Precisamos falar sobre o Kevin

Precisamos falar sobre o Kevin Lionel Shriver

Resenhas - Precisamos Falar Sobre o Kevin

Carol Felizardo 05/04/2021

PERFEITO!
QUE LIVRO! Escrito em forma de cartas e só melhora a cada capítulo. Serve, principalmente, para que possamos analisar o outro lado da maternidade, sem a romantização e os esteriótipos de ?filho perfeito?.
Amei e indico para todos! Filme maravilhoso também.

Camila.Vicente 30/06/2020

Necessário
Comecei a ler achando que era um livro sobre crianças psicopatas, mas é mais do que isso. Fala sobre o papel da mulher em uma relação e a quase obrigatoriedade da maternidade e todas as suas falsas perfeições. Diz muito sobre a omissão de um pai na criação de um filho, mesmo que ele esteja em casa e conviva diariamente com a criança. E é também sobre uma sociedade egoísta que acaba adoecendo a si mesma, que sobrevive de aparência, mas que no fundo é bem perversa

NatAlia1861 30/04/2024

Que livro maçante!
Foi o livro mais torturante de demorado que já li até agora. Nada acontece nesse livro, muito paradoooo.

Acredito que a história seja forte somente para quem é mãe, achei fraco.
Li uma resenha dizendo que a autora é extremamente preconceituosa e da pra sentir isso ao decorrer do livro. Muito preconceito e desnecessário.

Esse livro serviu muito para que eu tenha certeza que nunca quero ter filho. Antes da gravidez, Eva descreve a falta de vontade de ter filho perfeitamente como a minha. Com certeza eu lidaria com filhos exatamente como ela lidou com Kevin. Achei íntimo e tocante.

mclaraa_abreu 28/05/2021

Espetacular
Gente que história forte e intensa
Eu tô apaixonada
Adentrar a mente dessa mulher e o modo com que ela vivia com o filho foi genial, a escrita dessa mulher é genial
Eu já sou propensa a gostar dessa temática, mas esse livro me surpreendeu muito, por deixar as coisas tão humanas--dentro do possível kkk

PS: nunca odiei tanto alguém quanto o marido palerma, nossa que homem insuportável

Matheus claro 02/04/2021

Perturbador e intenso.
Não paro de pensar no dia fatídico, naquela quinta-feira.

Os últimos três capítulos, são
desconcertantes e de tirar o fôlego, estou refletindo até agora, sem dúvida é um livro que incomoda, emociona e muito profundo.

GuruNeko 14/03/2021

P.Q.P. - sem mais
Precisamos falar sobre o Kevin. E como precisamos. Ainda não assisti ao filme, mas terminei de ler o livro essa semana e OMG! Pra quem não sabe, o livro conta a história de um adolescente que mata alguns colegas de escola e uma professora sob o ponto de vista de sua mãe. A narrativa é em primeira pessoa no formato de cartas para o marido. Eva está tentando encontrar explicação para o ocorrido além de mostrar que o garoto, desde que nasceu, já dava indícios de suas peculiaridades.
Confesso que no começo do livro fiquei um pouco entediada. Afinal, ela só falava do passado dela e suas viagens. Ou seja, nada de Kevin. Depois de algumas cartas, a coisa começa a ficar interessante e culmina num final cuja única palavra que me parece apropriada é “desconcertante” .
Na verdade, estou desconcertada até agora. É provável que se eu tivesse lido este livro antes de ser mãe, minha percepção seria outra. Tão desconcertante quanto, diga-se de passagem. Enfim, não sei se o final do filme é como o do livro, mas estou curiosa para descobrir.
Mel Guerra 14/03/2021minha estante
Eu vi o filme e é realmente perturbador não saber o que está se passando na cabeça do Kevin, você não consegue entender o que acontece ou por quê.

GuruNeko 09/04/2021minha estante
Então, acabei vendo o filme depois também e é realmente muito bom. Dá uma vibe mais filme de terror né?

fransand 27/01/2024

Pisicopata ou falta de amor?
Muitas emoções no decorrer do livro e a principal é raiva.
Quando você se depara com Franklin não acreditando e não ficando do lado de Eva, quando essa testemunhava e compartilhava as travessuras e CRUELDADES de Kevin, o único sentimento é raiva.
Talvez se tivesse procurado um psiquiatra no primeiro evento de frieza dele, não teria acontecido tudo isso..
Para quem é mãe acho que esse livro pode despertar varios gatilhos.
paolapw 27/01/2024minha estante
sempre quis ler mas não tenho coragem. deve ser agonizante ler esse livro e saber de toda a história real.

Letícia @sereia_literaria 30/05/2022

Vai quebrando senhor toda maldição e feitiçaria
esse foi sem dúvidas um dos livros mais difíceis que eu já li. não sei nem descrever o estado que eu fiquei com algumas (a maioria, na verdade) das cenas. eu lembrava pouquíssimo do filme e definitivamente não me lembro desse plot do final. terminei de ler durante a aula de sociologia (desculpa prof tmj) e eu fiquei sla 5 minuto estática olhando pro meu caderno assi ????
muito bom, não recomendo (evitem o trauma ???

Bricio 27/07/2021

Uma leitura maravilhosa
Escrito por Lionel Shriver, precisamos falar sobre Kevin nos apresenta uma narrativa longa, árdua, contemporânea, por vezes ácida, ao tocar em temas como maternidade e paternidade frágil, uma geração criada a imagem e semelhança dos valores éticos, consumista e progressista americana, valores esses que são muitas vezes postos em xeque por Kevin e Eva, sua mãe. Confesso que foi uma leitura difícil , pois a relação de mãe e filho é fria (considerando o padrão que nos é imposto do que seria uma relação saudável) competitiva, tóxica e , por vezes, cruelmente verossímil , ao mostrar o quão árduo pode ser a educação numa sociedade pós-moderna, que ao mesmo tempo que traz a luz discussões sobre a desconstrução de valores arcaícos, contudo, ainda traz consigo conceitos conservadores do que seja uma família nuclear admirável e socialmente aceita. Observamos a construção destrutiva e psicótica do personagem Kevin sem ter controle sobre sua origem, e acredito que está aí o brilhantismo da autora , pois em nenhum momento esta relação tóxica entre mãe e filho, e o desfecho da chacina cometida por Kevin, é fruto de teorias psicanalistas de traumas familiares , bullying ,entre outros, que poderiam despertar o espírito homicida do jovem. A autora deixa livre a discussão da origem da construção de nossa identidade , dos valores éticos que construimos e ,de certa forma, a essência do que é considerado bom e ruim no ser humano.

Karol Alencar 02/11/2022

Precisamos falar sobre Kevin
Que livro!! Recomendo demais a leitura dessa história, a maneira como a mãe de Kevin relata cada detalhe da sua vida antes e depois de Kevin é genial, doloroso, cruel, o dilema que ela se encontra, olha, eu sinceramente não queria está na pele dela, coitada?
O livro nos leva a inúmeras reflexões, uma delas, é: O que leva o ser humano a cometer crimes hediondos ??
Me dá um nó no estômago toda vez que eu lembro que toda essa história aconteceu na vida real?
João 02/11/2022minha estante
????

Larissa 24/05/2021

Que livro foi esse?
?Precisamos Falar Sobre o Kevin? é um livro que relata de forma crua (e sem romantização) a relação entre uma mãe antissocial e seu filho, e como esse transtorno de personalidade pode transformar a vida de uma criança. O livro descreve todas as etapas dessa relação, desde antes da gravidez, os primeiros anos de Kevin, até o dia fatídico em que ele resolve assassinar seus colegas de escola à sangue frio.
Qualquer pessoa que se interesse pelo menos um pouco pelos segredos da mente humana vai engolir esse livro! Se eu pudesse dar 6 estrelas, eu daria.

Airaf 30/10/2020

Relação difícil
Livro tenso, relação complicada entre pais e filhos e uma mente perturbada. Tome cuidado com os gatilhos.

Thay 27/08/2020

Caramba ...
Sobre essa história é realmente pesada , não superei agora e nem sei se vou superar algum dia . Eu comecei a ler e achei super chata , primeiro porque não é um tipo de livro que eu goste , o tom de diário escrito pela Eva e a sua vida contada nessas confissões com o relacionamento familiar , haja visto que é bem entediante e a escrita rebuscada só piorava . Entretanto , tenho que admitir que o livro tomou um rumo bem diferente das minhas expectativas, o bom é que você conhece a Eva minuciosamente e acaba criando um afeto por ela , claro que tem momentos que eu discordei de algumas atitudes , mas a sensação que eu tive foi de a própria protagonista está sentada em uma cadeira e contando todos os detalhes da sua vida sem pressa nenhuma .
Eu me surpreendi demais . É um livro triste, mas que você acaba se colocando no lugar de alguém e vendo o quanto é difícil ver as pessoas julgando as outras sem conhecê-las de fato e o quão pesado é , ao ponto de você nem entender o que faria no lugar da própria personagem .
Favoritado sim , recomendo muito ! Leiam ! Chorei horrores sksks
E não desistam porque esse livro vale a pena , certeza que vão se sentir tocados de alguma forma.
little beesly 27/08/2020minha estante
Esse livro é marcante demais, um dos meus preferidos ?

Thay 27/08/2020minha estante
Sim , é um dos meus preferidos agora ?

Priscilla 1910 22/08/2020

Angustiante do início ao fim
Um livro incrível, uma estória perturbadora e angustiante a cada capítulo. Acho que um dos pontos principais é a maternidade compulsória, Eva não estava preparada para ser mãe, se deixou levar pelo desejo do homem que amava e que como pai, era um verdadeiro fracasso na hora de educar, repreender, enxergar como Eva enxergava o filho. Simplesmente amei e super recomendo.