Mundial, mas isso não me impediu de apreciar a leitura.
Confesso que teria sido mais interessante se o autor tivesse se aprofundado mais nas personalidades dos protagonistas e dado menos importância para personagens secundários, que nada me interessavam. Quanto à abordagem dos pormenores da guerra, o autor optou por adotar uma narrativa menos séria, mais cômica. Se por um lado isso deixou o enredo mais leve, por outro diminuiu um pouco a gravidade e a urgência da situação.
O final foi bem corrido e eu não sabia se queria matar ou beijar a Lucy, mas no geral, foi uma ótima leitura, que serviu para passar o tempo e dar aquele leve nervoso que mantém o coração alerta.
Érico 22/01/2023minha estante
Faz tanto tempo que li, que não lembro mais da história... Mas lembro que gostei!

jael 30/12/2022

Primeiro do Ken follet que eu li
Leitura rápida e uma história simples, porém com muitos pontos bacanas. Acredito que cheguei com muita expectativa de encontrar um livro excelente. Longe de ser ruim, porém eu deixaria ele na categoria de "bom livro". Estou de olho nos próximos do autor, como A trilogia do século e os Pilares da terra.
Caso alguém queira me sugerir outros do autor, fique a vontade para comentar.

wiridia.ju 13/12/2022

Tormenta era bem mais que só a ilha.
No final das contas, consegui compreender bem o porque do livro ter sido aclamado, é uma história intrigante com contexto real de guerra e com pitadas de humor e romance que transmitem uma perspectiva mais branda aos acontecimentos, sem contar que a historicidade da narrativa deixa tudo mais realista e facilita a imersão dentro da história.
Tem linguajar claro, explica bem os detalhes dos acontecimentos, ao passo que o leitor consegue remontar mentalmente a cena e acompanhar o tramitar das ações de cada personagem, principalmente nos momentos tensos, de emoção e conflito direto, como brigas corpo a corpo. É uma riqueza de detalhes que prende a atenção e enche os olhos.
Gostei do tamanho dos capítulos, tornou a leitura fluida, pois têm variação de médios a curtos, e eu gostei principalmente, da forma como a narrativa do autor nos faz ver o humano atrás do espião, mostrando seus sentimentos em contraste com a realidade da sua natureza cruel e calculista, misturada a objeção de sucumbir o seu propósito moral de patriotismo, em virtude de seu sentimentos e desejos carnais.
O autor instiga a criação de um vínculo com o Faber durante o livro e deixa uma abertura final, para que o leitor compreenda o pesar das ações do personagem, ao passo de não se compadecer dos desfechos finais surpreendentes.
A cada novo personagem, o autor retrata um pouco da historia do mesmo, facilitando a compreensão da sua importância e instigando que o leitor desenvolva uma pitada de afeição a cada novo integrante, potencializando a sensação de clareza ao descobrir suas contribuições para os desfechos finais.
O epílogo é surpreendente, pois apesar de ter sido previsível nos momentos finais, era algo que não poderia ser imaginado antes do último capítulo.

Fav ?

Ssauros 26/11/2022

Nicee
Nesse livro acompanhamos as ?aventuras? de um espião e assassino alemão que vive na Inglaterra. Durante os livros ele tem muitos nomes, mais o chamarei de Faber, pois foi o mais utilizado. No começo do livro vemos como é o seu dia a dia e entendemos melhor como a mente dele funciona, o escritor descreve a sua personalidade e seus comportamentos com tanta precisão que me fazia sentir que Faber realmente existia e que aquela foi uma espécie de biografia.
Depois de já estarmos totalmente fixos em Faber o autor o lança em uma aventura onde ele precisa descobrir e enviar uma informação a Alemanha e essa informação pode decidir que vai vencer a guerra. Concomitantemente é narrada a história de um jovem casal que acaba sofrendo um acidente terrível no dia do seu casamento e passa a viver uma ilha isolada do resto mundo.
Durante a jornada de Faber ele se mete em diversos problemas, as coisas se complicam e o cerco fecha em volta dele e você não parar de ler por que não sabe o que esperar do final, é impossível dizer se ele vai ou não escapar até ler o final da história. Durante sua fuga da Inglaterra para a Alemanha, Faber sofre um acidente de barco que acaba o levando a ilha do jovem casal e é nessa ilha onde sabemos o verdadeiro destino de Faber.
Não gostei de como o autor contradiz totalmente a personalidade dele no final.

BArbara 31/10/2022

O tema segunda guerra sempre despertou meu interesse, e a forma como esse livro foi escrito não deixou a desejar.
É uma história dinâmica, onde conta diversas histórias paralelas mas que levam para encontro final.
Excelente leitura.

Ralibô 28/10/2022

Viciante
Nunca mais tinha lido um livro assim, devorei a leitura, fiquei ansiosa para ler a última página.
Toda a caçada em busca do espião, todo o enredo fazem desse livro pefeito, mesmo após 40 anos de ter sido publicado pela primeira vez. E pensar que ele tinha 27 anos ao escrever o livro e o terminou em 3 semanas. O torna mais genial.

Nayana 11/09/2022

Bom, porém...
"O Buraco da Agulha" é um romance que se passa durante a Segunda Guerra mundial, achei que seria de mais difícil leitura, mas me enganei. Achei interessante a forma que o autor consegue introduzir os personagens de cada lado da guerra e como ele brinca com a importância de cada ação e erro na estratégia de sucesso.
O livro aborda muitas táticas e o considerado sucesso com suas tantas variáveis, o receio de informações serem falsas, terem espiões/agentes duplos, blefes.. Isso tudo cria a tensão presente na narrativa, ao mesmo tempo que o autor introduz histórias de amor e paixões avassaladoras e palavras como "iconoclasta" (kkkk).
De todo o livro ia muito bem até perto do final, em que achei que se tornou bem machista e clichê (não no final em si, mas nos discursos). Como é justamente o final, me preocupo que dizer mais que isso seja muito spoiler num livro desse tipo, em que o final é crucial para a emoção da leitura.
Não foi uma leitura ruim, mas a expectativa estava alta e me decepcionei.. Sigo refletindo se lerei "os pilares da terra" ou não..
Pedro 18/10/2022minha estante
Leia Pilares da Terra. É um livro infinitamente melhor, uma verdadeira obra-prima.