A Comissão Chapeleira

A Comissão Chapeleira Renata Ventura

Resenhas - A Comissão Chapeleira

Leonardo 28/09/2014

Um banho de realidade!
Sob graves consequências de: lágrimas infinitas, explosões de raiva, risos espontâneos e todas as sensações possíveis. Foi assim que eu me senti lendo um certo livro chamado "A Comissão Chapeleira", de uma certa autora carrasca que quer que o leitor tenha ataques cardíacos a cada capítulo chamada Renata Ventura. É pra aplaudir de pé uma obra dantesca, super bem construída e apaixonante como essa. Com um começo apaixonante, um meio agonizante e um final de derrubar forninhos, personagens novos, com suas distinguíveis diferenças, trejeitos e modos de ser, um vilão que "não tenho nada a declarar" e um [já falei mas vou falar de novo] final que faz com que o ser que está lendo fique babando pela continuação. Pois é. ACC é tudo isso e muito mais! Obrigada por esses inesquecíveis, traumatizantes e magníficos momentos. Eu realmente não sei mais o que dizer sem dar o mínimo de spoilers...

BiaQuerino 03/06/2022

Lição!
Os livros da Renata seguem sendo grandes lições de vida, aprendi nesse livro coisas que vou levar pra minha vida inteira. Nesse segundo livro a história tá bem mais pesada, mas bem mais tocante também, a evolução da autora é fácil de notar. Infelizmente o livro foi bem lento no início e apesar de entender q a jornada do hugo gira em torno de si e pela busca do que é correto, ainda é chato muitas vezes vê-lo errar de forma corriqueira.

O que essa autora faz com o mundo bruxo é incrível, o modo como ela faz com que nossa cultura e nosso país seja visto por nós é maravilhoso. Não vejo a hora de iniciar os próximos.

(Gatilho: tortura psicológica e física, traumas, mortes, insinuações de abuso sexual e de consumo de drogas)

mxd 04/12/2020

O melhor da saga
Pra mim, A Comissão Chapeleira é o melhor livro da saga A Arma Escarlate. Li este livro de uma forma que nem percebi que foram 600 páginas lidas... Com a escrita fluidíssima da Renata e essa trama excepcional ficava pareceram só 200 páginas. Por ser, na minha opinião, o mais impactante, chocante da saga, era difícil largar o livro. Eu estava obcecado, passava 80% do tempo lendo A Comissão Chapeleira e os outros 20% eu torcia pra poder voltar a ler logo.
Enfim, nem preciso falar que esse tem um espaço reservado no meu coração.

@pablitojaleu 30/04/2020

Tão bom quanto o primeiro livro :D
Eu li A Comissão Chapeleira em 2014, mas o livro me surpreendeu ainda mais quando fiz a releitura, em março de 2020. Consegui recordar de muitas coisas que eu não lembrava, principalmente dos ensinamentos do Capí.
Me surpreendi com algumas atitudes do Hugo (pro bem e... ainda pro mal), me encantei com a escola de Salvador e segurei a respiração com o um-pouco-confuso-Mefisto Bofronte.
É o meu preferido da série. Me prendeu do início ao fim.

Alexandra 25/11/2020

Crescimento dos personagens
É incrivel como a Renata Ventura consegue desenvilveros personagens! Com certeza esse volume foi de Hugo e Capí, mas tb da Caimana que ganhou ainda mais profundidade!

osouzawesley 20/09/2020

cacos
Eu realmente sofri e fiquei feliz por isso. Esse livro destruiu cada pedacinho do meu coração e depois o reconstruiu como se fosse a coisa mais normal do mundo.

Rodex 25/05/2021

Inesperado
Eu gostei do primeiro livro da saga, mas esse livro superou de tantas formas o primeiro que chega a ser sacanagem comparar, os personagens evoluíram tanto, a historia é tão bem construída.
A Renata sabe escrever muito bem, ela sabe descrever muito bem como os personagens estão se sentindo e suas reações, única coisa que eu ainda fico perdido é em alguns cenários.

Serio, eu não vejo a hora de continuar lendo essa saga, ela é MUITO boa.

miquiverso 06/08/2022

Que experiência avassaladora
Comecei lendo esse com expectativas altas,
graças ao meu noivo, que é extremamente
viciado e apaixonado por todo esse mundo
criado por Renata Ventura. E apesar de as duas primeiras partes serem muito boas, para mim o que definiu, o que fez o livro ser diferente de todos, foi a sua parte 3. E que parte.

Não esperava que fosse chorar tanto em uma
única tarde por conta de um livro. Ligava pro
meu noivo todas as vezes que acontecia algo.
Quando cheguei no capitulo em que a
majestosa escola Korkovado fica em prantos, eu fico igual, chorando de soluçar.

É um livro sobre recomeço, perdão, coragem,
gentileza, altruísmo, e muito mais em uma
cajadada só. Aqui eu percebi ainda mais como
um simples personagem criado por uma outra
pessoa possa mexer tanto com nossas vidas,
mudando ela completamente.

Ainda não terminei com essa história sem fim.
Obrigada Hugo por me mostrar que podemos
mudar, mesmo que seja inconscientemente.
Obrigada aos pixies por me mostrarem que
quebrar as regras nem sempre pode trazer algo ruim ou ser um desastre. E obrigada ao meu querido Capí, mesmo depois de tudo, você ainda é o meu favorito, e meu novo amor
literário.

Apollo Souza 28/01/2015

Sofrencia D+
Esse é um livro que vai te fazer pirar (literalmente), nele o leitor alem de viajar na historia, viaja também nas emoções. Renata ventura usa de todos os artifícios para fazer rir, chorar, amar e odiar personagens antigos e novos de um jeito surpreendente (parece ate que ela não tem apego nenhum por eles. JRR Martin versão brasileira kkkk).
Para mim, nunca houve um “Harry Potter do Dona Marta”, apenas o indomável e as vezes cabeça dura (quase sempre) Hugo dede o inicio da saga, a autora deixa claro que apenas tomou posse do que JK Rowling disse: “Faça a sua própria escola”, Renata fez nosso próprio mundo mágico, sem esquecer da mitologia brasileira, a cada pagina, nos é mostrado um universo totalmente novo, mesclando a brasilidade e a magia de forma incrivelmente bela.
Como leitor, eu pude notar historias do meu cotidiano, exprerssoes idiomáticas das quais eu cresci ouvindo, alem de uma historia de terror contada para crianças desobedientes virar realidade (Eu tive medo!).
Nunca na minha vida eu imaginei ver a lenda da Viúva Machado (versão contada aqui no RN, para o papa figo), num livro de fantasia.
Preparem os corações para fortes emoções e grandes revelações, pois quando a gente acha que mais nada pode piorar, ou ficar melhor, nos deparamos com algo novo... que te faz realmente perder a cabeça por conta de Renata Ventura.

site: http://lfeborroes.wix.com/literatura#!blog/cwcx

Clarinha 20/05/2021

Crítica através das páginas de um livro de fantasia
Continuando a ler os livros de Renata Ventura, "A Comissão Chapeleira" se mostrou muito mais do que uma simples continuação do primeiro livro "A Arma Escarlate".

Envolvente do início ao fim, Renata aborda temas de política dessa vez nas páginas desse maravilhoso livro, junto com todas as consequências que os atos do protagonista Hugo Escarlate cometera no ano anterior. Além de também trazer para nós a visão da Escola de Magia e Bruxaria de Salvador (Instituto Paraguaçu).

Dividido em 3 partes, o livro consegue ter um crescente em seu desenvolvimento, me fazendo chorar em alguns momentos com cenas emocionantes e que me destruíram por sua crítica.

Novamente voltando a falar de conceitos como família, amor, perda, remorso e dentre outros que haviam sido abordados no livro anterior, aqui Renata nos presenteia com novas visões, novas emoções.

É uma série de livros que com certeza está entre as minhas favoritas. Série de livros brasileira que me tira o sono e que me faz criar as mais loucas teorias.

Amo Livros s2 20/07/2022

Achei que o Hugo não ia conseguir mudar, porque ele teve umas atitudes bem erradas, mas até que no final ele se deu bem.
Eu ainda tô chocada com as atitudes da comissão Chapeleira, sabia que eles poderiam ser ruins, mas teve cenas que, não consigo achar uma palavra para descrever o que eu senti.

Foi uma boa leitura e um livro ótimo, recomendo apesar das partes ruína que são descritas em algumas cenas, são poucas, mas brutais.
Achei parecido com Harry Potter e a Ordem da Fênix, por causa da situação como um todo.

ste 15/04/2020

Perfeição em formato de livro
Nenhum livro nunca me fez chorar, sofrer ou sentir tanto quanto esse. Cada momento, cada passagem, cada acontecimento me fazia sentir como se eu estivesse vivendo todos os acontecimentos junto aos personagens, a escrita é de uma sensibilidade incrível e eu aplaudo a autora a cada capítulo por isso.

Gostaria de agradecer a Renata por me fazer sentir um apreço tão grande pela leitura novamente, é espetacular a maneira envolvente com qual os livros são narrados de um modo que quando a gente vê já ta no final do livro e se perguntando "meu deus onde é que eu leio o próximo?".

Com certeza recomendo a todo mundo que conheço, é uma história que te faz sentir e refletir como nenhuma outra.

HwaHwaSaMoo 08/07/2022minha estante
Adorei sua resenha! Concordo com simplesmente tudo.

Laiany Teixeira 27/09/2014

PERFEITO
A Comissão chapeleira é fascinante do começo ao fim. Você ri com ele, chora, fica apreensivo, fica com raiva, fica triste, fica doido e por aí vai. É o livro mais sensacional que já li fazendo A arma escarlate parecer livrinho infantil diante sua grandeza. Você se coloca na pele de cada personagem ali, sentindo a cada instante todo o desespero colossal que os atinge diante da presente magnânima do inimigo. Mas acima de tudo, toda sua tristeza se esvai quando termina. Apesar da pós depressão da leitura, você se sente realizado, completo e principalmente feliz por saber que ainda não acabou . Que nossa delinquente literária favorita Renata Ventura ainda nos trará grandes surpresas futuras ( boas e ruins, mas o que isso importa? Ambas são bem vindas) . E é com imensa convicção que eu afirmo. Renata Ventura mudou as nossas vidas para sempre. :d

qinnoli 02/03/2022

A Comissão Chapeleira
Mostra a necessidade e os perigos de se resistir à uma ditadura, ainda assim cheio de romance, mistério e até comédia (por parte do Viny, óbviokkkk)
Ver os sentimentos do nosso protagonista faz nos preocuparmos com ele e com o futuro do garoto. Me sinto conectado à história, me emocionando junto com as descobertas dos personagens, até aquelas que eu já esperava acontecer