Entre o Amor e a Paixão

Entre o Amor e a Paixão Lesley Pearse




Resenhas - Entre o Amor e a Paixão


76 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Saleitura 04/09/2013

"Talvez precisemos de maus momentos para apreciarmos plenamente os bons". (pág 358)
Entre o Amor e a Paixão é a continuação de Belle (leia AQUI a resenha). Quem não leu Belle, vai ter a dúvida se é necessário lê-lo para poder ler esse, não, não é necessário, a autora traz para ele o necessário de Belle para você não ficar perdido (a).
A história começa em 1914, no início da Primeira Guerra Mundial. Encontramos Belle casada com Jimmy e morando junto com Mog e Garth em Blackheath, Inglaterra. Jimmy e Garth são donos de um bar e moram na parte de cima. Belle estava muito feliz em seu casamento, foi um recomeço em outra cidade, deixando para trás seu passado.

"Era claro como água que ela não poderia ter um marido melhor do que Jimmy. Tinha para si que, uma vez prostituta, era quase impossível que não lhe jogassem o passado na cara em um momento de raiva ou ciúme. Mas Jimmy nunca fizera isso." (pág 26)

No primeiro capítulo encontramos Belle vivendo seu grande sonho realizado, sua chapelaria. Do outro lado da rua, um homem observa a loja na esperança de vê-la. Queria saber se ela estava bem e feliz em sua nova vida. Era Etienne, na dúvida se devia ou não entrar e falar com ela antes de voltar para França e se alistar para a Guerra. Sim, ele entra e os dois conversam um pouco, relembram alguns fatos passados e de como estão. Durante toda a história, Etienne aparecerá algumas vezes na vida de Belle, inclusive tendo um papel de muito importante na vida de Jimmy.
Depois de tudo que Belle passou, a vida não lhe deu tréguas, muitas dificuldades e momentos tristes ainda estavam por vir. Quando ela acha que sua vida está ótima, e que através de uma notícia, chega ao ápice, ela sofre um ataque e joga tudo isso ao chão. Para completar Jimmy se alistou para a Guerra. Após se recuperar, ela decide também ir para a Guerra e se alista como motorista de ambulâncias.
Nessa continuação novos personagens surgem, como Miranda, filha de uma ricaça pedante, que num momento de grande dificuldade encontra Belle para lhe ajudar, e daí nasce uma grande amizade. Miranda se alista junto com Belle. Lá, Belle fará mais uma amizade, Vera, e Miranda encontra um amor. Nessa parte a autora nos mostra muito do que aconteceu na Guerra e todas as dificuldades vindas dela. Miranda e Belle vivem de perto o horror através dos feridos que transportam e ajudam.

"Você acha que não é nada ajudar a salvar a vida dos soldados? - Belle soltou um suspiro. - Para mim, é muito mais gratificante do que fazer chapéus para mulheres vazias que tem mais dinheiro do que bom senso" (pág 150)

Agora é vocês lerem, conferirem e descobrirem o restante, pois tem muita coisa pela frente. Gostei muito da história, me envolvi, me emocionei demais! São 502 páginas de história mesmo, nada de repetição ou encheção de linguiça hehehe Quando eu soube que haveria a continuação, fiquei imaginando o que viria, como continuar, pois para mim a história estava fechada, porém Lesley me surpreendeu positivamente.

"Não podemos mudar o que já aconteceu, mas ainda podemos escolher nosso futuro." (pág 396)

Resenha by Luci Cardinelli
http://www.skoob.com.br/usuario/377269-luci-cardinelli

site: http://saletadeleitura.blogspot.com.br/2013/09/resenha-do-livro-entre-o-amor-e-paixao.html
Maristela 02/10/2013minha estante
Eu ainda não li Belle e estou com muita vontade de ler. Agora então, nem se fale, pois quero muito ler esse livro. Gostei da sua resenha, que como sempre, está maravilhosa. A capa do livro é linda!


Pandora 02/10/2013minha estante
Adorei os trechos do livro que você destacou Luci, além de claro ter ficado instigada com toda a resenha e sua aprovação... Já estou inclusive participando do sorteio \o/ Boa Sorte para mim!!!


Fernanda @condutaliteraria 03/10/2013minha estante
Acho a capa desse livro linda! Já li Belle e amei a história. Adorei a resenha desse, o cenário da guerra na trama, fiquei super instigada com a continuação.


Rita De Cássia 04/10/2013minha estante
Gente, apaixonada por essas quotes...
Fiquei mega curiosa pra ler esse livro. É um dos que estão na minha listinha de desejados. Sem falar nessa capa, que é linda.


NESSA 10/10/2013minha estante
O livro é a continuação de " Belle" e fiquei na expectativa para ler a continuação,continuo achando Belle uma protagonista forte e decidida.
A narrativa de Pearse é extremamente emocionante, fluída e contagiante!As capas dos livros são bonitas!


Gladys 22/10/2013minha estante
Não sabia que Belle tinha continuação até o lançamento de Entre O Amor e A Paixão.
Livros sobre a guerra costumam ser bons.


Michelli Prado 26/10/2013minha estante
Estou querendo ler esse livro há um tempo, mas Belle ainda esta aqui intocado, por isso ainda nao comprei. Adoro esses livros com temáticas de guerra.
Muito boa mesmo sua resenha!!


Stephanie 07/01/2014minha estante
Nossa, eu me apaixonei por Belle no primeiro Livro. Amei a história e torcia para que ela ficasse com Etienne. Não gostei tanto quando ela ficou com o Jimm. Mas a autora é esperta, deixou Etienne para o segundo. Estou doida para ler esse livro!




Raquel 17/02/2020

Gostei muito da leitura, contou muitos fatos sobre a primeira guerra mundial e não romantizou em nada os acontecimentos. Porém gostaria que Jimmy e Belle tivessem outro final. Jimmy foi uma das pessoas que mais lutaram por Belle, acho que a autora não deveria ter feito o que fez com ele. E Belle já tinha tido sua cota de sofrimento no primeiro livro. Na real a autora deveria ter parado no primeiro, eles com seu final feliz. E contado essa história com outros personagens, alguém que fosse casada com um homem ruim, que merecesse o que Jimmy passou.
Rejane.Rita 17/02/2020minha estante
É continuação de Belle?


Raquel 17/02/2020minha estante
Continuação de Belle.


inari 04/08/2021minha estante
Poderia me falar o que acontece? Ele morre?


Raquel 07/03/2022minha estante
Inari, desculpa pela demora. Sim. Mas, não qualquer morte. Uma triste.




LC 18/06/2013

Não havia necessidade de uma continuação.
Resenha: Londres, meados de 1914. Belle finalmente se sente em paz, feliz em seu casamento com Jimmy, dona de sua loja de chapéus em Blackheath, e esperando seu primeiro filho. Tudo parceria perfeito, já que após tanto sofrimento ela merecia ser feliz. Só que a Primeira Guerra Mundial trouxe consequências gravíssimas para sua família. Belle insistira para que Jimmy não se alistasse, mas ele, como homem, viu que aquilo era seu dever com o país. Entre o amor e a paixão dá continuidade a tortuosa jornada de Belle e a vários problemas que se abateram sobre a população da Inglaterra durante a guerra. O ressurgimento de um antigo amor coloca a protagonista no meio de um embate em seu coração e a dúvida de quem deve ser o escolhido.

A grande dúvida que pairava em minha mente era: Belle precisava ter continuação? Tudo foi tão bem enlaçado no livro anterior, que continuar a mesma história foi um passo arriscado para Lesley. E mesmo assim eu mergulhei de cabeça na nova etapa da vida de todos os personagens. No final, pude constatar que Entre o amor e a paixão é um livro totalmente desnecessário e que só tirou o brilho do seu antecessor.

Um dos primeiros agravantes da história é a quantidade de páginas. 512. Se você me perguntar: "Mas não foi necessário?" Sim, em partes. A Lesley tem o dom de fazer narrativas perfeitas, mesmo em uma quantidade de páginas assim. O problema é que a história toda é carregada de desgraças, sofrimento e muita tristeza. Não precisava disso. A visão que eu tive com o final de Belle foi a melhor possível, até o favoritei. Ler essa sequência me deixou triste e decepcionado.

A personalidade de Belle Cooper continua impecável, e não é à toa que a autora disse não querer se despedir dela e por isso escreveu uma história sequente. Ela continua destemida, forte e inteligente. Creio que isso me fez gostar um pouco do livro, já que aprecio muito personagens principais tão fortes. A narrativa em terceira pessoa deu uma visão ampla do que ocorreu na guerra. Palmas para Lesley. É muito bom ver o cuidado que ela tem na composição de cada página, e a pesquisa feita em diversas fontes. Jimmy ganhou mais profundidade, já que ele se alistou no exército para lutar pelo seu país. O garoto, que se tornou um homem, continua fofo, atencioso e tudo aquilo que conhecemos anteriormente. Porém, a autora conseguiu distorcer um pouco a personalidade dele, o que me deixou frustrado. Sem contar as provações terríveis pelas quais ele passa.

Infelizmente, Lesley acabou a imagem brilhante que tinha deixado em Belle. A personagem sofreu tanto no último livro e mostrou que conseguiu superar, não havia motivos para repetir a dose. Alguns leitores me disseram: Mas e a guerra? E tudo que aconteceu depois? Isso não interessa. Se tem algo que eu faço ao terminar a leitura, é pensar por mim mesmo o que vem depois. Por isso, imaginei Belle feliz com sua loja de chapéus, casada com Jimmy e morando com Mog e Garth. Creio também que se houvesse a substituição dos personagens e alguns trechos, teríamos outro livro, outra trama para ser desenvolvida, e assim seria muito melhor. Não estranhem a classificação do livro como "Muito bom". É impossível negar que Pearse sabe como desenvolver tudo, desde narrativa até o encerramento da trama. Mas o fato é que Entre o amor e a paixão fez a imagem magnífica que Belle teve se dissolver pelo ralo.

Se você quiser ler, vá fundo! Mas se prepare, porque são quinhentas páginas de sofrimento e devastação. Beijos :)
Rita 23/06/2013minha estante
Concordo totalmente. Essa continuação me pegou de surpresa. E agora que estou lendo, me sinto um pouco decepcionada com a autora. Belle foi uma história tão boa, o seu final não deixou nenhuma aresta solta, então, para quê uma continuação?


LC 17/07/2013minha estante
Rita, é bem isso. Não tinha necessidade de continuar, acabou por manchar a imagem que eu tinha da história.


Rafa 01/12/2013minha estante
Eu adorei. Na realidade queria uma continuação na história de Etienne que é de longe meu personagem preferido =)


Rubia 07/02/2017minha estante
Mas vc gostou ou não? pq deu 4 estrelas..comprei esse livro ontem..




Prateleira Cult 22/12/2013

uma dualidade em forma de livro
Quando eu estava fazendo a resenha de Belle, entrei no site da autora e o livro em destaque era The promise,e depois que li a sinopse e percebi que era a sequencia de Belle, fiquei super animada para a leitura deste livro e fiquei cruzando os dedos para que a Novo Conceito o lançasse logo.

Sobre a leitura

Quando comecei a ler Entre o amor e a paixão, estava muito entusiasmada, até que me dei conta que eu adorei o final de Belle e que pra mim a história poderia muito bem ter acabado ali, logo no começo do livro comecei a me questionar qual seria o propósito da obra e a medida que as páginas iam passando eu comecei a não gostar do rumo que a coisa estava tomando.

Este é um livro que me deixou muito dividida, gostei da história mas não gostei dela como sequencia, vou explicar melhor: Como sequencia o livro acaba mesmo com tudo que a autora fez em Belle, me pareceu que ela se arrependeu do final do livro anterior ,achou que a coitada da Belle ainda não tinha sofrido o suficiente e resolveu dar mais uma dose a ela, não gostei do rumo da história, das atitudes da protagonista e do final, eu achei que ela destruiu tudo que Belle tinha de bom. O recado que ela deu foi: A história é minha e faço com ela o que eu quiser. Eu teria gostado mais se ela tivesse feito um livro totalmente diferente com outros personagens mas com a mesma ambientação, teria ficado muito melhor.

Se este livro não fosse uma sequencia de Belle eu teria gostado muito mais, a ambientação histórica da trama na Primeira Guerra mundial é muito rica e bem construída, e a narrativa e os personagens novos que apareceram na trama são muito bons.

O que eu achei?

Infelizmente me empolguei e pensei que ela fosse dar um rumo totalmente diferente na trama e me senti realmente enganada e chateada, se eu pudesse voltar atrás eu não teria lido este livro mesmo sabendo que me ia me roer de curiosidade, não que o livro seja ruim, ao contrario ele é muito bem feito, mas tudo aquilo que amei em Belle foi destruído aqui.

Dica



Para que você leia Entre o amor e paixão é necessário ter lido Belle antes, eles realmente são sequencia um do outro e você ficará perdido sem saber o que ocorreu antes e pode até estragar a leitura do primeiro livro.

A edição

A edição do livro é muito bonita, apesar de ser um livro grande ele não é pesado pois usa aquele papel mais leve.

A capa segue o mesmo padão do livro anterior, com textura soft touch, com alguns traços em verniz localizado e o titulo em alto relevo.

Recomendo?

Se você amou Belle,achou o final dele satisfatório e é team Jimmy, recomendo que não leia Entre o amor e paixão, agora se você não gostou do final de Belle e é team Ettienne que não é o meu caso, se joga na leitura!

site: http://prateleiracultural.blogspot.com.br/2013/07/entre-o-amor-e-paixao-lesley-pearse.html
Duan Baptista 07/03/2014minha estante
Opa, vou ler, pq em Belle me simpatizei mais com o Ettienne hehehe


Prateleira Cult 07/03/2014minha estante
Se você é team ettienne com certeza vai gostar. ^^


Tacila 08/04/2014minha estante
Olha depois de ler a sua resenha eu realmente desanimei em ler o livro. Eu achei o amor do jimmy muito puro, ela realmente não deu nada para ele em troca de tanta devoção, já o Ettienne, ele era um homem marcado pelo passado, e ainda no fundo se sentia em dívida com a Belle, eu achei que o amor pelo Jimmy poderia ser a redenção para ela de uma passado tão assombroso.




Lilly 23/05/2015

Um Livro Apaixonante
Lesley Pearse sabe como prender um leitor,eu nem suspeitava que teria a continuação de Belle. Fiquei com um certo receio,pois pensei que o livro não seria bem trabalhado. Ainda bem que me enganei. Belle está vivendo toda a felicidade em que sonhou,mas infelizmente vem a guerra, em que Jimmy se alista a contra gosto de Belle, pois ela está esperando o seu primeiro filho. Infelizmente Belle perde essa criança tão amadas,e Jimmy vai se modificando aos poucos pois é impossível uma pessoa passar pela guerra e não ser modificada.
Entre esses caos Belle se alista para ser motorista de ambulância na França, e reencontra Etienne o primeiro homem que ela amou,e que por ventura nutre esse mesmo sentimento por ela. Ela começa a ficar dividida entre Jimmy e Etienne. Mas vem o destino e decide por ela. Jimmy é ferido em campo de batalha no qual ele perde um braço e uma perna. Ela se dedica a ele,mas ele está tão mergulhado na auto piedade que não consegue ver o quanto Belle ainda quer ser feliz com ele. Depois de um tempo ele começa a enxergar o que ele estava perdendo, e tenta reconstruir sua vida com Belle, mas vem o destino da maneira mas implacável, e leva Garth com a gripe espanhola, e em menos de uma semana Jimmy morre tbm da gripe. Nos seus últimos momentos ele diz a Belle que será melhor assim, pois mesmo que ele voltasse inteiro da guerra nunca mais ele seria aquele Jimmy o qual ela se casou.
Então ela acaba se jogando nos braços de Etienne sem medo sem culpa a vida mas uma vez da a chance de Belle ser feliz, em um novo País a Nova Zelândia, onde ninguém conhece o seu passado.
Lesley descreve muito bem o horror da guerra e o quanto a guerra é fútil.
Ela mostra que ninguém sai ileso de uma guerra tanto fisicamente, quanto psicologicamente.
Leo Lopes 19/08/2015minha estante
Você tem que avisar que tua resenha tem Spoilers.


Alessandra 30/08/2015minha estante
A resenha é boa, mas avisa no início que tem spoilers :(




spoiler visualizar
Jéssica 09/08/2013minha estante
oii eu achava que era unica que torcia pelo Etienne, não sei lendo o livro eu via o Jimmy como um menino. To louca pra ler esse agora...bju




Dressa Oficial 30/05/2013

Resenha - Entre o Amor e a Paixão
Belle se casou com Jimmy e agora possui sua linda loja de Chapeu, Belle não consegue agradecer a Deus por ter enviando um homem tão maravilhoso e dedicado como Jimmy, que a aceitou mesmo com o seu passado tão sofrido e ao mesmo tempo assumido como prostituta e além do mais ter aceitado ela trabalhar fora de casa com que o mais gosta, pois o livro se passa nos anos de 1916 - 1919 e a mulher ainda era vista como somente do lar.

Página 112
Belle olhou para ele por um instante ou dois sem dizer nada. Uma lágrima escorreu-lhe pela face.
- Por que está chorando? - perguntou ele.
- É pelo que você faz por mim - disse ela. - Porque você é sempre tão compreensivo e atencioso. Tenho tanta sorte de tê-lo.

Belle se sente muito amada por Jimmy, esta morando com sua tia Mog e o tio Garth que sempre os cercam de todos os cuidados.

Belle conhece sua mais nova amiga em uma situação muito inusitada, onde ao sair de sua loja se depara com uma mulher caída no chão atropelada por uma carroça, ao tentar prestar socorro a moça rica da alta sociedade percebe que a mesma fez um aborto e que com o acidente que aconteceu pode ter sérias complicações quando o feto sair.

Então sem pensar em mais nada, avisa Mog que irá ajudar uma desconhecida e acaba mentindo para Jimmy que vai dormir na casa de Lisette mulher de Noah amigos do livro passado.

Então Belle conhece Miranda e o que pareceu a primeira impressão é que ela além de ser muito rica não sabe nada da vida, mas aos poucos se mostra uma doce mulher e uma fiel amiga.

As duas criam uma proximidade muito grande e as mesmas compartilham dos mesmos sonhos e objetivos de vida.

Até que chega a I Guerra Mundial e com a empolgação do bar que tio Garth e Jimmy trabalham quase todos os homens que frequentam o bar resolvem se alistar para o exército, e os poucos que ficam não tem outra alternativa a não ser seguir o mesmo caminho, pois todo o país esta se alistando.

Belle se descobre grávida e Jimmy resolve lhe contar que quer se alistar para enfrentar a I Guerra Mundial e então Belle se desespera pois não se sente segura longe de quem mais a protege.

Após Jimmy ir para a França servir o exército, Belle se dedica ainda mais a sua loja porém um incidente acaba acontecendo quando um bandido invade sua loja em busca de dinheiro e acaba agredindo Belle que a faz perder seu bebê.

Belle fica muito arrasada e acaba perdendo o ânimo de continuar dando andamento ao seu maior sonho que sempre foi a loja de chapeu e por sorte Miranda aparece para lhe fazer companhia e anima-la a fazer um trabalho voluntário na França para poder ajudar os feridos da guerra.

Belle então aprende a andar de bicicleta e depois aprende a dirigir um carro

Página 163
- Você pode fazer qualquer coisa se estiver determinada o bastante - Replicou Belle.

Quando chegam na França não imaginavam o que a esperavam com tanta gente sofrendo com tantos ferimentos, no começo fazem um trabalho como enfermeiras depois de um tempo viram motoristas de ambulância e acabam pegando macas muito pesadas com a ajuda de alguns soldados feridos pela guerra sem alternativas de voltar a vida que tinham antes.

Página 203
- Por que você simplesmente não foi para casa depois que foi ferido?
- O que há em casa para um aleijado como eu? - Ele deu de ombros. - Ninguém vai me dar emprego, minha mãe não quer outra boca para alimentar, não com a casa cheia de crianças, e meus amigos estão todos aqui.
Eles haviam se alistado para escapar da pobreza, aos ambientes cruéis e á falta de oportunidades. Infelizmente, uma grande parte dos feridos retornaria amargurada para casa, para um vida ainda pior do que antes.
No entanto, Belle também tinha falado com homens que achavam que o exército tinha melhorado sua sorte na vida. Refeições regulares e exercícios de musculação durante o treinamento haviam transformado rapazes magricelas em homens.


A guerra acaba trazendo muitas desgraças para todos, ainda na França Belle precisa lidar com um acidente terrível e mais uma vez fica sem chão e sem saber o que fazer, então finalmente no livro aparece Ettienne lindo e maravilhoso como sempre rsrsr acaba consolando Belle que se encontra em um momento muito difícil, carente pois está longe de casa e de Jimmy e esgotada pelo excesso de trabalho que precisa ter e fazer em seu serviço voluntário e ai acabam se entregando a uma noite deliciosa de puro amor !!!!!!!

Mas como nem tudo são flores alguns dias depois Belle sofre muito pois acaba recebendo seu marido Jimmy ferido da guerra o que faz com que eles tenham que voltar para Londres aos cuidados de seus tios.

Jimmy não aceita sua atual condição de acidentado pós guerra e acaba tratando Belle muito mal, porém a mesma se sente culpada por ter traído seu fiel e amoroso marido e não se rebela contra ele.


Página 315
- Mas quanto tempo vai levar até que você fique cansada de mim? - disse ele. - Não estou tentando ganhar sua compaixão, Belle, estou só sendo realista. Não sou mais um homem, não posso trabalhar nem sustentar você. Você é jovem e bonita, não deveria ficar presa a um aleijado.
- Casei com você para o melhor ou para o pior, na doença e na saúde - disse ela suavamente. - Se fosse eu nessa cama com esses ferimentos, sei que você cuidaria de mim. Então, por que acha que vou ficar cansada de cuidar de você?


Página 326
- Homens podem ser bem estúpidos e muitas vezes atacam quem mais deveriam tratar com carinho.

Então depois de voltarem para Londres a situação acaba se complicando ainda mais, além de não terem previsão para a guerra terminar, mais pessoas sofrem, seja com a perda de soldados que sustentavam suas casas, ou soldados que voltam para casa com partes do corpo destroçadas e não podendo retomar nunca mais a vida como era antes.

E ainda para ajudar o mundo enfrenta uma epidemia horrorosa onde muitos acabam morrendo.


Página 358
Talvez precisemos de maus momentos para apreciarmos plenamente os bons.

Página 396
Não podemos mudar o que já aconteceu, mas ainda podemos escolher nosso futuro.

Página 486
- Ninguém pode fazer outra pessoa feliz. Ela precisa fazer isso por si mesma- disse Mog.


Eu diria que o livro é extremamente triste, quando uma situação ruim acaba de acontecer, logo em seguida acontecem mais coisas tristes e ruins creio que a intenção da autora era mais mostrar mesmo o mal que a guerra causou em todas as pessoas e acabou pegando os personagens do livro passado.

Se a sua intenção de ler o livro era ver uma dúvida cruel entre qual Bella decide por quem vai ficar infelizmente quase não temos isso no livro.

Mas diria que é um livro bom mas na minha opinião Belle é muito melhor !!!!!

Beijos

Até mais

Andressa

Mais resenhas : http://livrosechocolatequente.blogspot.com.br/
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Bruna 13/06/2013

Triste, Comovente, Sublime
Entre o Amor e a Paixão começa em 1914, início da 1ª Guerra Mundial e dois anos após o final de Belle. Logo no começo vemos um pouco dos acontecimentos no período entre os dois livros. Belle e Jimmy se casaram e vivem com Mog e Garth, e os quatro conseguem manter aquela aura de respeitabilidade em um local onde ninguém sabe sobre suas origens, e principalmente, sobre o passado de Belle. Ela é feliz no casamento, conseguiu abrir sua chapelaria e é uma lojistas de prestígio e admirada em Blackheath, vila respeitável e mais elitizado onde vivem.
O livro é maravilhoso, super triste e comovente, é de um realismo que chega a ser brutal, mas sem ser grotesco. Tinha muito tempo que um livro não me fazia chorar, mas esse conseguiu, e em mais de uma cena! A história ainda está muito fresca na minha memória, e por isso ainda não sei dizer se gostei mais dele ou de Belle, só digo que os dois são igualmente incríveis, e se você gostou de Belle, então TEM que ler Entre o amor e a paixão!
Esse é apenas um resumo da minha resenha. Para ler completa acesse http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/2013/06/resenha-entre-o-amor-e-paixao-lesley.html
comentários(0)comente



Thais.Weida 20/05/2024

Esse livro é uma relacionamento de amor e ódio tem horas que quero abraçar a Belle e falar que vai ficar tudo bem e tem horas que quero dar um soco nela, vale MUITO a pena ler.
comentários(0)comente



Bruna Britti 02/07/2013


***

O primeiro livro escrito por Lesley contava a história de Belle, uma menina traficada aos 16 anos e levada a se prostituir no submundo dos bordeis e prostíbulos luxuosos (clique aqui para ler a resenha). Na história, a personagem se adapta ao meio, porém enfrenta as piores situações que vão desde o estado social e moral dada a uma prostituta na época até condições físicas e psicológicas provocadas por abusos e violência. Por mais que livro traga uma atmosfera polêmica e apresente algumas falhas, eu gostei da história pela narrativa crua e realística, mas principalmente pela perseverança da personagem. Entretanto, o final me decepcionou por ser pouco desenvolvido e trazer uma escolha do qual, pessoalmente, eu não concordei. Parece que a autora também não gostou muito e decidiu escrever uma continuação para “contornar” sua escolha.

[A partir daqui contém spoilers caso não tenha lido o primeiro livro]

Entre o Amor e a Paixão, portanto, conta a história de Belle após o seu casamento com Jimmy. Três anos se passam em um casamento lindo e perfeito; Belle está feliz com seu marido amoroso, com sua loja de chapéus e sua família que incluía Mog e Garth. Mesmo a visita de Etienne em sua loja, por mais que tivesse mexido com seus sentimentos, não foi suficiente para tirá-la de seu pequeno mundo perfeito. Entretanto, ela começa a ouvir rumores sobre a guerra dos britânicos contra os alemães – a conhecida primeira guerra mundial –, e fica preocupada de que seu marido pudesse se alistar. Afinal, por onde quer que olhasse, via homens empolgados pela ideia de se aventurarem em uma jornada pela pátria.

Jimmy, porém, lhe convence de que não se alistaria a menos que fosse obrigatório. Ele jamais deixaria sua esposa perfeita sozinha, mas as coisas começam a mudar quando os sussurros de “covarde” para os homens que não se alistaram ecoam nas esquinas, bem como os grupos de mulheres que entregavam penas brancas que simbolizavam covardia para todos aqueles que não tinham problemas físicos e mesmo assim não foram defender seu país. Pressionado pelo seu senso de honra, Jimmy se alista mesmo contra a vontade de Belle. A personagem, sabendo que não havia nada que pudesse fazer, acaba lhe incentivando e Jimmy parte para a guerra.

A partir daí, Belle passa por algumas situações que a impulsionam a seguir seu marido e ajudar por uma causa nobre. A personagem fecha sua loja de chapéus e se alista como voluntária para dirigir ambulâncias na Cruz Vermelha, sabendo que esta seria uma decisão que mudaria sua visão do mundo. Ela, então, passa a cuidar dos feridos no período de três anos. Nesse tempo, Belle presencia ferimentos terríveis, os rumores catastróficos da guerra, volta a se encontrar com Etienne e se preocupa todos os dias de que Jimmy voltasse para ela são e salvo.

A princípio pensei que o livro traria mais destaque ao romance de Etienne e Belle, já que é esta a premissa principal da história. Porém, Lesley Pearse escreveu um livro cujo fundo histórico da guerra ficou em primeiro plano e muitas vezes nos esquecemos do argumento romântico que foi pouco desenvolvido. As cenas entre Jimmy e Belle ou a mesma com Etienne são raras e pecam pela falta de profundidade. São quatro ou cinco cenas em meio as 502 páginas argumentadas na atmosfera da guerra. Fica a sensação de que a autora não conseguiu encaixar sua proposta principal e portanto tentou inseri-la-la nas poucas oportunidades que apareceram, o que me deixou frustrada.

A narrativa continua detalhista, prima por fatos históricos verídicos que contribui para a consistência do cenário e a situação psicológica de cada personagem. Temos como exemplo as penas brancas distribuídas por senhoras aos homens que não se alistaram para a guerra ou os tipos de licenças que homens conseguiam dependendo da gravidade de seus ferimentos; uma curiosidade no final da história é a nota que a autora traz listando os livros que utilizou para sua pesquisa. Lesley continua apostando em longas narrativas e poucos diálogos, o que me deixou dividida, pois as vezes gostava e muitas vezes me deixei cair pelo tédio. Ao mesmo tempo em que o meio traz verossimilhança e certa riqueza de detalhes - o que impacta o leitor com os horrores da guerra e comove em determinadas cenas -, o estilo peca por muitas vezes carregar uma narrativa repetitiva e cansativa. Para um livro médio, talvez não houvesse esse incômodo, mas mais de 300 páginas retratando o cotidiano de Belle na Cruz Vermelha – acordar cedo, cuidar de feridos, ver os horrores da guerra, dormir e lidar com condições precárias –, torna a história muitas vezes maçante. Chegou um tempo em que comecei a virar as páginas direto sem perder qualquer informação da história.

Uma característica da autora um tanto quanto exagerado é abusar de situações dramáticas. No primeiro livro Belle sofre por surras, estupros ou preconceitos durante toda a história, e neste aqui não é muito diferente. Embora o tema retratado em Belle foi deixado de escanteio, a maré de má sorte continua lhe acompanhando até o fim, estendo-se inclusive a outros personagens. Ninguém no livro parece ter o direito de ser feliz sem antes sofrer as piores tragédias ou os piores traumas, o que contribui para aquele clima de desgraça todo o tempo. No final, voltei a achar extremamente forçado como de repente a autora decidiu dar um fim aos empecilhos para dar a personagem o final desejado.

O espaço temporal no livro é longo, passa-se mais de três anos no período da primeira guerra mundial com diversos saltos no tempo, e, portanto, poucos acontecimentos marcantes entre os personagens. Há uma ou duas vezes em que acompanhamos a narrativa voltada para Etienne e Jimmy, um fato que contribuiu sempre que eu estava achando a narrativa enfadonha. Etienne, principalmente, salva os momentos mais tediosos do livro com seu carinho e adoração por Belle, e Jimmy dessa vez transforma-se em um homem frio e distante pela sua condição devido ao que viu na guerra. Entre o Amor e a Paixão traz sim os dilemas dos votos de um matrimônio com amor ou a paixão de um homem que marcou a vida de Belle, porém de forma breve. Fica a sensação de que poderia muito bem ter cortado umas 200 páginas ou que o casal poderia ter sido mais desenvolvido. O foco acaba sendo passar ao leitor os detalhes da guerra. Por gostar de história, achei interessante, mas para um livro de 502 páginas, para mim, infelizmente, faltou o romance prometido.

site: www.supremeromance.blogspot.com
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



RLeitora 16/07/2013

Resenha da Ana - RLeitora
O livro é a continuação de " Belle" e fui descobrir isso muito tempo depois.
O livro conta a estória de Belle Rylleis, que é casada com Jimmy, o marido mais perfeito que pode existir. Livre e feliz, ela tem sua própria chapelaria, casamento perfeito e outras tantas coisas para lhe alegrar e fazer com ela esqueça o passado. A Primeira Guerra Mundial se aproxima, e por pressão social, Jimmy se alista. Belle não queria isso, não como ela estava, grávida do primeiro filho deles, mas fatos acontecem e ela se vê se voluntariando para guerra também.
E como de praxe não direi mais nada dessa estória, pois é assim que se inicia o livro.
Ao iniciar o livro, me apaixonei de primeira, apesar dos spoilers por ser uma continuação, o livro me conquistou.Pela protagonista, pelo Jimmy, pela Mog , Miranda,e todos os outros, além do enredo, mas por algum motivo a autora enlouqueceu e despencou com o livro.
Um fato que ocorreu me deixou simplesmente desgostosa, o livro que tinha tudo para se tornar queridinho, um dos meus favoritos despencou do meu conceito. A autora cometeu uma atrocidade com uma personagem que eu amava, embora esse fato serviu para desencadear outros fatos, não o achei necessário. Algumas coisas poderiam ter surgido de outra forma na história, mas sendo assim toda a estória despencou e todos os personagens também.
Belle é uma protagonista extremamente forte, apesar da narração em terceira pessoa, nos vemos sempre unidas e dentro de sua mente e coração, me emocionando muito com ela. Ela é a prova viva de que os traumas nos tornam pessoas melhores. Ela é amável e dá inúmeras provas de seu grande coração, ganhando assim amizades sinceras e homens apaixonados. Mas em alguns momentos, principalmente após o " despencamento" eu não aprovei sua atitude, ela me deixou simplesmente irritada, muito chateada mesmo, mas no fim ela se redimiu e eu a compreendi de coração.
Jimmy é o tipo de homem perfeito! Nos guiando pela época em que o livro se passa, ele sempre se dá como um homem atual de mente aberta e coração também. Eu sou apaixonada pelo Jimmy, pela sua beleza, pelo seu amor e carinho com todos, e não mereceu algumas coisas que aconteceram com ele durante o livro. Mesmo em alguns momentos ele tendo atitudes que embora expliquem, não justificam, eu continuo o amando.
Etienne foi o meu maior problema nessa leitura, eu não sei se eu o amo ou odeio. Suas atitudes embora belas foram muitas vezes egoísta e isso me incomodou demais. Mas acho que ele só ama alguém que ao meu ver não deveria amar, mas definitivamente não foi meu personagem adorado.
Raramente comento sobre os personagens secundários, mas Miranda Forbes- Alton, que se torna melhor amiga de Belle merece o destaque. Assim que ela apareceu na estória ela me conquistou, sua personalidade ímpar, sua coragem, audácia, ousadia, força, vitalidade, beleza e coração me fizeram ama-la e ela foi um dos motivos de eu ter me magoado com livro.Odiei o que a autora fez com ela.
A narrativa de Pearse é extremamente gostosa, fluída e bem fácil de entender, apesar de achar que alguns momentos ela se alongou demais.Ela nos passa uma riqueza de detalhes sobre a guerra que nos choca e nos emociona como poucos autores em terceira pessoa são capazes de fazes.
A capa do livro é bela, repleta de texturas e se encaixa perfeitamente com o livro. O cuidado com a revisão, fonte e detalhes internos muito me agradou e tornou a leitura mais bela.
O livro é bom, mesmo com a decepção, no fim acabei compreendendo que o final era para Belle e não para os outros personagens da estória. Pretendo ler o Belle e o Roubada, outros livros da autora.

" -É nos maus tempos que insistimos em pensar ou nos bons momentos que nos alegram durante os maus tempos?(...)"

site: http://www.resenhasdeumaleitora.com.br/2013/07/resenha-entre-o-amor-e-paixao-lesley.html
comentários(0)comente



76 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR