Salem (eBook)

Stephen King

Resenhas - Salem

dudizz 07/06/2024

Salem
Se tem um livro com uma boa ambientação, é ele.

Cada página e a forma que a história ia sendo contada eu me imaginava lá, naquela cidade sombria.

O começo foi um pouco complicado de entender porque aparecia um monte de gente sem parar, mas depois todas elas foram se conectando e deu pra entender tudo certinho. Tanto que as páginas passavam e eu nem percebia, além da ansiedade de saber o que vinha pela frente.

Eu só não favoritei porque apesar de eu ter amado o livro, faltou algo que eu não consegui identificar, mas tudo nele é completo pra mim.. Os personagens, a ambientação, o desenrolar.. Até mesmo o óbvio aconteceu como era pra acontecer.

Eu achei que ele passa mais sensação sombria do que o iluminado.. talvez seja pela ambientação e pela descrição, então com certeza é indicado para quem gosta de terror.

Sil Bazzi 05/06/2024

O livro começa com detalhes do dia a dia dos muitos personagens de uma cidadezinha Salem, onde tinha uma "única puta que era avó de cinquenta anos." pag 14.
King detalha a ponto de sentirmos o frio, as sombras, o vento.
Achei o amor de Susan por Ben rápido demais e ele mais coerente com seus sentimentos.
Há vários momentos de um sarcasmo velado que nos diverte perante uma história sombria.
Os detalhes do abuso infantil com um bebê é bastante chocante, bem como as oscilações de humor de sua mãe.
Nas últimas páginas, há uma reflexão de Parkins sobre a cidade estar morta e o amortecimento moral e ético, onde se normaliza as barbáries que ele não chegou a ver em seus dois anos servindo na Coreia.
O autor poderia ter dado um desfecho melhor para o padre. Fiquei curiosa com o que poderia ter acontecido...um bom gancho para um outro livro.
A questão política da cidade, apesar do livro ser escrito em 1975 e ser bastante sutil, é muito atual quando se fecham os olhos para os absurdos que ocorrem, onde o dinheiro e o poder conquista e abafa tudo.
Para quem conhece a história de Drácula, mesmo que pelos filmes, não há surpresas quanto ao final deste obra.

pelipeeeeeeeee 04/06/2024

Amei muito bom recomendo obrigado
Amei esse livro do começo ao fim, a ambientação é maneira os personagens são carismáticos e quando o final se conecta com o começo é ?chupetinha, achei algumas partes um pouquinho arrastadas, principalmente no começo quando o Ben chega na cidade, mas aqueles capítulos que falam da cidade em sí (3, 6 e 10) são MUITO BONS e ambientam ainda mais a mórbida 'Salem.
Esse foi o melhor dos 3 que eu li do Stephen (Carrie, Billy Summers e 'Salem) até agora, enfim, recomendo o livro é muito bom, só não sei até agora quem é o rei do sorvete.

Maria <3 31/05/2024

Salem e seus habitantes
é incrível como o stephen king consegue contar a história de uma cidade inteira e me manter interessada. desde o início do livro já estava curiosa e investida na história, e não foi difícil me apegar aos personagens. ainda tenho que decidir o quanto eu gosto desse final, mas me diverti muito lendo esse livro!

Selene.aahmas 30/05/2024

Uma estaca e um lápis
Acho que não tenho palavras pra descrever esse livro. 3 dias. 3 dias e eu terminei esse livro e apesar de ser uma amante das obras do Stephen King, eu sempre acabo me impressionado com a genialidade desse homem.
Quem nunca leu algo relacionado a salem? Pensei que esse livro não ia ser diferente dos outros, aquela coisa tediosa, mas me enganei. O livro despertou uma ansiedade uma fome, uma curiosidade pra saber o próximo passo de Jimmy, Matt, Mark e Ben, se eles iam conseguir salvar a cidade e salvar a si.
Isso não é uma obra como as outras que relatam sobre vampiros. Stephen trouxe a verdadeira essência dos vampiros, de uma criatura sanguinária e egocêntrica, envolvidos com uma capa de luxúria.
Você cria uma ligação com os personagens, sente o medo deles, a ansiedade e o desespero. Mas achei uma lacuna sobre o passado de Ben, acho que poderia ter sido explorado mais, ter alguma explicação para o acidente(fiquei na expectativa por uma explicação).
O enrendo é perfeito, A hora do vampiro é uma obra de dar medo, mas também uma de se apaixonar.

Eduardo1965 30/05/2024

Creio que não lia um livro do mestre do terror há uns dois anos, não consigo imaginar porque cometi tal loucura. Escolhi muito bem o livro para voltar a ler King, não tinha como haver arrependimentos.

FuyukaHideki 28/05/2024

?Não deixe a noite te pegar aqui?
Sinceramente, quando eu penso que não posso mais me surpreender com Stephen King, ele me faz mudar de ideia rapidinho.

Sinto que fiz parte do livro tanto quanto os próprios personagens. Fui pega de surpresa em diversos acontecimentos, principalmente do meio para o final e, assim como grande parte dos livros do King, esse daqui não foi diferente em me deixar na expectativa sobre como tudo acabaria, já que eu não conseguia ver possibilidades.

A atmosfera desse livro é absurda! Mesmo quando nada está acontecendo parece que algo está para acontecer. Além de que, em diversas cenas, é possível sentir a tensão como se você também estivesse vendo-a acontecer na sua frente.

Assim como ?O Iluminado? teve continuação, ?Doutor Sono?, eu não negaria que esse aqui também tivesse. Pois, quando pensamos em alguns pontos deixados ao longo da narrativa, sabemos que teríamos história coisa a ser contada.

A leitura é fácil, dinâmica, direta e constante. Esse seria uma dos livros que eu facilmente indicaria para alguém que está querendo começar a ler algo do King.

MaAra32 27/05/2024

Aquelas histórias sobre uma cidadezinha, seus habitantes e os mistérios que a rodeiam, que a gente ama! King sendo primoroso como sempre.

b.de.biscoito 27/05/2024

O dia os absorvera. Impotentes, eles ainda viviam.
Salem (ou Salem's Lot no original) é uma história que demora a engatar, em que até metade da história você não sabe exatamente o rumo que a história quer seguir. A partir desse momento, o livro mostra para o que veio. A tensão aumenta a cada página até chegar em seu clímax, e termina de maneira que você, leitor, provavelmente não espera.

Os personagens são esquecíveis (e isso não é algo ruim aqui), sendo formas de fazer os acontecimentos rolarem. São vítimas premeditadas, só falta saber se serão abatidas ou não.

Os vampiros são desenvolvidos de maneira criativa e envolvente, tendo vários pontos do conhecimento comum sobre vampiros (aversão a sol, cruzes, etc) mas também muitas coisas originais (habilidade de voo, hipnose, controle por sonhos, e afins). Pensei que seria algo batido por já ter consumido cultura a respeito de vampiros, mas ainda assim me surpreendi com os aspectos abordados. Pensar na expansão de vampiros numa cidade pacata como uma praga é uma ideia muito inovadora na minha opinião, embora já tenha visto coisas similares (Missa da Meia Noite provavelmente bebeu da fonte apresentada aqui).

A casa Marsten eu senti que foi um ponto não muito aprofundado. King pegou referência de Residência Hill (sendo inclusive referenciado por um dos personagens) em diversas passagens e também na maneira como a casa era descrita, mas esqueceu de explicar mais sobre o motivo da casa ser um emissário do mal, tendo essa energia pesada.

Por fim, é um livro que recomendo muito, e fico pensando nas repercussões que o final desse livro podem gerar no universo de King.

Cris 26/05/2024

Gostei
O livro é muito bom, mas não me prendeu muito à leitura por já saber qual o mistério. Enfim, é um clássico sobre vampiros e vale a pena ler.

Lori Bulhak 25/05/2024

A cidade conhecia a escuridão. E a escuridão lhe bastava.
Como escrito na sinopse, este livro é inspirado no Drácula de Bram Stoker. E ao meu ver é realmente muito parecido, nos aspectos principais. Se você nunca leu Drácula ou se gosta de "histórias parecidas" talvez goste desse livro.

Ele começa com um prólogo muito bom que você pensa "nossa vem coisa boa aí" e então começa o livro. Ele começa ok com uma apresentação sobre a cidade e seus personagens (como são muitos nomes jogados pra você, fica um pouco difícil no começo assimilar quem é quem e o que fazem então depois quando é retomado você já nem lembra quem são, até conseguir mais informações), ele permanece bem monótono até a metade, aí finalmente engrena alguma coisa mas logo cessa.

Ele é bem mais pautado na atmosfera da cidade (inclusive tem um capítulo sobre a cidade, capítulo 10, que é muito bom). Ele não foca muito no vampiro em si, nem na Casa Marsten tão falada durante o livro e, ao meu ver, nem muito no terror causado na cidade.

Não sei explicar, o livro não é ruim e eu não achei uma perda de tempo mas ao mesmo tempo não leria de novo. Foi legal em algumas partes e maçante em outras. Mas acho que valeu sim a leitura e não me arrependo de ter feito. Talvez eu ainda não esteja muito acostumada com livros do King.

LeitoraAnsiosa 24/05/2024

Quanto mais eu leio King, mais apaixonada fico por sua escrita e a forma que ele cria seus ambientes!

Em Salem? não foi diferente! Que livro viciante, imersivo e bem escrito. Fico assustada por esse ser o segundo livro do autor, pois tem uma grande diferença dele para Carrie(que eu li ano passado).

Sinceramente, esse livro deveria ser lido por todos os apaixonados por Drácula do Bram Stoker. São incontáveis a quantidade de referências a esse livro em ?Salem?.

Novamente, se não tivesse no transporte público enquanto lia, teria facilmente me emocionado no final!

Primeiro favorito do ano!

Vlord 23/05/2024

Salem...
Medo, é o que se pode dizer sobre esse livro, Stephen simplesmente aborda o medo, a angústia e o desespero, trazendo uma história clássica para algo mais tenebroso e medonho, fazendo você achar que Salem é a própria cidade abandonada por Deus, porque 🤬 #$%!& , só acontece desgraça nessa 🤬 #$%!& de cidade. Meu único problema é que esse livro podia ser menor do que ele já é, já que ele o autor enrola muito na ambientação, mesmo fazendo dar certo no final, e você ficar totalmente imersivo, mas acredito que ele podia ser um livro mais curto

Tamara Ferraz.As3Artes 23/05/2024

Passagens Memoráveis
Salem não é o melhor livro de King, mas é uma leitura que vale a pena. O livro tem passagens memoráveis carregadas daquele terror presente nos grandes clássicos de King. Os personagens são excelentes e bem construídos, tendo como pano de fundo uma história clássica de vampiros. É bem interessante a forma como King constrói o dia-a-dia dos personagens e depois vai mostrando como os acontecimentos estranhos que vão surgindo alteram o cotidiano dessa cidadezinha pacata. O final do livro poderia ser melhor, mas não prejudica em nada a obra.