Na Prisão

Na Prisão Kazuichi Hanawa

Resenhas - Na Prisão

Breno.Leme 24/10/2019

Mangá para qualquer época!
Nunca tinha ouvido falar desse mangá, até uma amiga de Brasilia-DF me falar dele e pedir para comprar ele usado de um rapaz que estava vendendo no marketplace do facebook, para minha surpresa era o mesmo cara que já tinha feito negócio, então rolou tranquilo e me vendeu num preço muito abaixo que hoje cobram. Foi 30 reais, em lojas como Comix e pessoas na Mkt do facebook chega a ser 100 reais.

Enfim, eu fiquei muito impressionado com o mangá, eu achei que seria mais um daqueles mangás de ação que se passa na prisão, mas não, é todo o sistema carcerário do Japão, ele é muito pesado (não pesado de "hã ele é pesado porque pesa 1 quilo), mas é porque chega ter tanta informação que e um dia consegui só ler 10 páginas dele, odeio ficar me apressando pra ler porque senão não gravo nada e sai tudo pela memória curta.

E nossa tem praticamente duas páginas só contendo informações de comidas, tempero e que hora era servido o chã pontualmente e como fazia para adquirir uma TV no quarto que estavam alocados.

Tudo isso por causa de porte de arma, 3 anos preso em regime fechado sem ninguém visitar e sem direito a folga praticamente, até o jeito de andar tem, não pode ser tão inclinado, mas também não pode ser ereto, pois tecnicamente você estaria confrontando os guardas.

É bem pesado, adorei ter lido e fiquei triste porque tinha que enviar rs, mas legal que ela deixou ler enquanto estava com ele em casa.

Depois disso corri para achar mangás underground e uma recomendação aqui que já deixo é o próximo lançamento da Veneta nessa semana (24/10/2019) para o HOMEM SEM TALENTO, mangá underground que nunca foi lançado nada do autor aquo.

Jeanne22 23/01/2017

Neste mangá, Kazuichi Hanawa vai nos contar a rotina de uma penitenciária no Japão, onde viveu por um pouco mais de três anos. Detalha a rotina dos detentos, o que comem, o que fazem, como se comportam. Também traz algumas reflexões, como o motivo da prisão (coleção de armas) não valer tanto a pena; e de que a reclusão torna-se, por fim, a fuga da vida fora dela, que acarreta muitas responsabilidades; pagar o aluguel, alimentação, transporte, além dos relacionamentos familiares e profissionais. Já na prisão se tem um teto, comida, roupas - ainda que desgastadas - , de graça. É preciso ter bom comportamento e trabalhar, no entanto o dinheiro ganho pode ser investido em outros objetos de consumo.
A leitura é rápida, interessante, ainda mais por se tratar de uma rotina numa penitenciária do outro lado do mundo.

Clô 11/10/2015

Um país nota dez
O Japão sempre se destacou, seja na área da educação: respeito/conhecimento, ou na área tecnológica, com seus aparelhos super modernos, robôs etc, o Japão sempre foi alvo de grande admiração por todos os países. Nessa HQ, é retratado o seu sistema carcerário, este que realmente se preocupa em fazer o "resgate" do indivíduo e buscar reintroduzí-lo na sociedade sem maiores danos. Que deveria, assim, servir de modelo-padrão para os demais países, porém não é o que acontece, pois a maioria dos países tem um sistema penitenciário falho. Então, de que adianta privar o indivíduo, fazê-lo cumprir a pena, e logo após ele adentrar novamente na comunidade, continuar com seus mesmos atos, mostrando assim, a parcial inutilidade das penitenciárias.

Ana 12/11/2014

Rotina
Você já leu ou assistiu algo sobre prisão? Bem, esse mangá é um pouco diferente das outras obras sobre prisão que estamos acostumados a ver (diferente, não melhor).
Na prisão é um mangá que o Hanawa escreveu sobre a sua estadia na prisão. Tá eu sei que é óbvio.
É bem legal ver uma prisão em um cenário e narrativa tão diferente, não é como a maior parte das narrativas sobre prisão que abordam sempre o lado ruim dos guardas e outros funcionários nos presídios.
Nessa prisão a maior tortura são as organizações exageradas e o excesso de regras.
Coisas desde a hora de acordar até a hora de ir dormir se tornam rotinas desgastantes, pois existem regras até mesmo relacionadas a levantar as mangas da blusa.

Bem, é uma leitura rápida e diferente talvez um pouco ''medonho'' rsrsrs mas vale apena.
Entretanto já deixo o alerta, se você está a procura de um enredo cheio de adrenalina com começo, meio e fim, este não é um mangá indicado, mas se gosta de ler histórias relacionadas a outros tipos de cultura, ou simplesmente para passar o tempo, fica a dica.

site: http://okaygrandesobsessoes.blogspot.com.br/

Alhan 15/11/2011

Esses japoneses são esquisitos. Quem le este mangá pode chegar a esquecer que o cara tá numa prisão narrando acontecimentos pessoais.

gfelitti 05/11/2009

de como atividades triviais na cadeia se tornam um gibi genial.

Sharon 16/01/2009

O cotidiano das prisões japonesas com realismo e bom humor. Foi o meu primeiro mangá, e como eu comecei bem impressionada, não tenho coragem de ler outros...
Pedro.Henrique 10/06/2019minha estante
Meu primeiro também, e também tive esse medo de ler outro até que tomei coragem de ler e acompanhar Shingeki no Kyojin, o gênero muda bastante, mas fica a recomendação.