Garota, Interrompida

Garota, Interrompida Susanna Kaysen

Resenhas - Garota, Interrompida

Sthefanie 16/05/2024

Comecei o livro sem saber nada sobre, achei uma leitura rápida e fluída. Mas sinceramente não entendi a finalidade, terminei o livro com a impressão que li um livro antigo faltando páginas
Alinne 16/05/2024minha estante
Amg assiste o filme e sua visão vai mudar completamente. Tem mais detalhes, alguns fictícios e outros não? mas sério, assiste o filme

sarahrainyy 16/05/2024

Reflexões e introspecções
"Garota, Interrompida" não é apenas sobre pessoas com problemas mentais; é uma reflexão sobre as interrupções que todos enfrentamos na vida. As decisões, grandes e pequenas, moldam nosso destino. Mesmo após receber alta, Susanna carrega consigo os dias passados no McLean, um momento congelado no tempo que a marcou profundamente.

Em resumo, o livro é uma jornada emocional, repleta de vírgulas e pausas que me faz refletir sobre minha própria existência.

Gabi 15/05/2024

Garota interrompida em sua música
?as pessoas me perguntam: como você foi parar lá? mas o que realmente querem saber é se existe a possibilidade de elas também acabarem em um lugar como aquele. não sei responder à verdadeira pergunta. tudo que posso dizer é isso: é fácil.?

traz os sentimentos e situações de forma muito crua e honesta. aborda temas como solidão, relacionamentos, família, ser mulher nos anos 60, amizade, suicídio, morte e abandono, que apesar de serem temas pesados, são importantes pra entender um pouco a mente dessas mulheres.

todo o livro é um relato real da autora sobre o tempo que ela passou dentro de um hospital psiquiátrico.

minhas partes favoritas foram a própria Susanna falando do seu transtorno e explicando e exemplificando seu entendimento na época e como via tudo de uma nova perspectiva anos depois.
com linguagem inteligente e raciocínio crítico, ela conseguiu transmitir de forma palpável como é ter um transtorno psicológico e como é ter consciência disso.

esse foi o melhor livro que li esse ano, até agora.

Carol 13/05/2024

Esperava mais
Pela primeira vez que vejo a história do filme ser mais completa que a do livro... faltou um aprofundamento nas outras personagens, a forma que foi abordado no livro ficou muito raso e não consegui me apegar a ninguém.

Uma pena porque adoro esse filme justamente pela complexidade dos personagens, principalmente pela protagonista.

evexule 13/05/2024

A garota e sua música vivem em outro tipo de luz, a luz caprichosa e encoberta da vida, que só permite que nos vejamos e aos outros imperfeitamente, e raras vezes.

Rasana 12/05/2024

Impressionante
O livro traz de forma muito crua os sentimentos e impressões. Eu me indignei, me preocupei e me emocionei em cada página. Me revoltei também, pela forma como conduziram a vida da Susanna sem ouvi-la de fato, me revoltei por a ver reduzida a uma patologia se considerar o seu todo, me revoltei por todas as garotas daquele hospital. E o pior é saber que foi real.

Stephanie214 12/05/2024

Um relato marcante
A autora do livro relata toda a sua experiência ao ter sido internada em um hospital psiquiátrico no ano de 1967 quando tinha apenas 18 anos e como sua vida mudou com essa situação.
Ao longo da história vamos conhecendo a rotina de Suzanna no hospital com as enfermeiras e as outras pacientes que estão na mesma faixa etária que ela e foram internadas por motivos diferentes, mesmo tendo histórias e realidades diferentes agora todas estão na mesma situação privadas de sua liberdade, fazendo terapia, sendo dopadas com altas quantidades de remédio e algumas até recebendo eletrochoques (o que infelizmente era comum naquela época). Lisa, Polly, Daisy, Georgina, Lisa Cody e Suzanna acabam virando amigas e percebendo que viveram o estigma de que elas tem doenças mentais e infelizmente nem as próprias famílias se importam com elas, então criam laços entre si e apoiam umas as outras.
O livro mostra como as pessoas com doenças mentais eram tratadas pela sociedade e como infelizmente algumas coisas não mudaram dos anos 60 pra cá. Além de retratar as doenças mentais o livro também aborda temas como: solidão, relacionamentos, família, ser mulher, amizade, suicídio, morte, abandono e sensação de inadequação. Apesar de serem temas pesados são importantes para entender o lado dessas mulheres que sendo extremamente jovens precisavam de ajuda mais tenho minhas dúvidas se o hospital psiquiátrico realmente as ajudou, pois parece que só queriam dopa-las para ficarem quietas na sala de TV ou em seus quartos.
Não estava com expectativas altas com relação a esse livro e no começo até achei chato, mais ao longo da leitura me interessei e fiquei presa na história e simplesmente não consegui parar de ler fazendo com que eu tivesse diversas sensações ou sentimentos como: rir, me revoltar, me emocionar, refletir, e pensar na vida.
Até agora um dos melhores livros que eu li esse ano e acho que não é todo mundo que vai gostar desse livro ou conseguir lê-lo pelo conteúdo pesado e sensível.

Gessyka.Loyola 12/05/2024

"Garota interrompida em sua música"
Não é um livro pra todo mundo. Tem muitas partes bem confusas justamente para que a gente entenda a cabeça da personagem. Uma biografia interessante principalmente para a área da psicologia!

leplusem 04/05/2024

Eu tive vontade de ler esse livro quando tinha uns 15 anos, naquela época eu estava fascinada com esses assuntos relacionados a saúde mental e mulheres loucas, não sei exatamente pq eu demorei tanto para ler, mas acho que foi a decisão certa

se eu tivesse lido aos 15 anos teria me impactado mais e não teria absorvido da mesma forma que absorvi agora aos 23 anos

o livro é ótimo, cru e honesto, a brutalidade dos pensamentos, sem nenhum filtro, torna a experiência muito mais completa e sincera

ler o livro tendo uma noção mais ampliada de transtornos mentais com certeza vai enriquecer a leitura (dica de alguém que estudou sobre psicologia)

Jules.goth 03/05/2024

"Será que hospícios são especializados em artistas e poetas ou artistas e poetas são especializados em hospícios?"

yooti 30/04/2024

Garota, Interrompida
O filme é melhor q o livro na minha opinião, o filme possui mts elementos q nao aparecem tanto no livro e a atuação dos atores é incrível

hermès. 30/04/2024

?borderline? between what and what?
Como uma pessoa que sofre com esse transtorno tenho que dizer que me senti muito acolhida com as confusões da susanna; acho que passei a gostar ainda mais do livro quando descobri que tudo era um relato real da autora sobre o tempo que ela passou dentro de um hospital psiquiátrico.

silviasssantana 29/04/2024

Bom, mas faltou profundidade.
Livro muito bom, gostei bastante, mas acho que dava pra se aprofundar mais. Mas ao mesmo tempo acho que foi bom do jeito que foi. Não sei exatamente, só sei que gostei e não me arrependo de ter lido.