As Crônicas de Nárnia

As Crônicas de Nárnia C. S. Lewis

Resenhas - As Crônicas de Nárnia

lets 11/09/2020

muito fofo e bem feito para crianças. a narrativa apesar de usar palavras mais formais é muito fluida e leve.
Rodrigo.Hanaoka 11/09/2020minha estante
Eu li o primeiro capítulo.... amei.... pena que acabei perdendo

Lulu 29/03/2022

Esse volume tem os 7 livros que fazem parte da Crônicas. São livros muito bons, com histórias bem legais pra quem gosta de fantasia, mas não dei 5 estrelas porque o enredo não tem reviravoltas inesperadas, o que não te prende muito ao que é contado. São livros interessantes e recomendo pra quem quer começar a ler!!

Larissa Lauane 23/01/2021

Breve relato da minha releitura
Repleto de lições, reflexões e aprendizados, o livro ?As Crônicas de Nárnia? reúne diferentes histórias que se completam sobre um mundo com animais que falam, criaturas fantásticas e aventuras incríveis.

Com foco em um público mais infantil, as sete histórias de Nárnia não deixam de causar impacto em leitores de qualquer idade, fornecendo uma série de interpretações e de entendimentos que podemos levar para a vida.

Pedrol_ramalho 12/04/2021

As Crônicas de Nárnia, e suas referências precisas.
Você não precisa ser cristão para ler esse livro, nem mesmo alguém religioso. Mas as crônicas de Nárnia é uma saga sobre fé (Lúcia que o diga) não necessariamente fé em um ser divino, mas fé na vitória, fé na vida e que tudo pode ser vencido e resolvido. As referências sobre a Bíblia e o Deus cristão estão do início ao fim, se você é um leitor da Bíblia, provavelmente vai pegar a maioria. Lewis e Tolkien(Senhor dos Anéis) foram amigos e membros do mesmo clube de escritores.
Por isso, você vai encontrar algumas similaridades entre as histórias, mas não vou entrar na polêmica de Lewis x Tolkien, a resenha é sobre As Crônicas de Nárnia.
Cada uma das crônicas tem uma pegada própria, com o último livro (A última batalha) sendo algo totalmente diferente do que você leu nos anteriores. Não tem muito o que falar, você tem que ler. É leitura obrigatória para quem ama fantasia e aventura.
10/10

Washington 11/04/2021

Nárnia fez parte da minha vida, vendo os filmes e agora consegui terminar a leitura do livro e foi simplesmente espetacular! Um livro que nos traz muitas reflexões.

Carolina.Grunewald 18/08/2022

Muita magia e aventura. Começo, meio e fim. Tudo ligado, porém que pode ser lido separadamente. Simplesmente emocionante.

Nícolas 22/06/2020

O fabuloso mundo de Nárnia
Nesta edição encontram-se os 7 livros das Crônicas de Nárnia mais um pequeno texto do Autor sobre as a escrita de livros para as crianças.

O estilo de escrita é simples e cativante, um livro que se pode ler horas seguidas sem cansar. Proporciona uma boa imersão num mundo fantástico com diversas criaturas diversas. Ora se está num mundo decadente, depois numa floresta, em seguida num deserto, nas montanhas, navegando pelo mar, em castelos de gigantes e em cavernas no subterrâneo. Um livro para se viajar sem sair do lugar.

Os livros abordam desde a criação até o fim de todo o universo de Nárnia, com diversas referências, ora óbvias ora mais escondidas, à Bíblia. Questões complexas são tratadas de um modo que uma criança poderia entender. Embora, como o autor mesmo disse: "... uma autoridade inquestionável nos garantiu que, na esfera moral, elas são pelo menos tão sábias quanto nós."

Os personagens, principalmente as crianças, tem personalidades bem distintas entre si e que se alteram a medida que a aventura se desenrola. Alguns personagens são bem desenvolvidos, alguns para melhor e outros para pior, destaco aqui Edmundo e Susana.

O livro é abordado, nesta edição, em ordem Cronológica embora eu continuo um defensor da ordem de publicação, um vez que em "O Sobrinho do Mago" trata de Nárnia como algo familiar, que só será de fato introduzida em "O Leão, a feiticeira e o guarda-roupas". Acho que faz mais sentido ler a obra na ordem que foi imaginada pelo autor.

O livro deixa algumas lacunas na história que me incomodaram um pouco, mas não teria como discutí-las sem revelar alguns detalhes relevantes do enredo.

Não foi difícil entender porque tantas pessoas admiram estes livros, se a história por si só não fosse tão cativante como ela é, ainda haveria as dezenas de lições que podemos aprender com a leitura.

Agradeço a Victória pela recomendação!

Carol 26/05/2020

"Quero viver como um narniano, mesmo que Nárnia não exista"
As Crônicas de Nárnia foram escritas para crianças, por isso só um coração que preserva um pouquinho que seja de sua infância é capaz de ser tocado pela imensidão de cada crônica.
É a segunda vez que as leio, há onze anos foi a primeira vez, e continuo sem conseguir mensurar a beleza delas, mas dessa vez parecem fazer muito mais sentido, terem muito mais significados.
Apesar de toda a magia do Desfecho da Última Batalha, a minha preferida ainda é a Cadeira de Prata. Mas, todas são especiais em seus detalhes.

Lukas.Vinicius 27/12/2020

Um marco na história da literatura com um todo!
"As crônicas de Nárnia", vão muito além de simples livros que remetem personagens ou o universo segundo o cristianismo. São livros literalmente mágicos, onde me senti ali caminhando com os protagonistas a cada passo e página passados, uma das obras mais belas que eu poderia ter lido, trama envolvente, muito linda e cheia de aventuras, sinto que eu entro ali naquele guarda roupas e Nárnia é meu lar. Edmund particularmente é meu personagem favorito dos livros, mas não vou falar mais para não dar spoilers, porém todo bom leitor de fantasia (e outros gêneros também)que se preze, têm que dar uma chance para essa obra magnífica!

gigizsinha 01/06/2021

As crônicas de Nárnia
? ??????????????? ?????????? ?? ????: 11+

Depois de 2 meses lendo, terminei! Fiquei presa em "O cavalo e seu menino" e em "Príncipe Caspian". Quando acabei essas duas crônicas, consegui ler as outras muito rápido ("Príncipe Caspian" é bem legal, mas não me prendeu muito).
Uma coisa que me ajudou muito foi pegar o audiobook no Youtube e escutar enquanto eu lia, porque as palavras são muito pequenas e o livro é muito grande, então fica cansativo. Com o audiobook, não fica tão cansativo e o bom é que você consegue ajustar a velocidade do audiobook conforme a sua velocidade de leitura, já que você lê enquanto escuta.

?Para pegar o audiobook no YouTube, é só você pesquisar o nome do livro que você quer + audiobook
Ex: A cadeira de prata audiobook
?Para ajustar a velocidade, entre no vídeo e vá nos três pontos na parte superior. Depois, vá em velocidade e ajuste conforme sua preferência (eu coloco no 2x, mas aí você escolhe a velocidade que você se adapta melhor).

Enfim, estou muito triste por ter acabado esse livro, já que eu me apeguei muito. Vou sentir falta desse universo e dos personagens. O livro é muito bem desenvolvido, os personagens são muito legais e divertidos.
Como eu sempre digo nas minhas resenhas, esse livro sempre vai ter um espaço no meu coração!!
Abaixo estão as notas de cada crônica:

? O sobrinho do mago:
????,5
? O leão, a feiticeira e o guarda-roupa:
?????
? O cavalo e seu menino:
???
? A última batalha:
?????

Mare 23/03/2021

Que livro!
Fiquei perdidamente apaixonada! O final me deixou perplexa da melhor maneira, até hoje paro para pensar no que li. Além de ter momentos emocionantes em cada uma das páginas! As frases me inspiram e carrego comigo em vários momentos.

Gisele.Rodrigues 06/11/2020

Este livro é meu preferido da vida!
Ler foi uma aventura, são sete história cheias de aventura, fantasia e um toque suave de mistério. Aslan é um personagem encantador, cheio de glória e beleza, não é difícil vê-lo através das palavras de C.S.Lewis a figura de Jesus. Na minha opinião, a melhor história foi o sobrinho do mago. A cadeira de prata é eletrizante principalmente em seu desfecho. Cito aqui algumas frases marcantes do livro: "Digory apeou do cavalo e achou-se face a face com Aslan, que era maior e mais belo, mais reluzente e dourado e ainda mais terrível do que pensara" página 73; "Ele é Rei, disse e repito" página 138; "Ele há de vir e há de ir-se" página 184.

Maria 24/01/2023

As Crônicas de Nárnia
Bom, eu tinha muitas expectativas sobre a leitura desse livro, e elas realmente foram cumpridas! Amei cada história, amei cada aventura; de tal maneira que parecia que eu era quem estava em Nárnia junto com os protagonistas. Nunca irei esquecer essa história e nunca vou esquecer Nárnia.

Thai 02/03/2022

Leitura leve
As histórias são bem legais e curtas, e a escrita é fácil... acho que são ótimas histórias para os pais lerem para as crianças kkkkkkkkkkkkkkkk