Terra do Gelo

Terra do Gelo John Flanagan

Resenhas - Terra Do Gelo

Kath 21/04/2022

Melhorou, mas ainda está um pouco devagar
No terceiro livro da franquia, Will e Evanlyn estão em um mar tormentoso no poder dos escandinavos, o que eles não têm ideia é que Erak, o capitão, está começando a se afeiçoar aos dois araluenses e começa a lamentar seus destinos como escravos, contudo, reprime esse sentimento por ser algo, de certa forma, incômodo para alguém da sua patente e da sua origem, a vida deles não deveria lhe importar.

Enquanto isso, em Araluen, Halt sente-se impotente e incomodado com o veto do rei Duncan em ir atrás de Will, mesmo que sua filha esteja com o garoto. O arqueiro sabe que, caso a identidade de Evanlyn seja descoberta, ela será protegida como moeda de troca, mas o mesmo não se aplica ao jovem aprendiz de arqueiro que não vai ter qualquer serventia para os escandinavos que, provavelmente, o matarão. Assim, incapaz de suportar mais a situação, ele arma um plano perigoso para ser expulso do reino e, desse modo, cumprir a promessa que fizera ao seu aprendiz.

Na corte escandinava, Will e Evanlyn acabam descobrindo que o plano dela em se oferecer como moeda de troca foi por água abaixo uma vez que Ragnak, o rei das terras geladas, fizera uma promessa aos deuses da vingança de exterminar Duncan e toda a sua descendência em retaliação à morte de seu filho no ataque a Morgarath. Dessa maneira, ocultar a verdadeira identidade dela se torna prioridade e os dois se resignam a ser vendidos como escravos para o castelo uma vez que sua tentativa anterior de fuga foi por água abaixo.

Halt, expulso por um ano da corte de Araluen por bondade do rei Duncan, é surpreendido por Horace que foge do palácio para ir com ele salvar Will. Embora apreensivo no início, o arqueiro se sente reconfortado pela companhia que logo se mostra uma faca de dois gumes, pois ao mesmo tempo que a presença do aprendiz de cavalaria é um alento para a longa jornada, se mostra também um atraso em certas situações das quais o arqueiro poderia se livrar com muita facilidade se estivesse sozinho.

Presos no castelo, não resta nada a Will e Evanlyn além de seguir as ordens e tentar sobreviver na esperança de encontrar uma maneira de fugir. Contudo, ao bater de frente com o grupo que coordenava os escravos, Will acaba tendo seu espírito destruído por uma droga no qual é obrigado a se viciar. Ao descobrir isso, Erak se sente culpado e convoca Evanlyn para planejar a fuga deles do castelo.

No sul, Halt e Horace se veem em poder de um cruel lorde de terras que governa pelo terror, tendo suas armas tiradas, resta aos dois esperar o momento certo de escapar das garras do tirano e seguir sua viagem em busca do aprendiz de arqueiro. Todos os esforços estão convergidos em salvar Will, mas eles serão capazes de encontrar o mesmo garoto que perderam?

Tendo em vista que é uma saga de doze livros, não é de se admirar que o ritmo dos acontecimentos seja um pouco lento. O segundo livro não foi para mim uma experiência tão empolgante quanto o primeiro que eu praticamente li em um dia. Esse terceiro, embora o ritmo de narrativa e os próprios ganchos entre os capítulos tenham sido mais eficientes, não me soaram tão divertidos quanto a experiência do primeiro livro, o que eu acho uma façanha, pois em geral primeiros volumes costumam ser um pouco enfadonhos já que é mais apresentação de personagem e apresentação dos conflitos chaves.

Ainda assim, em comparação ao volume anterior, esse ainda foi menos doloroso de ler. Os capítulos que eu mais gostava certamente eram os de Halt, pois ofereciam alguma ação e não apenas tensão como aconteciam nos capítulso envolvendo Will que, sinceramente, eram um tanto deprimentes. Também foi um tanto desapontador que o livro se passa na Escandinávia, mas a gente tem um vislumbre muito parco da cultura e da vida deles. Mas não dá para negar que é sim uma série instigante e com personagens simpáticos que conquistam nossa atenção, especialmente para leitores que amam fantasia e aventura.

o13tiro 18/04/2022

Muito bom!
Aqui deu para ter uma dimensão do quanto o Halt ama o Will e caramba uma sacanagem muito grande o que rolou com ele na Escandinávia. Mas ele se manteu forte e protegendo a Evanlyn o quanto pode.

Evelyn.Fernandes 27/03/2022

O livro é muito bom, ele vai contando sobre a aventura do Will e Evanlyn após irem com Erak.
Foi muito interessante como tudo foi abordado e o livro tava sempre me deixando na dúvida se eu gostava do Erak ou não.
No fim acabei decidindo que não odeio ele.
As aventuras de Halt e Horace também foram muito interessantes, mas tô doida pra eles encontrarem o Will logo.
Fiquei tão feliz quando o Will se lembrou e voltou.. ah tô muito ansiosa pro próximo..

SunshinetySick 04/03/2022

Essa serie nunca me decepciona!! nem sei o que comentar, desde a situação desesperadora de Will até as preciosas interações de Halt com Horace, tudo é tão bom aaa. E o ritmo de leitura é muito rápido, os livros passam voando e quando eu vejo já estão no fim. Com certeza existe um defeito ou outro, mas eu realmente não consigo focar nisso, a história é muito boa :)

*SPOILERS DOS LIVROS ANTERIORES*

Pontos que eu preciso exaltar:

1° Erak. Esse é um dos personagens que eu mais me apeguei e isso não quer dizer que eu simpatize com tudo o que ele faz. É difícil descrever o que eu senti por ele da mesma forma que a sua construção é complexa e plural. As diversas facetas do personagem o fazem cruel e piedoso sempre o caracterizando de forma perfeita dentro do descrito pelo autor sobre os costumes nórdicos.

2° Evallyn. Na primeira vez que eu li esse livro, lembro claramente que não gostei tanto dela, mas hoje eu realmente não entendo o porquê. Uma princesa criada num castelo rodeada de conforto e luxo conseguir sobreviver a tudo isso é uma narratica que evidencia muito a força de vontade, coragem e determinação dela. Além disso, devemos a vida de muitas pessoas à sua habilidade de adaptação e eu não posso deixar de admirá-la!!

3° Halt. Ver a narrativa do ponto de vista do Halt foi algo novo e que me deixou com o coração quentinho até agora. Afinal, ele sempre parece frio e sério, mas todos sabemos o quanto de bondade e gentileza existem dentro dele. Mais do que tudo somos apresentados a sua honestidade e humildade no primeiro e segundo livro, mas agora temos uma abordagem mais sentimental por parte dele. Quase nada pode me emocionar mais do que ver o Halt emocionado.

4° Will. Bom, uma das coisas é a situação de Will nesse livro. Da primeira vez que eu li a narrativa me atingiu muito mais forte, porém ainda hoje é um tópido sensível para mim. O livro tem poucas páginas e mesmo assim eu me sentia angustiada toda vez que uma chama de esperança se acendia e se apagava. A erva do calor e toda a vivência dele nas terras congeladas são com certeza pontos muito delicados que mexeram muito comigo...

E.R.A.S 23/02/2022

Vamos para o 4 agora! Porque esse foi de arrasar?me senti totalmente imersa a história e totalmente apreensiva pelos personagens. Digo sem problemas que essa série vai ser DEMAIS.

dgbrana456 22/02/2022

Maravilhoso
Simplesmente perfeito.

O Halt e o Horace indo atrás do Will, os sentimentos do Halt em relação a tudo o que tá acontecendo, a força da Evanlyn em aguentar tudo e ainda ajudar o Will, a erva do calor, o Erak...

Mais um livro perfeito pra minha lista.

SkySergioII 13/02/2022

Só digo que John Flanagan me fez rir, chorar, torcer, gostar e desgostar de muita gente em pouquíssimo tempo.

A série é maravilhosa e esse livro traz um novo tipo de emoção carregada de tensão e incerteza que te prende na história.

Simplesmente maravilhoso!

Lara 28/01/2022

Esse livro todos passam por momentos perturbadores, mas no final da um gostinho que tá se resolvendo

Wadi 22/01/2022

Gostoso de Ler
Realmente bom, sabe, não acontece muitos acontecimentos importantes nesse livro, mas ele consegue te prender, enquanto você sempre espera o que vai acontecer no capítulo seguinte, enquanto eles alternam entre halt e will

Mas, foi realmente gostoso de ler

Nessa.diversidades 30/12/2021

Nass primeiras 100 páginas, o livro é chato e arrastado, dando muita vontade de desistir. Mas depois da página 100, a única vontade que dá é de lê cada vez mais páginas.
Os livros dessa série acaba sendo viciante e esse se torna um deles.