Desculpa Se Te Chamo de Amor

Desculpa Se Te Chamo de Amor Federico Moccia

Resenhas - Desculpa Se Te Chamo De Amor

Mari 07/01/2012

Desculpa de te chamo de amor - Federico Moccia
Imagine um italiano – um bem bonito, ok? – sussurrando no seu ouvido: “Desculpe se te chamo de amor”. Imaginou? Tenho certeza que você sentiu um leque de inúmeras sensações. Arrepio, alegria, insegurança, paixão, lembranças, curiosidade. E foi exatamente o que essa obra de Federico Moccia despertou em mim.
Um romance que, na atualidade, começa a se tornar mais comum, no entanto, o preconceito com ele é também frequente. Alessandro é um publicitário de sucesso com quase 37 anos. Niki, por outro lado, é uma adolescente de 17 anos prestes a terminar o ensino médio. Ambos, apesar dos vinte anos de diferença, compartilham uma única coisa: uma decepção amorosa. O destino os une por meio de um acidente – nada sério, eu prometo – que parece proibi-los de afastar-se um do outro.
Uma história de amor com um tempero tipicamente italiano nos envolve através da alegria e irreverência de Niki e admiração por Alex e sua visão de amizade. Porém, algo mais nos encanta: a pequena competição, sempre presente nos diálogos do casal: quem é o mais maduro? Ou será imaturo?
Enquanto esse amor cresce e enfrenta suas alegrias e decepções, outras histórias acontecem paralelamente. As Ondas – amigas de Niki – e seus namorados, os amigos de Alex e suas esposas – e amantes -, pessoas que só descobrimos quem são nas últimas páginas do livro e seus romances complicados. Todas envolventes e que mostram as diferentes faces do amor. Além, obviamente, de despertar a curiosidade para descobrir quem são esses desconhecidos.
Eu amei esse livro. É leve, divertido, com linguagem simples, mas envolvente. Devo dizer que me ensinou algumas coisas sobre a vida, como:

”Às vezes o vencedor é simplesmente o sonhador que nunca desistiu” Jim Morrison.

Me apaixonei por alguns personagens, como Diletta – uma das Ondas –. No entanto, outros... bem, eu odeio eles profundamente. Obviamente, eu me refiro à Elena e ao Fabio. Mas esse é o diferencial desse livro: você se insere na história, sente suas alegrias e decepções. Enfim, torna-se um personagem, seus confidentes.

“Talvez amar seja outra coisa. É sentir-se leve e livre. É saber que o coração dos outros não lhe é devido, não lhe pertence, não lhe cabe por contrato. A cada dia você deve merecê-lo. E dizê-lo.” Federico Moccia

Qualquer pessoa pode ler esse livro, adolescente ou adulto, pois ele trata exatamente do choque entre as idades.
Enfim, é simplesmente... romântico.

Mariana Canhisares
www.sociedadedoslivros.net

Rebeca 02/10/2012

Fofo, mas cansativo.
Um lindo romance, mas muito longo e arrastado.

Talita.Wondracek 16/11/2022

prometeu tudo e entregou nada
meu livro favorito da vida é do moccia por isso tinha altas expectativas com esse e foi terrível. história chata, cheia de coisa no meio que não faz diferença, uma encheção de linguiça sem tamanho

iluj 21/01/2012

Apaixonante!!!
Simplesmente apaixonate, é a unica maneira que tenho como descrever este livro.
Nick é uma adolescente de 17 anos , alegre e espivitada que está prestes a terminar o ensino médio, já Alex, 20 anos mais velho , é um publicitário bem sucedido, no entanto acabou de ser largado pela sua noiva, e o mundo deles se chocam literalmente num acidente, quando Alex bate na moto da Nick. Daí já dá pra ver no que vai dá...
Nick tem um certo interesse no alex e corre atrás, a diferença de idade não é um empecilho, eles se apaixonam perdidamente e vivem uma adorável historia, indo de contra a muitas conveções, mas que mostra que o amor não escolhe a idade, apenas escolhe.

O livro não se trata somente da historia deles dois, enquanto ela se encaminha você vai sendo apresentado a outras historias, algumas bem sucedidas outras nem tanto e cada uma com o seu final, mostrando as vezes como o amor é travesso, surpreendente, calmo e muitas vezes cego.

Eu particulamente amei a escrita do Moccia, a maneira leve como os dialogos foram escritos, com um ar bem italiano, não há como não se apaixonar, e como não rir também em certos momentos seja com a Nick e o Alex ou com seus amigos .

Alguns quotes..

Simples.Verbo conjugado em três tempos.”
“Como é? Não entendi.”
“Amava. Amo. Amarei.”

"(…) amar é nunca perdir perdão. E eu gostaria de acrescentar uma uma coisa…é também saber dizer como você é um merda."

"Sabe, Alex, em todos estes meses você me encheu de presentes, mas, no final, pegou de volta o mais bonito. O meu conto de fadas."

"São vinte e um dias, oito horas, dezesseis minutos e vinte e quatro segundos que estou esperando por você.”
“E daí? Há dezoito anos que o espero e nunca me queixei”

resenha postada no blog:

Thali Prado 03/01/2010

Conto de fadas moderno
Niki é uma bela jovem de dezesseta anos, cuja as maiores procuapações são uma prova de italiano ou uma super noitada ao lado das amigas Olly, Dilleta e Erica (as Ondas).

Alessandro é um homem maduro de trinta e sete anos. Um publicitário que está trabalhando em uma de suas mais importantes propagandas quando sua namorada de longa data, Elena, com quem ele pretendia se casar, rompe o relacionamento deixando Alex na pior.

Duas pessoas diferentes... Dois mundos diferentes que se chocam em um acidente de trânsito.

Niki e Alex se conhecem de uma forma nada convêncional e muito inesperada. E a partir disso suas vidas mudam para sempre.

Eu me apaixonei por esse livro... A estória é fascinante e simples. Acho que o que mais encantador é que essa é uma estória que realmente poderia acontecer com qualquer um...

Não é um romance arrebatador que faz os dois ficarem idiotas como alguns casaizinhos hiper melosos rs É algo que acontece aos poucos... a descoberta de "estar apaixonado". É interessante ver como aos poucos Alex vai se recuperando da separação com a noiva... como Niki vai amadurecendo... e como a vida de ambos vai se transformando por causa desse amor.

O livro também apresenta outras pequenas estória paralelas, como um jovem proplemático que só quer dar uma vida confortável à namorada ou uma uma jovem que encontra o notebook de um homem na rua e se apaixona por ele através do que encontra escrito nos arquivos do computador...

Com personagens marcantes e incríves, você com certeza dará boas risadas, irá chorar um pouquinho e irá se apaixonar por esse belo romance.

"Desculpa... mas vou te chamar de amor" (Niki)

thaugusto 08/08/2010

Desculpa Se Te Chamo de Amor, Federico Moccia
Publicada originalmente em meu blog cultural: O Que Dr. House Diria? (http://todomundomente.blogspot.com)

Essência que move muitos humanos, o amor, dizem frases universais, pode ser encontrado onde menos se espera. Penetrando no minado campo de relacionamentos, o escritor Federico Moccia dá vazão a uma história contemporânea sobre desencontros, entendimentos e esse sentimento único.

Alex tem 37 anos, é considerado um publicitário de sucesso que recentemente sofreu o abandono de sua esposa. Niki é uma garota de 17 anos cujas preocupações da vida adulta ainda não permanecem em sua cabeça. Um breve acidente de transito colocará a vida das duas personagens no mesmo caminho.

Ainda que tal trama seja conhecida do público, caindo em exageros, a narrativa de Moccia é fluída. O autor não poupa adjetivos para integrar o leitor das sensações que sentem suas personagens, chegando a, normalmente, elencar virgula após virgula diversas metáforas simbólicas.

Seu casal central tem bastante apelo e a diferença de mundo em que vivem dá amplo espaço para a narrativa. Mas peca quando, descontente de narrar apenas a história do casal, Moccia se aventura a apresentar histórias em paralelo, de maneira novelesca, freando a história central e que se encontraram no desenlace idílico que acompanha o tom sem pessimismo da história.

Em tempos onde a maioria dos romances são elevados por causarem uma desconstrução do amor, Desculpa Se Te Chamo de Amor trabalha de maneira oposta. Valendo-se da premissa de que, como afirmado acima, o amor move as pessoas e nasce de locais inimagináveis.

É composto para ser uma leitura leve, sem comprometimento, apresentando ao leitor uma agradável história, apenas.

Os maiores desconcertos da trama não vêm de seu autor e sim da Editora Planeta, responsável pelo lançamento do livro no Brasil. Mesmo quem não tem um contato mais formal com a língua portuguesa pode perceber pela leitura que há diversos momentos cujas passagens parecem demasiadamente confusas. Dando a sensação de que ou a tradução foi feita com apoio a um programa de tradução – que não entende duplos sentidos e nem frases subentendidas – ou tal tradutor fez sua versão às pressas.

Em rápida pesquisa durante a leitura do livro, foi apurada uma dessas falhas que, de maneira alguma, deveria ser passada despercebida pelo tradutor. Uma expressão que, na língua original, supre uma das palavras, mas que, em nossa língua, fica sem sentido aparente. Em toda ocorrência dessa expressão, surge o erro. O que nos faz questionar qual editora escora sua tradução em quem não compreende bem a língua ou, por ventura, precisa de um tradutor eletrônico para fundamentá-la.

Falhas com essa não são tão comuns em nosso mercado editorial, mas é necessário que as editoras fiquem atentas. Infelizmente nenhuma delas interromperá a venda de seu material por causa de erros gritantes, restando aos leitores o protesto, esperando uma possível correção na segunda edição, ou a perpetuação da grosseria que a voracidade de lançar livros pode gerar.

laari 11/12/2010

É um livro muito parecido com os da Marian Keyes, e isso me agradou desde o ínicio. Apesar de ser um livro comprido, a leitura é gostosa e muito simples. Gostei bastante desse livro, me destraiu muito. Recomendo com certeza, e Federico Moccia, com certeza passará a habitar a minha estante com mais frequencia do que eu imaginava quando comprei esse livro.

Lud 18/10/2011

Amei!!!!
Simplesmente amei o livro DESCULPA SE TE CHAMO DE AMOR!

No começo achei as histórias um pouco confusas mas no decorrer do livro elas se entrelaçam perfeitamente. Até as letrinhas pequenas não incomodam mais quando a história começa a desenrolar (ainda assim eu não reclamaria se elas fossem maiores... XD).

Fiquei apaixonada pelo Alessandro e pela Niki, os dois são totalmente diferentes mas MUUUUUITO fofos juntos!
A história é super gostosa, muito bem contada, e tendo Roma como cenário então, fica tudo mais lindo... :)

Então, cinco estrelinhas com todo o prazer, e não vejo a hora de ler a continuação, DESCULPA QUERO ME CASAR CONTIGO! :D

Joice (Jojo) 23/05/2010

Muito além de um romance
"Desculpa se te chamo de amor" me surpreendeu positivamente. No início, pensei tratar-se de um simples romance do tipo rapaz-encontra-menina. Entretanto, Federico Moccia apresentou aqui uma história de descobertas, de amizades, de liberdade. Afinal, vire a primeira página quem não se sentiu mais livre com as peripécias de Niki.

"Uma viagem para fora às vezes ajuda a ver melhor a própria vida, em que ponto estamos. Quanto caminho fizemos, para onde vamos, onde nos estamos perdendo e, especialmente, se somos felizes. E quanto."

Eunice.Vilares 05/10/2009

Não gostei...
***CONTÉM SPOILER, QUEM AINDA NÃO LEU, NÃO LEIA!!!!!!!!***

Esperei para ter esse livro muito tempo e estava com uma expectativa enorme, infelizmente não gostei...
Achei a Niki muito infantil!!!!! Muito chatinha!!!! Muito segura de si!!!!!!
O Alex eu achei bem mais interessante... Gostei dele ter ficado com a Niki e tal... mas faltou algo mais... E quase para acabar o livro ele volta com a ex dele tão facilmente, e termina com a Niki mais facilmente ainda... E depois volta a terminar com a ex(mas aí eu gostei) e volta pra Niki facilmente tbm!!! Poxa... Gostaria que o livro tivesse tido mais "emoçao"...

Muitas pessoas e até algumas amigas minhas leram o livro e gostaram... Aconselho a lerem, mesmo eu não tendo gostado, pois o que pode ser ruim pra mim pode ser bom para outros!!! rs

PS: Tinha colocado uma parte da resenha: "geralmente nessa idade nunca somos seguras..." e tinha algumas reclamações... Bom, retiro o que eu disse sim, mas algumas são sim, não falei por mal, simplesmente por que já tive 17 anos e nem foi há tanto tempo assim... Mas como eu sou só uma... tenho capacidade pra retirar o que eu disse, mas mesmo assim NÃO GOSTEI DO LIVRO!!!!!

Deisinha 19/02/2020

A história de amor de uma adolescente de 17 anos, Niki e um “jovem” de 37 anos, Alessandro. Somos apresentados a duas histórias que correm em caminhos paralelos. Niki, tem suas amigas confidentes: Olly, Dileta e Erica. Cada uma com sua peculiaridade. Olly, gosta de conhecer pessoas novas e não se envolver emocionalmente com alguém. Dileta, nunca namorou, mas sonha em conhecer alguém e que viva um amor verdadeiro. Erica, namora desde que elas se conhecem, em certos pontos da narrativa podemos observar que ela se sente amarrada no namoro, pois já está muito tempo com seu namorado. Niki, sonha em conhecer um grande amor e que esse amor arrebate tudo.
Alessandro, mais conhecido como Alex entre os amigos, trabalha em uma agência de publicidade. Recentemente se separou da sua noiva, Elena. E percebemos que ele tenta entender os motivos do rompimento e se questiona diversas vezes do porquê que ela se foi.
O livro tem diversos temas que aborda desde diferença de idade, traições, de recomeçar, de descobrir que amor não dói, recomeçar a amar e permitir isso não tem nada de errado. Um ponto negativo da leitura foi uma história “X” que não estava familiarizada e não entendi muito bem o porquê daquela história, mas no final ela se encaixou no enredo, mas confesso que não era necessário dessa 3ª narrativa.
Federico Moccia, tem um jeito com as palavras e narra de uma forma única, que fiquei submersa na história e levada a procurar mais sobre a Itália, que ocorre a história principal. Espero ler mais obras do autor!

Samyta 25/08/2009

Belíssimo romance
Com uma narrativa um tanto diferente do convencional o autor nos envolve nessa história de amor com uma teia de outras relações tão ou mais complicadas.
O encontro acidental dessa jovem de 17 anos e um publicitário de quase 37 nos mostra o quanto pode-se amar e ser amado, sem complicar, sem pensar, só... vivendo.
Esse livro me fez rir e pensar de diferentes formas sobre uma relação, me fez chorar e mostrou como é possível. Basta querer, se permitir, ver com os olhos e coração abertos... É só tentar. Na vida real ou na ficção, não importa.
O amor é o motor.

Daiane Miranda 03/01/2024

Prometeu nada ..mas entregou tudo!!
Não tem como não chorar com esse livro, vc fica preso em cada página!!!
Aquele tipo de livro que te prende em do início ao fim!

thaaai 25/01/2011

Lindo, mas cansativo.
Eu realmente adorei a estória. Alessandro e Niki são super fofos juntos, mas a forma como é escrita, acaba ficando cansativa. Confesso que me perdi com os personagens "secundários"... Mas no final do livro, tudo se explicar, o que facilita.
O livro requer paciência, quem conseguir chegar ao final, não se arrepende. Mas é preciso ter força para aguentar tanta "enrolação".
VALE À PENA!