Pretty Girl-13

Pretty Girl-13 Liz Coley

Resenhas - Pretty Girl-13

JenniferIRSouza 25/09/2023

A capa é feia mas o livro é bom
Angie desaparece do acompanhamento quando se afasta do grupo para fazer xixi. Três anos depois, ela reaparece na rua de sua casa sem absolutamente nenhuma lembrança do que aconteceu nesse tempo.

Joy 27/10/2021

LEIAM
devorei o livro em três dias, cheios de gatilhos então cuidado. mas trama é muito envolvente. VALE A PENA

Bia 02/04/2015

Resenha - Pretty Girl - 13
Tinha muito tempo que eu estava de olho nesse livro. Só de ver a capa e ler a sinopse já me deixava louca de curiosidade. Infelizmente eu demorei a comprar esse livro porque sempre estava indisponível... E quando finalmente ficou disponível, eu corri pra comprar haha.

As paginas são amareladas, a capa é bem misteriosa e foi o que me chamou mais atenção, tem vinte capítulos, um prólogo e uma nota da autora no final. O livro é dividido por três partes: Você; Nós; Eu. Apesar de o livro ser pequeno, a leitura é um pouco demorado por causa da fonte pequena.

Angie, uma menina de treze anos, sai com sua turma para um acampamento de Bandeirantes. Em um certo momento Angie sai de sua barraca para procurar um lugar privado onde pudesse “tirar a água dos joelhos”, ela acaba sendo surpreendida por um homem que acaba levando ela pra longe. Ela acaba ficando ausente por três anos. Os policias já desistiram de procurá-la e seu caso foi encerrado. Mas então, Angie volta pra casa depois de tês anos.
Mas ela está diferente, seu corpo está maior, seus cabelos mais compridos, ela tem seios agora, e suas mãos parecem ter aumentado também. Ela acaba ficando surpresa ao saber que tem dezesseis anos e que ficou sumida por três anos. Mas ela não se lembra de nada. Suas ultimas lembrança é de estar com treze anos e no acampamento das bandeirantes, e no dia seguinte estar parada em frente a sua casa...
Quando digo que Angie ficou ausente por três anos, eu quero dizer que ela não só ficou desaparecida por esse período, mas sua mente também ficou longe por três anos.
Como assim? Bom, o que ocorreu com Angie bloqueou sua mente após o trauma do sequestro e sua psicóloga, a Dra. Grant, descobre que ela está sofrendo de TDI (Transtorno Dissociativo de Identidade) onde ela possui quatro tipos diferentes de identidades com personalidades diferentes dentro de sua mente (são chamados de Alters). Em alguns momentos muitas vezes assumem o comando da mente de Angie.
O que é TDI: O Transtorno Dissociativo de Identidade, originalmente dominado de múltiplas personalidades, conhecido popularmente como dupla personalidade, é uma condição mental onde um único indivíduo demonstra características de duas ou mais personalidades ou identidades distintas, cada uma com sua maneira de perceber e interagir com o meio. O pressuposto é que ao menos duas personalidades podem rotineiramente tomar o controle do comportamento do indivíduo. O critério de diagnóstico também leva em consideração perdas de memória associadas, geralmente descritas como tempo perdido ou uma amnésia dissociativa aguda.
O medo que Angie sentiu no momento em que o homem a sequestrou, fez com que ela criasse sem ter noção alguns Alters que acabam vivendo por Angie todos os momentos terríveis que passou no cativeiro com o sequestrador. Por isso Angie não se lembra de nada.

Ao longo da história vamos conhecendo vairos Alters criado por Angie e temos muitas surpresas e emoções nesse livro. É um livro que achei um pouco pesado, não posso dar detalhes porque se não darei spoilers, mas posso dizer que é um livro emocionante, vemos Angie tentar deixar o passado sofrido para trás, acompanhamos ela na busca da sua felicidade e a luta para se livrar dos Alters. O livro efetivamente vai mostrar a maneira como a Angie vai lidar com essa nova condição, ter personalidades diferentes querendo se manifestar em alguns aspectos da sua vida. Ela irá conhecer os alters e é a partir deles que vai descobrir cada coisa que aconteceu com ela durante o tempo perdido.
Os Alters também narram na história. No inicio parece confuso mas depois você entende que são eles narrando em alguns momentos. A história foi muito bem escrita e bem desenvolvida. Angie e cada um de seus alters tem uma personalidade bem desenvolvida, cada um tem seus próprios problemas e seus próprios traumas e a maneira que cada um lida com isso, e a maneira que a própria Angie lida com isso, é bem interessante. Pessoal, o livro é muito perfeito, vale muito a pena à leitura! Virou um dos meus favoritos!

site: http://mysecretsbooks.blogspot.com.br/

Conchego das Letras 26/04/2015

A primeira coisa que me chamou atenção foi o fato do título estar em inglês. Isso pode não parecer grande coisa, mas quando ele está no meio da estante de lançamentos, todos em português, acaba te saltando os olhos. Achei que fosse um erro do pessoal da organização da livraria, mas não... A Benvirá manteve o título original e, sinceramente, foi a melhor coisa que ela poderia ter feito pela história!

A capa é super condizente com o conteúdo, sombrio, pesado e ao mesmo tempo delicado e que prende sua atenção de imediato!

Este livro foi lançado em 20 línguas diferentes, em 5 continentes, em formato impresso, ebook e audiobook. Mesmo assim muita gente aqui no Brasil ainda não o conhece, o que é uma pena pois o tema é simplesmente fascinante!

No livro somos apresentados à Angie Chapman, nossa personagem principal, uma garota amável e delicada de... quantos anos mesmo? Bem, isso é meio complicado.

Quando Angie se olha no espelho ela não reconhece a jovem que a olha de volta. É uma jovem de 16 anos, com feições de adolescente, corpo esguio, dedos longos e finos e, o mais legal embora chocante, seios!

Nada disso seria de se estranhar, afinal, ela é uma adolescente de 16 anos, ao menos de acordo com a certidão de nascimento dela. O problema é que ela não tem a mínima ideia de como e nem quando isso foi acontecer. Sua última recordação é a de estar no acampamento de escoteiros naquela manhã e ela tinha apenas 13 anos. Depois disso ela lembra de estar caminhando na rua de sua casa e de ser recebida por um pai com cabelos brancos que não existiam naquela manhã e uma mãe que quase desmaia ao vê-la, como se ela fosse um fantasma.

Ninguém sabe como ela sumiu e nem o porquê. Durante 3 meses procuraram por ela, mas logo em seguida caiu uma nevasca que cobriu toda e qualquer pista que ainda pudesse existir e as buscas simplesmente terminaram. Chegou-se a cogitar até mesmo a hipótese de que ela poderia ter fugido, de livre e espontânea vontade mas, pelo sim pelo não, a declararam como morta. Agora, do nada, ela estava de volta.

Onde esteve? Com quem estava? O que aconteceu? Como foi que ela fez para voltar para casa? Porque só agora? Todas essas são perguntas com as quais ela é bombardeada e as quais não faz a mínima ideia de como responder. A única pista que Angie realmente pode fornecer é ela mesma e a mochila que estava carregando - uma mochila cheia de pequenas coisas que ela não reconhece, como um avental amarelo e uma camisola sexy preta. Existe também a aliança, mas Angie não estava preparada para revelar a existência daquele objeto por mais que não soubesse o porquê.

Este não é um livro de fácil leitura, ele tem a capacidade de te prender de forma tal que seu coração acelera quando o da personagem acelera, você prende a respiração quando ela prende e tem vontade de gritar quando ela grita.

Por suspeitar da possibilidade de Transtorno de Estresse Pós-Traumático, o policial responsável pelo caso a indica para ser tratar com uma psiquiatra. Quem sabe assim ela não começa a lembrar algumas coisas, certo? Mas será que realmente lembrar é uma boa ideia?

(...)

Veja o final desta resenha, feita por Mari Ramos, e muitas outras em nosso Blog.

site: http://conchegodasletras.blogspot.com.br/2015/04/resenha-pretty-girl-13.html

Dani 29/04/2015

Que história!
Esse livro pode não ter se tornado um dos favoritos, mas com certeza já está encabeçado na lista das melhores leituras de 2015!
Adorei a forma como um transtorno é apresentado de maneira tão sucinta pela autora emaranhada a uma boa história.
Eu senti revolta, nojo, compaixão e até me diverti em páginas que viravam rapidamente em minhas mãos.
Uma ótima leitura! Recomendo!

Terapia em Livro 22/12/2017

Maravilhoso
Pretty Girl 13 é um livro que traz uma carga emocional bem forte. A escrita é dividida em três partes, sendo a primeira é a segunda escrita na terceira pessoa e a última parte escrita em primeira pessoa. A autora possui uma escrita simples, Clara, objetiva e muito envolvente, fazendo com que prenda o leitor do início ao fim. Trata-se da história de Angie Chapman que reaparece depois de três anos desaparecida e volta sem nenhuma memória do que pode ter acontecido nesse tempo. Angie acredita ainda ter 13 anos de idade e quando se olha no espelho não reconhece a jovem refletida ali, alta, mais magra, com o corpo cheio de marcas e cicatriz. É um mistério intrigante é assustador em que a protagonista começa a ter flashes de memória e precisa juntar todas as poucas memórias que obtém para descobrir sua verdadeira identidade. O livro é intenso, intrigante, impactante, surpreendente e angustiante. Desde a capa maravilhosa que condiz com esse suspense pesado e nada clichê, o livro não te decepciona. Os personagens foram bem construídos e todos possuem um papel bem definido na trama. O foco do livro é TID (transtorno de identidade dissociativa), um ótimo tema para quem quer sair da zona de conforto e da mesmice. Um dos melhores livros que já li na vida e os amantes de um bom suspense precisam conhecer a história de Angie.

Nath 23/05/2024

Resenha Pobre Leitora
Pretty girl-13 é uma história forte, pesada, que possui diversos gatilhos, um conteúdo bem sensível, diversas passagens de embrulhar o estômago e trazer lágrimas aos olhos e muita revolta, mas ainda é um livro maravilhoso.

Me vi envolvida pela história desde o começo. Angie desapareceu de um acampamento na floresta e três anos depois, ressurgiu em sua casa sem ter nenhuma lembrança desse período, inclusive, não se reconhecendo no espelho e acreditando ainda ter treze anos, enquanto já tinha dezesseis. A partir do momento em que ela aparece, a investigação de seu caso é reiniciada e todos os esforços serão feitos para que ela se lembre do que aconteceu e quem é o culpado por tudo.

A autora foi muito inteligente e sensível ao escrever essa história. Não quero dar spoilers sobre o que se passou com a Angie, mas digo que achei extremamente interessante a abordagem que Liz Coley escolheu, retratar um distúrbio mental pouco falado, pouco conhecido e entendido, e ainda usar de temas tão importantes quanto sequestro de menores, pedofilia, abuso. Eu gostei muito de todos os personagens envolvidos com a Angie, fui conquistada pela particularidade de cada um e sofri suas dores junto com eles. Angie é uma menina extremamente forte, meu coração ficou apertado ao ler tudo que ela sofreu, como se fosse uma pessoa realmente e não um personagem.

A escrita de Liz Coley é envolvente, mesmo com temas fortes a leitura é confortável e dinâmica. Tudo é muito bem descrito, explicado. O final teve uma certa urgência, talvez pudesse ter sido um pouco mais demorado, mas nada muito drástico. Acho que o final não poderia ser diferente e de certa forma foi satisfatório, fez sentido com tudo o que aconteceu.

A única coisa que não faz jus nenhum a história é essa capa, achei tenebrosa.
Recomendo muito a leitura desse livro para quem não tenha problemas com conteúdo sensível e não seja possivelmente atingido pelos gatilhos. Pretty girl-13 é uma história muito boa.

maria_apt 16/07/2020

Coração chega a errar as batidas...
Primeiramente recomendo a todos que estão interessados em ler o livro de NÃO procurar saber sobre o que que é, não saber muito sobre a história e NEM ler a sinopse que vem atrás, porque lá diz o transtorno mental que a menina tem e o mais brabo do livro é você descobrir a partir do que lê.

Eu realmente não tinha ideia do quanto eu ia me envolver e gostar do livro, eu já gosto de histórias que envolvem pessoas com transtornos mentais, acho que nós entramos em universos diferentes e aprendemos com essas pessoas, até porque existe realmente pessoas com esses problemas reais, apesar desse livro ser uma ficção, as notas da autora no final deixa claro que ela entrevistou, leu sobre pra escrever o livro.

Pra mim mexeu muito com meu psicológico, fiquei muito presa ao que estava acontecendo e realmente tu entra na história e eu recomendo demais todos a lerem, tem partes pesadas, diálogos perturbadores e muitas surpresas, até a última página somos surpreendidos, eu to sem palavras, to aqui querendo contar a história pra todo mundo mas ao mesmo tempo o melhor é a experiência de leitura que temos. Você conseguir entrar no livro, sentir o que a protagonista sente é sem igual. Gostei DEMAIS, minha mente parece que explodiu.

site: https://www.instagram.com/primbooks/?hl=pt-br

Marcell 28/08/2020

A mente humana é uma coisa magnífica
O que falar desse livro, hein?
A maneira como um tema de certa condição psíquica, pouco explorado nos thrillers é abordado, faz com que a leitura se torne instigante.
Ótimo suspensa.
Angel eh uma menina incrível.