Salem

Stephen King

Resenhas - Salem

Michelle.Gandolfi 29/05/2022

Jerusalem's Lot.
Se o King queria que seus leitores finalizassem a leitura desolados, ele conseguiu.

Foi um livro que mexeu muito comigo, principalmente por conta do Ben Mears, pois me fez ressignificar algumas coisas sobre a vida e como devemos tê-la com mais importância aos detalhes.

Os personagens secundários foram construídos em um nível inexplicável. A título de exemplo, a família McDougall era o símbolo da escória, insensibilidade e miserabilidade, com uma mãe que batia no filho por nada, um marido que bebia e que não ligava para a família, e um bebê inocente que foi comprometido.

A ambientação é outra coisa incrível, pois o King conseguiu trazer, pelo menos para mim, um sentimento desolador, fúnebre, solitário e inválido.

A personificação da Casa Marsten foi tão bem explorada, que toda vez que ela era citada, já sabia a sua personalidade, defeitos e desejos!!

Bom, por mais que eu tenha colocado muitos adjetivos neste texto, nenhum irá explicar concretamente o que senti lendo.

Foi uma leitura muito importante, por isso não poderia dar menos que 5 estrelas. Leiam!
Alinesmne 29/05/2022minha estante
Ótima resenha! Deu vontade de ler. ?

Michelle.Gandolfi 29/05/2022minha estante
Obrigada! Fico feliz que tenha se interessado pelo livro. ?

Marcos 29/05/2022minha estante
O segundo livro do King? o famosa chegar chegando ??????????

Michelle.Gandolfi 29/05/2022minha estante

Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Michelle.Gandolfi 07/06/2022minha estante
Quanta gentileza. Muito obrigada!?

LeoR 07/06/2022minha estante
Quero muito ler esse

Michelle.Gandolfi 07/06/2022minha estante
É um excelente livro, vai sem medo! hahhah

LeoR 07/06/2022minha estante
Obrigado kkkk

Lu.Rollwagem 17/01/2023minha estante
Em mim está dando um medinho kkkk

Francisco587 19/01/2024minha estante
Li, ouço audioboks , não canso desse livro , amo.

Raimundo Costa 03/04/2024minha estante
Um livro com a cara dos filmes de vampiro das décadas de 80 e 90. Muito boa leitura.

Natalia Leal 01/07/2021

Salem - Stephen King
01/07/2021 ? Quinta - feira

Você está enganado, o nome "Salem" não tem relação com bruxas. Esse livro não tem nada sobre bruxas. O título é apenas uma abreviação de "Jerusalem" nome da cidade onde ocorre a estória. Caso você tenha acesso ao título da publicação anterior, obviamente recebeu um baita spoiler.
Se não me engano Salem é uma das primeiras publicações de King. E posso dizer com certeza, NÃO GOSTEI. No início eu estava bem animada, o ritmo da leitura estava ótimo. Mas, eventualmente a leitura foi ficando cansativa com os inúmeros detalhes desnecessários, desanimadores e nada envolventes. O acontecimento essencial só aparece na metade do livro, demora demais pra "alguma coisa" acontecer. Acho que , além de outras coisas, foi por isso que eu não consegui seguir o cronograma, não estava animada, e confesso pulei algumas páginas. Mas essa foi a minha experiência com o livro.
Realmente, não gostei, pensei que a escrita do King fosse mais impressionante, por mais que seja uma publicação de começo de carreira, esperava mais.
Também foi minha primeira leitura de "terror", nesse livro nada me deixou comovida ou assustada. Só senti nojo e tédio. Com certeza não é meu estilo de leitura. Mas não desisti do gênero e nem tanto do autor, acredito que não posso fazer isso por conta de uma única experiência ruim (e vc não se baseie na minha opinião, leia e tenha a sua própria).
Finalmente terminei, não via a hora de isso acontecer. E, se você pretende ler Salem, boa sorte!
Ange 01/07/2021minha estante
Eu tô só o meme: passada

Kskkskssk

joaoggur 01/07/2021minha estante
@estantedanat, como vc ainda não tem uma grande experiência com o terror, recomendo ?Misery?, tbm do King.

@joao
Obg, quero ler esse...espero que seja bem melhor kskss.

yanes 01/07/2021minha estante
0,5 estrelas kskdkdkkslsldldl depois de ler essa resenha Stephen King se encontra em estado depressivo

tati.ANNa 01/07/2021minha estante
Eu recomendo Revival ou Carrie, para melhorar essa sua primeira impressão dele. Eu garanto que o Steve é muito melhor que isso lsksksk

obrigada...não desisti ainda!!! skskksk

@yanes
mais o menos isso kskksksks

Flávia Menezes 05/07/2021minha estante
Mesmo com partes cansativas?. é difícil não passarmos um paninho pro King ?, não é? Bela resenha ????????

Marcos 05/07/2021minha estante
O amor falou mais forte que a razão Flávia kkkkkkk mas a reta final compensa demais!! Obrigado, mas minhas resenhas estão longe de ser tão boas quanto às suas ????

Flávia Menezes 05/07/2021minha estante
Imagina! Entro aqui só pra ler seus comentários e sair com uma listinha de novas leituras ????????

Marcos 05/07/2021minha estante
Olha só ???? quero ver suas novas leituras ????????????

Flávia Menezes 05/07/2021minha estante
Você vai gostar da minha próxima leitura ????????

Marcos 05/07/2021minha estante
Eitaaa, é um livro que eu já li ?? ?????

Flávia Menezes 05/07/2021minha estante
Será??? ?? Te conto se sim logo logo ?????

Marcos 05/07/2021minha estante
Nossa moça, me deixou curioso Kkkkkkkk

Livia 30/01/2021

Salem é o segundo livro escrito pelo Stephen King e é perceptível a diferença desse para Carrie que foi o primeiro livro, nessa história a drama parece se desenrolar de uma maneira mais fácil. Gostei muito da criação e desenvolvimento dos personagens, inclusive fiquei com medo em alguns momentos.
As únicas coisas nas quais não gostei foi que me perdi em relação a grande quantidade de personagens secundários que são apresentados e o detalhamento de certas situações.
Mas de um modo geral achei a leitura muito válida.
Bart 31/01/2021minha estante
Uma coisa que gostei mt é ... O se tornar vampiro, parece se espalhar como um contágio!! Qnt ao número de personagens, eu acho q todo mundo se perde!! Kkkkkkkkkk

Livia 31/01/2021minha estante
Sim ? eu precisei pegar um papel para anotar os nomes

Livia 31/01/2021minha estante
Mas eu não entendi o que ocorreu com o padre ele simplesmente foi embora?

Bart 31/01/2021minha estante
Kkkkkkk eu nunca pensei nessa possibilidade de ter um papel p/ler os livros de king kkkkkkkkkk vou até me policiar kkkkkk A Dança da Morte e (a bosta) Belas Adormecidas , tem multidões de personagens! Kkkkkkkkkkk

Bart 31/01/2021minha estante
Quanto ao padre, vc me pegou, a mha lembrança é essa mesmo! Só que não consigo lembrar da tragetória dele.

Livia 31/01/2021minha estante
Então vc detestou Belas Adormecidas?

Bart 31/01/2021minha estante
Com certeza!! Bota p/arrombar na imagem da mulher, depois termina e tá td certo!

Flávia Menezes 21/10/2021

????? A HORA DO VAMPIRO É AGORA!!
?Salem´s Lot?, foi o segundo livro publicado por Stephen King, em 17 de outubro de 1975, e, durante a leitura, me recordei de algo que li na biografia sobre o autor, escrita por Lisa Rogak, intitulada ?Coração Assombrado?. Segundo a autora, a editora solicitou que King fizesse diversas modificações ao longo da história, atenuando um pouco as cenas mais assustadoras.

Em seu livro, Lisa conta sobre uma passagem específica, em que o King descrevia um rato enorme devorando o rosto de um de seus personagens, e de como ele, muito a contragosto, precisou fazer modificações para atenuar o terror dessa cena no livro. Mas espera! Esse não é um livro de terror?

Se você é uma pessoa que se impressiona fácil, então ?Salem´s Lot? é um livro de terror para você. Seu terror é muito mais visceral, do que chocante. Você sente o medo, sente a tensão, mas não é uma história que nos deixa nauseados. Ao contrário! Ela é viciante!

A escrita de King nessa história é extremamente poética. A forma como ele descreve os cenários, o enredo, é tudo tão poético que você se sente lendo um clássico livro de vampiros, onde havia mais sedução, do que sexo. Mais apreensão, do que violência. Mais história, do que elementos fantásticos, de seres com tantos poderes que perdem a essência do terror.

O enredo é permeado por várias histórias, e a forma como ele é contado, em uma precisão de detalhes de quem são esses personagens, como vivem, e suas histórias pessoais é assombroso! A forma como tudo se encaixa, personagens e a cidade, é algo que te prende, e ele vai dando vida a Jerusalem´s Lot com uma riqueza de detalhes, que eu sinto que a conheço muito mais do que a cidade onde eu vivo hoje!

Mas esse é Stephen King: tudo o que ele escreve se torna real, e a sua mente é tão criativa, tão intensa, que é impossível não se sentir seduzida pela sua narrativa. King é como aquele personagem do seriado ?The Vampire Diaries?, Niklaus Mikaelson: sabemos que ele é mau, mas não conseguimos deixar de amá-lo, porque ele nos seduz por ser alguém tão difícil, tão frio, tão o oposto do que o romantismo, no passado, nos apresentou como modelo. Quando na minha vida eu me imaginaria lendo esse tipo de literatura? Nunca!

Um ponto muito curioso na escrita de King que me veio à luz, ao ler essa história, é que ele não tem essa visão de fazer um personagem mau sofrer para ?pagar por seus pecados?. Não existe muito dessa visão de reparação. O mau é mau. E quem é provado em suas histórias são os bons. Porque são eles que precisam do desafio para serem lapidados.

E eu desejando que o casalzinho jovem do trailer pagasse pelos seus erros.... King não é nenhum cavaleiro da ordem, da justiça. Ele é aquele que escreve sobre o medo, e o quanto só somos mais fortes quando somos provados por ele.

Não há muito mais o que dizer sobre essa história, a não ser que ela é brilhante, é envolvente, e tem um nível assustador na medida certa, que chega a ser deliciosamente viciante. Além de, como sempre, ser essa escola de Escrita Criativa para qualquer um que deseja se tornar um escritor, não importando o gênero que você escolha.

Está procurando um livro para ler nesse Halloween? Acho que você acaba de encontrar a história certa para você. Então, escolha um lugar tranquilo, e se entregue à essa leitura. Mas não se esqueça de deixar um crucifixo sempre à mão. Afinal, nunca se sabe quem pode bater à sua porta (ou na sua janela) quando a noite cair.
Nicolas.Jacob 21/10/2021minha estante
É o meu preferido dele até agora. É um sentimento único acompanhar esses personagens nessa cidade

Flávia Menezes 21/10/2021minha estante
Nicolas, te entendo perfeitamente por dizer que esse é seu preferido. ??

Pedro 21/10/2021minha estante
"O mau é mau. E quem é provado em suas histórias são os bons. Porque são eles que precisam do desafio para serem lapidados."

Excelente, Flávia. Eu sempre acreditei que a única função que podemos tirar do mal era fortalecer e lapidar o bem.

Parabéns por mais uma resenha magnífica. ?

Flávia Menezes 21/10/2021minha estante
Que fofo você, Pedro! ???
Mas esse é o King: ele não busca por lições de moral, e não existe nenhuma grande mensagem nos seus livros. Ele escreve histórias para falar de pessoas normais, com erros e falhas, e que mesmo assim, podem ter um bom coração e serem leais aqueles que amam. ??

Pedro 21/10/2021minha estante
Esse é o diferencial do King, não é? Ele escreve sobre pessoas comuns em circunstâncias extremas. Confesso que já cheguei a sentir raiva desse sadismo do autor...kkkk
Poucos autores conseguem mexer tanto com o emocional do leitor.
E obrigado pelo elogio. Você não merece menos do que isso. ???

Flávia Menezes 21/10/2021minha estante
E por falar em sadismo?.kkkkk?. Vou procurar aquele livro que você me indicou. ?

Espero que você goste. ?

Caio 25/07/2021

Só fico me perguntando pq não li esse livro antes? Ta certo que história de vampiros ja é bem conhecida por todos nós. Mas a forma como o King escreve... faz toda diferença. Recomendo muito.
Zenaide.Mota 27/07/2021minha estante
Coloquei na minha lista! rs

Caio 27/07/2021minha estante
Zê se vc conhece a escrita do King é um prato cheio.

Zenaide.Mota 27/07/2021minha estante
Por enquanto um li um, pois amigos indicaram, indignados por eu gostar tanto de ler e não ter King na minha prateleira... rs
Mas é um caminho sem volta! Quero todos agora! Kkkkkkkkkk

Caio 27/07/2021minha estante
Eu mesmo adoro. Tem razão. É um caminho sem volta.

Somente Leituras 04/08/2021minha estante
Quero muito ler esse. Só tipo sou medrosa com livro de terror.

Caio 04/08/2021minha estante
É questão de gosto. Tem algumas cenas fortes. Mas faz um teste Kelly... só cuidado pra n viciar nos livros do King igual eu. Rs

Fernando.Rodrigues 07/11/2019minha estante
O padre Callahan vai aparecer em algum volume da Torre Negra.

Bruna 13/11/2019minha estante
Leia a Torre Negra - Lobos de Calla, lá conta o que aconteceu com ele

Frannynh 13/11/2019minha estante
Sério? Valeu! Com certeza vou ler essa saga da Torre Negra.

Bruna 13/11/2019minha estante
Siim! Leia, além de ser muito boa ela tem MUITA referencia de outros livros do King. E em Lobos de Calla fala muito do que acontece com o padre Callahan

Agnaldo Alexandre 15/11/2019minha estante
Coloca aviso de spoiler, por favor. Você já saí dizendo o que acontece com determinado personagem.

Fernando Lafaiete 28/02/2019

Salem: Quando a noite cai, eles aparecem.
******************************NÃO contém spoiler******************************

Lançado pela primeira vez em 1975 (Com o título de "A Hora do Vampiro"), um ano após o lançamento de "Carrie: A Estranha", "Salem" tem o objetivo de narrar uma trama inspirada no grande clássico de Bram Stoker, um dos maiores romances de terror do gênero.

Tem uma aura de mistério que vai crescendo com o virar das páginas até nos envolver por completo e nos fazer ter medo do escuro. Apresenta diversos personagens, sendo Ben Mears o principal deles. Um escritor que na intensão de enfrentar os medos de seu passado, resolve passar uma temporada na cidade que dá nome a obra, cujo elo com sua infância é enorme. Com sua chegada, mais dois forasteiros aparecem como novos moradores e é aí que coisas estranhas começam a acontecer. Moradores locais somem, alguns aparecem mortos e outros sucumbem a uma estranha doença.

A escrita de King está mais fluída do que o normal e é perceptível que o autor ainda não a encontrou como a vemos hoje em dia. Repleta de descrições minuciosas, prolixa e com desenvolvimentos profundos. Nada em "Salem" é raso, ao ponto de definirmos a narrativa como pobre. Mas nada é tão descritivo como nos romances vindouros do autor; o que em nenhum momento se torna um problema.

A tensão que permeia o romance é bem desenvolvida e os personagens são cativantes. Os diálogos são bons e as tragédias que os unem em uma jornada de luta do bem contra o mal são bem imersivas. Stephen King tem a capacidade de nos teletransportar para Salem (diminuitivo de Jerusalem's Lot) e fazer com que nos tornemos um dos mocinhos da trama. Senti durante a leitura alguns aspectos semelhantes com "Trocas Macabras" lançado em 1991. Prova de que algumas ideias já pairavam na mente do mestre do terror.

Comparado com "Drácula", "Salem" é uma leitura fácil, mais rápida de ser assimilada e que não oscila entre o fascinante e o cansativo. É um romance consistente, que desperta medo, empatia e que nos surpreende. Não traz tanto peso assim com seu desfecho, se você tiver o fabuloso final de "Drácula" como referência. Mas é funcional de maneira que não empobrece todo desenvolvimento realizado anteriormente.

Uma leitura válida para quem procura uma história de terror imersiva, sanguinária e que te dê calafrios. A primeira metade é mais morna, responsável pela apresentação de personagens e pela apresentação da ambientação. Mas esta é uma característica comum do autor que é adepto a estrutura narrativa clássica. Se já o conhece e gosta, embarque na leitura e se prepare. Você será colocado no meio do caos e talvez não saia vivo. Pois em Jerusalem's Lot ninguém está seguro.
Cristian 28/02/2019minha estante
Muito boa resenha! Quero ler Salem!

Fernando Lafaiete 28/02/2019minha estante
Leia mesmo Cristian!! Te indico também e muito Drácula. Ambos são muito bons.

Cristian 01/03/2019minha estante
Sim, Drácula é ótimo! :D
Tem já um tempão que li... talvez seja hora de reler e na continuação entrar em Salem (só pra manter o clima, kkkkkk)

Fernando Lafaiete 01/03/2019minha estante
Eu também estou pensando em reler Drácula. São tantos livros novos para ler que fico adiando. Mas quero muito. Estou apaixonado pelo Drácula (o personagem) e adoro o romance do Stoker.

Gustavo Rodrigues 16/10/2021

Por ser o segundo livro escrito pelo King, achei que não iria gostar muito, e que seria mais ou menos no nível de Carrie. Confesso que me enganei, porque Salem é nível alto!

Eu nunca fui muito atraído pra ler/assistir histórias com vampiros e tal, mas como o Mestre escreveu sobre, eu não poderia deixar passar ?

Aqui o velhote realmente mostrou a sua capacidade de escrever um terrorzão com belas cenas macabras, história bem montada e narrativa ímpar. Comparando com o seu primeiro livro, a evolução foi muito grande.

Dos livros dele que já li, Salem foi um dos que mais teve fluidez. A leitura passou que eu nem vi, e a instiga pra terminar só aumentava a cada página.

Bom de verdade ??
Alysonx3 16/10/2021minha estante
Incrível a evolução em um ano, King é o rei.

Marcela.Sanchez 17/10/2021minha estante
Esse foi o primeiro livro que eu li dele. King é o rei do terror mesmo. Eu li a primeira versão dele que se chamava A Hora do Vampiro e tinha uma capa verde. Eu já li e reli algumas vezes essa obra. Simplesmente fantástico.

Fred 17/10/2021minha estante
Eu adoro esse livro.
Eu li logo depois de Drácula do Bram Stoker por coincidência e por estar com as lembranças frescas na memória, foi muito legal pegar todas as referências que o King fez ao clássico. É quase uma homenagem... Se de fato não for

Gustavo Rodrigues 18/10/2021minha estante
Ainda não li Drácula, mas conheço pessoas que chegam a gostar mais de Salem. Pretendo ler em breve pra formar a minha opinião ?

Erika 21/03/2021

'SALEM
Não tem como dizer que um livro do King é ruim, Salem foi uma leitura rápida e agradável não senti o terror que disseram, talvez porque já comecei o livro sabendo bem.do que se tratava.
Aika 21/03/2021minha estante
Mds!!! Acabei de comprar o livro, estou super empolgada pra leitura. Se tratando do king espero só coisa boa!!! ??

Flaa 21/03/2021minha estante
E terror?
Ou é tranquilo de ler ?

Erika 22/03/2021minha estante
É terror, mas não fiquei com medo de ir ao banheiro a noite

Flaa 22/03/2021minha estante
Eu tenho medo kkkkkkkk mais quero ler

gilberto 18/07/2017minha estante
Olá Bê. Aprendi uma coisa antes de comprar qualquer livro: saber a opinião alheia. Sabe, eu sou um fã do Stephen, mas, como aconteceu com você em "Salem", eu acho a escrita extremamente cansativa. Me decepcionei muito com Under The Dome e abandonei "o fenômeno" It- A Coisa pela metade, por imesse mesmo motivo. Estava prestes a comprar esse livro, mas sua resenha me fez pensar melhor e vou deixar mais pra frente... Quando li "Salem", também me animei, BRUXAS. Mas sua santa resenha me trouxe a luz. Obrigado!

gilberto 18/07/2017minha estante

geo 15/09/2017minha estante
Já li mais de 40 livros do King e esse livro é o mais fraco. De bom como o Buick 8 até excelentes como It, Á Espera de um Milagre, Saco de Ossos, Cemitério, O Iluminado, Revival,, a Trilogia Bill Hodges, 11/1963, Sob a Redoma, Duma Key, etc.
Este livro não me deu tesão. O personagem principal confuso. O menino é mais esperto que ele.
Não se trouxe nada de novo. Seguiu a tradição de vampiros.
O conto Jerusalem's Lot do livro Sombras da Noite é melhor que essa história. Não sei. Não consegui gostar da história. Dou 3 estrelas pra fazer favor. Decepcionou-me. Espero que o personagem do padre Callahan seja melhor explorado em Lobos de Calla.

Laíza Macedo 04/12/2018minha estante
Olá! Ainda não li esse livro, mas queria deixar uma dica que talvez te interesse. No livro de contos ?Sombras da Noite?, o primeiro conto relata o destino da cidade de Jerusalems Lot. Achei bem interessante. E apesar não ter lido esse livro ainda, o conto me cativou. Bjs!

Kit 21/01/2021

Escrita flui bem, personagens principais são bem interessantes, única coisa que me incomodou um pouco foi o excesso de personagens secundários e que não acrescentavam em nada na trama, só serviram pra me deixar confuso quando queria saber de alguém um pouco importante.
Livia 27/01/2021minha estante
Estou sentindo a mesma coisa, eu me perco na história com tanto personagem secundário

Kit 27/01/2021minha estante
Eu até cheguei a anotar o nome de alguns pra eu conseguir lembrar quem era o cara do lixão, o do bar, o da imobiliária, da pensão, os ajudantes... um rolo kkkkk

Livia 27/01/2021minha estante
Comecei a fazer isso hoje ?

Kit 27/01/2021minha estante
Vai facilitar sua vida kkkkk

estherdeos 30/05/2021

O começo do livro é mais lento e mais arrastado, mas depois de uns 40% fica bem mais dinâmico, com muitos acontecimentos.. de uns 50/60% pra frente não dá mais vontade de parar de ler
Gostei bastante!
@hobbiesdacindy 06/06/2021minha estante
Finalmente alguém que falou do começo ? tô em uma LC dele e tô achando o começo tão ?????

estherdeos 06/06/2021minha estante
Eu também li numa LC
O começo foi meio mais ou menos mesmo e fiquei totalmente confusa no prólogo hahaha mas depois melhora bastante, força que vale a pena (pelo menos eu achei) hahahah

@hobbiesdacindy 06/06/2021minha estante
Bom saber que não foi só eu que achei o prólogo confuso kkk

estherdeos 08/06/2021minha estante
Nossa, eu fiquei completamente perdida hahahah mas depois vai fazer sentido

Marcus 18/04/2021

"Os monstros no cinema são divertidos porque sabemos que não estão soltos por aí."

Salém, ao me deparar com esse título imaginei se tratar de uma história de bruxas (aposto como não fui o único). Nesse livro acompanhamos Ben, um escritor que decidiu voltar a sua cidade natal em busca de inspiração para sua próxima obra. O personagem principal passou por um evento assustador nessa cidade em sua infância, mas ele vai descobrir que coisas mais assustadoras estão por vir. Desaparecimentos e assassinatos começam a ocorrer na tranquila cidade de Jerusalem's Lot e perturbar a paz de seus moradores.

Esse livro é muito foda, me surpreendi, claro que eu não imaginava que um livro do King fosse ser ruim kkkk, mas porque foi o segundo livro do autor publicado depois de Carrie e, por esse motivo, imaginei que seria bem arrastado. A leitura foi bem fluida, me prendeu bastante, ainda mais porque me explicou mais sobre um dos meus personagens favoritos da saga A Torre Negra, o padre Callahan. É uma leitura tanto pra quem é fã do gênero terror quanto pra quem não é, vale muito a pena ler.
jusousan 18/04/2021minha estante
aaaaah quero muito ler

Marcus 18/04/2021minha estante
Leia, virou um dos meus favoritos kkkkk

Ju 18/04/2021minha estante
King não decepciona ?