Precisamos falar sobre o Kevin

Precisamos falar sobre o Kevin Lionel Shriver

Resenhas - Precisamos Falar Sobre o Kevin

maary 13/01/2024

Realmente, Precisamos falar sobre o Kevin
Esse é o meu livro favorito da vida e releio ele todo ano, o modo que a história é construída e os seus paralelos, a leitura fluida, e de fato com a narração você se sente como Eva, e aprende sobre o Kevin, apesar de ser um livro com temas fortes a autora aborda de forma fenomenal como parte do dia a dia de Eva, e o final me pega toda vez, definitivamente recomendo.

Palomitos 12/01/2024

Necessário paciência
Só consegui engatar na leitura lá para as 100 primeiras páginas. A escrita no início é bem lenta e repetitiva (até as paredes da minha casa já tinham entendido que Franklin era patriota).
Mas depois a escrita começa a te prender bastante e a te impressionar, por mais que alguns momentos ainda fossem bem repetitivos?

Yasumi 12/01/2024

Não era assim que eu esperava
Terminei o livro a uns dias, porém em momento nenhum tive cabeça e muito menos estabilidade para vim falar dele, sinceramente fiquei de cara o livro todo.
Sejamos verdadeiros, não é em hipótese alguma uma leitura fácil(pelo menos não pra mim), a autora conseguiu passar com uma qualidade ótima o cansaço e a melancolia de Eva, ficou de uma forma tão forte que isso passa até para o leitor.
Os temas abordados são bem pesados, principalmente sobre a criação de Kevin e o relacionamento de Eva com o Franklin, durante todo o livro a gente vê o desenrolar e a criação do Kevin enquanto nos dividimos com o presente de Eva. Durante quase todo o livro tive uma raiva imensa do Franklin e de sua passividade em relação a tudo que o Kevin fazia, tudo era normal e coisa de garoto e nada era culpa do seu filho (Kevin) e sim das outras crianças/pessoas.
Já avia visto o filme antes mesmo de comprar o livro então já sabia o final, porém a forma como Eva descreveu e contou me dilacerou por dentro, não esperava isso, chorei muito lendo e desenvolvi uma empatia fora do comum por Eva, reconheço que ela tinha seus erros e negligências perante o filho, mas ainda sim não acho que ela merecia o fim que levou. Ao final do livro conseguir me por no lugar da Eva e sentir pelo menos 1% da dor que ela estava sentindo, me pus no lugar dela e assim acabei chorando muito com o final.
Não acho que seja o tipo de leitura obrigatoria mas acho que é uma livro que tem que ser lido em algum momento da vida, pois pelo menos pra mim ele me trouxe uma perspectiva diferente sobre o mundo a minha volta e sobre a minha família, recomendo o livro pois além da história incrível a escrita da autora é ótima.

ass:yasmim

Sebastian19 12/01/2024

Chocado
O livro é bem grande (a versão que eu tenho tem 512 páginas) mas assim que eu li percebi porque ele é reconhecido como um dos clássicos da literatura estadunidense moderna. A temática meio que me lembra a "I'm Glad My Mom Died" porque ele desromantiza totalmente a ideia da família e do amor incondicional que supostamente todo mundo deve sentir por seus parentes, só que dessa vez focado na perspectiva de uma mãe e seu filho... Problemático (meio difícil resumir em um adjetivo só aquele filho do capeta).

Se você estiver prestes a ganhar um bebê, NÃO LEIA ESSE LIVRO. É sério. Eu sempre quis ter filhos, mas já no início da leitura eu estava me arrependendo da ideia, e fica bem pior quanto mais você avança na história. Quanto ao tamanho do livro, a escrita é tão fluida que você nem percebe. Enfim, recomendo demais, só não sei se leria de novo porque fiquei com medo do Kevin, kkkkk. Tô juntando coragem pra assistir o filme um dia desses.

Tatiana.Rondelli 10/01/2024

Não sei nem o que dizer, só sentir
Coloquei esse livro na tbr desse mês para participar da maratona literaria de verão do Geek Freak, como parte do desafio de ler um livro com temática de relações familiares. Sempre tive uma curiosidade (talvez mórbida) de ler esse livro exatamente porque tratava do assunto de massacres escolares nos EUA (sou fortemente contra a posse de armas então esse tipo de coisa meio que atrai a atenção).
É bem da verdade que senti muita coisa por essa mãe, dó, pena, receio e até raiva (a parte do bichinho de estimação até agora me deixa com os cabelos em pé) mas ao final da leitura eu só consegui sentir uma dor muito forte por ela. Mesmo rotulando o Kevin como o próprio capeta muitas vezes ainda sim não pude deixar de sentir muita tristeza com o final. Com saber exatamente quantas vítimas ele fez. Foi uma baita leitura. Provavelmente vou entrar numa ressaca de leitura (o que não é conveniente porque estou participando da maratona) mas sei que esse livro ainda vai ficar comigo por muito tempo. Definitivamente um 5 estrelas.

Isabella1690 10/01/2024

Recomendo, mas é necessário ter paciência
O começo foi difícil. A história era lenta e muito descritiva, porém depois da página 120 a narrativa se torna mais dinâmica e passamos a acompanhar o crescimento de Kevin.

Em resumo, talvez dê uma vontade de abandonar a leitura no início, mas sinceramente vale muito a pena continuar porque esse livro é viciante.

Mel 07/01/2024

Perturbador
É um livro angustiante e perturbador, porém é muito fácil se colocar na história e sentir todas as emoções que a mãe do Kevin sentiu.

Lily114 07/01/2024

Terminei de ler e só consigo sentir a angústia e o desconforto, justamente aquilo que o Kevin gerava. Foi uma leitura muito interessante e pesada. Quando li, achei um pouco desconcertante como desde criança, ou se considerarmos a experiência da Eva, desde recém nascido, Kevin era alguém indecifrável, com um mundo na cabeça. Não conseguimos saber realmente se Kevin nasceu com a maldade, se esta foi aparecendo aos poucos, ou se sua mãe influenciou a narração com seu ponto de vista. No final do livro também ficamos sem algumas respostas, coisa que é natural, já que nunca saberemos os reais motivos do Kevin ou o que ele pensava. Recomendo muito e é um livro que vale muito a pena, já que, sim, precisamos falar sobre o Kevin.

NickBiel 05/01/2024

Difícil, Porém Válido.
Uma leitura difícil, com um tema angustiante. É sofrível a cada página. Tangível, seria a palavra certa para definir o ódio que Eva sentia por sua vida na maternidade.

Eva é a personagem mais intrigante do livro, consigo enxergá-la como a grande e estrela, e Kevin como coadjuvante. Franklin é no máximo um personagem completo. "O panaca sr Plástico" como diria Kevin.

As nuances do livro te faz querer entender aonde tudo vai dar, decepciona por ser arrastado e difícil de ler. Lionel adota uma escrita complexa, com bastantes detalhes (desinteressantes, eu diria.)

O livro te traz um certo desconforto, e uma reflexão bizarra. Ao todo, me sinto satisfeito.

deborat 04/01/2024

Incrível
Sério, Eva tem o meu respeito e também a minha raiva. Li o livro inteiro com base nessas duas emoções. A relação entre marido e esposa e depois, mãe e filho, pai e filho retratada no livro me deixa indignada como, em muitos casos, a falta de diálogo pode causar um estrago tão grande em uma família.

bibia 03/01/2024

Intrigante
Acompanhar o crescimento do Kevin e sua relação com a mãe foi no mínimo, intrigante. Posso dizer que é um relacionamento complexo e muito difícil de se entender, mas também muito boa de refletir e de se fazer uma análise psicológica.

sophia1527 01/01/2024

Nao precisamos falar sobre filhos
Esse livro me fez nunca querer ter filhos na vida. nunca. por ironia do acaso eu vi o filme antes de terminar o livro mas mesmo assim, o final Conseguiu me surpreender mesmo sabendo o que ia acontecer. do 🤬 #$%!&