O Aprendiz de Assassino

O Aprendiz de Assassino Robin Hobb

Resenhas - O Aprendiz de Assassino

Barbara487 18/02/2024

Começo lento mas vale a pena
Eu comecei lendo esse livro em inglês e olha foi um esforço kkkk. Optei depois por comprar mesmo em português e graças a Deus pois ele é realmente muito bom.
A história fica envolvente, você se apega muito aos personagens, que são terrivelmente reais, e a mitologia do universo é também bem envolvente e simples. Não há regras mirabolantes que o autor não consiga explicar e que nos não consigamos entender e portanto ficamos pedidos.
Assim que terminei esse primeiro, corri e comprei o próximo pois simplesmente precisava saber como as coisas seguiriam KKKKK

Italo Lima 31/01/2024

Bom, mas muito lento!
Esse primeiro livro soou como uma grande introdução do vem mais adiante, pq não achei que a história teve muitos acontecimentos importantes.

O começo da história é muito bom, mas depois fica muito lento, as coisas não acontecem nunca. Eu pude perceber, na minha experiência de leitura, que é um livro meio denso, a escrita não é fácil, não no sentido de ser rebuscada, mas por ser mais devagar e exigir um pouco mais de paciência do leitor.

Eu gostei dos personagens, acho que são muito bem construídos e desenvolvidos. No entanto, um ponto não gostei muito é que ficou muito vago sobre a magia desse mundo, como funciona, porque e tals. Também achei faltou mais elementos fantásticos na história.

Enfim, achei uma história interessante. Mas muito devagar, pareceu que esse livro tinha mil páginas.

Kamila.Vigarani 24/01/2024

Gostei muitíssimo dos personagens e de suas respectivas construções. Gostei também da sutileza da fantasia, não entendemos ainda muito bem qual é o "poder" que habita no livro, mas o pouco que tem nos deixa curiosos.
A trama política no final também é muito bem construída e nos deixa curiosos.

Porém, a narrativa é muuuuuito arrastada em alguns momentos, a autora descreve com muitos detalhes algumas partes, mas nem sempre de maneira que nos faça mergulhar da história, então acaba ficando cansativo.

Na balança final o livro pende mais para o bom, fazendo com que nós fiquemos com vontade de continuar a acompanhar a história de Fitz.

Lucas 16/01/2024

Pela sinopse do livro eu não esperava muito, não foi algo que despertou um interesse de início, mas ao decorrer da leitura os personagens e a história foram me conquistando. Além disso, gostei bastante das "batalhas" diplomáticas que ocorrem no livro, o que deixa a trama mais complexa e imprevisível.
Os pontos negativos, ao meu ver, foram os capítulos muito longos, o que em certos momentos fica cansativo quando não é um acontecimento que prende o leitor; e também fiquei um pouco confuso sobre o Talento, que talvez seja algo que desenvolvam melhor nos próximos livros.

guimpinheiro 12/01/2024

Demora, mas vai
O aprendiz de assassino é uma fantasia que demora para engatar na trama. O começo é bem arrastado e demora para a trama andar. É muita construção de personagens com excesso de tell e don?t show. Mas o meio para o final é muito intrigante, com as tramas políticas se desenvolvendo, bem como personagens mais interessantes surgindo e movendo a história adiante.

Portanto, acho que vale a leitura. Tanto que quero continuar a trilogia para saber o que acontecerá com o protagonista.

Gian.Calixto 07/01/2024

Último de 2023, primeiro de 2024
Foi bem interessante. Gostei muito do escrita da autora, onde as coisas estao bem amarradas, sem muitos termos complicados e muitas coisas descritivas. As vezes era um ponto negativo isso, pq me dava a impressão que a história não tava andando, mas no geral eu achei bem válido. Pra um livro de fantasia com menos de 400 páginas, q achei q iria acabar rápido, não foi esse o caso. O q me faz pensar em como será a continuação, que é visivelmente maior. Fui surpeendido com a evolução do personagem principal no quesito assassinato, onde o q foi mostrado, quanto a esse ponto, não teve nada ligado a fator místico ou magico, e sim a elementos q envolvem astúcia, furtividade e enganação. Foi uma boa sacada da autora. Se vc gosta de tramas políticas, essa eh uma boa história pra investir.
bluesbird 07/01/2024minha estante
A escrita dela é tão boa, né? Comprei esse e ainda pretendo ler em breve.

Gian.Calixto 07/01/2024minha estante
Sim, muito boa. O próximo deve ser muito daora tb

laurabagatella 06/01/2024

O aprendiz de assassino
Me surpreendi muuuito com esse livro! Fantasia maravilhosa, com um enredo q prende muitoo!
A história é lenta, as coisas demoram pra acontecer de fato e esse livro parece como um prólogo para o resto da série, mas funcionou muuuuito bem comigo!!
O sistema de magia é muito incrível, achei meio confuso no começo, confesso, mas quando consegui compreender eu achei muuuito bem pensado e montado!
Me surpreendi pq eu não pensava que fosse me prender tanto!!!
Só não gostei mt da diagramação nessa edição, mt pequena, mas isso é de menos tbeeeem

Marciano.Silva 05/01/2024

Sofrimento e muito trama politica !!!!
Já li uma obra da autora Robin Hobb o "Navio Arcano", é uma escrita muito talentosa e na minha opinião, "O aprendiz de assassino" e um livro muito bom que demorei um pouco para finalizar a leitura, visto que não tinha tempo para leitura. Com tudo achou que e o começo do livro um pouco fraco na milhão opinião, levando em conta sua obra anterior. Mais vou continua lendo a Saga com certeza minha opinião pode mudar. Valeu muito apena ler porém recomendo a edição da LEYA, pois a Suma alterou apenas aspecto que pode fazer diferença na historia.

zayintheworld 01/01/2024

O Aprendiz de Assassino
Eu passei o ano de 2023 todinho tentando me reconectar com a literatura após um período de quase seis meses sem encostar em um livro, e felizmente, no meio do caminho, me deparei com alguns livros que me lembraram porque eu amo ler ? Tipo O Caminho dos Reis, que além de me lembrar que eu amo ler, me lembrou como eu amo fantasia ?, e eu gostaria de dizer que O Aprendiz de Assassino é mais um desses livros incríveis que me lembra como é bom conquistar outros mundo através da literatura.

Embora já seja um grande mérito ser um grande livro de fantasia eu queria destacar O Aprendiz de Assassino como uma grande peça da literatura fantástica, e não digo isso apenas pelos personagens impecavelmente bem construídos ou pelo mundo incrível criado pela Robin Hobb, digo isso pela capacidade desse livro de me lembrar a beleza das palavras, pois finalmente acredito que esse livro cresce muito com a poesia que existe nessa prosa, que é carregada de dor, amor, angústia, raiva e todos os diversos sentimentos complexos que um ser humano pode chegar a viver. Acredito e muito que pelo menos 30% da grandiosidade de O Aprendiz de Assassino mora nas palavras que o compõem.

E além das palavras ? como se já não fossem o suficiente ?, o fato dessa leitura ser um romance de formação evidencia mais ainda porque esse livro é uma grande peça da literatura fantástica, tudo que rola nesse livro é disruptivo ? se considerarmos a sua data de publicação ?, é simplesmente uma história de um jovem que precisa se tornar um assassino, mas no meio disso, ele se torna muito mais, e acho que isso é incrível, o Fitz é um personagem palpável, ele existe além de sua sina, ele se relaciona, se emociona, e realmente vive tudo que é possível dentro de suas possibilidades. Ele é um personagem complexo, assim como o Bobo, assim como Verity, assim como Burrich, assim como todos os grandiosos personagens de O Aprendiz de Assassino.

Essa foi minha ultima leitura de 2023 e eu realmente estou feliz que a Robin Hobb tenha me permitido conhecer a história do Fitz e me permitido conhecer futuramente todas as outras histórias de o Reino dos Antigos.

?Seja o seu sangue, garoto, e ignore o que os outros pensam sobre você.?

Déia 27/12/2023

Uma ótima leitura com uma história que te prende do começo ao fim. Depois que começa só larga quando terminar.

Allison 07/12/2023

Personagens nem um pouco cativantes acabam afundando uma trama que ganha o seu brilho no apagar das luzes
Com o ritmo imposto pela autora para esta obra era necessário que ao menos o protagonista fosse minimamente interessante ou carismático, infelizmente aqui não é o que eu encontrei.
Para piorar o elenco de apoio consegue ser ainda mais sem sal que o protagonista, sendo que, nem ele como narrador consegue apresentar qualquer carisma dentre as dezenas de animais (racionais e irracionais) que o cercam durante este período de sua vida.
Sendo assim a narrativa é extremamente tediosa, pois por ser uma historia mais voltada para as tramas politicas dos reinos, deixando muito para segundo, até mesmo terceiro, plano as clássicas disputas de espadas era necessário que os fios condutores (nesse caso, os personagens) funcionassem.
É uma pena pois lá para o final, final mesmo quando a trama dos monarcas passa a ganhar os holofotes, esquecendo a modorrenta narrativa de Fitz, o livro ganha uma encorpada, porém, faltam 50 páginas quando isso acontece. O que parece na verdade é que esse livro funciona bem quando se lê a trilogia, como livro único é bem fraco.

JP Schneider 28/11/2023

Fitz lenda. Muito melhor do que eu esperava
Bem melhor do que eu esperava. Comecei sem saber nem a sinopse, e toda a história me surpreendeu, pensava que seria mais pro lado infantil, mas pelo contrário.

O começo do livro me lembrou muito do primeiro livro de Ordem dos Arqueiros e de Aprendiz de Mago. Nesse aqui temos Fitz, que como o nome do livro já diz, é um aprendiz de assassino, mas acaba que ele faz de tudo um pouco, e ainda aguenta as chacotas por ser bastardo.

Toda a história é muito bem construída, há bastantes personagens, e todos muito bem construídos. A ambientação também não fica atrás, e gostei que a autora nomeia de formas simples os lugares e os personagens. Onde os nomes são dados pelas características do local ou pessoa, achei bem diferente isso.

Fitz sofre, por ser bastardo e pelas tarefas que impõe a ele. Mas consegue tirar de letra tudo o que faz, só deu mole com a Moli kkkkkkk

Quando o Príncipe Majestoso apareceu, já sabia que era recalcado kkk tinha inveja dos irmãos pelo Talento que os dois tinham, mas não esperava que ele planejasse a morte dos irmãos. Não duvido nada que ele tenha matado o Cavalaria antes. Esse cara ainda vai dar problema.

No geral, não esperava uma história já complexa no primeiro livro, com ótimos personagens. Porém esse livro foi mais do aprendizado do Fitz. Agora que ele já entende as coisas, e com o corsários atacando o reino, Majestoso tramando contra o irmão, vamos ver o que nos espera no próximo livro, que é bem extenso por sinal.