O Aprendiz de Assassino

O Aprendiz de Assassino Robin Hobb

Resenhas - O Aprendiz de Assassino

Thiago.Barros 26/08/2023

O Início da Jornada
O protagonista da estória é fruto de uma infidelidade. Sendo o filho do príncipe herdeiro, Cavalaria.
O garoto é largado por um parente de sua mãe na Torre de Cervo que se encontra a família real. Ele recebe um nome, Fitz, que pela cultura do reinado significa bastardo (bem adequado pela situação).
Fitz leva uma vida dura e solitária. Contudo, ao decorrer da leitura consegue ingressar no mundo da realeza, e ter amigos fiéis para cumprir as suas responsabilidades.
O livro é o primeiro volume da série "Saga do Assassino" da escritora Robin Hobb. Vale a leitura!

Zé Guilherme 20/08/2023

Nem todo aprendizado é empolgante?
É muito difícil pegar um livro de fantasia tido como clássico e não ter medo de se decepcionar. Infelizmente com o meu primeiro Robin Hobb saí com sentimentos mistos. Não vou abandonar a saga, mas não pretendo acelerar leitura, pois acabei o primeiro volume da trilogia do Assassino, me importando bem pouco com o universo apresentado.

A política é boa, já a parte fantástica enrolada demais. Pelo menos para mim, não é positivo sair de um volume de apresentação sabendo tão pouco sobre os conceitos do Talento, da Manha e até da Forja.

Pois é, Fitz e os personagens de Torre do Cervo vão precisar de mais para me conquistar. Achei morno.

LarissaPatricio 13/08/2023

Eles não são brancos!!!!!
Estou completamente apaixonada pela escrita da Robin Hoob. Esse livro entrou para meu top 1 fantasia.
A história é contada pelo Fitz, o bastardo, em primeira pessoa a partir de suas memórias desde os 6 anos. As introduções de capítulos são perfeitas, pois nos insere nesse universo, dando informações extra, auxiliando no entendimento do contexto histórico e político dos 6 Ducados.
É uma escrita rica em detalhes e carregada de emoções. Leitura fluidíssima. Eu não conseguia parar de virar a página.
Muito tocante a trajetória solitária do Fitz e sua constante busca por ligação.
Algo que me incomodou é que: em vários pontos na história é dito que o povo dos 6 Ducados NÃO são brancos, mas na própria capa do livro o Fitz é branco. Busquei algumas fanarts e, pasmem, só tem branco. E esse é um detalhe massa e bem diferenciado da história ser protagonizada por não-brancos, sendo esse contexto medieval e tal.

ThaynA 12/08/2023

Só tenho algo a dizer, quero logo ler o próximo kkkkk, e que judiação de animais é essa cara nesse livro

Viviane.Bulhoes 11/08/2023

Passada
Que loucura essa história, avassaladora, muitos acontecimentos e revelações. Fiquei Muito impressionada com esse mundo. Adorei

Murilo 11/08/2023

Que saudade q eu tava de ler uma boa fantasia, ainda mais uma que envolve mais política do que ação. Admito que os últimos capítulos me lembraram muito GoT.

Paulo.Matheus 07/08/2023

Que história surpreendente
É uma saga de fantasia diferente da maioria. É como acompanhar o dia a dia de um garoto que foi jogado em uma intriga política que ele mal fazia ideia da complexidade.
O começo do livro é um pouco lento, mas o final te faz de devorar cada página até chegar na última página cheia de reviravoltas pelo caminho.

Brê 03/08/2023

Eu queria muito ter gostado desse livro, ele tem o tipo de premissa que eu gosto de encontrar em uma boa leitura, mas admito que foi bem difícil finalizar e eu não poderia me importar menos com o que estava acontecendo!

Vitinho 02/08/2023

Eu confesso que estava sem expectativas muito altas para esse livro, pq apesar de ter lido boas análises dele não conhecia nada da Robin Hoob.
E gente como eu me surpreendi!!!
Eu amo histórias que se passam em períodos com inspiração medieval, cavaleiros, reis, navios de guerra, intrigas políticas... e esse livro entregou tudo isso com uma escrita muito fluída e envolvente.
Eu já amo o Fitz, e várias vezes tive muita pena dele. Meu Deus como ele sofreu, e a descrição da solidão dele é muito forte, fiquei triste várias vezes.
Mas o final foi surpreendente de mais misericórdia!!!!
Entre o meio e o final ficou meio arrastado, muitas descrições que pareciam ser de mais e não fazia ideia de para onde ía levar tudo aquilo, mas quando chegou no final foi elétrico com 200 coisas acontecendo ao mesmo tempo, todas as intrigas e conspirações sendo reveladas e os personagens se mostrando, eu simplesmente engoli tudo, não conseguia parar de ler.
Eu só posso dizer UAL!!!!
Estou mega ansioso para ler o próximo e que a Suma publique o terceiro pq quero ler tudo logo ?????????

Lucas.Castelo 29/07/2023

A escrita da autora é fenomenal, e me apaixonei pelo universo, pelo protagonista e pelas intrigas políticas.

Bialokin. 19/07/2023

Eu esperava muito e me entregou algo melhor
Eu simplesmente amei tudo nesse livro e acho que já tenho um personagem favorito só espero que ele não fique insurportável ou o matem mas enfim eu amei demais

Erick Macedo Pinto 16/07/2023

Te ganha com o Talento
Tags de recomendação: ficção; fantasia; alta fantasia; magia; épico; fantasia épica; aventura;

Contando a sua história, de sua família e, consequentemente de Seis Ducados (região onde se passa a história), em "O Aprendiz de Assassino" vemos o bastardo FitzCavalaria Visionário contar, sob o seu ponto de vista mais velho, os seus primeiros anos dos quais ele tem algum tipo de recordação. Começando pelo seu abandono por parte da família materna (ele não conhece o pai, o príncipe herdeiro Cavalaria), seu acolhimento na corte real pelo seu avô paterno e tios até chegar ao seus primeiros passos na função de assassino da corte (pessoas treinadas nas artes de cometer assassinatos nas formas mais adequadas possíveis e adequadas para as ocasiões e que servem ao rei).
Mesmo com um mundo amplo, a autora resolveu concentrar esse primeiro volume em poucos locais, mas por conta de pequenas descrições no início de cada capítulo somos apresentados ao passado de Seis Ducados e informações que o próprio Fitz solta aos poucos ao contar sua história (recurso recorrente dele), temos um breve vislumbre sobre locais ainda não explorados na história.
Como Fitz que vamos conhecendo é bem jovem (começa a história com cerca de 6 anos), vemos como ele vai crescendo, aprendendo e dominando habilidades, errando muitas vezes nas suas escolhas, fazendo amizades e criando laços num local envolto em poder, política e tramas que nem sempre estão claras para um jovem, mas que ao longo da história ele vai adquirindo mais experiência e maturidade, lidando melhor com elas. E a formação, características dos personagens, formas como pensam e agem e como se relacionam é o grande destaque da obra. Todos possuem alguma importância para a história em si, e têm os seus momentos de brilho, ou para o Fitz.
A magia também está presente na obra. Desde o início, com habilidades que aos poucos vão sendo contadas, explicadas (o jeito Fitz de dar a informação no momento dele), mas ganhando mais destaque com o avançar dos capítulos.
Deixando muitas pontas soltas para os próximos volumes: sobre o passado de Fitz, a ameaça dos Salteadores dos Navios Vermelhos, como ficará a situação de Fitz na corte após os acontecimentos do final deste primeiro volume e também o futuro de outros personagens misteriosos ou queridos; o início da Saga do Assassino nos brinda com um ótimo primeiro livro de uma história com um ritmo próprio que vai te tocando aos poucos até você ceder ao prazer de uma boa trama, assim como o uso do Talento.

GuisoloGui 14/07/2023

O aprendiz de assassino, um belo início
Como todo livro de fantasia você inicia a leitura com desconfiança, buscando se adaptar às regras do novo mundo. O aprendiz de assassino não tem o problema inicial que muitos livros dessa temática têm, o início de forma lenta que estabelece as regras e mitologias daquele mundo. A leitura é fluida pois é um livro bem escrito, particularmente não achei o livro travado como alguns.

Seu sistema de mágia é único e os nomes de cada personagem transmitem sua essência, por isso acredito que a melhor leitura seja a das edições mais antigas da Leya que traduzem os nomes para o português, as novas edições optam por deixar a escrita dos nomes em ingles, o que se torna um entrave para a apreciação total da obra caso o leitor não tenha o domínio desse idioma.

O enredo é cativante, com uma trama original e intrigante sobre os "forjados" que lançam uma nova roupagem ao velho plot "o reino está sedo invadido por bárbaros, o que fazer?". Ao mesmo tempo temos uma série de tramas e subtramas sendo tecidas em diferentes frentes, o amor juvenil, o não-lugar de ser um bastardo real e claro, como o nome do livro já entrega, ser treinado como o assassino do rei.

Por fim, segue o alerta, esse livro é agridoce não espere soluções fáceis e muito menos superações de traumas sofridos pelo protagonista, ele não é o rambo que sofre 25 facadas e no dia seguinte já está recuperado, seus traumas limitam a ação do protagonista. Mas notem que quando falo agridoce, NÃO estou querendo me referir a um livro trash adulto com violência, muitas vezes desnecessária, como a Corte dos Espinhos, estou me referindo a uma leitura que não opta por soluções simplistas e necessariamente felizes.

Apreciem essa obra, certamente é uma das melhores obras de fantasia que já li.