Precisamos falar sobre o Kevin

Precisamos falar sobre o Kevin Lionel Shriver

Resenhas - Precisamos Falar Sobre o Kevin

PandaGato 17/11/2023

Um prato cheio para os killerlovers
Aqui está uma obra que consegue te fazer duvidar do amor materno e da sua obrigatoriedade. E trás a tona um velho questionamento: será que é possível nascer mau? Parece que sim. E vemos que não é tão difícil odiar um adolescente. Mas também queremos que ele tenha amor e seja amado. Pobres cérebros os nossos que estamos até hoje pensando nessa bela obra.

Desirre Palaia 16/11/2023

Tô destruída
Esse livro me destruiu de tal maneira que MEU DEUS!
só não dou 5 estrelas pq até a metade é um pouco cansativo, muitos detalhes desnecessários. fora isso, perfeito perfeito.
o final acabou comigo.
todo mundo e principalmente toda mulher deveria ler esse livro e se perguntar "eu quero mesmo ser mãe de forma CONSCIENTE ou estou apenas seguindo o fluxo da sociedade que INDUZ as mulheres a desejarem serem mães?"

"... depois de quase 18 anos, faltando apenas 3 dias, posso finalmente anunciar que estou exausta demais e confusa demais e sozinha demais para continuar brigando, e, nem que seja por desespero, ou até por preguiça, eu amo meu filho."

gente sério, que livro.

Suli 14/11/2023

Demorei 5 meses para ler esse livro. A história não é ruim, mas só começou a ficar interessante pra mim a partir da página 300. Talvez não tenha me prendido pq não curto livros escritos em forma de carta. O final é muito angustiante. Como mãe, não consigo nem julgar a Eva, mas creio que ela teve um pouco de culpa, assim como Franklin. Assisti ao filme e gostei muito, porém o livro com certeza é melhor e mais intenso.

Bárbara Sette 13/11/2023

Estarrecida
Não sei como um autor homem consegue escrever tão bem o que uma mulher sente em relação a um filho.
Esse livro é composto por cartas de uma mulher para seu ex marido, fazendo uma retrospectiva do nascimento do seu filho, ao dia em que ele comete um assassinato em sua escola, quando adolescente.

É chocante, não dá pra parar de ler. Um livro muito inteligente, gostei mesmo. ?

Gabrielle 10/11/2023

Muito bom??
Cara eu li esse para um trabalho de faculdade, mesmo já tendo visto o filme, foi muito interessante. A MÃE É UMA CHATA PRA 🤬 #$%!& . Muito bom

Taty 10/11/2023

Extremamente complexo
Esse livro nos faz refletir sobre a complexidade da mente humana. Porque uma pessoa nasce má? Será que ela é realmente má ou simplesmente não entendeu o propósito de sua própria existência; uma vez que tudo nos é permitido, mas nem tudo nos é cabível.
Ao invés de tentar compreender a mente problemática, o livro descreve a vida da que o concebeu. Vida após a decisão de trazê-lo ao mundo.
Normalmente, numa atrocidade dessa, simplesmente tentamos achar um culpado para minimizar algum sentimento. Mas e se o culpado, não for o culpado. E porque também não seria?
Como disse, um livro bastante complexo que realmente não tem uma conclusão, mas abre a mente para profundas reflexões.

10/11/2023

Um livro difícil de ler, tive que parar uns dias porque é um livro muito intenso. Angustiante os relatos sobre a maternidade.
Achei bizarro as atitudes do pai mais que do Kevin.
Só não dei nota 5 pelo final. O começo enrolou tanto e o final super corrido com uma mudança de postura da mãe que não fez sentido.

Beatriz3345 09/11/2023

Incrível
Que livro maravilhoso, já havia assistido o filme e apesar de ser bom não cobre nem 20% do que é de fato a história. Não decepcionou em nada, levantou diversos questionamentos importantes a cerca da maternidade e me fez pensar muito. Amei!

Thiago 08/11/2023

Um retrato bastante vívido
Confesso que até à metade do livro a história não me prendeu. Acho que um pouco por conta da história ser contada através de cartas, o que me pareceu um pouco monótono no começo.

No entanto, na segunda metade do livro, com o personagem principal ficando mais velho, foi possível apreciar melhor o início do livro. Como leitor, me senti mais preso ao livro nessa segunda parte. É tudo mais impactante e pertubador.

O retrato da tragédia (já citada desde o início do livro) é assustadoramente realista. Os questionamentos do tipo "Por quê?" e "O que leva alguém a fazer algo assim?" não podem ser respondidos, mas faz eco em nossa alma o desespero e desamparo daqueles foram atingidos. Acredito que nada se compare à dor de perder um filho, mas a dor e o trauma psicológico se estende muito além: os sobreviventes, os colegas, professores, e o que dizer da mãe do assassino. São dores diferentes. Mas são dores profundas de todos os lados.

gabeborgez 06/11/2023

Pensa num livro bom. Aterrorizante. Denso. Achei que eu nunca fosse acabar, pensei em abandonar, mas muito bom ?

liliana 03/11/2023

Levei exatos 3 meses para finalizar esse livro, precisei parar e retomar a leitura porque, surpreendentemente, foi um conteúdo pesado para mim, e eu não esperava por isso.
Quando finalmente li a última página, precisei ficar uns bons minutos parada, olhando para o nada. Precisamos falar sobre o Kevin é um tiro no peito (ou uma flechada, para quem leu). Dói porque, por mais que não seja uma história real, cada palavra expressada pela autora através de Eva é verdadeira.
Não pude deixar de refletir sobre a maternidade e a paternidade, sobre a natureza humana e sobre o amor, mas é um livro tão completo que precisei refletir até sobre o consumismo, o patriotismo, a hipocrisia e sobre as formas de viver em diferentes ângulos sociais.
Achei interessante como em momento algum da narrativa, a mãe é colocada abertamente como culpada por um filho adolescente assassino, mas àqueles que leem com interpretação minimamente sensível, e costuram o desenvolvimento de Kevin por um viés psicológico da relação mãe-bebê, fica clara a explicação do comportamento do filho do início ao fim.
Apenas um ponto me pareceu insólito e me impediu de dar 5 estrelas. O movimento final da relação entre Kevin e Eva, aconteceu bruscamente e, na minha percepção, não fez muito sentido, embora mesmo assim eu tenha gostado muito da forma como acabou.

Luciana.Fauler 02/11/2023

Ótimo
Terminei a muito custo, mas não porque a qualidade do livro é baixa, mas o inverso. O terror ao qual fui exposta foi demais, estava prestes a abandonar por medo de prosseguir, mas felizmente terminei e adorei.

Alex.Santos 01/11/2023

Vi o filme, gostei muito e decidi ler o livro. O livro desde o começo tem aquele ar de mistério, a fatídica quinta feira já é citada desde o começo do livro. O livro é sobre maternidade, Eva sendo uma mãe e tendo que lidar com uma maternidade indesejada e de certa forma "forçada"; relata a convivência com seu filho psicopata. Sim, Kevin é hostil, manipulador, assassino, apático, incapaz de sentir e demonstrar remorso, culpa e afeto; sem empatia, vingativo, debochado, mentiroso, irresponsavel etc.

Confesso que essa forma de escrever cartas a seu marido Franklin tornou algumas boas partes bem maçantes, como se tivesse enchendo linguiça, tipo "poxa, isso é mesmo importante", mas serviu pra alimentar mais a ansiedade para descobrir mais sobre as maldades e manipulações de Kevin. Eva de certa forma erra em alguns aspectos de mãe, mas longe de ser uma péssima mãe como a mesma se autodenomina, é claro que há sim uma rejeição ao filho, principalmente em seu nascimento, mas ao decorrer do livro, da pra ver o esforço e investida ao tentar ser uma mãe melhor e sim, apesar dos pesares Eva amava Kevin. Foda é o marido Franklin, ali é difícil. O Livro é bom, tenso e emocionante, super recomendo.

Tai Ramalho 31/10/2023

Um livro denso, li em 30 dias com pausas para respirar e para muitas reflexões. A trama se desenrola de forma lenta e tudo começa a se encaixar até q no final a riqueza de detalhes nos deixa ansioso bem como os últimos diálogos das personagens. Vale a leitura