Entre o Amor e a Paixão Lesley Pearse

Resenhas - Entre o Amor e a Paixão

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Ronaldo 22/07/2013

Resenha encontrada em: livrosobrelivro.blogspot.com
“Não podemos mudar o que já aconteceu, mas ainda podemos escolher nosso futuro.” Pág:396

Um misto de emoções conflitantes. Foi exatamente assim que senti-me quando terminei de ler ‘Entre o Amor e a Paixão’. Uma enxurrada de sentimentalismo em um cenário devastadoramente real, na continuação de ‘Belle’ - resenha aqui - Lesley Pearse conseguiu me arrancar lágrimas, sorrisos, e principalmente, me fez viver inteira e verdadeiramente essa história.

Por mais sinceras que sejam as minhas palavras, acho que só lendo tudo que a autora escreveu para entender a grandiosidade e singularidade da obra. É fato que ‘Belle’ foi uma das minhas melhores leituras do ano; porém, essa continuação conseguiu superar todas as minhas expectativas. Esse livro vai além de tudo o que pude querer e imaginar para essa jovem heroína.

Se é uma história triste?! Bom, como eu poderia dizer que não?! Se você já leu ‘Belle’, pôde perceber o quanto a autora sabe conduzir as emoções do leitor, levando-o a ter demasiados sentimentos contraditórios. Então, quando você pensa que tudo ficará bem, o destino parece bater a porta de uma Belle feliz, estabelecida e com sua tão sonhada loja de chapéus, e seu passado parece vir assombrá-la.

Jimmy parece ser o homem mais feliz do mundo tendo Belle como esposa. O casal vive com Garth – tio de Jimmy - e Mog – a segunda mãe de Belle. E tudo não poderia estar mais perfeito: a família é feliz e estabelecida, Belle consegue estabilizar-se, montando sua loja de chapéus, e o passado assombroso enfim parece estar enterrado. Mas existe algo que pode perturbar a paz não somente da família como de toda a Inglaterra: a Primeira Guerra Mundial.

Jimmy nunca pensou em alistar-se no exército. Mas é quando sente-se pressionado pelo patriotismo, vendo todos os homens jovens indo defender o seu país, que ele resolve partir prometendo proteger-se e voltar para casa.

A impaciência de Belle não a permite ser uma esposa exemplar, ficando em casa e cuidando de tudo para quando seu marido voltasse. Ela simplesmente não consegue aceitar ver tanta destruição e ficar de braços cruzados esperando esse show de horrores acabar. É quando conhece uma jovem determinada que atende pelo nome de Miranda.

Daí nasce uma amizade verdadeira, e as duas partem rumo a tornarem-se voluntárias como motoristas e/ou enfermeiras em meio ao cenário devastador, consequente dos grandes bombardeios dos conflitos entre países.

O que nenhuma das duas esperava era perceber que as consequências da Guerra seriam muito mais devastadoras do que elas imaginavam. E Belle então vê seu passado cruzar com o seu presente e futuro: encontra-se com Etienne e sente a antiga chama dessa paixão passada reavivar-se. O dilema é: entregar-se a essa paixão louca e devastadoramente real, ou preservar seu casamento e manter-se somente para seu marido e amor Jimmy?

“Palavras eram desnecessárias. Como sempre, Mog foi resiliente, amorosa e compreensiva. E ambas sabiam que, para onde quer que fossem ou o que fizessem, elas poderiam ser felizes novamente contanto que estivessem juntas.” Pág: 432

Eu simplesmente amo o modo como a autora desenvolve suas histórias e personagens. Eles têm personalidades fortes e marcantes. É impossível não ficar encantado com a fibra e determinação de Belle; com a coragem e os sonhos de Miranda; com a rudez/gentileza de Garth; a devoção e o amor de Jimmy para com sua esposa; com o espírito materno e gentil de Mog; e principalmente: com a dignidade e a integridade de Etienne.

Pois é, Etienne é um personagem que eu não havia simpatizado no primeiro livro, mas não sei se foi o amor que eu senti que ele nutria por Belle, ou a forma que ele se portava em determinadas situações, com cavalheirismo e compreensão que me fizeram mudar de opinião. Não tenho dúvidas de que ele amadureceu muito entre as duas histórias e tornou-se exatamente quem eu queria/esperava – porém, não acreditava – que ele fosse.

Fico impressionado como a Lesley consegue passar tanta veracidade nos seus livros. Seja através dos cenários detalhadamente pintados por palavras, seja através de seus diálogos bem desenvolvidos, dos seus personagens palpáveis ou até mesmo de sua forma de narrativa. É tudo muito real e emocionante.

Acho que ambientar um livro em épocas tão marcantes para a História da humanidade – no caso, a Primeira Grande Guerra – é algo difícil, pois exigente todo um trabalho de pesquisa e conhecimento geral e específico do que se trata. A autora soube fazer isso com maestria: ‘Entre o Amor e a Paixão’ é permeado por um clima de tensão que estende-se por todo o livro, levando o leitor a vivenciar todos e cada um dos acontecimentos mais verossímeis dessa época sombria.

O livro é lindamente triste. É complicado tentar passar as emoções através da resenha, mas eu, sinceramente, acho que tudo na história é muito sofrido. Não acho que chega a ser dramático, superficial; É mais como um sofrimento real mesmo – e se pensarmos na ambientação da história como um todo, é realmente isso. Mas é um sofrimento necessário – se é que algum sofrimento possa ser necessário.

Fato é que eu nunca esquecerei de Belle. E quando eu digo nunca, eu quero dizer que por mais livros que eu leia, por mais incríveis que sejam as histórias que passem por mim, ela será única. A minha heroína. Aquela, que mesmo sendo uma personagem, me mostrou que às vezes é preciso perder para dar valor – e às vezes é preciso valorizar sem perder.

Essa saga criada pela Pearse, mostrou-me que o ser humano evolui – nem que isso exija tempo. E que, principalmente, todos nós temos direito a um final feliz. Como Belle teve o dela.

Boa Leitura!!!

Helana O'hara 22/07/2013

Entre o Amor e a Paixão
Pode conter um pouco de Spoilers a resenha, ás vezes escrevo e não me dou conta do mesmo, particularmente não dou a mínima para esse tipo de coisa.
Se algum leitor e achar que tem muitos me fala que aviso aqui em cima ok?

Belle está casada com Jimmy. Depois de três anos em um casamento perfeito, com uma família perfeita, Belle tem sua loja de chapéus, um homem que a ama, uma mulher que pode chamar de mãe e o tio de Jimmy que é quase um pai para ambos.
Em um dia comum, Etienne, o homem que levou Belle para os Estados Unidos, aparece na porta de sua loja e faz o coração da moça bater mais forte.
Os dois tem uma breve conversa, Etienne diz a Belle que vai para a guerra, deixando a moça arrasada, Por mais que a conversa tenha mexido um pouco com ela, Belle não se importa muito e volta para seu casamento feliz com o homem que a ama incondicionalmente.
IMG00619
Porém o destino, como sempre, leva Jimmy para a guerra deixando Belle inconsolada. Com ele na guerra Belle perde um pouco a vontade de viver. Então, ela acha que seria mais útil se ajudasse também. Nossa heroína faz amizade com Miranda, as duas, meses depois partem rumo a França onde trabalham como enfermeiras no hospital de guerra. Lógico que a intenção de Belle até o momento é ficar perto de seu marido, Jimmy.
Obviamente as coisas não saem de acordo como planejado. A guerra fica cada dia mais violenta, mas feridos sérios, mais mortes, inclusive de enfermeiros, mas a força de vontade de Belle não diminui.
Uma coisa que gosto da na escrita de Lesley, ela sabe colocar algo positivo em seus personagens de um modo tão gostoso que faz até bem para quem lê.

Algumas coisas bem desagradáveis acontecem enquanto Belle e Miranda estão na guerra e um belo dia Etienne aparece por lá e bem… Não preciso dizer muito o que pode ou não acontecer entre eles.
Por causa dele, ela fica divida entre seu casamento perfeito e pelo homem que diz ama-lá desde o primeiro momento que a viu.
E sim, meus caros leitores apesar do momento do reencontro deles ser mais para o final do livro, muita água rola ainda. Disse muita.
IMG00620
Para não soltar spoilers, posso dizer a vocês que não precisava de continuação. Comecei o livro me perguntando uma coisa e terminei o livro me perguntando a mesma coisa: “Que diabos Etienne estava fazendo ali?”
Não posso ignorar o fato que a história é de Belle, a personagem que luta pelo seu amor e não dos personagens secundários.
Mas não posso ignorar que autora fez uma escolha muito ruim quando escreveu a continuação. No meu ponto de vista não tinha necessidade.
O problema nem foi da história. O livro é maravilhoso. Mas sim o destino que ela deu para alguns personagens. Como se você escrevesse um conto, não sabe o que fazer com tal personagem, começa a matar todo mundo para ficar mais fácil.
Chegou um ponto do livro no qual me entristeceu, que ficou tudo tão óbvio para mim que não precisa mais ler para saber o que iria acontecer. Isso foi o ponto mais negativo na leitura toda.
Lesley Pearse uma grande romancista isso não tenho dúvidas. Entre o Amor e a Paixão teve muitos altos e baixos, mas não deixa de ser uma leitura agradável, um livro que não parece ter 512 páginas.
Apesar de ter muitas páginas, não é uma história enrolada. Existem muitos acontecimentos, a história não se arrasta e foi muito bem escrita.
Mas infelizmente não era necessário continuação.

Leia e tirem suas conclusões. - See more at: http://intheskyblog.blogspot.com.br/2013/07/resenha-entre-o-amor-e-paixao-lesley.html#sthash.zXtjVdQc.dpuf

RLeitora 16/07/2013

Resenha da Ana - RLeitora
O livro é a continuação de " Belle" e fui descobrir isso muito tempo depois.
O livro conta a estória de Belle Rylleis, que é casada com Jimmy, o marido mais perfeito que pode existir. Livre e feliz, ela tem sua própria chapelaria, casamento perfeito e outras tantas coisas para lhe alegrar e fazer com ela esqueça o passado. A Primeira Guerra Mundial se aproxima, e por pressão social, Jimmy se alista. Belle não queria isso, não como ela estava, grávida do primeiro filho deles, mas fatos acontecem e ela se vê se voluntariando para guerra também.
E como de praxe não direi mais nada dessa estória, pois é assim que se inicia o livro.
Ao iniciar o livro, me apaixonei de primeira, apesar dos spoilers por ser uma continuação, o livro me conquistou.Pela protagonista, pelo Jimmy, pela Mog , Miranda,e todos os outros, além do enredo, mas por algum motivo a autora enlouqueceu e despencou com o livro.
Um fato que ocorreu me deixou simplesmente desgostosa, o livro que tinha tudo para se tornar queridinho, um dos meus favoritos despencou do meu conceito. A autora cometeu uma atrocidade com uma personagem que eu amava, embora esse fato serviu para desencadear outros fatos, não o achei necessário. Algumas coisas poderiam ter surgido de outra forma na história, mas sendo assim toda a estória despencou e todos os personagens também.
Belle é uma protagonista extremamente forte, apesar da narração em terceira pessoa, nos vemos sempre unidas e dentro de sua mente e coração, me emocionando muito com ela. Ela é a prova viva de que os traumas nos tornam pessoas melhores. Ela é amável e dá inúmeras provas de seu grande coração, ganhando assim amizades sinceras e homens apaixonados. Mas em alguns momentos, principalmente após o " despencamento" eu não aprovei sua atitude, ela me deixou simplesmente irritada, muito chateada mesmo, mas no fim ela se redimiu e eu a compreendi de coração.
Jimmy é o tipo de homem perfeito! Nos guiando pela época em que o livro se passa, ele sempre se dá como um homem atual de mente aberta e coração também. Eu sou apaixonada pelo Jimmy, pela sua beleza, pelo seu amor e carinho com todos, e não mereceu algumas coisas que aconteceram com ele durante o livro. Mesmo em alguns momentos ele tendo atitudes que embora expliquem, não justificam, eu continuo o amando.
Etienne foi o meu maior problema nessa leitura, eu não sei se eu o amo ou odeio. Suas atitudes embora belas foram muitas vezes egoísta e isso me incomodou demais. Mas acho que ele só ama alguém que ao meu ver não deveria amar, mas definitivamente não foi meu personagem adorado.
Raramente comento sobre os personagens secundários, mas Miranda Forbes- Alton, que se torna melhor amiga de Belle merece o destaque. Assim que ela apareceu na estória ela me conquistou, sua personalidade ímpar, sua coragem, audácia, ousadia, força, vitalidade, beleza e coração me fizeram ama-la e ela foi um dos motivos de eu ter me magoado com livro.Odiei o que a autora fez com ela.
A narrativa de Pearse é extremamente gostosa, fluída e bem fácil de entender, apesar de achar que alguns momentos ela se alongou demais.Ela nos passa uma riqueza de detalhes sobre a guerra que nos choca e nos emociona como poucos autores em terceira pessoa são capazes de fazes.
A capa do livro é bela, repleta de texturas e se encaixa perfeitamente com o livro. O cuidado com a revisão, fonte e detalhes internos muito me agradou e tornou a leitura mais bela.
O livro é bom, mesmo com a decepção, no fim acabei compreendendo que o final era para Belle e não para os outros personagens da estória. Pretendo ler o Belle e o Roubada, outros livros da autora.

" -É nos maus tempos que insistimos em pensar ou nos bons momentos que nos alegram durante os maus tempos?(...)"

site: http://www.resenhasdeumaleitora.com.br/2013/07/resenha-entre-o-amor-e-paixao-lesley.html

Bruna Britti 02/07/2013

***

O primeiro livro escrito por Lesley contava a história de Belle, uma menina traficada aos 16 anos e levada a se prostituir no submundo dos bordeis e prostíbulos luxuosos (clique aqui para ler a resenha). Na história, a personagem se adapta ao meio, porém enfrenta as piores situações que vão desde o estado social e moral dada a uma prostituta na época até condições físicas e psicológicas provocadas por abusos e violência. Por mais que livro traga uma atmosfera polêmica e apresente algumas falhas, eu gostei da história pela narrativa crua e realística, mas principalmente pela perseverança da personagem. Entretanto, o final me decepcionou por ser pouco desenvolvido e trazer uma escolha do qual, pessoalmente, eu não concordei. Parece que a autora também não gostou muito e decidiu escrever uma continuação para “contornar” sua escolha.

[A partir daqui contém spoilers caso não tenha lido o primeiro livro]

Entre o Amor e a Paixão, portanto, conta a história de Belle após o seu casamento com Jimmy. Três anos se passam em um casamento lindo e perfeito; Belle está feliz com seu marido amoroso, com sua loja de chapéus e sua família que incluía Mog e Garth. Mesmo a visita de Etienne em sua loja, por mais que tivesse mexido com seus sentimentos, não foi suficiente para tirá-la de seu pequeno mundo perfeito. Entretanto, ela começa a ouvir rumores sobre a guerra dos britânicos contra os alemães – a conhecida primeira guerra mundial –, e fica preocupada de que seu marido pudesse se alistar. Afinal, por onde quer que olhasse, via homens empolgados pela ideia de se aventurarem em uma jornada pela pátria.

Jimmy, porém, lhe convence de que não se alistaria a menos que fosse obrigatório. Ele jamais deixaria sua esposa perfeita sozinha, mas as coisas começam a mudar quando os sussurros de “covarde” para os homens que não se alistaram ecoam nas esquinas, bem como os grupos de mulheres que entregavam penas brancas que simbolizavam covardia para todos aqueles que não tinham problemas físicos e mesmo assim não foram defender seu país. Pressionado pelo seu senso de honra, Jimmy se alista mesmo contra a vontade de Belle. A personagem, sabendo que não havia nada que pudesse fazer, acaba lhe incentivando e Jimmy parte para a guerra.

A partir daí, Belle passa por algumas situações que a impulsionam a seguir seu marido e ajudar por uma causa nobre. A personagem fecha sua loja de chapéus e se alista como voluntária para dirigir ambulâncias na Cruz Vermelha, sabendo que esta seria uma decisão que mudaria sua visão do mundo. Ela, então, passa a cuidar dos feridos no período de três anos. Nesse tempo, Belle presencia ferimentos terríveis, os rumores catastróficos da guerra, volta a se encontrar com Etienne e se preocupa todos os dias de que Jimmy voltasse para ela são e salvo.

A princípio pensei que o livro traria mais destaque ao romance de Etienne e Belle, já que é esta a premissa principal da história. Porém, Lesley Pearse escreveu um livro cujo fundo histórico da guerra ficou em primeiro plano e muitas vezes nos esquecemos do argumento romântico que foi pouco desenvolvido. As cenas entre Jimmy e Belle ou a mesma com Etienne são raras e pecam pela falta de profundidade. São quatro ou cinco cenas em meio as 502 páginas argumentadas na atmosfera da guerra. Fica a sensação de que a autora não conseguiu encaixar sua proposta principal e portanto tentou inseri-la-la nas poucas oportunidades que apareceram, o que me deixou frustrada.

A narrativa continua detalhista, prima por fatos históricos verídicos que contribui para a consistência do cenário e a situação psicológica de cada personagem. Temos como exemplo as penas brancas distribuídas por senhoras aos homens que não se alistaram para a guerra ou os tipos de licenças que homens conseguiam dependendo da gravidade de seus ferimentos; uma curiosidade no final da história é a nota que a autora traz listando os livros que utilizou para sua pesquisa. Lesley continua apostando em longas narrativas e poucos diálogos, o que me deixou dividida, pois as vezes gostava e muitas vezes me deixei cair pelo tédio. Ao mesmo tempo em que o meio traz verossimilhança e certa riqueza de detalhes - o que impacta o leitor com os horrores da guerra e comove em determinadas cenas -, o estilo peca por muitas vezes carregar uma narrativa repetitiva e cansativa. Para um livro médio, talvez não houvesse esse incômodo, mas mais de 300 páginas retratando o cotidiano de Belle na Cruz Vermelha – acordar cedo, cuidar de feridos, ver os horrores da guerra, dormir e lidar com condições precárias –, torna a história muitas vezes maçante. Chegou um tempo em que comecei a virar as páginas direto sem perder qualquer informação da história.

Uma característica da autora um tanto quanto exagerado é abusar de situações dramáticas. No primeiro livro Belle sofre por surras, estupros ou preconceitos durante toda a história, e neste aqui não é muito diferente. Embora o tema retratado em Belle foi deixado de escanteio, a maré de má sorte continua lhe acompanhando até o fim, estendo-se inclusive a outros personagens. Ninguém no livro parece ter o direito de ser feliz sem antes sofrer as piores tragédias ou os piores traumas, o que contribui para aquele clima de desgraça todo o tempo. No final, voltei a achar extremamente forçado como de repente a autora decidiu dar um fim aos empecilhos para dar a personagem o final desejado.

O espaço temporal no livro é longo, passa-se mais de três anos no período da primeira guerra mundial com diversos saltos no tempo, e, portanto, poucos acontecimentos marcantes entre os personagens. Há uma ou duas vezes em que acompanhamos a narrativa voltada para Etienne e Jimmy, um fato que contribuiu sempre que eu estava achando a narrativa enfadonha. Etienne, principalmente, salva os momentos mais tediosos do livro com seu carinho e adoração por Belle, e Jimmy dessa vez transforma-se em um homem frio e distante pela sua condição devido ao que viu na guerra. Entre o Amor e a Paixão traz sim os dilemas dos votos de um matrimônio com amor ou a paixão de um homem que marcou a vida de Belle, porém de forma breve. Fica a sensação de que poderia muito bem ter cortado umas 200 páginas ou que o casal poderia ter sido mais desenvolvido. O foco acaba sendo passar ao leitor os detalhes da guerra. Por gostar de história, achei interessante, mas para um livro de 502 páginas, para mim, infelizmente, faltou o romance prometido.

site: www.supremeromance.blogspot.com

Nadia 30/06/2013

Quando li o primeiro "Belle" fiquei encanta com a história, uma menina de 15 anos ser seqüestrada para se prostituir,passar por situações diversas e ainda ver luz no fim do túnel me fez apaixonar pela sua historia. Depois quando vi que tinha continuação fiquei na esperança de ter algumas respostas que me fazia no primeiro. E não e que no segundo "Entre o amor e a Paixão" Belle me fez novamente ver como as vezes devemos ser fortes e atravessar de cabeça erguida as adversidade da vida. Livros fascinantes.

Bu 26/06/2013

Entre o Amor e a Paixão
O livro Entre o Amor e a Paixão é da autora Lesley Pearse e foi publicado pela editora Novo Conceito esse ano.
Eu pensei muito antes de começar a escrever essa resenha, mas finalmente cheguei a conclusão que qualquer coisa que eu escreva não irá fazer jus ao que estou realmente sentindo sobre o livro. Então resolvi tentar, mas fiquem cientes que o livro é muito mais do que a minhas palavras irão dizer. Primeiro vou falar sobre algumas coisas que não são sobre a história, por exemplo, o titulo e a capa. Eu não sei o que as pessoas pensam quando vão escolher o titulo brasileiro, porque como The Promise, titulo original da obra, pode se tornar Entre o Amor a Paixão? Além da tradução não ter nada haver, acredito que ele também não faz sentindo com a história, pois não vejo Belle em dúvida entre um Amor e uma Paixão, mas sim entre dois amores diferentes. Agora sobre a capa e a diagramação do livro, a editora está de parabéns, tudo está belíssimo.

Agora, em fim, vamos à história. Para quem não sabe Entre o Amor a Paixão é a continuação do livro Belle, que é lindíssimo, por sinal. Já no segundo livro, nós vemos como Belle conseguiu se virar, após tanto sofrimento. Se casando com seu amor de infância, Jimmy, e se estruturando em Blackheath, onde finalmente, conseguiu montar sua chapelaria. Lá eles construíram uma vida feliz morando, com Garth, tio de Jimmy, e Mog, aquela que sempre cuidará de Belle, que agora era apenas uma dona de casa, que cuidava de todos ao seu redor.

Lesley Pearse possui uma narrativa que consegue nos fazer entrar realmente na época vivida do livro. É muito legal como ela narra a vida cotidiana na Inglaterra em meados de 1914, em relação às preocupações frívolas da sociedade e em como as mulheres não possuíam quase direito algum. Só que essa situação parecia que isso estava prestes a mudar, porém da pior forma possível.

Quando Belle, finalmente, acreditou que todo o sofrimento que tinha passado, havia ficado para trás e que ela teria apenas um futuro tranquilo com seu marido e o filho que ela estava esperando, ela se depara com a Primeira Guerra Mundial. Eu já falei para vocês que eu tenho muito pesar em ler sobre as Grandes Guerras, mas é impossível não se sentir presa nessas histórias. Nós vemos toda realidade perfeita de Belle ser desmoronada, quando Jimmy resolve se alistar.

Após isso acontecem diversos fatos em sua vida que a levam a mudar novamente seus valores e perceber que ter uma chapelaria, não era algo que a confortaria em um momento como aquele. Lesley Pearse narra os fatos da guerra muito detalhadamente e mostra todo o sofrimento vivido não só pelos soldados, mas também por aqueles que os amavam e estavam em casa.

Acho muito legal como a maioria dos personagens criados pela autora são tão fortes, adoro como ela demonstra seus sentimentos e como a realidade deles é palpável. Ela não cria personagens perfeitos, assim como nós, eles possuem seus defeitos, indecisões e devem aprender a lidar com eles.

Depois que Belle decidiu fazer algo diferente da vida, enquanto seu marido está na guerra, ela resolve juntamente com sua melhor amiga Miranda, ir ajudar voluntariamente a Cruz Vermelha, na França. Lá ela percebe a real situação da Guerra e enfrenta de cabeça erguida toda aquela bagunça. Na França, ela se depara também com o seu passado, Etienne, e nisso ela revive novamente seu amor por esse francês.

Entre o Amor e a Paixão não é um livro que podemos ler e relaxar. A maior parte do livro, estamos tensos e presos nos sofrimentos dos personagens. A autora não ameniza nenhum pouco a realidade, e perdemos vários personagens queridos durante a história, pelas formas mais cruéis possíveis. Como em seu primeiro livro, ela me fez chorar diversas vezes.

É muito interessante em como ela traz vários fatos históricos como a Primeira Guerra e a Gripe Espanhola. E em como eles mudaram drasticamente o mundo inteiro, pois com os homens sendo necessárias na guerra, as mulheres tiveram que tomar conta da situação. Então nesse período tivemos uma grande valorização delas e também uma grande mudança de valores.

Em algumas partes do livro, a tristeza era tanta, que pensei em porque a autora não tinha se contentado com o final feliz dado a Belle no primeiro livro, já que ela tinha sofrido tanto em sua infância. Ela merecia um futuro melhor. Só que no final, eu percebi que Belle necessitava realmente desse final, apesar de ter perdido tantos que amava, era aquele o verdadeiro final feliz dela e sem questionamentos.

Com certeza, é um dos melhores livros que já li e recomendo a todos. Eu nunca escrevi uma resenha tão grande e ainda sinto vontade de escrever muito mais, só que vou ficar por aqui, se não vocês vão cansar de ler. Então vai ler logo o livro Entre o amor e a paixão e me contar o que achou.

Quer ler mais resenhas minhas?
Visite meu blog!

LC 18/06/2013

Não havia necessidade de uma continuação.
Resenha: Londres, meados de 1914. Belle finalmente se sente em paz, feliz em seu casamento com Jimmy, dona de sua loja de chapéus em Blackheath, e esperando seu primeiro filho. Tudo parceria perfeito, já que após tanto sofrimento ela merecia ser feliz. Só que a Primeira Guerra Mundial trouxe consequências gravíssimas para sua família. Belle insistira para que Jimmy não se alistasse, mas ele, como homem, viu que aquilo era seu dever com o país. Entre o amor e a paixão dá continuidade a tortuosa jornada de Belle e a vários problemas que se abateram sobre a população da Inglaterra durante a guerra. O ressurgimento de um antigo amor coloca a protagonista no meio de um embate em seu coração e a dúvida de quem deve ser o escolhido.

A grande dúvida que pairava em minha mente era: Belle precisava ter continuação? Tudo foi tão bem enlaçado no livro anterior, que continuar a mesma história foi um passo arriscado para Lesley. E mesmo assim eu mergulhei de cabeça na nova etapa da vida de todos os personagens. No final, pude constatar que Entre o amor e a paixão é um livro totalmente desnecessário e que só tirou o brilho do seu antecessor.

Um dos primeiros agravantes da história é a quantidade de páginas. 512. Se você me perguntar: "Mas não foi necessário?" Sim, em partes. A Lesley tem o dom de fazer narrativas perfeitas, mesmo em uma quantidade de páginas assim. O problema é que a história toda é carregada de desgraças, sofrimento e muita tristeza. Não precisava disso. A visão que eu tive com o final de Belle foi a melhor possível, até o favoritei. Ler essa sequência me deixou triste e decepcionado.

A personalidade de Belle Cooper continua impecável, e não é à toa que a autora disse não querer se despedir dela e por isso escreveu uma história sequente. Ela continua destemida, forte e inteligente. Creio que isso me fez gostar um pouco do livro, já que aprecio muito personagens principais tão fortes. A narrativa em terceira pessoa deu uma visão ampla do que ocorreu na guerra. Palmas para Lesley. É muito bom ver o cuidado que ela tem na composição de cada página, e a pesquisa feita em diversas fontes. Jimmy ganhou mais profundidade, já que ele se alistou no exército para lutar pelo seu país. O garoto, que se tornou um homem, continua fofo, atencioso e tudo aquilo que conhecemos anteriormente. Porém, a autora conseguiu distorcer um pouco a personalidade dele, o que me deixou frustrado. Sem contar as provações terríveis pelas quais ele passa.

Infelizmente, Lesley acabou a imagem brilhante que tinha deixado em Belle. A personagem sofreu tanto no último livro e mostrou que conseguiu superar, não havia motivos para repetir a dose. Alguns leitores me disseram: Mas e a guerra? E tudo que aconteceu depois? Isso não interessa. Se tem algo que eu faço ao terminar a leitura, é pensar por mim mesmo o que vem depois. Por isso, imaginei Belle feliz com sua loja de chapéus, casada com Jimmy e morando com Mog e Garth. Creio também que se houvesse a substituição dos personagens e alguns trechos, teríamos outro livro, outra trama para ser desenvolvida, e assim seria muito melhor. Não estranhem a classificação do livro como "Muito bom". É impossível negar que Pearse sabe como desenvolver tudo, desde narrativa até o encerramento da trama. Mas o fato é que Entre o amor e a paixão fez a imagem magnífica que Belle teve se dissolver pelo ralo.

Se você quiser ler, vá fundo! Mas se prepare, porque são quinhentas páginas de sofrimento e devastação. Beijos :)
Rita 23/06/2013minha estante
Concordo totalmente. Essa continuação me pegou de surpresa. E agora que estou lendo, me sinto um pouco decepcionada com a autora. Belle foi uma história tão boa, o seu final não deixou nenhuma aresta solta, então, para quê uma continuação?

LC 17/07/2013minha estante
Rita, é bem isso. Não tinha necessidade de continuar, acabou por manchar a imagem que eu tinha da história.

Rafa 01/12/2013minha estante
Eu adorei. Na realidade queria uma continuação na história de Etienne que é de longe meu personagem preferido =)

Rubia 07/02/2017minha estante
Mas vc gostou ou não? pq deu 4 estrelas..comprei esse livro ontem..

Bruna 13/06/2013

Triste, Comovente, Sublime
Entre o Amor e a Paixão começa em 1914, início da 1ª Guerra Mundial e dois anos após o final de Belle. Logo no começo vemos um pouco dos acontecimentos no período entre os dois livros. Belle e Jimmy se casaram e vivem com Mog e Garth, e os quatro conseguem manter aquela aura de respeitabilidade em um local onde ninguém sabe sobre suas origens, e principalmente, sobre o passado de Belle. Ela é feliz no casamento, conseguiu abrir sua chapelaria e é uma lojistas de prestígio e admirada em Blackheath, vila respeitável e mais elitizado onde vivem.
O livro é maravilhoso, super triste e comovente, é de um realismo que chega a ser brutal, mas sem ser grotesco. Tinha muito tempo que um livro não me fazia chorar, mas esse conseguiu, e em mais de uma cena! A história ainda está muito fresca na minha memória, e por isso ainda não sei dizer se gostei mais dele ou de Belle, só digo que os dois são igualmente incríveis, e se você gostou de Belle, então TEM que ler Entre o amor e a paixão!
Esse é apenas um resumo da minha resenha. Para ler completa acesse http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/2013/06/resenha-entre-o-amor-e-paixao-lesley.html

Jéssica 09/08/2013minha estante
oii eu achava que era unica que torcia pelo Etienne, não sei lendo o livro eu via o Jimmy como um menino. To louca pra ler esse agora...bju

Vi 01/06/2013

Entre o Amor e a Paixão - Lesley Pearse
Entre o Amor e Paixão, de Lesley Pearse, é continuação de seu best-seller “Belle”. Neste novo romance cheio de tristezas, dúvidas, paixão, amor e traição, temos a história da jovem Belle Reilly, que vive entre 1914 e 1919, os piores e melhores momentos de sua vida.

Belle não poderia estar mais feliz. Finalmente, tinha tudo que qualquer mulher sonharia. Era dona de uma loja de chapéus, e que era um verdadeiro sucesso, seu marido Jimmy, era o marido perfeito, assim como seu casamento. Ela tinha em mente que todo seu cruel e indigno passado ficaria finalmente para trás. Era eternamente agradecida a Deus por ter colocado Jimmy em sua vida. Aquele incrível homem foi capaz de deixar de lado todo seu orgulho e preconceitos, e aceitou ter uma prostituta como sua esposa. Londres, assim como qualquer outro lugar do mundo, era palco da infeliz sociedade medíocre que possuía o preconceito em suas veias. Uma mulher trabalhando e sendo dona de uma loja? Mulheres eram feitas para serem donas de casa, para cuidarem de seus maridos. E mesmo com toda pressão, Jimmy sempre apoiava cada sonho de Belle. Nada poderia estar melhor.

E foi em um dia qualquer que Belle conheceu sua melhor amiga, Miranda. Ao sair de sua loja, ela se depara com uma mulher caída na rua. Ela havia sofrido um acidente, e por isso sofreu um aborto. Belle mais do que depressa ajudou a mulher rica e doce, e nem imaginava que daquele dia em diante teria uma fiel amiga. Sentiu-se obrigada a passar a noite com a pobre mulher, e foi neste momento que teve seu primeiro momento de traição, pois teve que mentir para seus tios e para Jimmy que iria dormir na casa de amigos conhecidos. Por morar com seus tios, era como uma obrigação informar-lhes sobre sua vida. Aquela noite foi suficiente para aproximar Miranda e Belle, e para, ambas compartilharem de seus sonhos.

A vida estava muito boa. O pesadelo estava por vir. A Primeira Guerra Mundial. Todos os homens estavam se alistando, e Jimmy não fugiu do destino. Belle descobre que está grávida, e o desespero cresce dentro dela, como conseguiria enfrentar tudo sem seu marido?

Depois de Jimmy partir, Belle continuou sua rotina, mesmo achando que tudo o quê estava acontecendo era um terrível pesadelo, e que logo tudo voltaria ao normal. Será que as coisas poderiam ficar piores? Sim. Um bandido invade sua loja em busca de dinheiro, e acaba agredindo-a, o que fez com que ela perdesse seu bebê. Belle fica completamente arrasada, frustrada, e decide com a ajuda de Miranda, em uma tentativa de tentar ter sua vida de volta, alistar-se para a Cruz Vermelha para ajudar os feridos na guerra. E então ela parte para França.

Na França, Belle depara-se com o verdadeiro inferno. Muito sofrimento, sangue, desgraças e mortes. E em meio aos horrores da guerra, ela acaba encontrando Etienne, um homem que marcou fortemente seu coração no passado. O encontro com o encantador Etienne, desperta nela diferentes emoções e aparece como uma luz no fim do túnel, trazendo felicidade, mesmo em meio aquele caos. Ele sabia como acalmá-la, consolá-la. Belle encontra-se dividida o amor e a paixão. Jimmy era o amor, Etienne a paixão. E Belle sente-se, portanto, pressionada a escolher entre a razão e o coração. Como escolher entre a voz da razão, ou deixar ser levada pelo coração?

Depois de passar tanto tempo sem Jimmy e sentindo-se carente, Belle entrega-se a Etienne. Entrega-se a uma noite de pura paixão. Mas a felicidade neste momento está fugindo de Belle, pois algumas noites depois, ela encontra Jimmy ferido e a beira da morte. A vergonha e a culpa tomaram conta de todo seu corpo, como poderia estar traindo um marido como ele?

Belle e Jimmy voltam para Londres, e passam a viver de novo com seus tios. A guerra levou vidas felizes, e Jimmy sabia disso, e não aceitava sua situação. Como poderia fazer sua mulher feliz sendo um aleijado? Mesmo sendo maltratada pelo marido, Belle decidiu ficar do seu lado, ajuda-lo e apoiá-lo, afinal, aquele era o homem que ela amava, que conseguiu trazer felicidade a ela, mesmo depois de seu passado. Belle mostra sua força. Mostra que mesmo havendo uma guerra dentro de si, e outra que destruía o mundo, ela estaria disposta a lutar pela felicidade que um dia teve.

Ao final do livro, temos a ideia de que precisamos viver maus momentos para podermos apreciar os bons, e que não podemos mudar o que aconteceu, mas a cada dia é possível construir um novo futuro. Belle adotou isto como lei em sua vida.

Dressa Oficial 30/05/2013

Resenha - Entre o Amor e a Paixão
Belle se casou com Jimmy e agora possui sua linda loja de Chapeu, Belle não consegue agradecer a Deus por ter enviando um homem tão maravilhoso e dedicado como Jimmy, que a aceitou mesmo com o seu passado tão sofrido e ao mesmo tempo assumido como prostituta e além do mais ter aceitado ela trabalhar fora de casa com que o mais gosta, pois o livro se passa nos anos de 1916 - 1919 e a mulher ainda era vista como somente do lar.

Página 112
Belle olhou para ele por um instante ou dois sem dizer nada. Uma lágrima escorreu-lhe pela face.
- Por que está chorando? - perguntou ele.
- É pelo que você faz por mim - disse ela. - Porque você é sempre tão compreensivo e atencioso. Tenho tanta sorte de tê-lo.

Belle se sente muito amada por Jimmy, esta morando com sua tia Mog e o tio Garth que sempre os cercam de todos os cuidados.

Belle conhece sua mais nova amiga em uma situação muito inusitada, onde ao sair de sua loja se depara com uma mulher caída no chão atropelada por uma carroça, ao tentar prestar socorro a moça rica da alta sociedade percebe que a mesma fez um aborto e que com o acidente que aconteceu pode ter sérias complicações quando o feto sair.

Então sem pensar em mais nada, avisa Mog que irá ajudar uma desconhecida e acaba mentindo para Jimmy que vai dormir na casa de Lisette mulher de Noah amigos do livro passado.

Então Belle conhece Miranda e o que pareceu a primeira impressão é que ela além de ser muito rica não sabe nada da vida, mas aos poucos se mostra uma doce mulher e uma fiel amiga.

As duas criam uma proximidade muito grande e as mesmas compartilham dos mesmos sonhos e objetivos de vida.

Até que chega a I Guerra Mundial e com a empolgação do bar que tio Garth e Jimmy trabalham quase todos os homens que frequentam o bar resolvem se alistar para o exército, e os poucos que ficam não tem outra alternativa a não ser seguir o mesmo caminho, pois todo o país esta se alistando.

Belle se descobre grávida e Jimmy resolve lhe contar que quer se alistar para enfrentar a I Guerra Mundial e então Belle se desespera pois não se sente segura longe de quem mais a protege.

Após Jimmy ir para a França servir o exército, Belle se dedica ainda mais a sua loja porém um incidente acaba acontecendo quando um bandido invade sua loja em busca de dinheiro e acaba agredindo Belle que a faz perder seu bebê.

Belle fica muito arrasada e acaba perdendo o ânimo de continuar dando andamento ao seu maior sonho que sempre foi a loja de chapeu e por sorte Miranda aparece para lhe fazer companhia e anima-la a fazer um trabalho voluntário na França para poder ajudar os feridos da guerra.

Belle então aprende a andar de bicicleta e depois aprende a dirigir um carro

Página 163
- Você pode fazer qualquer coisa se estiver determinada o bastante - Replicou Belle.

Quando chegam na França não imaginavam o que a esperavam com tanta gente sofrendo com tantos ferimentos, no começo fazem um trabalho como enfermeiras depois de um tempo viram motoristas de ambulância e acabam pegando macas muito pesadas com a ajuda de alguns soldados feridos pela guerra sem alternativas de voltar a vida que tinham antes.

Página 203
- Por que você simplesmente não foi para casa depois que foi ferido?
- O que há em casa para um aleijado como eu? - Ele deu de ombros. - Ninguém vai me dar emprego, minha mãe não quer outra boca para alimentar, não com a casa cheia de crianças, e meus amigos estão todos aqui.
Eles haviam se alistado para escapar da pobreza, aos ambientes cruéis e á falta de oportunidades. Infelizmente, uma grande parte dos feridos retornaria amargurada para casa, para um vida ainda pior do que antes.
No entanto, Belle também tinha falado com homens que achavam que o exército tinha melhorado sua sorte na vida. Refeições regulares e exercícios de musculação durante o treinamento haviam transformado rapazes magricelas em homens.

A guerra acaba trazendo muitas desgraças para todos, ainda na França Belle precisa lidar com um acidente terrível e mais uma vez fica sem chão e sem saber o que fazer, então finalmente no livro aparece Ettienne lindo e maravilhoso como sempre rsrsr acaba consolando Belle que se encontra em um momento muito difícil, carente pois está longe de casa e de Jimmy e esgotada pelo excesso de trabalho que precisa ter e fazer em seu serviço voluntário e ai acabam se entregando a uma noite deliciosa de puro amor !!!!!!!

Mas como nem tudo são flores alguns dias depois Belle sofre muito pois acaba recebendo seu marido Jimmy ferido da guerra o que faz com que eles tenham que voltar para Londres aos cuidados de seus tios.

Jimmy não aceita sua atual condição de acidentado pós guerra e acaba tratando Belle muito mal, porém a mesma se sente culpada por ter traído seu fiel e amoroso marido e não se rebela contra ele.

Página 315
- Mas quanto tempo vai levar até que você fique cansada de mim? - disse ele. - Não estou tentando ganhar sua compaixão, Belle, estou só sendo realista. Não sou mais um homem, não posso trabalhar nem sustentar você. Você é jovem e bonita, não deveria ficar presa a um aleijado.
- Casei com você para o melhor ou para o pior, na doença e na saúde - disse ela suavamente. - Se fosse eu nessa cama com esses ferimentos, sei que você cuidaria de mim. Então, por que acha que vou ficar cansada de cuidar de você?

Página 326
- Homens podem ser bem estúpidos e muitas vezes atacam quem mais deveriam tratar com carinho.

Então depois de voltarem para Londres a situação acaba se complicando ainda mais, além de não terem previsão para a guerra terminar, mais pessoas sofrem, seja com a perda de soldados que sustentavam suas casas, ou soldados que voltam para casa com partes do corpo destroçadas e não podendo retomar nunca mais a vida como era antes.

E ainda para ajudar o mundo enfrenta uma epidemia horrorosa onde muitos acabam morrendo.

Página 358
Talvez precisemos de maus momentos para apreciarmos plenamente os bons.

Página 396
Não podemos mudar o que já aconteceu, mas ainda podemos escolher nosso futuro.

Página 486
- Ninguém pode fazer outra pessoa feliz. Ela precisa fazer isso por si mesma- disse Mog.

Eu diria que o livro é extremamente triste, quando uma situação ruim acaba de acontecer, logo em seguida acontecem mais coisas tristes e ruins creio que a intenção da autora era mais mostrar mesmo o mal que a guerra causou em todas as pessoas e acabou pegando os personagens do livro passado.

Se a sua intenção de ler o livro era ver uma dúvida cruel entre qual Bella decide por quem vai ficar infelizmente quase não temos isso no livro.

Mas diria que é um livro bom mas na minha opinião Belle é muito melhor !!!!!

Beijos

Até mais