Na Prisão

Na Prisão Kazuichi Hanawa

Resenhas - Na Prisão

Ge... 27/08/2023

Bem ok.
História confusa, não consegui entender a ordem cronológica dos acontecimentos (se teve uma), apesar disso, a história é divertida, tem a leitura fluida, o traço muito bonito e em certos pontos perturbador, tem um humor ácido e faz várias críticas a sociedade.
Basicamente mostra como um presídio no Japão funciona, é uma história legal, mas ela prometeu mais do que entregou.

obcecada pelo harry 10/05/2023

Encontrei largado na biblioteca da escola e decidi ler, não é nada além do título.
Conta sobre a vivência na prisão, o que eles faziam diariamente e sobre como o protagonista se sentia como um animal pra criado pra abate lá dentro.
É interessante ler, mas nada que vá mudar sua vida.

0rion 25/04/2023

Perdido
Achei perdido na biblioteca da escola , o mangá é muito bom , as artes são muito boas ,os traços são bem feitos e a história é bem interessante. Foi um livro que me prendeu ,mas não o suficiente pra me tirar de um desânimo literário
Kézinha 21/09/2023minha estante
Comigo foi igual, concordo sobre a história boa e os desenhos muito bem feitos. achei ele bem fluído, sla, li em 1 dia, mas gostei.

Pandora 16/03/2023

Uma crônica, até humorada, da vida numa prisão japonesa
Em 1994 o mangaká Kazuichi Hanawa foi preso por porte ilegal de armas e condenado a três anos de prisão. Dessa experiência no sistema penal japonês surgiu o mangá "Na Prisão", uma obra sobre o cárcere diferente de tudo com o qual já cruzei na vida.

Ao falar sobre sua experiência na prisão, Hanawa assume um tom totalmente despretensioso, nada didático, nem um pouco voltado para a denuncia, é até divertido. Ele se coloca como um cronista do cotidiano vivido, usa de sua memória fotográfica para descrever os ambientes, a rotina e os comportamentos das pessoas.

Diferente da prisão brasileira onde o desconforto acontece pela total ausência de direitos humanos e constância da violência, na prisão frequentada por Hanawa o desconforto se dá pela rotina impertubavel, pelas regras minunciosamente projetadas para que mesmo tento acesso a cama, mesa, banho e trabalho remunerado o prisioneiro seja rigorosamente infeliz.

Fiquei absurdada como, apesar de terem acesso a tudo que a Declaração dos Direitos Humanos garante, o sistema prisional japonês consegue manter os presos em constante estado de tensão. A forma requintada e minunciosa com a qual o desconforto é criado me deixou absurdada.

E não, o Hanawa não tem intensão de criticar, não há nenhuma militância aqui. Acho que ele escreveu e desenhou "Na Prisão" apenas como catarse desses anos passados comendo, dormindo e trabalhando na oficina dentro de uma rígida rotina disciplinada. Narrar foi uma forma de botar pra fora as delícias e os incômodos sentidos dentro das paredes da penitenciária.

Honestamente, se fomos comparar a vida do detento japonês com o brasileiro parece até que lá é o paraíso de Deus, e, no entanto, sai do mangá com o mesmo incômodo de sempre em relação ao cárcere como meio de lidar com o crime. Há algo de esquisito e enviesado no punitivismo prisional. Tem algo que não se encaixa nessa prática, que não produz justiça as vítimas, nem arrependimento nos algozes e deixa um gosto ruim na boca e um desconforto.

"Na Prisão" de Kazuichi Hanawa fez parte do PNBE (Plano Nacional das Bibliotecas Escolares) de 2006 e deve está disponível nas bibliotecas escolares Brasil a fora. Viu meus estudantes consagrados!

JV Lucas 09/10/2022

O aprisionamento do eu
O relato real exposto nessa obra nos mostra o sistema prisional japonês. O que mais me chama a atenção é a qualidade de vida que os detentos conseguem ter, mesmo não estando em liberdade, mas mesmo assim ainda é um lugar extremamente opressor como as prisões ao redor do mundo.

De início é bem interessante ver o autor sendo introduzido nessa realidade cheia de regras e farturas de alimentos. Seu relato é bem cômico e interessante, mas aos poucos vai se tornando muito repetivo e chato, principalmente quando mostra a rotina dos seus colegas.

Ao meu ver o autor resolveu tornar sua narrativa chata de propósito, pois a rotina de um preso é exatamente assim. A ordem e os costumes japoneses são levados a rigor na prisão, mas a alma e a identidade de cada prisioneiro se perde e é esquecida ao passar dos dias. Então podemos perceber que todas as prisões se tornam depósitos de seres humanos, mas uma coisa é certa, o sonho com a liberdade é igual em todos os lugares do mundo.

Chacdred 11/08/2022

monótono
mangá legal sobre o autor na prisão, é literalmente só isso.
mas foi bom Ler ele, foi bom terminar alguma coisa e o traço é lindo demais os detalhes do cenário é tão bem feito, as hachuras são o ponto forte do livro.

Braguinha 10/12/2021

Faz você ter respeito pelos japoneses e seus códigos de honra
Descreve o dia a dia de um condenado em uma prisão japonesa. Muito bom, bem escrito com bons desenhos, embora em preto-e-branco. O autor conta a experiência própria de ter sido condenado a 3 anos de prisão por atirar no quintal de sua casa. Um relato isento, sem pieguismo.

juliarfs 17/11/2021

quando percebo, o dia já acabou
é muito interessante ver como funciona uma penitenciária japonesa, fiquei ainda mais imersa na história quando soube que foi uma experiência real do autor, tornou tudo mais rico

as situações em si são divertidas de ler (apesar de ser triste para os personagens estarem presos), parece que o autor buscou trazer esse clima cômico, e ao mesmo tempo, com críticas ? algumas até gatilhos para crises existenciais, como: pra que eu tô vivendo a vida normalmente se eu posso ir pra prisão, ganhar dinheiro, comida e coisas básicas de "graça" e não preocupar com pagar conta? kkkkkk brincadeiras a parte, foi uma leitura muito boa
Marcelo.Fabricio 17/11/2021minha estante
Gosto muito de conteúdos sobre penitenciárias, esse livro parece uma boa.

juliarfs 17/11/2021minha estante
recomendo muitoo, marcelo
é um mangá, e nele tem "contos" (não sei qual o termo adequado eu usaria aqui) do cotidiano dos personagens mesmo, é bem legal

Ssauros 04/11/2021

Cardapio semanal...
O livro é um relato do próprio autor de situações do cotidiano em uma penitenciaria em hokkaido em pequenas histórias que são bem cômicas e em alguns momentos reflexiva.
Os momentos em que os detentos ficam felizes por poder comer um doce ou ficam tristes por não poder se exercitar ao sol mostra como eles acabam percebendo a importancia de coisas pequenas lá dentro.
Quando eles tem que pedir por favor para tudo eles percebem a importância da liberdade de ir e vir da qual foram privados.Alguns tinham medo de sair e ter que encarar o mundo de novo e outros não queriam mais voltar.Foi muito interessante ver como é o regime penitenciario no Japão pois sei que no Brasil a coisa é outra,claramente não temos essa organização mas as regras não são tão rigidas a ponto de não poder andar pelo corredor sem marchar! Tem regra até pra andar nesse lugar cruz credo.Agora peciso ler um relato de um Brasileiro na prisão para comparar.

José Sizenando D. 19/08/2021

Um gibi incomum
Meu primeiro contato com a obra foi em 2009, na biblioteca da escola. Comecei a ler mas não consegui terminar, tentei de novo com um scan posteriormente, mas também não fui adiante. O texto em si talvez seja um pouco entediante, a história, se é que tem alguma história, não é nem um pouco interessante, mas neste mangá não é isso que importa. O texto é basicamente um relato sobre o dia-a-dia dos presos no Japão (será que toda penitênciaria japonesa é assim?), o que eles fazem, o que eles vestem e principalmente o que eles comem, além de pequenas conversas... Não tem nada demais.
O interessante mesmo, é a experimentação! Seria difícil escolher um lugar apropriado para este gibi numa estante organizada por tema. A forma como HQ é feita é incomparável, os relatos que Hanawa faz, não tem o propósito de contar a história de seu tempo detido, apenas relatar e mostrar como era.
E os desenhos? Os desenhos são incríveis, os cenário são detalhadíssimos (será que é digital?). Mostrando as celas, banheiros, refeitórios e a fábrica onde os presos trabalham, com perspectivas muito bem construídas. As personagens são em sua maioria feias, principalmente o avatar do próprio autor, mas as expressões são muito bem definidas. Até mesmo os pratos das refeições, são interessantes de se ver, mostrando a diversidade do que conhecemos da "comida japonesa".

Não é um mangá comum é uma experiência em história em quadrinhos diferenciada.

(Legenda: Mangá = Gibi = HQ = História em quadrinhos = Banda desenhada [etc])

Julio.Jose 16/08/2021

Uma prisão japonesa
Mangá legal que conta a experiência do autor no período que esteve preso em uma prisão japonesa.

A obra detalha tudo, as comidas, os banhos, os uniformes e toda a rotina prisional. Destaque para os desenhos lindos e fotográficos do autor.

Esperava um texto mais profundo e reflexões e não somente um mangá puramente descritivo.

lexsouza 11/04/2021

Uma prisão japonesa
Uma descrição detalhada da rotina do quadrinista quando ficou preso na década de 1990.

eula.paulaa 24/03/2021

Mangá
Uma leitura diferente pois é uma história feita no Japão, "lida de trás para frente" "lida da direita para a esquerda".
Na prisão conta a rotina dos presidiários, que sim, é diferente da que conhecemos, mas é uma história bem legal e divertida!

Gabriel.Maranhao 08/09/2020

Na Prisão
Surpreendente, mais detalhes na resenha que fiz no Blog da Gibiteca de Fortaleza.

site: https://gibitecadefortalezaoficial.wordpress.com/2020/03/22/na-prisao-kazuichi-hanawa/